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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 150/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Reforma e adequação de módulos didáticos-científicos de Hidráulica e Hidrologia para uso em atividades extensionistas

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) possui, dentre seus bens, vários módulos didáticos-científicos concebidos para auxiliar no ensino de temas relacionados à Hidráulica e Hidrologia. Estes equipamentos são de origem europeia, de uma fabricante líder no segmento, assim, possuem altíssima qualidade e projeto e design pensando de forma a facilitar a compreensão dos discentes sobre processos físicos relacionados às linhas do conhecimento supracitadas. Porém, com o passar dos anos e intenso uso, a maioria destes módulos não se encontra em condições de uso, necessitando reforma e, em alguns casos, sendo possível sua adequação um uso distinto do original, mantendo-se as mesmas características básicas. Desta forma, este projeto tem como objetivo a reforma e adequação de módulos didáticos-científicos de Hidráulica e Hidrologia para uso em atividades extensionistas como, por exemplo, recepção de discentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Lavras, para ações demonstrativas sobre temas cotidianos que envolvam a Hidráulica, Hidrologia e a sociedade, que utilizem estes módulos como instrumento de ensino. Estas atividades serão realizadas por meio do Núcleo de Estudos em Hidráulica e Hidrologia (NEHIDRO), do DRH.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 4

Locais de Realização: Laboratório de Hidráulica do Departamento de Recursos Hídricos

Data de Início: 01/01/2022

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: Reforma e adequação de módulos didáticos-científicos de Hidráulica e Hidrologia para sua utilização em ações de ensino voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do município de Lavras.

Caracterização dos Beneficiários:

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.
Estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do município de Lavras.

Objetivos:

Reformar e/ou adequar módulos didáticos-científicos de Hidráulica e Hidrologia que fazem parte do espólio de bens do DRH;
Realizar ações de ensino sobre processos físicos de interesse à sociedade dentro do ramo da ciência em Hidráulica e Hidrologia.

Metas:

Reforma e adequação dos módulos passíveis de uso;
Realização de ações extensionistas de ensino a partir do uso destes módulos.

Fundamentação Teórica:

No que se refere às atividades a serem realizadas, a fundamentação teórica dos discentes se dará principalmente de três formas: orientação pelo professor responsável pelo projeto; literaturas que apresentem o estado da arte das áreas de Hidráulica e Hidrologia; manuais originais do fabricante dos módulos didáticos-científicos, que apresentam fundamentação teórica de cada ensaio que pode ser realizado, bem como a metodologia de cada prática possível.
Estes manuais serão revisados, sendo atualizados quando necessário.

Metodologia:

As atividades serão realizadas, principalmente, no Laboratório de Hidráulica do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Lavras. Para tal, inicialmente, serão verificados quais módulos necessitam de serem reformados e/adequados para sua plena utilização.
Após esta triagem, cada um dos equipamentos serão avaliados com o apoio do professor responsável pelo projeto e dos técnicos do Departamento, a fim de se levantar as necessidades de materiais e procedimentos.
Com isso, cada um dos módulos passíveis de adequação ou reforma serão trabalhados para este fim, individualmente. Apenas após a finalização dos trabalhos em um equipamento, outro será objeto de ações.
Com as adequações e/ou reformas realizadas, os módulos estarão aptos a serem utilizados em ações de ensino extensionistas, que serão realizadas pelo NEHIDRO. Há de se salientar que estas ações poderão ser realizadas com organização direta do NEHIDRO em atividades extensionistas institucionais, como o "UFLA de portas abertas".

Impactos na Formação Discente: Os discentes de graduação diretamente envolvidos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em Hidráulica e Hidrologia de forma prática, ao realizarem a adequação e reforma dos módulos didáticos-científicos. Isto só poderá ser realizado unindo-se conhecimento teórico com o prático, já que esta é justamente a finalidade destes equipamentos. Além disso, quando da realização das ações extensionistas de ensino, os discentes terão possibilidade de evoluir quanto à oratória, didática, além da oportunidade de preparem o conteúdo programático das palestras.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A concepção dos módulos didáticos em Hidráulica e Hidrologia em si (como são apresentados, utilizados e suas finalidades) já possui forte relação ensino-pesquisa, já que podem ser utilizados para aulas expositivas ou mesmo para a realização de ensaios técnico-práticos. O projeto então propõe um terceiro uso para estes equipamentos após sua reforma e/ou adequação, que se refere ao seu uso em atividades extensionistas de ensino, com público-alvo discentes de ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Lavras.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O uso de módulos didáticos de Hidráulica e Hidrologia em atividades extensionistas de ensino, que tenham como público-alvo discentes de ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Lavras, poderá fomentar o pensamento crítico destes discentes sobre problemas cotidianos, que muitas vezes não podem ser percebidos diretamente. Como exemplo, poderão ser realizadas ações nas temáticas de águas subterrâneas, ocorrência de precipitações e abastecimento de água potável, temas que, invariavelmente afetam a sociedade.

Resultados Esperados:

Atingir o pleno funcionamento dos módulos didáticos-científicos do DRH que necessitam de reparos.
Promover o ensino, a discentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Lavras, sobre Hidráulica e Hidrologia, relacionado a questões de alta relevância e impacto na sociedade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de módulos reformados/adequados
Número de ações extensionistas de ensino em Hidráulica e Hidrologia realizadas.

Cronograma:

Janeiro à março de 2022: verificação das necessidades de adequação/reforma dos módulos
Abril à junho de 2022: levantamento de materiais e primeiras ações de reforma/adequação
Agosto à dezembro de 2022: planejamento e execução de atividades extensionistas de ensino
Janeiro à março de 2023: verificação das necessidades de adequação/reforma dos módulos
Abril à junho de 2023: levantamento de materiais e primeiras ações de reforma/adequação
Agosto à dezembro de 2023: planejamento e execução de atividades extensionistas de ensino
Janeiro à março de 2024: verificação das necessidades de adequação/reforma dos módulos
Abril à junho de 2024: levantamento de materiais e primeiras ações de reforma/adequação
Agosto à dezembro de 2024: planejamento e execução de atividades extensionistas de ensino

Descrição Resumida: Reforma e adequação de módulos didáticos-científicos de Hidráulica e Hidrologia para uso em atividades extensionistas como, por exemplo, recepção de discentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Lavras, para ações demonstrativas sobre temas cotidianos que envolvam a Hidráulica, Hidrologia e a sociedade, que utilizem estes módulos como instrumento de ensino.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ADRIANO VALENTIM DIOTTO - Início: 14/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MICHAEL SILVEIRA THEBALDI - Início: 16/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ELVIS MARCIO DE CASTRO LIMA - Início: 14/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RENATO ANTONIO DA SILVA - Início: 14/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MICHAEL SILVEIRA THEBALDI

Setor: DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

E-mail Institucional: michael.thebaldi[em]ufla.br

E-mail Alternativo: micksilveira[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/10/2021 - 09:17:03

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 25/10/2021 - 17:09:53

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 27/10/2021 - 09:24:43

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MICHAEL SILVEIRA THEBALDI: De 14/10/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
25/10/2021 - 17:09:53Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (FABIO PONCIANO DE DEUS)
27/10/2021 - 09:24:43Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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