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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 1/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Microbiologia e Educação- Lavras/MG

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A presente proposta tem como objetivo avaliar a percepção acerca da relação microbiologia-educação de alunos de escolas públicas e/ou privadas Lavras/MG. Inicialmente será feito um levantamento em escolas localizadas nas quais há necessidade de introduzir a educação ambiental e, em seguida, selecionar a instituição caracterizada. Posteriormente será necessário analisar e avaliar o conhecimento do público alvo, por meio de formulários ou questionários, no que se refere a noções básicas de microbiologia sobre uma percepção ambiental, como por exemplo, relação entre a falta de saneamento básico e microrganismos causadores de doenças, tais como viroses e infecções relacionadas à falta de tratamento de água, do mesmo modo, disseminação de vetores, causada pelo acúmulo de lixo. Em uma última etapa, através dos resultados do projeto, pretende-se realizar intervenções, por meio de palestras nas escolas de modo a mostrar a importância da microbiologia no saneamento ambiental e práticas de educação sanitária como forma de prevenção de doenças, destacando também a importância da educação ambiental, somada a uma visita técnica no laboratório de microbiologia e departamento de Engenharia Ambiental no campus da universidade, a fim de ressaltar um aprendizado científico eficiente no que se refere aos estudos de microbiologia, tornando, assim, mais dinâmico a disciplina de Ciências e/ou Biologia.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: UFLA

Número Estimado de Participantes: 6

Locais de Realização: ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE LAVRAS

Data de Início: 31/08/2021

Data de Término: 30/09/2024

Justificativa:

O acesso a uma boa qualidade de ensino no Brasil é uns dos grandes desafios nos dias atuais. A baixa qualidade da educação, reflete em diversos problemas de cunho social, como aumento da criminalidade, problemas de saúde e ambientais, visto que a educação é um instrumento que integra a formação da sociedade como um todo.
Nesse sentido, o processo de ensino se torna um importante instrumento de acesso de informação, para tanto são necessárias estratégias eficientes nas quais associam, esse processo, de forma teórica-prática, a fim não apresentar uma abordagem abstrata, como é o caso da disciplina de Ciências no ensino fundamental e Biologia no ensino médio, uma vez que, disciplinas como essas requerem uma dinâmica diferenciada, principalmente, devido ao fato de estarem intimamente relacionadas com vida do cotidiano. De modo geral, essas matérias apresentam conceitos, como Microbiologia, que atuam diretamente no combate a doenças, na educação ambiental, higiene pessoal.
Desse modo, é essencial promover um aprendizado eficiente, em especial no que se refere a microbiologia, visto que é um conceito que permite o entender a relação de causa e efeito de diferentes problemas, com a falta de saneamento básico, poluição ambiental, contaminação e disseminação de doenças, entre outros, e assim possibilita para formação de uma sociedade, ainda mais, instruída com acesso à informação.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes e escolas do município de Lavras; instituição UFLA e discentes envolvidos na proposta

Objetivos:

Objetivo geral: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção acerca da relação microbiologia-educação de alunos de escolas públicas e/ou privadas de Lavras/MG, a fim de promover um aprendizado científico eficiente, mais dinâmico a disciplina de Ciências e Biologia.

Objetivo específico:

Contextualizar a microbiologia presente no cotidiano dos alunos;
Promover educação ambiental nas escolas;
Contribuir para eficiência das estratégias de estudos em escolas;
Apresentar práticas de educação sanitária e a importância do saneamento básico, como prevenção de doenças.

Metas:

Trazer a experiência da universidade às escolas e integrar o contato entre a sociedade local e universidade;
Promover educação ambiental nas escolas e despertar o interesse das escolas pelo projeto;
Contribuir para eficiência das estratégias de estudos em escolas;
Apresentar práticas de educação sanitária e a importância do saneamento básico, como prevenção de doenças.
Realizaçao de eventos para divulgação dos resultados

Fundamentação Teórica:

Atualmente o ensino de Ciências e Biologia ainda se dá de forma tradicional e passiva, na maioria das instituições, causando falta de interesse e curiosidade dos alunos, o que consequentemente resulta em ensino falho e ineficiente.
De acordo com Welker (2007), o ensino de Ciências/ Biologia muitas vezes é realizado de forma pouco atrativa para os alunos, resultando em uma percepção de algo nessas disciplinas, distante da realidade da qual fazem parte e, por isso, pouco interessante de ser estudado.
Na esteira desse processo ao abordar determinados conceitos, em disciplinas como essas, se faz necessário elaborar técnicas de ensino mais dinâmicas e multidisciplinares, de modo a contribuir para a eficiência do aprendizado dos alunos. Como é o caso da microbiologia, ramo essencial na formação do aluno. No entanto, é uma área muitas das vezes negligenciada, principalmente, quando se refere atuação aos aspectos de saúde e ambiental, uma vez que, noções básicas de microbiologia reduzem o contágio de propagação de doenças, como por exemplo, aquelas causadas pela falta saneamento básico.
Portanto, levar o conhecimento de microbiologia para comunidade estudantil é uma forma de prevenção, visto que a pessoa instruída será capaz de se atentar à doenças disseminadas por vírus ou até mesmo por meio da ingestão de água contaminada, o que minimiza as consequências causadas pela falta de saneamento na sociedade.

Metodologia:

O presente trabalho será composto das seguintes etapas:
a)Levantamento e análise de dados;
b) Definição da escola de estudo;
c) a aplicação dos questionários;
d) Análise dos resultados;
e)Realizações de palestras e Programas de educação ambiental que vise melhoria da qualidade de ensino;
f) Visita no campus da universidade;
g) Apresentação dos resultados.

Impactos na Formação Discente: O contato dos discentes com cenários reais para a integralização do conhecimento e multiplicação do mesmo é de extrema relevância para formar jovens mais conscientes e conectados à situação real do país de forma que além de conhecimento técnico, possam ter o entendimento da sociedade atual, de seus problemas e de suas necessidades, formando além de profissionais graduados, seres humanos com valores tão necessários à melhoria da sociedade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Há um laço forte e inseparável entre o bom ensino, a boa pesquisa e a boa extensão. Ensino e extensão de qualidade devem se apoiar em base sólida da pesquisa de qualidade para não serem clones, meros emissores de discurso emprestado. Não há bons pesquisadores que não tenham se formado em boas escolas. Em outras palavras, a pesquisa qualifica o discurso educativo e, em contrapartida, se alimenta dos seus frutos. Cabe, portanto, à Universidade reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio fundamental. É a partir deste princípio que são definidos a natureza e os meios para atender às demandas da sociedade brasileira. A especialização da universidade em qualquer uma dessas dimensões (ensino, pesquisa e extensão) não é suficiente para responder aos desafios vividos por uma sociedade tão desigual e complexa como a brasileira ( HERNANDES, 2021).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A atuação da universidade pública de forma integrada à sociedade no qual a instituição se insere é de suma importância visto que esse conhecimento discutido e novas metodologias integralizadoras do conhecimento podem e devem ser levadas à sociedade para a melhoria do ensino nas escolas de ensino fundamental e médio, que dessa forma, podem atuar na melhoria da educação básica, tão necessária às nossas crianças, jovens e adultos.

Resultados Esperados:

Projetos de extensão universitária são importantes instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de atividades multidisciplinares, levando em consideração as necessidades do contexto no qual estão sendo implantados, a fim de contribuir não somente na educação, mas sim considerar todo um contexto social do local.
Com este projeto pretende-se contribuir para a melhoria na eficiência do processo de aprendizagem da disciplina de Ciências/ Biologia, atuando especificamente no conceito de microbiologia, a fim de estimular a percepção ambiental da comunidade estudantil sobre a importância da preservação do meio ambiente e do saneamento básico para a promoção da saúde, por meio da educação ambiental que será estimulada tanto no momento das entrevistas como na palestra e visita técnica a ser promovida ao final do projeto. Sendo válido destacar que o objetivo, em especial da proposta, é realizar uma abordagem que possibilite a absorção das informações de forma eficaz que contribuam na dinâmica das aulas dessas disciplinas. Segundo Cassanti et al., (2007), é de extrema necessidade que sejam elaboradas atividades que proporcionem o ensino efetivo da microbiologia, buscando suprir as necessidades dos alunos. Levando em consideração a realidade na maioria das escolas públicas brasileiras, onde a falta de recursos é refletida na situação atual, também é necessário que sejam adotadas técnicas de simples execução e de baixo custo.
Desse modo, através dos resultados obtidos ao longo da implantação do projeto, será possível analisar como se dá relação da comunidade estudantil, com dinâmica das aulas de Ciências/Biologia e com conceito de microbiologia, e assim, fornecer suporte necessário para o desenvolvimento de projetos e ações em educação ambiental. Por fim, espera-se por meio das entrevistas realizadas, que trabalhos interdisciplinares e palestras sejam priorizados e realizados, enfatizando a microbiologia, principalmente temas relacionados ao aspecto ambiental, como ao saneamento, saúde, preservação do meio ambiente, com intuito de consolidar hábitos e atitudes socioambientais responsáveis por parte da comunidade escolar.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Avaliação contínua dos resultados alcançados;
Participação de discentes;
Progressão de idéias;
Participação das escolas;
Número de eventos e participantes de eventos;
Apresentação em congresssos de extensão e/ou artigos em revistas de extensão.

Cronograma:

1) Planejamento e estudos de estratégias a serem desenvolvidas- 12 meses
2) Levantamento de dados - setembro a dezembro de 2022
3) Definição das escolas de estudo e visitas- janeiro a fevereiro de 2023
4) Reuniões com toda a equipe - mensais
5) Confecção de questionário para apresentação junto ao comitê de ética da Universidade - março de 2023
6) Aplicação de questionários junto às escolas - abril a junho de 2023
7) Análise dos resultados - julho a dezembro de 2023
8) Realização de palestras e visita técnica no campus da universidade - Janeiro a março 2024
9) Apresentação dos resultados - abril a julho 2024
10) Reunião final e discussão sobre estratégias para dar continuidade ao projeto - agosto 2024

Descrição Resumida: A presente proposta tem como objetivo avaliar a percepção acerca da relação microbiologia-educação de alunos de escolas públicas e/ou privadas Lavras/MG.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BRUNA FERRAZANI DO NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 05/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
31/08/202131/12/202505/07/2023 - 16:01:58Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

E-mail Institucional: luciene.batista[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lucieneabatista[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/11/2021 - 09:50:10

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/01/2022 - 15:56:03

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/01/2022 - 14:20:17

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI: De 16/11/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
29/11/2021 - 16:13:12Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (SILVIA DE NAZARE MONTEIRO YANAGI)
18/01/2022 - 15:56:03Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ANDRE GERALDO CORNELIO RIBEIRO)
20/01/2022 - 14:20:17Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos