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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 5/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UFLA a pé

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto UFLA a pé busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas, possam promover o desenvolvimento humano e vidas mais ativas. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem a Atividades Físicas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Tem como fundamentos do projeto o Desenvolvimento Humano e o Desenvolvimento Ativo ao Longo da Vida.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: PRODHE – Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Campus da UFLA

Data de Início: 10/01/2022

Data de Término: 31/12/2031

Justificativa: Caminhar, andar a pé é um movimento natural e essencial ao ser humano. Segundo Relatório de 2017 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da Associação Nacional de Transportes Público, “estima-se que 40% dos brasileiros se deslocam exclusivamente a pé. Se incluídos os 28% dos deslocamentos diários em transporte coletivo que sempre possuem um trecho também a pé no início e/ou final do deslocamento , os deslocamentos a pé chegam a 68% do total. Isso significa que somos aproximadamente 130 milhões de pedestres nos movimentando pelas ruas do Brasil, todos os dias.” Mas também é necessário considerar o caminhar como atividade física para a saúde, o tempo livre e de lazer. E, em outras perspectivas, como forma de descoberta e de pertencimento ao território, como forma de diminuir o impacto da poluição nas mudanças climáticas e na saúde individual e coletiva. Os benefícios imediatos do andar a pé estão vinculados nessa proposta ao estímulo a vidas mais ativas, mas a partir de um engajamento coletivo e em redes, vislumbra-se a possibilidade dos ganhos adicionais citados acima, bem como da percepção de todos os envolvidos dessa sinergia de benefícios do andar a pé. Vale ressaltar que a equipe do Prodhe se subsidiou e aprofundou o conhecimento sobre o tema da Mobilidade Ativa a partir de sua participação no Lab.MaP (Laboratório de Ação Direta para a Mobilidade a Pé) do projeto Como Anda (http://comoanda.org.br/lab-map/) com a proposta “O que há pelo caminho: ganhos, descobertas e desafios nos Circuitos Ampliados do Andar a Pé”, de março a agosto de 2021, em conjunto com outras nove iniciativas espalhadas por todo o Brasil, incluindo a Universidade Federal de Lavras

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da UFLA e comunidade.

Objetivos: Esse projeto tem como objetivo o estímulo à melhora das condições cardiorrespiratórias e dos laços socioculturais através da mobilidade a pé; e a conscientização, sensibilização e ações para despertar novas visões e vivências dos espaços públicos.

Metas:

As metas são as que se seguem:
- provocar o diálogo, reflexões e ações para melhorar a caminhabilidade no campus da UFLA;
- contribuir com a formação de articuladores e mobilizadores para o andar a pé;
- estimular nos pedestres em geral movimentos para dentro (de si) e para fora (interações sociais) que despertem, além dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), a imaginação no caminhar;
- mapear e definir em conjunto com lideranças comunitárias e atores sociais cinco rotas
a pé em cada distrito do Butantã;
- mapear rotas a pé de acesso da comunidade São Remo e entorno a serviços da
Universidade de São Paulo;
- mapear rotas a pé de acesso às unidades da Universidade Federal de Lavras;
- buscar apoio para implementar estratégias acessíveis de comunicação das rotas a pé;
- colaborar com a construção e produção de um “Manual por uma UFLA a Pé”.

Fundamentação Teórica:

Diante de relatórios recentes, como o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano “Movimento é Vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas” (https://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/publicacoes/relatorio-pnud-brasil-2017
.pdf), lançado em 2017 pelo PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); o Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 “Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável” (https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272721/WHO-NMH-PND-18.5-por.pdf),
da OMS (Organização Mundial da Saúde); as “Diretrizes sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário”, da OMS (https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf), lançado em 2020; e a publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da
causa no Brasil”, do projeto Como Anda (http://comoanda.org.br/wp-content/uploads/2020/08/comoanda-publicacao_andar-a-pe-eu-vou.pdf), de 2020, fica patente a necessidade de estimular e engajar pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social e um hábito ao longo da vida. No cotidiano isso significa que o movimento precisa estar presente de forma perene ao longo do dia, que não basta uma hora de Atividade Física em contraposição a comportamentos sedentários nas demais horas, em outras
palavras, é necessária a adoção de Modos de Vida Ativos. Nesse sentido, a ação de andar a pé, de caminhar é o movimento natural de deslocamento do corpo humano e, portanto, um dos hábitos com maior possibilidade de estar agregado ao cotidiano.
Também vale ressaltar que a pandemia Covid-19 tornou mais evidente a pré-existência de outra pandemia, a da inatividade física, uma questão de saúde pública. Por outro lado, o caminhar aumentou durante esse mesmo período, pois as características de ser realizado em ambiente aberto, de forma individual ou em pequenos grupos e com possibilidade de distanciamento físico, reforçaram a opção por essa atividade física.
De maneira resumida, esse projeto visa estimular vidas mais ativas e a melhora das
condições de saúde física, emocional e social através do andar a pé.
Os documentos do PNUD Brasil e da OMS citados acima são oriundos das mesmas diretrizes que fundamentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este projeto tem relação mais direta com os seguintes ODS:
- 3o – Saúde e Bem-estar - assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
- 5o – Igualdade de gênero - na medida em que o andar a pé é uma ação democrática e plural, inerente a todas as pessoas, bem como o zelar por rotas seguras gera a necessária proteção para a ação;
- 11o – Cidades e Comunidades Sustentáveis - o caminhar pelo território possibilita o pertencimento e o engajamento no cuidar de si e do outro, bem como vislumbrar intervenções nos ambientes;
- 13o – Ação contra a Mudança Global do Clima - a opção pelo andar a pé impacta nas opções de transporte e, consequentemente, nos níveis de poluição gerados.

Metodologia:

De maneira geral, o projeto engaja-se no estímulo a vidas mais ativas a partir das possibilidades para que as pessoas andem a pé.
O foco é identificar e mapear rotas, nomeando-as, sinalizando ganhos, descobertas e desafios e construindo intervenções que ofereçam alternativas ao caminhar das pessoas que circulam no campus. Isso ocorrerá através de:
- Mmobilização de Centros Acadêmicos e Atléticas para gerar massa crítica na observação do andar a pé no entorno do campus
- Realização de Oficinas “O que há pelo caminho: ganhos, descobertas e desafios nos Circuitos do Andar a Pé”, caracterizados como espaços de geração de conhecimentos, de criação coletiva e de advocacia pela causa, em três etapas:
- Oficina de mobilização: para engajamento de lideranças e potenciais mobilizadores e definição de critérios para mapear rotas (por exemplo, olhando para algumas características como: seguras, históricas, inclusivas de públicos diversos, acessíveis a ambientes verdes – que passam por parques, praças etc ou inspirando-se nas seis categorias – Calçada, Mobilidade, Atração, Segurança Viária, Segurança Pública e Ambiente - do Índice de Caminhabilidade do Instituto de Políticas de
Transporte e Desenvolvimento - ITDP - https://itdpbrasil.org/icam2/);
- Oficina de rotas do andar a pé: definição das rotas, possíveis intervenções comunicativas e físicas. Realizar alguns eventos de caminhada para desvelar as rotas potenciais (a dimensão dos eventos
dependerá das condições sanitárias do momento);
- Oficina de celebração: levantamento de resultados e potencialidades para continuidade. Realizar eventos de “inauguração” das rotas definidas (a dimensão dos eventos dependerá das condições sanitárias do momento);
- Utilização de recursos diversos (instrumentos de mapeamento e cartográficos físicos e/ou digitais, referências bibliográficas, produção de folders, infográficos e livretos, outras experiências etc) para fazer leitura dos ambientes e territórios e estimular a formação de pessoas para o andar a pé.

Impactos na Formação Discente: Em relação aos discentes, a proposta oferece oportunidade de desenvolverem habilidades pertinentes ao planejamento e execução de um projeto educativo e de grande potencial de impacto social, com interações para além dos muros da universidade, com lideranças comunitárias e atores sociais diversos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para os integrantes do projeto, ele poderá resultar em uma reflexão sobre o diálogo com os participantes, a abordagem pedagógica aos temas ligados à Educação física, o que culmina em um aprimoramento dos conhecimentos necessários à prática docente através da experiência.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Conforme foi explicitado acima, os benefícios imediatos do andar a pé estão vinculados ao estímulo a vidas mais ativas, mas a partir de um engajamento coletivo e em redes, vislumbrando-se a possibilidade dos ganhos antes citados, bem como da percepção de todos os envolvidos dessa sinergia de benefícios do andar a pé não só para a comunidade da UFLA, mas também para uma melhor percepção do andar a pé pela cidade de Lavras

Resultados Esperados:

1- Impacto no engajamento das pessoas para o andar a pé
2- Rotas definidas
3- Impacto na formação dos discentes envolvidos
4- Levantamento das possibilidades de continuidade do projeto

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

1- Número de oficinas realizadas; Número de pessoas engajadas nas oficinas e no mapeamento de rotas; Número de eventos realizados para “inaugurar” as rotas e número de participantes por evento.

2- Número de rotas: Produto cartográfico que facilite a comunicação, uso e atualização das rotas.

3- Mudanças qualitativas nas colaborações nos momentos de Planejamento e Desenvolvimento das oficinas e no Grupo de Estudo; Adoção de um Modo de Vida mais Ativo.

4- Qualidade do mapeamento de ganhos, descobertas e desafios do andar a pé; Quantidade e qualidade das intervenções físicas e de comunicação levantadas ao longo do projeto.

Cronograma:

Primeiro semestre de 2022 - formação da equipe e consolidação do projeto de ação para o campus da ufla. Mapeamento das rotas. Desenvolvimento de materiais de comunicação e intervenção
Segundo semestre de 2022 - Implementação do projeto e mapeamento dos resultados.
Primeiro semestre de 2023 - extrapolação dos resultados para rotas na cidade de Lavras e garantir a autonomia das ações a partir do estimulo à mudança de hábitos.

Descrição Resumida: O projeto UFLA a pé busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas, possam promover o desenvolvimento humano e vidas mais ativas. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem a Atividades Físicas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Tem como fundamentos do projeto o Desenvolvimento Humano e o Desenvolvimento Ativo ao Longo da Vida.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: raoni[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raoni13[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 03/12/2021 - 19:00:30

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2022 - 16:27:18

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/03/2022 - 17:18:14

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO: De 03/12/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/02/2022 - 19:40:24Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (GUSTAVO PUGGINA ROGATTO)
19/02/2022 - 16:27:18Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ALESSANDRO TEODORO BRUZI)
07/03/2022 - 17:18:14Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

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