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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 17/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: ORUKOMI: Projeto interdisciplinar de apoio escolar

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto interdisciplinar de apoio escolar é parte integrante de um projeto maior da Associação Sócio Cultural Castelo São Jorge. As ações serão voltadas para desenvolver nas crianças e jovens da comunidade Cruzeiro do Sul, tanto o interesse por literatura, artes, ciências exatas, quanto reforçar e auxiliar em aspectos do ensino regular , na alfabetização e letramento das crianças que fazem parte do projeto. Tomando como ponto de apoio questões étnicas- raciais e às manifestações artístico-culturais, o Projeto “ Orukomi”, objetiva-se , de maneira conjunta com diferentes áreas de conhecimento e parceiros, propiciar as crianças e aos jovens a possibilidade de novos olhares, novos conhecimentos , troca de conhecimentos com os educadores, para que elas melhorem a compreensão do mundo e percebam o seu lugar nele e, vejam as inúmeras possibilidades que a educação pode lhes oferecer tanto enquanto cidadãos, tanto como sujeitos periféricos e negros. Para tanto, o projeto através de três pontos principais: Alfabetização e Letramentos, Literatura e Manifestações artísticas e culturais; e usando de aulas expositivas, debates, rodas de conversas e leitura, cinemas, saraus, contação de histórias, eventos entre outros e em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA)- , pretende ser meio de construção de conhecimento para o exercício da cidadania, despertando o senso crítico e de reflexão, atrelado a realidades física, social, cultural dessas crianças e jovens

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Sede da Associação Sócio Cultural Castelo de São Jorge localizado na Rua Alfredo Marani, nº 124, bairro: Cruzeiro do Sul

Data de Início: 27/03/2022

Data de Término: 27/03/2027

Justificativa:

Criada em 2020, a Associação Sócio Cultural Castelo São Jorge tem por objetivo acolher, ensinar, instruir e trocar conhecimento com a comunidade do bairro Cruzeiro do Sul, Lavras, Minas Gerais. Atuando dentro do Quilombo Urbano São Benedito, a associação oferece às crianças e jovens a possibilidade de vivência e reconhecimento de referências culturais, como música, comida, dança, jogo de capoeira e maracatu como elementos da cultura africana e de construção na resistência do sujeito negro.
É sabido que para que uma sociedade consiga agregar pessoas, valores e ideologias, é necessário que ocorra o acesso a conhecimentos, materiais e conteúdos que humanizem cada pessoa em sua diferença. Dessa forma, a Associação passa a ser, junto com a escola, um dos primeiros contatos sociais que essas crianças e jovens compartilham, vivenciando a representação de uma sociedade. Assim, espera-se que as ações desenvolvidas por meio da Associação contribuam na formação de pessoas críticas, acolhedoras e respeitosas, gerando uma sociedade mais benigna e solidária, assim como cidadãos críticos e participativos na sociedade e pessoas independentes.
Partindo dessa ótica, para uma ampliação do repertório das crianças e jovens no que se refere a aspectos educacionais, e de maneira a contribuir com os objetivos da Associação Sócio Cultural Castelo São Jorge, o nosso projeto “ Especulando” se formula e se apresenta.
A princípio, partindo de frentes norteadoras : Alfabetização e Letramento, Literatura , Manifestações artísticas e culturais e questões étnicos raciais ; o projeto pretende alcançar os objetivos, descritos posteriormente, assim como envolver alunos e alunas nas atividades como um momento de crescimento pessoal frente às questões do mundo contemporâneo. Estimular/desenvolver a criticidade; promover a relação de alteridade e promover aprendizagens significativas.
O Projeto de apoio escolar "Orukomi" tem por objetivo, a través de diferentes metodologías (vide tópico metodologia), ser meio de construção de conhecimento para o exercício da cidadania, despertando o senso crítico e de reflexão e atrelando realidades física, biológica, social, cultural e ambiental dessas crianças e jovens.
Assim, através de aulas de alfabetização de reforço escolar; da exploração das diferentes manifestações artísticas e culturais, dos elementos étnicos raciais e das contações de “Histórias, leituras e saraus (Oficinas de literatura),” buscaremos ampliar, dentro das possibilidades, oferecer a troca dos conhecimento dos saberes - Educador- criança- criança - educador - mundo externo (não necessariamente nessa ordem).
Acompanhando a BNCC, este projeto se justifica, pois tende a assegurar o direito de aprendizagem e desenvolvimento de uma parcela de crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Por meio da Alfabetização e Letramento, Literatura e das Manifestações Artísticas e Culturais busca-se a construção de conhecimento para o exercício da cidadania, despertando o senso de reflexão e atrelando realidades física, biológica, social, cultural, ambiental que leve a um processo de autonomia dos discentes. Isto significa que possibilita a ressignificação de ideias, opiniões, crenças etc. no contato com novas vivências, novos mundos e conteúdos que lhes serão apresentados, para além do seu mundo conhecido,saindo de sua zona de conforto e entrando em um mundo novo em que sua identidade étnica racial é valorizada, reconhecimento de seus direitos, suas potencialidades reconhecidas e opções são lhes apresentadas. O presente projeto se justifica porque os nossos olhos passam a olhar para uma realidade outrora antes invisibilizada.

Caracterização dos Beneficiários: Adolescentes e crianças de uma comunidade urbana no município de Lavras

Objetivos:

Objetivo geral: Apoiar escolarmente crianças e jovens da comunidade, matriculados no projeto, tomando como base o ensino dos elementos étnicos raciais e das manifestações artísticas e culturais e, auxiliar ético-política a formar cidadãos ativos e que tenham (auto)aceitação etnico- racial.
Objetivo específico: ; Alfabetizar Desenvolver os multiletramentos entre eles: racial, literário, político etc; Desenvolver habilidades de escrita e leitura; Despertar o interesse pela leitura literária; Auxiliar no reforço escolar ; Desenvolver o senso crítico; Auxiliar na auto aceitação e autoestima no que se refere à classe, raça, gênero; Possibilitar o conhecimento e contato com diferentes manifestações artísticas e culturais

Objetivo específico
Alfabetizar
Desenvolver os multiletramentos entre eles: racial, literário, político etc;
Desenvolver habilidades de escrita e leitura;
Despertar o interesse pela leitura literária;
Auxiliar no reforço escolar ;
Desenvolver o senso crítico
Auxiliar na auto aceitação e autoestima no que se refere à classe, raça, gênero .
Possibilitar o conhecimento e contato com diferentes manifestações artísticas e culturais

Metas:

Auxiliar no reforço escolar, alfabetização e diferentes letramentos e, oferecer às crianças e aos jovens a possibilidade de ampliar seus horizontes educacionais para além da escola regular.
As crianças da Associação são de diferentes faixas etárias, e apresentam dificuldade considerável em ortografia, formação de sílabas, separação de palavras em uma frase, leitura, linguagem matemática e conteúdos gerais como história e geografia , enfim, dificuldades consideráveis e preocupantes. Juntamente com a dificuldade de cunho alfabetizador , vemos que há na comunidade a necessidade de não só , alfabetizá-las mas de letra-lás, aplicando ali os multiletramentos, indo do racial, literário ao político, por isto a alfabetização andará em parceria com os multiletramentos.
Nessa perspectiva, podemos observar que há necessidade de um trabalho de intervenção no contexto em questão, pois a maioria das crianças que participam da associação são extremamente carentes e precisam de apoio escolar, pedagógico e de vivências que possam auxiliar na construção de experiências fora da sua comunidade, como também na constituição da sua identidade.

Fundamentação Teórica:

Sabemos que a escola é grande auxiliadora e muitas vezes a principal instituição que desenvolve nos indivíduos as habilidades de leitura e escrita, e por essa razão, pressupomos que ela deva ser dinâmica e acompanhar a evolução da sociedade. Sabemos também que isso não ocorre tão efetivamente, agravando-se o cenário com a pandemia do vírus da COVID19
A linguagem atua, interpreta e modifica as práticas sociais, “a leitura é uma atividade de construção de sentidos que pressupõe a interação autor texto-leitor” (KOCH & ELIAS, 2006, p. 37) e isso só se torna possível quando utilizamos estratégias didáticas que nos aproxime da sociedade que vivemos e que nos representa. É preciso que o professor ajude o aluno a interpretar, relacionar, hierarquizar e contextualizar as informações que carregam consigo e que adquirem a todo instante com as novas tecnologias e mídias.
Esse tipo de ensino, que leva em consideração as práticas sociais, é o que Kleiman ( 2007) define como letramento. A utilização de textos multimodais em sala de aula visa apenas colaborar para uma maior valorização da linguagem. Textos que podem também ser utilizados no processo de alfabetização. É possível alfabetizar em um contexto de letramento sim, Kleiman(2007) nos diz o seguinte:
Para poder ler e escrever, o aluno precisa reconhecer e usar componentes relativos ao domínio do código, como a segmentação em palavras e frases, as correspondências regulares de som-letra, as regras ortográficas, o uso de maiúsculas, assim como componentes relativos ao domínio textual, tais como o conjunto de recursos coesivos de conexão, de relação temporal, de relação causal. Nada disso seria relevante se o aluno não conseguisse também atribuir sentidos aos textos que lê e escreve segundo os parâmetros da situação comunicativa. ( 2017,p.6)



Letrar também é mostrar o pertencimento do sujeito negro à sociedade, com sua cultura e sua história, de maneira a romper e modificar a relação de poder de dominadores e dominados, de corpos excluídos e rejeitados para margem da sociedade, propiciando um resgate da memória, da cultura, das tradições, das especificidades da comunidade etc. Por todas essas questões a alfabetização e os letramentos andam de mãos dadas:
Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita a alfabetização - e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização.( SOARES, 2017,p.14).


Paulo Freire (1989), fala que a criança rompe com um mundo ao chegar à escola e por essa razão que ela torna desinteressante aos olhos delas, não é um agente ativo naquele ambiente descontextualizado, por essa razão a busca de significados nas aulas , os multiletramentos se faz necessário. Levar em consideração o contexto dos alunos , a bagagem cultural que ele carrega e partir do princípio de processo de alfabetizar letrando.

Metodologia:

O projeto “Orukomi” , de modo a desenvolver uma visão crítica, plural, antirracista e estética nos jovens e nas crianças da Associação Sócio Cultural Castelo São Jorge, terão as atividades propostas em diferentes metodologias: serão baseadas em aulas expositivas que abarquem tanto uma visão mais tradicionalista da alfabetização, quanto mais crítica, construtivistas e dialética que analisa a participação ativa dos alunos.
Aula expositiva - desenvolvimento de ortografia, formação de sílabas e palavras.
Aula expositiva de conteúdos de matemática, história e geografia ;
Utilização de quadro e cadernos de caligrafia para que as crianças possam visualizar e praticar a escrita.
Aula dialógica de conteúdos de matemática, história e geografia Reforço escolar - auxílio com tarefas da escola e dificuldades enfrentadas nas matérias.
Auxílio individual - foco na necessidade individual, podendo se tornar mais específico à medida que os envolvidos no projeto conhecerem melhor o aprendizado e dificuldades de cada criança.
Seminários adaptados para idade Rodas de conversa e debates sobre temas da atualidade.
Feitura dos exercícios no qual cada aluno se auxilia em um compartilhamento de conhecimento.
Através das seguintes atividades pretendemos explorar as manifestações artísticas e culturais: Artes Dança Música
Leitura e interpretação de músicas capoeira e maracatu ;
Teatro
Cinema;
Artesanato
Leitura de diferentes livros e gêneros literários mensalmente;
Contação de histórias ;
Rodas de leitura quinzenalmente;
Saraus;
Oficina de Literatura.

