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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 38/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Educação Ambiental: Importância da gestão de resíduos sólidos. Ciclo 2022 - 2024

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto visa utilizar ferramentas diversas no intuito de criar uma conscientização ambiental coletiva sobre a gestão de resíduos, e assim contribuir com a otimização da gestão de resíduos e a sustentabilidade.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 15

Locais de Realização: As ações presenciais poderão abranger: UFLA, escolas, empresas e outras instituições da cidade de Lavras. As ações online serão realizadas nas redes sociais e sites relacionados ao tema.

Data de Início: 15/06/2022

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: A geração de resíduos sólidos é uma das consequências de todas as atividades desenvolvidas pelo homem, porém a destinação adequada dos resíduos sólidos ainda hoje não esta amplamente divulgada ou não há divulgação ampla sobre o assunto, portanto é necessário o desenvolvimento de ações para divulgar e ajudar a sociedade a fazer a destinação correta dos resíduos sólidos.

Caracterização dos Beneficiários: O assunto trabalhado neste projeto é de interesse a todos, portanto os beneficiários serão todos que o projeto conseguir alcançar, sem restrição de características especifica.

Objetivos: O objetivo é apresentar ao público a importância da gestão de resíduos sólidos, gerando assim uma consciência coletiva.

Metas:

Descrever os resíduos sólidos e como são gerados;
Identificar a forma correta de destinar adequadamente os resíduos sólidos.
Realizar ações para divulgação do conhecimento.

Fundamentação Teórica:

Um dos maiores desafios da sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final adequada dos resíduos sólidos (JACOBI e BESEN, 2011). A gestão e a disposição inadequada dos resíduos sólidos causam impactos socioambientais, tais como degradação do solo, comprometimento dos corpos d'água e mananciais, intensificação de enchentes, contribuição para a poluição do ar e proliferação de vetores de importância sanitária nos centros urbanos e catação em condições insalubres nas ruas e nas áreas de disposição final (Besen et al., 2010). É cada vez mais evidente que a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos podem reduzir significativamente os impactos ao ambiente e à saúde (JACOBI e BESEN, 2011).
A educação ambiental constitui um processo informativo e formativo dos indivíduos, desenvolvendo habilidades e modificando atitudes em relação ao meio, tornando a comunidade educativa consciente de sua realidade global (Aguiar, 2012). Uma finalidade da educação ambiental é despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental com uma linguagem de fácil entendimento que contribui para que o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente (DIAS, 1992). Um programa de educação ambiental eficiente deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atividades e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental (SOARES e SALGUEIRO, 2007).

Metodologia:

- Identificação na literatura dos tipos de resíduos;
- Pesquisa de campo sobre os tipos de resíduos problemáticos e as principais duvida sobre o tema;
- Identificação do processo correto para destinação para cada tipo de resíduos;
- Realização de ações para divulgar o recolhimento adequado com resíduos, podendo esta ação haver parcerias com empresas e instituições que recebam resíduos;
- Realização de eventos para difundir o conhecimento.

Impactos na Formação Discente: O projeto irá impactar de forma efetiva tanto na formação acadêmica, profissional, como também na formação humana e cidadã dos envolvidos, durante o desenvolvimento do projeto ocorrera o aprimoramento de habilidades, crescimento pessoal e profissional, incorporação de novas práticas, trocas de experiências, visão crítica acerca da realidade e das desigualdades, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O meio ambiente é um assunto transversal na educação, sendo a gestão de resíduos sólidos uma das áreas relevantes, o aprendizado sobre o tema é importante na construção profissional, o desenvolvimento de pesquisas sobre o objeto é continuo, pois a cada dia novos resíduos são gerados, alem da melhoria de processos já existentes, durante o projeto a aproximação com as pesquisas é essencial para promover e divulgar os trabalhos disponíveis. Como consequência do projeto tanto a comunidade universitária, como a local, terão a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, tendo em vista que o objetivo da extensão de levar a todos o conhecimento Serpa atendido no projeto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto irá gerar impacto na transferência do conhecimento a comunidade universitária e local, ainda irá propiciar a interação entre os setores da sociedade. Poderá ser geradas parcerias entre empresas e instituição para viabilizar as ações. Um ponto importante é levar soluções a sociedade para uma demanda desafiadora.

Resultados Esperados: Gerar uma conscientização ambiental coletiva sobre a gestão de resíduos

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Como indicador será identificado a quantidade de ações, eventos e participação do publico.

Cronograma:

1° Etapa: estudo teórico
2° Etapa: estudo local da necessidade referente a gestão de resíduos sólidos
3° Etapa: realização de eventos e atividades
4° Etapa: elaboração de relatório

Descrição Resumida: Projeto com formação continua referente à gestão de resíduos sólidos, despertando na comunidade educativa a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental e sustentável.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BRUNA FERRAZANI DO NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • ISAEL APARECIDO ROSA - Início: 07/02/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DYEGO MARADONA ATAIDE DE FREITAS

Setor: DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE/DMA/PROINFRA

E-mail Institucional: dyegofreitas[em]ufla.br

E-mail Alternativo: dyego_freitas[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/06/2022 - 17:11:33

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 04/07/2022 - 17:09:04

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DYEGO MARADONA ATAIDE DE FREITAS: De 15/06/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
04/07/2022 - 17:09:04Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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