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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 3/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto Planeta Azul: meio ambiente em questão

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A educação ambiental é um importante instrumento na busca pela conscientização e mudança de atitude da população, visto que tem, como propósito, oferecer informações que incentivem um melhor relacionamento entre a humanidade e a natureza e a motive a ter um posicionamento mais responsável no ambiente. O Projeto Planeta Azul, por meio da extensão, em interface com a pesquisa, tem como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental em conjunto com discentes e docentes do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Lavras, MG, abordando nossa realidade ambiental e instigando atitudes, valores e comportamentos mais sustentáveis. O projeto é desenvolvido em ciclos anuais, com grupos de alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental. Anualmente são definidas, em conjunto com a Secretaria de Educação de Lavras, MG, as escolas que irão participar do Projeto. São cerca de 400 discentes e 15 docentes envolvidos com o projeto anualmente. Em cada ano de execução do projeto, é realizado, inicialmente, um diagnóstico para identificar a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. Em seguida, são desenvolvidas atividades transformadoras de educação ambiental com esses alunos. Essas atividades envolvem filmes, histórias, palestras, jogos, debates e oficinas, entre outras. Elas ocorrem na própria escola, durante uma hora semanal com cada turma no turno regular dos alunos. Eventualmente, também são realizados passeios em ambientes nos quais os discentes podem ter contato com o meio ambiente, como parque. Ao fim de cada etapa, é realizada uma avaliação dos resultados alcançados, para verificar as mudanças na percepção e atitudes dos alunos. Os diagnósticos e avaliações são realizados por meio de questionários, desenhos e observação dos discentes. Essas atividades desenvolvidas no Projeto visam estimular a conscientização sobre a realidade ambiental, bem como instigar atitudes, valores e comportamentos ambientalmente responsáveis.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Prefeitura e Escolas Municipais de Lavras

Número Estimado de Participantes: 500

Locais de Realização: Escolas municipais de Lavras

Data de Início: 21/01/2022

Data de Término: 21/01/2025

Justificativa: A importância da educação ambiental já vem sendo explorada há algumas décadas. Várias conferências internacionais, como a Conferência de Estocolmo (1972), a Conferência de Belgrade (1975), a Conferência de Tbilisi (1977), a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ou Rio 92 (1992), a Conferência Rio +10 (2002), entre outras, já vêm apontando a educação ambiental como um importante caminho na busca de soluções para os atuais problemas socioeconômicos.No Brasil, os principais marcos relacionados ao incentivo à educação ambiental, por parte do Estado e da sociedade como um todo, são a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 1981), que aborda a obrigatoriedade da educação ambiental, a Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1988), que torna a educação ambiental obrigatória em todos os níveis, e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999).A educação ambiental é um importante instrumento na busca pela conscientização e mudança de atitude da população, visto que tem, como propósito, oferecer informações que incentivem um melhor relacionamento entre os homens e a natureza e os motive a ter um posicionamento mais responsável no ambiente.Buscando desenvolver atividades de educação ambiental com alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas públicas municipais de Lavras, MG, o Projeto Planeta Azul atua em diferentes escolas desde 2012.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes do 1º ao 5º ano.

Objetivos: O Projeto Planeta Azul, por meio da extensão, em interface com a pesquisa, tem como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental em conjunto com discentes e docentes do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Lavras, MG, abordando nossa realidade ambiental e instigando atitudes, valores e comportamentos mais sustentáveis.

Metas: Participação de 500 estudantes por ano.

Fundamentação Teórica: A educação ambiental, segundo Pelicioni (2004), é a própria educação, com sua base teórica determinada historicamente e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e ambiental da coletividade, garantindo a sua sustentabilidade. Ao educador caberia criar condições para que a educação seja incorporada como filosofia de vida e expressa em uma ação transformadora. Pelicioni e Philippi Jr. (2005) acrescentam que a educação ambiental forma e prepara cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva ou transformadora do sistema, tornando viável o desenvolvimento integral dos seres humanos.Segundo Guimarães (1995), a educação ambiental gera uma reflexão crítica, ao formar para a cidadania ativa e igualitária e preparando homens e mulheres para exigir direitos e cumprir deveres. Ela também contribui na formação para a participação social e a representatividade, contribuindo e influenciando na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática. Constitui uma ferramenta fundamental para a busca de soluções para os problemas ambientais, pois essas soluções dependem da mudança de comportamento baseada no conhecimento (educação). Sem o suporte do conhecimento, qualquer ação ou intervenção do ser humano no meio em que vive se torna frágil e ineficaz. A Educação Ambiental transforma valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos e da criação de uma nova ética, tendo papel de sensibilizar e conscientizar para as relações integradas entre ser humano, sociedade e natureza. Seu objetivo é promover o equilíbrio local e global, como forma de obtenção da melhoria da qualidade de todos os níveis de vida (GUIMARÃES, 1995).No Brasil, a educação ambiental é obrigatória em todos os níveis de ensino. Essa é uma orientação da Conferência de Estocolmo (1972), que foi seguida, posteriormente, pelas Conferências de Belgrade (1975) e Tbilisi (1977), ambas tratando sobre educação ambiental (DE; DE, 2004). Essa perspectiva influenciou a Constituição Federal (BRASIL, 1988), onde constam as seguintes orientações: o Poder Público deve promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino; e a sociedade deve ser parceira do Poder Público na promoção das ações educativas e na formação da consciência ambiental da sociedade.

Metodologia: O projeto é desenvolvido em ciclos anuais, com grupos de alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental. Anualmente são definidas, em conjunto com a Secretaria de Educação de Lavras, MG, as escolas que irão participar do Projeto. São cerca de 400 discentes e 15 docentes envolvidos com o projeto anualmente. Em cada ano de execução do projeto, é realizado, inicialmente, um diagnóstico para identificar a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. Em seguida, são desenvolvidas atividades transformadoras de educação ambiental com esses alunos. Essas atividades envolvem filmes, histórias, palestras, jogos, debates e oficinas, entre outras. Elas ocorrem na própria escola, durante uma hora semanal com cada turma no turno regular dos alunos. Eventualmente, também são realizados passeios em ambientes nos quais os discentes podem ter contato com o meio ambiente, como parque. Ao fim de cada etapa, é realizada uma avaliação dos resultados alcançados, para verificar as mudanças na percepção e atitudes dos alunos. Os diagnósticos e avaliações são realizados por meio de questionários, desenhos e observação dos discentes.

Impactos na Formação Discente: Relações com estudantes, aprofundamento de temáticas em estudo.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão está presente a todo momento no Projeto Planeta Azul. Para os extensionistas participantes do projeto, eles continuamente precisam buscar novas informações para introduzir diferentes temas com os discentes das Escolas, eles também participam do diagnóstico e avaliação no projeto, além da elaboração e execução das atividades propostas nas escolas, junto aos discentes e docentes.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Estudantes antendidos, docentes envolvidos, familiares.

Resultados Esperados: Ao fim de cada ciclo anual do projeto, espera-se que os discentes participantes do projeto possam se sentir parte do ambiente, reconhecer sua importância e incorporar atitudes que causem menos danos ao ambiente em seu dia a dia. Como os docentes participam também das atividades propostas, espera-se que eles possam incorporar os conteúdos e métodos propostos em suas atividades educacionais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Diagnóstico inicial, acomapanhamento semanal e avaliação final.

Cronograma: Anualmente o Projeto executa as seguintes atividades, nos prazos aqui definido:1. Nos meses de janeiro e fevereiro é feito o planejamento anual das atividades do Projeto Planeta Azul, são definidas as escolas, as datas dos encontros nas mesmas, e os extensionistas que irão em cada um dos dias de atividades do projeto.2. Em fevereiro também é feito o diagnóstico inicial com os discentes que irão participar do Projeto naquele ano. Esse diagnóstico auxilia nos ajustes que são feitos nas atividades a ser desenvolvidas.3. Entre fevereiro e novembro são realizados encontros semanais com os grupos de discentes envolvidos (exceto nas semanas de férias e recessos) e são feitas reuniões do grupo para um contínuo acompanhamento e avaliação das atividades propostas. Nestas reuniões também são feitos ajustes no planejamento realizado.4. Nos meses de agosto a outubro (ou outros, definidos pela UFLA), são elaborados resumos e pôsteres para participação dos extensionistas no Congresso de Extensão da UFLA.Nos meses de novembro e dezembro é feita nova avaliação com os discentes envolvidos com o projeto, assim como é feita uma avaliação, pela equipe do Projeto, dos assuntos e atividades desenvolvidas ao longo do ciclo do projeto.

Descrição Resumida: Projeto Planeta Azul: meio ambiente em questão. 500 estudantes participantes por ano.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SABRINA SOARES DA SILVA

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

E-mail Institucional: sabrinasilva[em]ufla.br

E-mail Alternativo: sabrinasosil[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/01/2022 - 15:15:15

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/02/2022 - 15:53:23

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 15/02/2022 - 09:48:21

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SABRINA SOARES DA SILVA: De 21/01/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/02/2022 - 11:29:29Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (GUSTAVO COSTA DE SOUZA)
08/02/2022 - 15:53:23Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (DENIS RENATO DE OLIVEIRA)
15/02/2022 - 09:48:21Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

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