Impactos na Formação Discente: Uma educação que abarque questões étnicas- raciais também de forma prática e de modo que a alfabetização, letramentos e literatura estejam ligados a este viés crítico-reflexivo, com uma comunidade que vive de uma forma coletiva (quilombo urbano), apresenta-se como um elemento a mais para o sucesso educacional aos discentes da UFLA. Já que buscamos com este projeto a ressignificação dos padrões e um acesso à educação inclusiva e diversificada por meio democrático, O /A estudante poderá ter vivências e trabalhar com epistemologias que acrescente na suas referências sociais , políticas , econômicas, políticas e ideológicas.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Ensino e a Extensão estão intimamente ligados neste projeto, visto que os conhecimentos adquiridos na academia são aplicados e sedimentados em campo, por meio da associação e, por conseguinte, por meio do projeto "Orukomi" , em que discentes conseguem reunir teoria e prática. Portanto, há o uso de "ferramentas da universidade" para desenvolver a cidadania, objetivos chaves do projeto. Quanto a pesquisa será aplicada de forma a levantar informações, diagnosticar pontos de maior necessidade de atuação, elaboração de planos de ações e diagnósticos de resultados para adequação das metodologias utilizadas, além de verificar problemas e analisar situações em estudos de casos que possam vir a aparecer.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Auxílio ao ensino regular ; formação de cidadãos jovens críticos e ativos e funcionais para a sociedade; Afirmação indenitárias positiva de jovens negras e negros dentro da sociedade.

Resultados Esperados: Esperamos que aos final do projeto tenhamos formados alcançados os objetivos supracitados e mais que isto Espera-se com o projeto em questão minimizar as diferenças sociais presentes em nossa cidade e que os membros e participantes do projeto possam ter mais oportunidade para transformar a sua realidade e que ao longo do tempo os mesmos possam sair da vulnerabilidade e invisibilidade social.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Atividades em aulas; contação de histórias, leituras compartilhadas textos, diários, acompanhamento das notas na escola regular; eventos como saraus, cinemas, encenações teatrais , etc.

Cronograma:

O projeto seguirá o seguinte cronograma mensal
Semana 1 : Alfabetização e letramentos
Semana 2: Exploração das manifestações artísticas e culturais
Semana 3: Alfabetização e letramentos
Semana 4: Oficina de Literatura

Sendo que as aulas são as segundas-feiras e quartas-feiras de 18h30 às 20h00
As sábados quinzenalmente de 14h às 16h

Descrição Resumida: ORUKOMI: Projeto interdisciplinar de apoio escolar com ênfase na alfabetização e letramentos a partir das questões Étnicas-raciais, Manifestações artísticas e culturais e, Literatura.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Amanda Aparecida Torres de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: 31/03/2022 - Término: 31/03/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • SUZANA MARIA DOS SANTOS COSTA - Início: 28/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • LUIS FERNANDO SILVA ANDRADE - Início: 27/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • ISABELA APARECIDA DE ABREU - Tipo: Voluntário - Início: 27/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KARLA KAROLINE MARCIANO - Tipo: Voluntário - Início: 27/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Bruno Diniz Silva - Início: 31/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Laís Gonçalves Silva - Início: 31/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Rafael Couto Rosa de Souza - Início: 31/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Emerson Ferreira de Oliveira - Início: 01/04/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: KARLA KAROLINE MARCIANO

Setor: COORDENADORIA DA SECRETARIA INTEGRADA

E-mail Institucional: karlamarciano[em]ufla.br

E-mail Alternativo: karlinha_marciano[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/03/2022 - 11:03:59

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/03/2022 - 09:51:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • KARLA KAROLINE MARCIANO: De 27/03/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
31/03/2022 - 09:51:00Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos