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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 6/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Stand-up Paddle na UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Stand-up Paddle, também conhecido como “Stand-up” ou simplesmente “SUP”, é uma nova modalidade esportiva que vem ganhando amplo espaço como prática livre e voluntária das pessoas em seus momentos de lazer. Sua técnica é a tradução livre de seu nome, ou seja, “Remo em pé”. Basicamente se consiste de uma prancha, um remo e uma superfície liquida, como o mar, lagoas, rios, e até mesmo em piscinas por exemplo. O stand-up paddle vem se desenvolvendo em diversos ambientes, contemplando tanto objetivos lúdicos como de rendimento. Ele é uma ferramenta de estímulo pedagógico, resultando em aprendizados de experiências não tradicionais, integrando os aspectos físicos e cognitivos em uma só atividade.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não há.

Número Estimado de Participantes: 60

Locais de Realização: Logo novo, as margens da rua que leva ao centro tecnológico..

Data de Início: 10/01/2022

Data de Término: 31/12/2031

Justificativa: O projeto se orienta por práticas corporais que buscam levar o ser humano ao contato com o ambiente natural, desenvolver a consciência ambiental, proporcionar atividades diferenciadas envolvendo a natureza e/ou risco calculado oportunizando momentos de prazer e divertimento.Apesar da história mencionar o surgimento de um grande número de práticas de esportes de aventura durante os anos 70, foi somente durante a década de 1990 que ocorreu uma grande divulgação dos esportes de aventura como novas práticas esportivas, o que proporcionou sua massificação, ocasionando a elevação do número de praticantes (PEREIRA e ARMBRUST, 2010). Atrelou-se a isso o vislumbre sobre esses esportes como válvulas de escapes dos centro urbanos para alívio do estresse, mudança de rotina e preocupações com o corpo e também com a natureza.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da UFLA e comunidade.

Objetivos: Objetivou-se trazer para os educandos vivências em modalidades ligadas à natureza, questionar os espaços usados para as práticas físicas e incentivar a consciência ambiental.

Metas: Desenvolver a prática do Stand-up paddle na ufla, assim como proporcionar um ambiente de excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Fundamentação Teórica: Apesar das primeiras referências à modalidade se dar em meados da década de 40 do século passado, foi somente posterior ao ano 2000 que ela começou a atrair o grande público e se massificar. No litoral, elas ocupam posição central entre os equipamentos mais vendidos, ultrapassando a procura pelas tradicionais pranchas de surf. O motivo é bem simples, para a prática do SUP não se exige uma técnica muito apurada, não dependemos de ondas, e pode ser praticado em qualquer lugar, cada um a seu nível. Essas novas peculiaridades das manifestações atléticas trazem consigo características específicas da pós-modernidade, ou seja, diferentemente das modalidades esportivas tradicionais, os esportes de aventura não possuem limitação de tempo e espaço e os praticantes podem se confrontar com eles próprios em busca de superar limites impostos pela natureza, ou intrínsecos a eles mesmos . Esta nova faceta do fenômeno esportivo foi abrindo espaço para experimentações, e porque não, para ir delineando o imaginário de jovens praticantes e até mesmo dos fãs para esta nova perspectiva e novas possibilidades que não estão engessadas pelo crivo das regras institucionalizadas. Por isso, não só vemos a modalidade ganhar espaço entre os praticantes, mas também na mídia especializada, como nos programas nos canais de televisão a cabo Off e WooHoo. Em ambos, o SUP aparece de forma bastante preponderante em suas respectivas programações, o que é um bom indicador do interesse do público. Apesar de essa prática, mesmo que bem difundida no mundo, em Lavras ainda está em estado insipiente, mas está acontecendo. Como não podia deixar de ser, durante as minhas aulas da disciplina GFD186 – Aprofundamento em Esportes Individuais IV (Aprofundamento em atividades físicas na natureza”, foi propiciado aos alunos, em parceria com a prefeitura de São Sebastião, uma aula prática no litoral paulista, para que eles pudessem ver e vivenciar o desenvolvimento desta modalidade. A noticia foi divulgada na pagina da UFLA. Além disso, durante a realização do IX Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura e III Congresso Internacional de Atividade de Aventura, por mim organizado nesta Universidade no ano passado (noticia também em anexo), fizemos acontecer uma oficina experimental de SUP na nova lagoa da UFLA (não sei qual será sua denominação), com autorização da prefeitura do Campus. Além do Stand-up, foi realizada também a prática da canoagem, e ambas foram bastante concorrida entre os praticantes, que mesmo em um dia bastante chuvoso, não deixaram de participar e de querer mais

Metodologia: Após a realização desta oficina de caráter experimental, a idéia era institucionalizar a prática como projeto de extensão, contudo, a verba com o dinheiro de inscrição foi pouca, e apenas cobriu as despesas do evento, e a matriz departamental sofreu uma grande redução, não permitindo que fosse realizada a aquisição das pranchas. A partir disso, fui à prefeitura do Campus pedir apoio, o que foi concedido – e incentivado, seguindo-se de tentativa de reunião na reitoria para tentar viabilizar a realização do projeto. A idéia é que seja adquirida inicialmente 3 pranchas de Stand-up Paddle, 1 caiaque e 4 coletes salva-vidas. O desenvolvimento do projeto se daria então na nova lagoa, em horários específicos, com o monitor utilizando o caiaque de apoio e utilização obrigatória do colete, proporcionando à comunidade acesso a esta prática de maneira regular.

Impactos na Formação Discente: Podemos ver como impacto significativo a experiência em desenvolver essa atividade. Além disso, o projeto também servirá de estimulo para pesquisas futuras, tanto em tcc quanto em artigos e capítulos de livros..

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para os integrantes do projeto, ele poderá resultar em uma reflexão sobre o diálogo com os participantes, a abordagem pedagógica aos temas ligados à Educação física, o que culmina em um aprimoramento dos conhecimentos necessários à prática docente através da experiência.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto será aberto à sociedade, assim como os outros que também coordeno relacionado as atividades de aventura, temos relatos de ingressantes no curso que se interessaram pela educação física após tomar contato com elas durante os eventos de ufla de portas abertas e ufla faz extensão. Nestes eventos, chegamos a atender cerca de 800 crianças ao longo do dia nesses projetos.

Resultados Esperados: Pretendemos atingir como resultado que a realização do stand-up paddle no espaço universitário possa permitir que os participantes olhem para esse espaço sob nova perspectiva e explorem de forma diferente o tempo/espaço acadêmico. Cria-se a possibilidade para que se atribua e amplie o significado destes que, muitas vezes, não tem sua importância reconhecida e são subestimados no seu potencial educativo, já que na maior parte do tempo, os estudantes não os percebem. A tomada de consciência sobre esses locais e o estabelecimento de relações que ocorrem é importante, pois faz com que os estudantes entendam o lugar que vivem e se compreendam como parte integrante de um organismo, tendo as suas interações reflexos que ecoam das mais diversas formas. Fazendo a transferência para o campo dos esportes de aventura e meio ambiente, pretende-se como resultado o questionamento dos locais utilizados para as práticas corporais e o desprendimento da concepção de um único espaço para a Educação Física. Além do fortalecimento da percepção dos estudantes como seres integrantes, dependentes e transformadores do ambiente, conhecedores de si próprios e confiantes de suas capacidades em diferentes âmbitos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação deste projeto será feita de maneira qualitativa ao longo do processo, não cabe indicadores para medir a satisfação de monitores ou participantes, assim como dos textos e apresentações feitas a partir disso.

Cronograma: Dificil pensar em um cronograma no atual momento, mas a ideia é fazer a implementação do programa ao longo do primeiro semestre de 2022, e captação dos bolsistas e regularização das atividades a partir do segundo semestre, deixando-o com realização permanente a partir disso.

Descrição Resumida: Projeto de extensão de fomento à prática do Stand-up Paddle na UFLA.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: raoni[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raoni13[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/12/2021 - 16:25:21

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2022 - 16:26:45

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/03/2022 - 17:20:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO: De 02/12/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/02/2022 - 19:40:49Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (GUSTAVO PUGGINA ROGATTO)
19/02/2022 - 16:26:45Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ALESSANDRO TEODORO BRUZI)
07/03/2022 - 17:20:00Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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