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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 149/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Desvendando a Avifauna Brasileira

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Diante da importância da educação ambiental para a sociedade, esse projeto tem como objetivo levar aos alunos das escolas do município de Lavras informações sobre a fauna de aves brasileiras e sua importância. Dessa forma, iremos levar às salas de aula modelos ilustrativos dos diferentes tipos de bicos de aves brasileiras, explicando a função de cada um e como auxiliam nos hábitos de vida de cada animal. Para isso, serão feitas representações com biscuit de diversos bicos, junto a isso, a equipe levará informações específicas de cada espécie que serão expostas e discutidas junto aos alunos. Para complementar a atividade, serão desenvolvidas pequenas apostilas com exercícios diversos sobre a fauna brasileira e sua importância para o meio ambiente, que será resolvida ao final das apresentações, na sala de aula.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Secretaria municipal de educação de Lavras, escolas particulares e departamento de Medicina Veterinária da UFLA.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Escolas do Município de Lavras (municipais, estaduais e privadas) que ofereçam os ciclos do ensino fundamental e médio.

Data de Início: 01/01/2022

Data de Término: 31/12/2030

Justificativa: A escola é um espaço privilegiado, que abre possibilidades para se estabelecer conexões e informações, onde temos grandes oportunidades de criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, entenderem que são integrantes de um contexto maior, ou seja, que fazem parte da conservação e manutenção do meio ambiente em conjunto com outras espécies. Diante disso, os extensionistas pretendem levar até a comunidade informações sobre aspectos anatômicos e biológicos de aves da fauna brasileira. Dessa forma, pretende-se despertar a curiosidade e a atenção dos alunos para a importância do meio ambiente e do nosso dever como cidadãos de preservá-lo.

Caracterização dos Beneficiários: De acordo com o último censo Escolar do Município de Lavras - MG (IBGE, 2015) foram aproximadamente 15.602 matrículas nos ensinos fundamental e médio, em 38 escolas do Ensino Fundamental e 16 do Ensino Médio. Destas 21 são privadas e 33 públicas estaduais e municipais. Do total de 1043 docentes, 756 são do Ensino Fundamental e 287 do Ensino Médio. O projeto visa atender todas as escolas públicas e privadas do município de Lavras, ou seja, alunos e professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

Objetivos: Esse projeto visa promover educação ambiental, principalmente para alunos do Ensino Fundamental e Médio, no qual, os extensionistas, levarão até as escolas informações sobre a fauna brasileira de aves e seus diferentes aspectos anatômicos. Dessa forma, espera-se despertar a curiosidade e atenção desses alunos para o meio ambiente e a diversidade que ele representa, desenvolvendo valores e comprometimento ecológico e social. Além disso, a demanda por aves como pets vem crescendo e é de suma importância que os tutores tenham a instrução acerca do manejo correto para a saúde e bem estar da ave. Assim, o projeto visa trazer as informações sobre a alimentação adequada conforme o hábito de cada espécie, relacionando com o aspecto anatômico do bico.

Metas:

Aproximar docentes/discentes da UFLA e a sociedade;
Proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio do município de Lavras o contato com atividades desenvolvidas na Universidade;
Aproximar os discentes da realidade que nos cerca;
Possibilitar uma forma de aplicar os ensinamentos acadêmicos junto à comunidade.

Fundamentação Teórica: A educação ambiental (EA) é um ramo da educação que vem a cada dia ganhando mais espaço. A deterioração ambiental cada vez mais evidente em nossa sociedade cria um cenário preocupante. Com isso, as ações que visam minimizar os impactos das ações antrópicas no ambiente devem partir de uma coordenação entre todas as frentes que causam impacto. A maior notoriedade da EA foi verificada após a promulgação da lei 9.795, que institui atividades desenvolvidas na educação geral e na educação escolar, por meio de capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção e divulgação de material educativo, acompanhamento e avaliação (Lei nº 9.795, 1999). A melhor forma de trabalhar com a EA é através da interdisciplinaridade, que proporciona uma visão ampla e completa do ambiente em que o aluno se insere (CARVALHO; COSTA, 2018). As aves representam um importante componente da biodiversidade, já que desempenham diversas funções ecológicas. Além disso, na educação ambiental são de grande valia, pela sua diversidade de cores, anatomia do corpo, tamanho, plumagem, capacidade de voo, vocalização, entre outras características, que fazem com que a biodiversidade seja mais atrativa aos olhos, além de quebrar a ideia de que a presença de animais silvestres é indesejável ou prejudicial (BENITES; MAMEDE, 2008).Taxonomicamente o bico é uma estrutura importante para a caracterização das diferentes famílias de aves sendo portanto uma das estruturas que mais contribui para a diversidade na conformação anatômica desta classe, suas diferentes formas e tamanhos têm sido relacionadas com a adaptação a diferentes hábitos alimentares (BURNS et al., 2002; LOVETTE; FITZPATRICK, 2016; SICK, 2001; SOONS et al., 2010). Vale ressaltar que a maioria se alimenta de frutas, sendo importantes dispersores de sementes. Por essa razão, o contato das crianças com bicos confeccionados para esse fim, pode instigar a curiosidade sobre o tema, o que pode contribuir tanto para a formação intelectual quanto para a educação ambiental. Dessa maneira, é notável a importância das aves para a fauna brasileira e, como consequência, para a educação ambiental, por isso, apresentar sua diversidade e ensinar sobre seus hábitos pode auxiliar na preservação das espécies e da biodiversidade.

Metodologia: Para realização desse projeto foram selecionadas aves de diferentes famílias, dentre elas Rheidae, Phasianidae, Columbidae, Ramphastidae, Furnaridae, Tyrannidae, Anatidae, Falconidae, Psittacidae e Strigidae. Os bicos serão confeccionados em biscuit, material que permite a realização das modelagens representativas bem semelhantes ao natural, e pintados à mão, com as cores exibidas pelos bicos das espécies escolhidas. Em um segundo momento, as escolas serão contatadas e horários serão agendados para que o grupo faça a explanação e apresentação de todo o material em sala de aula. De posse dos modelos de bicos serão descritas suas funções em cada espécie com associação dos hábitos e algumas curiosidades sobre cada ave. Como complemento das atividades serão entregues apostilas com exercícios diversos sobre a fauna brasileira e sua importância para o meio ambiente, atividade que será realizada em casa.

Impactos na Formação Discente: O projeto exige que os alunos busquem mais informações a respeito do assunto, e desenvolvam habilidades manuais para confecção do material. Além disso, faz com que trabalhem relação interpessoal, oratória, habilidade de comunicação com diversas faixas etárias, incluindo alunos e profissionais da educação e técnicas pedagógicas.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto enfatiza a produção do novo saber tanto para os alunos que desenvolverão o projeto quanto para aqueles que receberão as informações geradas pelos primeiros (educação), associando à intervenções tanto nos processos sociais quanto ambientais (extensão) e ainda na transmissão de conhecimentos para formação de novos profissionais mediante a aplicação de uma metodologia distinta daquela enfrentada em sala de aula com resultados conseguidos mediante experimentação (pesquisa).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Por meio do projeto, os alunos das escolas do município de Lavras poderão ter um olhar diferente para assuntos ligados às aves e sua conservação, bem como o manejo adequado com as aves pet, para que cresçam como cidadãos mais conscientes do meio que os cerca e da importância da conservação da fauna.

Resultados Esperados:

Estreitar a relação entre os discentes e a sociedade;
Estabelecer uma relação de confiança entre a Universidade e a Comunidade;
Aproximar os discentes da realidade das escolas públicas e privadas do nosso município;
Aplicar os ensinamentos acadêmicos junto à sociedade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Serão elaborados materiais para que os alunos relacionem os conteúdos ministrados em aula, para melhor fixação e assimilação. O mesmo material será disponibilizado aos professores, para que a discussão possa ser continuada. Além disso, para a avaliação dos discentes extensionistas, serão formulados questionários para as escolas, enviados aos professores, para que eles avaliem o conteúdo e a qualidade da aula ministrada.

Cronograma:

Confecção de novos bicos e material de apoio: janeiro a março de 2022;
Contato com as escolas e agendamento de visitas: janeiro a março de 2022;
Visitas às escolas: março - novembro de 2022;
Elaboração de relatórios - novembro a janeiro de 2023;
Visitas às escolas: março - novembro de 2023;
Elaboração de relatórios - novembro a janeiro de 2024.

Descrição Resumida: Projeto de cunho ambiental, que visa trabalhar com alunos dos ensinos fundamental e médio, tanto da rede pública quanto privada do município de Lavras, levando informações acerca da avifauna brasileira, sua diversidade, conservação, saúde e manejo, de forma que eles possam entender a importância das aves para o equilíbrio ecológico bem como suas funções nos ecossistêmicas.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • GABRIEL NOGUEIRA REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 03/05/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/01/202431/12/203015/12/2023 - 09:08:29Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: GREGORIO CORREA GUIMARAES

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: gregorio[em]ufla.br

E-mail Alternativo: gregoriocorrea78[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/10/2021 - 09:03:50

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/10/2021 - 15:27:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 25/10/2021 - 14:02:52

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • GREGORIO CORREA GUIMARAES: De 20/10/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/10/2021 - 15:26:34Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS)
20/10/2021 - 15:27:22Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (FLADEMIR WOUTERS)
25/10/2021 - 14:02:52Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

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