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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 7/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: ReciTech - Projeto para Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A presente proposta de projeto de extensão aborda dois temas centrais: i) coleta e reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEEs); ii) visita técnica de alunos do ensino médio à UFLA-Paraíso para divulgação da Universidade, bem como, seus cursos, seus projetos de pesquisa e extensão. A ideia central é que esse projeto de extensão seja realizado anualmente. Serão deste modo, realizado dois eventos o primeiro iniciado dentro das escolas de ensino médio, onde será difundido a importância da reciclagem e destinação correta dos resíduos, e o segundo evento se dará dentro da UFLA- Paraíso, no período de uma semana será realizada uma visitação na universidade contemplando os alunos que participaram da coleta dos REEEs. Na parte de coleta e reciclagem de REEE, a ideia é promover uma competição entre alunos do ensino médio (a princípio serão apenas terceiros anos, mas podem ser ampliadas para outros anos também) da região de São Sebastião do Paraíso - MG. A turma que coletar a maior quantidade de quilos de REEE irá receber uma premiação que será fornecida por patrocinadores do evento. Na parte da visita técnica, a ideia é que durante três dias sejam realizadas diversas visitas à Universidade por alunos do ensino médio (a princípio serão apenas terceiros anos, mas podem ser ampliadas para outros anos também). Nessas visitas, diversas atividades serão realizadas, como por exemplo: explicação sobre o que é o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), o que faz o Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Produção e Engenheiro de Software, além também da divulgação de atividades de pesquisas e de extensão que são realizadas por docentes e discentes da Universidade, assemelhando-se assim a uma feira de ciências.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN)

Data de Início: 06/06/2022

Data de Término: 06/06/2025

Justificativa: A conscientização sobre os impactos ambientais gerados por resíduos eletrônicos é de vital importância para a construção de uma sociedade melhor. Essa conscientização não é direcionada apenas a sociedade externa à Universidade, mas a todos os nossos professores, técnicos e, principalmente, os nossos alunos que para se tornarem futuros engenheiros devem ter em mente a importância da consciência ecológica. O projeto está diretamente relacionado com as políticas da UFLA da importância da conscientização dos cidadãos. O projeto ainda visa o ganho de visibilidade da UFLA na região e o maior entendimento do papel da universidade na sociedade, bem como aumentar a procura de alunos da região por cursos da universidade.

Caracterização dos Beneficiários: Um dos grupos beneficiários do projeto são alunos do ensino médio de escolas da região de São Sebastião do Paraíso - MG que irão realizar visitas a UFLA-Paraíso. A sociedade também será beneficiada com o projeto, pois com a coleta do REEE irá minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do mesmo. Os alunos do curso de BICT também são beneficiados com o projeto, visto que é previsto que eles participem ativamente na organização do evento desenvolvendo assim algumas habilidades como: capacidade de liderança, rápida tomada de decisão, capacidade de adaptação, capacidade de negociação, oratória e de organização.

Objetivos:

Este projeto possui dois objetivos principais, que são:
1. promover a conscientização sobre a importância da reciclagem de materiais eletrônicos e quais os impactos ambientais gerados por tais resíduos quando jogados diretamente na natureza.
2. promover a divulgação da Universidade na região de São Sebastião do Paraíso, bem como, seus cursos, suas atividades de pesquisa e extensão para a sociedade local.

Metas: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem. Minimizar impactos ambientais com a reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos. Promover visitas técnicas à Universidade. Divulgar a universidade na região. Divulgar atividades de pesquisa e extensão na região.

Fundamentação Teórica:

Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são os nomes dados para todos os equipamentos elétricos e eletrônicos no final da sua vida útil. Estes materiais não apresentam mais nenhum valor para seus donos, podendo, portanto, entrar no fluxo de resíduos e serem destinados ao reuso, revenda, reciclagem ou disposição final (Oteng-Ababio, 2012; Garlapati, 2016).
Os REEEs são heterogêneos e existe uma grande diversidade de equipamentos elétricos eletrônicos com diferentes tamanhos, componentes e funções (Chancerel and Rotter 2009). Esta diversidade e composição dos REEE tornam o processo de recuperação e reciclagem dos REEEs um desafio (Kumar et al., 2005).
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulamenta a gestão de resíduos no Brasil, e está em vigor desde 2010. A PNRS reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações objetivando a gestão adequada dos resíduos sólidos. Ela insere o conceito de Responsabilidade Compartilhada na gestão de resíduos, ou seja, consumidores, produtores, distribuidores e varejistas passam a ter responsabilidades na gestão de resíduos. Com esta política a logística reversa passou a ser instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado pelo conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e o retorno dos resíduos para reaproveitamento ou reciclagem e dar destinação final adequada aos rejeitos. (Brasil, 2010).
A PNRS determina a criação e implantação obrigatória de sistemas de logística reversa de REEE sob a responsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, entretanto, ela não apresenta orientações específicas quanto ao descarte dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (Souza et al. 2015). Desta forma os consumidores (população e instituições) são responsáveis pela separação e destinação dos REEE até os pontos de entrega que devem ser determinados pelos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. Varejistas e distribuidores que atuam no setor de elétrico e eletrônico são também responsáveis pelo retorno dos produtos para os produtores e importadores, que devem promover o tratamento e disposição final dos REEE (Souza et al. 2016).
Apesar de contar com diretrizes legais para a criação de um sistema de logística reversa para a gestão, o país ainda não consegue destinar os REEE de maneira correta. A falta de informação e de programas locais voltados para a gestão dos REEE prejudica a coleta e a destinação destes resíduos. Desta forma, existe a necessidade de estudos envolvendo a questão dos REEEs no Brasil, visto que a falta de informação criou um cenário desfavorável para promover a reciclagem no país (Dias et al. 2018).
Para tanto, este projeto pretende contribuir neste cenário com a coleta de REEE, e conscientização da população em geral. Desta maneira, pretende-se realizar um evento de extensão na Universidade envolvendo os alunos de ensino médio que irão participar da coleta de REEE. Este evento, além dos benefícios ambientais gerados a sociedade visa promover a Universidade, uma vez que a população da cidade de São Sebastião do Paraíso e região, de forma geral, ainda não está familiarizada com a presença da UFLA-Paraíso.

Referências:
Brasil (2010) Law no. 12,305, of August 2, 2010. Establishes the National Policy for Solid Waste and provides other requirements. Casa Civil
Chancerel P, Rotter S (2009) Recycling-oriented characterization of small waste electrical and electronic equipment. Waste Manag 29:2336–2352. doi: 10.1016/j.wasman.2009.04.003
Dias P, Machado A, Huda N, Bernardes AM (2018) Waste electric and electronic equipment (WEEE) management: A study on the Brazilian recycling routes. J Clean Prod 174:7–16. doi: 10.1016/j.jclepro.2017.10.219
Garlapati VK (2016) E-waste in India and developed countries: Management, recycling, business and biotechnological initiatives. Renew Sustain Energy Rev 54:874–881. doi: 10.1016/j.rser.2015.10.106
Kumar V, Bee DJ, Shirodkar PS, et al (2005) Towards Sustainable “Product and Material Flow” Cycles: Identifying Barriers to Achieving Product Multi-Use and Zero Waste. Energy Convers Resour 2005:433–442. doi: 10.1115/IMECE2005-81347
Oteng-Ababio M (2012) When necessity begets ingenuity: E-waste scavenging as a livelihood strategy in accra, Ghana. African Stud Q 13:1–21
Souza RG, Clímaco JCN, Sant’Anna AP, et al (2016) Sustainability assessment and prioritisation of e-waste management options in Brazil. Waste Manag 57:46–56. doi: 10.1016/j.wasman.2016.01.034

Metodologia:

A pesquisa-ação foi utilizada neste estudo como base para realização dos eventos tanto o de coleta de resíduo elétrico e eletrônico, quanto o de visita à UFLA. De acordo com Fagundes et al. (2017), ao se utilizar a pesquisa-ação para estruturar programas de logística reversa e gestão de resíduos bons resultados têm sido obtidos, uma vez que atua na solução de um problema existente através da implementação de melhorias, com o objetivo de reunir conhecimentos científicos.

Para Westbrook (1995), não existe um padrão a ser seguido para o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, porém existem algumas etapas básicas que são seguidas na grande maioria dos trabalhos que utilizam este método. Neste trabalho a pesquisa-ação seguiu as etapas propostas por Fagundes (2017): (1) Fase Exploratória (Diagnóstico); (2) Fase Principal (Planejamento); (3) Fase de Ação; (4) Fase de avaliação. A seguir, são descritas as fases:

Fase Exploratória (Diagnóstico)
Realização do diagnóstico da situação e das necessidades dos atores e a formação de equipes envolvendo pesquisadores e clientes, e um aspecto externo, que tem por objetivo divulgar essas propostas e obter o comprometimento dos participantes e interessados. Existem dois problemas a serem esclarecidos nessa etapa: o plano institucional e o plano metodológico. No que diz respeito ao institucional, destaca-se a necessidade de definir o grupo de pesquisadores e suas relações com os atores da situação. É importante também informar a todos os participantes sobre os objetivos do estudo e a metodologia empregada.
Fase Principal (Planejamento)
i) divisão das tarefas junto aos alunos do curso BICT;
ii) convite das escolas do ensino médio para participarem da atividade de colega de materiais eletrônicos;
iii) convite das escolas do ensino médio para participarem da atividade de visita técnica a UFLA-Paraíso;
iv) busca por patrocinadores parceiros para o evento;
v) organização das ações a serem realizadas nos dias dos eventos;
vi) organização da infraestrutura para a realização do evento.
Fase de Ação
i) montagem e preparação da UFLA-Paraíso para receber os estudantes do ensino médio;
ii) coleta do material eletrônico reciclável junto aos alunos do ensino médio e da recicladora;
iii) determinação das turmas vencedoras da competição de coleta de material;
iv) sediamento do evento das visitas técnicas a Universidade;
v) premiação de alguns alunos das turmas vencedoras, após a aplicação e correção de uma redação sobre um tema a ser determinado.
Fase de avaliação
Esta etapa final do processo de pesquisa-ação apresenta dois objetivos principais: verificar os resultados das ações no contexto organizacional da pesquisa e suas consequências a curto e médio prazo e extrair ensinamentos que serão úteis para continuar a experiência e aplicá-la em estudos futuros.
Referências:
Fagundes LD, Amorim ES, da Silva Lima R (2017) Action Research in Reverse Logistics for End-Of-Life Tire Recycling. Syst Pract Action Res 30:553-568. doi: 10.1007/s11213-016-9408-1
Westbrook R (1995) Action research: a new paradigm for research in. Int J Oper Prod Manag 15:6-20. doi: https://doi.org/10.1108/01443579510104466

Impactos na Formação Discente:

Diversos impactos são esperados no corpo discente, entre os quais podemos destacar:
1. Formação humanística sobre conscientização dos impactos ambientais gerados por resíduos eletrônicos;
2. Formação científica, pois trabalhos de pesquisa e extensão serão divulgados em forma de evento;
3. Desenvolvimento de habilidades como proatividade, comunicação e trabalho em equipe.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Neste projeto, a indissociabilidade de Ensino-pesquisa-extensão fica claramente evidenciada. A relação com o ensino se dá principalmente junto com os componentes curriculares “Biodiversidade: Interações entre Organismos e Ambientes”, “Ciência, Tecnologia e Sociedade” e “Estudos do Ambiente e Sustentabilidade” que abordam temas como impacto ambiental gerado por resíduos eletrônicos. Na parte do Ensino ainda, os docentes envolvidos irão orientar os alunos sobre as ações que deverão ser tomadas para execução do projeto e eles replicarão o conhecimento ao público alvo, e em alguns casos, o docente pode interagir diretamente com os participantes do projeto. Por outro lado, é fundamental considerar a transmissão de conhecimento da comunidade externa aos alunos e docentes, criando um ciclo de informação entre as instituições envolvidas. Todo esse volume de informação, se vincula diretamente com a pesquisa diante da necessidade de realização das adequações de diferentes ferramentas técnico-científicas à realidade organizacional e cultural dos atendidos, o que consequentemente só pode ser realizado com o elo de extensão deste projeto. Caso contrário o aprendizado continuaria restrito ao ambiente acadêmico.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Seguindo a diretriz de Impacto e Transformação Social é vislumbrado como consequência do projeto a conscientização dos alunos de ensino médio sobre a importância do descarte correto dos REEEs. Além disso, essas consequências serão estendidas à cidade de São Sebastião do Paraíso e região, já que esses alunos logo estarão trabalhando nas empresas da região e influenciando pessoas sobre o descarte e o que aprenderam. Além de que, este resíduo irá movimentar a economia local, a partir da sua reciclagem e transformação. Como meio de impactar a Formação dos Estudantes, o estabelecimento de uma relação com as empresas parceiras, potencializa o conhecimento da Universidade na sociedade, cria possibilidades de estágio para os estudantes do curso bem como induz a aprendizagem ativa e prática por meio de laboratórios reais nas organizações participantes do projeto de extensão. A sociedade, em especial, alunos do ensino médio das escolas da região de São Sebastião do Paraíso terão a oportunidade de conhecer a UFLA-Paraíso e os projetos de pesquisa e extensão aqui realizados em um evento para divulgação da Universidade. Com isso, pretende-se promover a instituição e também, divulgar a ciência e tecnologia em toda região.

Resultados Esperados:

Com o desenvolvimento deste projeto de extensão, espera-se:
1. Conscientização sobre impactos ambientais gerados por resíduos eletrônicos;
2. Minimização dos impactos ambientais através da reciclagem e eletrônicos;
3. Divulgação da UFLA-Paraíso na cidade de forma a atrair novos estudantes;
4. Divulgação de projetos de pesquisa e extensão em evento na UFLA-Paraíso.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O acompanhamento e avaliação se dará das seguintes formas:
1. Reuniões com os alunos da UFLA-Paraíso para organização e subdivisão das tarefas relacionadas ao projeto.
2. Busca por parcerias de empresas que queiram patrocinar o evento.
3. Busca por escolas que queiram participar do evento de reciclagem e da visita técnica.
4. Acompanhamento do evento relacionado a reciclagem de materiais.
5. Acompanhamento do evento relacionado a visita técnica.
6. Avaliação do número de participantes do ensino médio na reciclagem de materiais.
7. Avaliação da quantidade de quilogramas de resíduos coletados.
8. Avaliação do número de participantes do ensino médio na visita técnica na Universidade.

Como indicadores de execução das tarefas, será classificado como satisfatório se o projeto for totalmente finalizado (90% a 100%), parcialmente satisfatório se o projeto estiver com a maioria das tarefas finalizadas (70% e 90%), regular quando concluídas metade ou um pouco mais que a metade das tarefas do projeto (50% e 70%), insatisfatório quando o número de tarefas concluídas for inferior à metade do previsto (< 50%).

Cronograma:

A expectativa é que esse evento seja realizado anualmente, sendo assim, é um evento contínuo. O projeto de extensão tem duração de uma semana. Um cronograma geral pode ser encontrado abaixo.

Atividade - Dias
Coleta de material reciclável - segunda-feira e terça-feira
Visita técnica a UFLA-Paraíso - quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira

Descrição Resumida: Coleta de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos para reciclagem e visita técnica a UFLA-Paraíso.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • INARA FRANCISCA LARA DE PAULA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • DIONE ANDRADE LARA - Início: 06/06/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES - Início: 06/06/2022 - Término: 01/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • GUSTAVO HALLWASS - Início: 06/06/2022 - Término: 01/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • HENRIQUE LUIS MOREIRA MONTEIRO - Início: 06/06/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JEFERSON ALMEIDA DIAS - Início: 06/06/2022 - Término: 01/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • JESIMAR DA SILVA ARANTES - Início: 06/06/2022 - Término: 01/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • RAPHAEL APARECIDO SANCHES NASCIMENTO - Início: 06/06/2022 - Término: 01/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • ROBERTA ALVES - Início: 06/06/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Bianca Paula de Sousa - Início: 01/07/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ROBERTA ALVES

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: robertaalves[em]ufla.br

E-mail Alternativo: robertaalves[em]ufsj.edu.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/06/2022 - 11:41:18

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 07/02/2023 - 09:28:11

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ROBERTA ALVES: De 22/06/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/06/2022 - 16:46:27Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (DIONE ANDRADE LARA)
07/02/2023 - 09:28:11Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 7/2023 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos