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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 8/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UFLA International Connections

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Resumo da Proposta
O projeto visa a promover na comunidade acadêmica a interculturalidade, que, em síntese, é a conscientização, compreensão e valorização de diferentes culturas e povos. A realização será feita por entrevistas com estrangeiros que preferencialmente tenham participado de interlocuções diversas com a UFLA e com brasileiros que tenham participado de intercâmbios no exterior. As entrevistas, planejadas para serem veiculadas por meio de mídias sociais e demais canais disponíveis, como a Rádio e Televisão Universitárias, alcançarão não somente a comunidade acadêmica, seu público alvo, como também todas as pessoas que puderem ser alcançadas pelos meios remotos. O propósito é transpor barreiras da própria cultura para, despojando-se de possíveis preconceitos e estereótipos, aumentar a conexão e agir no mundo. Com sólido aporte teórico, cultural e comportamental, essa abordagem pode levar a se alcançar patamares inéditos de compreensão do diverso, bem como preparar caminhos para congraçamento e entendimento mundiais.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: Tendo-se em vista a facilidade de interação possibilitadas pelo desenvolvimento tecnológico por meio da internet, a realização de entrevistas poderá se dar presencialmente no campus da UFLA ou remotamente, o que inclui envolver pessoas em qualquer lugar do mundo. A veiculação será feita a partir da UFLA, com alcance no campus, regional e potencialmente mundial. As pesquisas e produções serão feitas localmente.

Data de Início: 14/03/2022

Data de Término: 17/05/2026

Justificativa: A globalização, intensificada por variados meios de interlocução direta e mediada pela tecnologia, elevou exponencialmente as possibilidades de intercâmbios comerciais, humanos e científicos. Nessa esteira de possibilidades, não somente conhecimentos de línguas se mostram cruciais para se participar e agir no mundo, como também a compreensão de outras formas de se viver. Consequentemente, torna-se fundamental que conhecimentos e práticas interculturais complementem capacidades linguísticas para que se possa realizar interações entre povos que sejam frutíferas, enriquecedoras e transformadoras. Para tanto, um dos principais sustentáculos é o desenvolvimento de competência intercultural.

Caracterização dos Beneficiários: O beneficiário imediato é a comunidade acadêmica, ou seja, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, técnicos administrativos, professores. Entretanto, dada a caracterização do meio de divulgação, transformações no entendimento do outro podem ter seu efeito majorado, já que as entrevistas serão veiculadas por mídias sócias e canais abertos.

Objetivos: Os objetivos são: (a) difundir usos, costumes, folclore, linguagens e culturas de diferentes povos e países; (b) refletir sobre diferenças culturais; (c) conhecer sobre diferentes línguas; (d) desenvolver competência intercultural; (e) promover entendimento mundial pela valorização e conscientização crítica do viver, interpretar e agir no mundo de outros.

Metas: As metas são: (a) Conhecer, pesquisar e difundir as interlocuções que a UFLA tem com outros países e povos; (b)Realizar entrevistas para serem veiculadas em diferentes mídias e canais, tais como a Rádio e a Televisão Universitária; (c) Promover conceitos de interculturalidade, que incentivem e transformem a visão sobre a diversidade e o outro e, por conseguinte, gerem auto-conhecimento e conscientização; (d) Desenvolver pesquisa sobre interculturalidade e linguagem; (e) Difundir a pesquisa por meio de eventos nacionais e internacionais, bem como por meio de publicações em revistas da área de humanas.

Fundamentação Teórica:

Dois pilares teórico-metodológicos sustentam o projeto: o conceito de interculturalidade e a pesquisa com narrativas. Ambos incidem sobre a própria natureza humana, abordando significações construídas social e historicamente ao redor do mundo.
A interculturalidade é central porque enfoca aceitação e valorização de diferenças entre culturas. O conceito teve sua origem na França, na década de 1970, e espalhou-se por toda a Europa, quando o continente se viu receptor de diásporas e a consequente necessidade de integração social dos imigrantes. Percebeu-se, então, a premência de se reconhecer a diversidade de valores, representações e referências, ao mesmo tempo em que se questionava visões eurocêntricas e coloniais impostas na comunidade internacional (Peres, 2000; Branco, 2011). Diante da questão, órgãos internacionais como a UNESCO definiram como eixo central o “aprender a viver juntos”, que sustenta o conceito de interculturalidade. Por meio desse conceito, reconhece-se e legitima-se as diversidades identitárias e culturais existentes entre países e dentro de um mesmo país, considerando-se que o efeito é o enriquecimento humano, a tolerância, o respeito mútuo e a conscientização crítica sobre a natureza humana, atravessada por construções sociais e históricas.
Segundo elaborações de Byram (1973), a competência intercultural envolve cinco saberes ou habilidades: (a) Saber ser, que pressupõe “troca afetiva e cognitiva entre os envolvidos” (p. 132), além de não se ter a própria cultura como parâmetro para as demais; (b) Saber aprender, que significa ter a mente aberta para entender a cultura do outro por meio de observação e análise; (c) Ter conhecimentos, que envolve a pesquisa sobre a cultura diferente para compreender seus valores e significados; (d) Saber fazer , que é a somatória dos saberes anteriores, portanto, refere-se a saber utilizá-los; (e) Saber se engajar, compreende a capacidade de análise crítica da cultura e práticas do outro. Assim, para Byram e outros estudiosos da área, a competência intercultural calca-se na perspicácia, abertura e empenho para compreender o outro, aceitá-lo e, consequentemente, galgar um patamar mais elevado de compreensão de si mesmo, de seu contexto e do ser humano.
O segundo pilar é a pesquisa com narrativas, por meio da qual temos acesso a significações tecidas pelo outro sobre seu contexto, o que destaca seu papel intrínseco na história da humanidade (Gomes Jr., 2020). Narrativas orais, escritas e multimodais têm ocupado uma função privilegiada no contexto acadêmico por permitirem trazer à tona o cotidiano, as práticas, identidades, motivações e interpretações de grupos sociais segundo a voz de seus próprios participantes. Constata-se na história do mundo que é a narrativa que nos constitui e constitui os outros para nós, sendo esse o motivo de ser considerada um instrumento para se estudar e refletir sobre o desenvolvimento identitário, já que tematiza fatos e experiências vivenciados ou planejados para compor significados (Barcelos, 2020). Em razão do poder da narrativa de trazer realidades, imaginários e interpretações da cultura do narrador, esse instrumento será utilizado – em forma de entrevista oral - para nosso intento de adentrarmos significações de outros ou transformações resultantes de encontros com outras culturas.
Relevante mencionar que a proponente já vem pesquisando e publicando na área no Brasil e no exterior há vários anos, bem como orientado dissertações já defendidas nesse viés.

Metodologia:

Pesquisa bibliográfica e fichamento de literatura atual sobre interculturalidade e pesquisa com narrativas;
Discussões em grupo de estudos sobre os fundamentos teóricos pertinentes ao longo do projeto;
Levantamento de possíveis entrevistados e preparação da pauta e roteiro de entrevistas;
Planejamento técnico da veiculação das entrevistas nas diferentes mídias;
Realização de entrevistas com estrangeiros e ex-intercambistas voluntários;
Transcrição e discussão dos dizeres coletados e registrados com vistas a análise à luz das teorias de base;
Elaboração de apresentações e artigos para publicação.

Impactos na Formação Discente:

Alargar a visão de mundo; conscientizar-se sobre perspectivas e culturas diversas; desenvolver tolerância; compreender e aceitar outras culturas, desenvolver competência intercultural.
Esses impactos são esperados não somente dos discentes, mas de toda a comunidade acadêmica e de pessoas que as mídias utilizadas alcançarem.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão está diretamente ligado ao grupo de Pesquisa “Identidades do Docente de Línguas”, registrado no CnPQ. Está ainda inserido em disciplinas e pesquisas que vêm sendo ou foram desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, resultando em publicações diversas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Uma sociedade que se pretende plural precisa compreender, aceitar e refletir sobre o diverso, sobre as distintas maneiras de agir do ser humano no globo. Esse projeto visa a diretamente promover essas metas, agindo na transformação do conhecimento e práticas sociais em âmbito internacional.

Resultados Esperados:

Gerar mais conhecimentos sobre diferentes povos, culturas e países;
Promover alargamento da consciência internacional;
Desenvolver competência intercultural que, em si, traz tolerância ao diferente;
Enriquecimento humano, geográfico, histórico e cultural;
Desenvolvimento de pesquisas sobre impactos de encontros internacionais em identidades;
Divulgação de pesquisas sobre identidades;
Publicações resultantes das pesquisas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Comentários e sugestões nas redes sociais;
Adesão de voluntários e interessados em participar do projeto;
Participação em congressos e eventos locais, regionais, nacionais e internacionais;
Publicações em livros e periódicos da área.

Cronograma: Especialmente nos primeiros dois meses serão concentrados estudos teóricos sobre interculturalidade e pesquisa com narrativas para preparar os entrevistadores e se planejar as entrevistas e sua veiculação. O apoio teórico persistirá ao longo do projeto, uma vez que o embasa. No mês seguinte, será feito um levantamento de potenciais entrevistados dentre a comunidade acadêmica da UFLA. No quarto mês o enfoque será na preparação da transmissão em mídias sociais. Daí em diante se passará à realização das entrevistas e sua veiculação por mídias sociais e, havendo anuência dos responsáveis, por meio da Rádio e Televisão Universitária. Concomitantemente e até a finalização do Projeto às entrevistas serão desenvolvidas pesquisas que culminem em apresentações em congressos e publicações em revistas e livros da área de humanas e da linguística aplicada.

Descrição Resumida: Considerando o interesse acadêmico em internacionalização, este projeto visa a difundir conhecimentos sobre diferentes povos e culturas para promover a competência intercultural. Serão feitas e divulgadas entrevistas com estrangeiros que tiveram interlocução com a UFLA, bem como com brasileiros ex-intercambistas. As entrevistas gerarão estudos, pesquisa e divulgação acadêmica em eventos, além de publicações em revistas científicas da área de humanas e linguística aplicada.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DEBORA IZABEL DE CARVALHO ALVARENGA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
18/05/202317/05/202623/05/2023 - 10:55:5125/05/2023 - 22:14:04

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: taniaromero[em]ufla.br

E-mail Alternativo: taniaromero[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/02/2022 - 12:48:21

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 10/03/2022 - 15:02:42

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 24/03/2022 - 08:28:50

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO: De 16/02/2022 a 13/03/2023.
  • TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO: De 26/08/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
10/03/2022 - 15:02:15Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA)
10/03/2022 - 15:02:42Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA)
24/03/2022 - 08:28:50Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos