UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 43/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Monitoramento da qualidade da gasolina nos postos de Lavras/MG

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Analisar Gasolina segundo especificações estabelecidas pela ANP. Serão avaliados os teores de álcool, sólidos suspensos e aspecto das amostras de gasolina coletadas periodicamente nos postos de Lavras/MG. Será feita a comparação dos resultados com os parâmetros estabelecidos em legislação do órgão responsável. Os resultados serão divulgados à comunidade para um monitoramento da qualidade dos combustíveis comercializados na cidade. Não haverá nenhuma divulgação de nomes e/ou endereço de postos, visto que as amostras serão codificadas, garantindo o anonimato dos resultados dos postos.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Laboratório de Operações e Sistemas Térmicos (LOST) situado no prédio da ABI Engenharias.

Data de Início: 01/12/2022

Data de Término: 30/11/2024

Justificativa: Os combustíveis fora de especificação podem trazer danos irreversíveis ao veículo do consumidor, como falhas ao dar partida, corrosão dos componentes internos, além de aumentar o consumo e diminuir o rendimento do motor. Sendo assim, o projeto visa monitorar a qualidade da gasolina comercializada na cidade de Lavras/MG para que os cidadãos possam ter ciência do combustível que eles estão comprando.

Caracterização dos Beneficiários: Toda a população de Lavras/MG que utiliza os meios de transporte como carros, motos, vans, ônibus e caminhões que possam utilizar como combustíveis principais a Gasolina comum e/ou aditivada. Os consumidores que utilizam muito os veículos automotores, principalmente como meio de trabalho (motoristas de taxi e aplicativos), assim como a classe baixa, devem ser os mais interessados neste estudo em questão já que as alterações feitas no produto podem acarretar em perda de rendimento e defeitos no veículo. Usualmente, os postos da cidade têm preços tabelados e seguem o modelo de cartéis, havendo pequenas variações no preço já que as distribuidoras regulam os valores de seus produtos de forma combinada. Sendo assim, o número de consumidores que optam pelo preço ao invés da qualidade vêm aumentando e para que os postos possam oferecer preços mais acessíveis, muitas vezes podem modificar algumas características do combustível a fim de aumentar seu lucro. É imprescindível que os direitos da população não sejam violados e que os postos cumpram com o que rege a lei.

Objetivos: Analisar os combustíveis de Lavras segundo as especificações da ANP e verificar se todos se encontram dentro dos parâmetros. Identificar postos que possam estar fora dos padrões de especificação.

Metas:

A realização desse projeto de extensão tem como principal meta disseminar conhecimento de análise de combustíveis aos alunos. Isso é possível através dos estudos/revisão teórica constantes sobre o projeto, a realização das análises que permitirão a vivência laboratorial pelos discentes, além de necessitar da visão crítica dos mesmos para a interpretação e compreensão dos resultados obtidos. Os resultados obtidos servirão para futuras apresentações e escrita de artigos, que proporcionará ao aluno a oportunidade de melhorar aspectos como oratória, postura, leitura, escrita, além de permitir networking com profissionais da área.
Fora os benefícios relacionados aos discentes envolvidos no projeto, o mesmo tem como meta disponibilizar para a sociedade lavrense, os resultados (sem divulgação de nomes dos estabelecimentos fornecedores dos combustíveis), de forma a demonstrar a qualidade do produto que os clientes consomem, de modo a apresentar se os comerciantes estão de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos regulamentadores.

Fundamentação Teórica:

A gasolina, um dos derivados do petróleo, é uma mistura complexa de diversos hidrocarbonetos cujas cadeias contêm de cinco a dez átomos de carbono e essa é obtida por meio da destilação do petróleo em diversos processos de refino. As propriedades físico-químicas e características de desempenho de motor são determinadas pela mistura desses hidrocarbonetos. As especificações da gasolina no Brasil são regulamentadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que controla a qualidade dos combustíveis pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC). Para alcançar o padrão de gasolina requisitado, é preciso que as misturas de correntes de hidrocarbonetos sejam formuladas a partir das correntes de saída de diferentes unidades de processamento. Desta maneira, desde que sejam atendidas as especificações estabelecidas pela agência reguladora, independente do produtor, a qualidade e o desempenho da gasolina são sempre os mesmos.
A gasolina classificada como do tipo “A” é aquela produzida nas refinarias, sem a adição de etanol anidro e entregue diretamente às distribuidoras na forma de um blend, uma mistura da fração obtida na destilação direta com a gasolina proveniente das unidades de conversão como a de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC). Este tipo de gasolina não é comercializado diretamente ao consumidor final, uma vez que passou a receber aditivos em sua composição, dentre eles o álcool etílico anidro. A adição do etanol anidro adveio para atender requisitos motivados principalmente por questões ambientais: redução das emissões de poluentes atmosféricos, em especial, monóxido de carbono e diminuição do efeito estufa; e, por questões econômicas, diante das crises petrolíferas dos anos 70 e 80 e o aumento do preço do petróleo, o que tornou necessário diminuir a dependência deste modo de energia. Além disso, o aditivo em questão alcançou melhorias em certas propriedades físico-químicas do combustível, a exemplo do aumento no índice de octanagem, ou seja, aumento na resistência à explosão quando há compressão. Tornando-se, portanto, a gasolina comercial do tipo ‘’C’’ que é obtida a partir da mistura de gasolina A e etanol anidro combustível, nas proporções definidas pela legislação em vigor. A Portaria Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) n° 75/2015 fixa atualmente o teor de etanol anidro em até 27% +/- 1% para a gasolina comercial.
É importante ressaltar que há diversas formas do comerciante prejudicar o consumidor: por bomba baixa (quando há diferença na quantidade de combustível apresentado na bomba do posto e no medidor de combustível do carro, ocasionada pela utilização de um chip adulterado no pulse da bomba), pela mistura da gasolina com água e pelo uso de outros solventes apolares, como óleo diesel, querosene e petroquímicos refinados, tolueno, xileno e hexano; a resolução regulamentar do MAPA destacada anteriormente, refere-se principalmente ao teor de etanol anidro presente na gasolina tipo C. Nesse sentido, há a existência de dois possíveis tipos de adulteração. O primeiro tipo é a adulteração abaixo do limite inferior desse teor, ou seja, valores menores que 26% em volume de etanol na gasolina. Esta forma de adulteração é menos comum e não promove riscos consideráveis aos motores automotivos.
Já o segundo tipo de adulteração é o mais comum e está relacionado a adição de teores maiores de etanol (valores superiores à 28% em volume). Esta adulteração acarreta consequências que preocupam o consumidor brasileiro. Isso porque gera danos a motores que não apresentam a tecnologia “flex”, ou seja, aqueles motores de modelos mais antigos cuja injeção eletrônica não se ajusta automaticamente à mistura de combustível utilizado. O uso de combustível inadequado tem o potencial de ocasionar a detonação espontânea, destacada anteriormente. Este fenômeno pode levar a problemas desastrosos dos componentes do motor, a exemplo do rompimento da cabeça do pistão que pode ocasionar a danificação completa do motor. Ademais, gera impactos negativos na economia local, lesando o consumidor e gerando concorrência desleal no mercado.

Metodologia:

Inicialmente, será realizado o mapeamento dos postos revendedores de combustíveis do município de Lavras, o qual se situa na mesorregião do Campos das Vertentes, interior de Minas Gerais, Brasil.
As análises de teor de álcool na gasolina serão realizadas com fundamento na norma NBR 13992/2005, que descreve todo o processo metodológico do teste de proveta para avaliação do percentual de álcool etílico anidro presente na gasolina.
Para realização do teste, primeiramente, é feito o preparo de uma solução de cloreto de sódio (NaCl) 10% m/vol., utilizando-se 50g de NaCl que são transferidas para balão volumétrico de 500mL e completando-se o restante do volume com água deionizada.
Para o procedimento de quantificação do teor de etanol anidro presente na gasolina, realizado em triplicata, foram adicionados 50mL da amostra de gasolina tipo C. Feito isso, é adicionado à proveta a solução de NaCl até se atingir o volume de 100 mL. Vale ressaltar que tanto a amostra quanto a solução de NaCl são usadas em temperatura ambiente. A proveta, então, é tampada e invertida dez vezes para separar o etanol da mistura de gasolina, tomando-se o cuidado para não desestabilizar o sistema a fim de evitar a formação de uma emulsão. Por fim, posiciona-se a proveta em uma superfície plana e nivelada onde foi deixada em repouso por 10 minutos, para que ocorra a separação completa das duas fases.
Previamente ao procedimento, a limpeza da proveta foi realizada de modo a obter uma superfície limpa, seca e desengordurada. Será implementado uma técnica de aprimoramento das análises, como o estudo é realizado em réplicas, foi aplicado uma ambientação na proveta utilizada. Esse procedimento é feito lavando a proveta com detergente neutro, secando com a melhor eficiência possível e depois realizando uma ambientação da proveta com uma porção da amostra de gasolina, minimizando assim os possíveis erros de contaminação. As análises foram realizadas também em triplicata.
Após a homogeneização da mistura gasolina tipo C e solução de NaOH foi realizada a leitura do deslocamento da fase aquosa. Para tanto, foi observado a base inferior do menisco formado na interface entre a fase aquosa e a gasolina, posicionando os olhos na mesma altura da linha de interface. Esta leitura deve ser realizada corretamente para evitar um erro comum denominado erro de paralaxe, que é caracterizado pela observação equivocada do valor de uma escala analógica em um instrumento, ocasionado pela adoção de um ângulo de visão incorreto.
A fase aquosa é aquele presente no fundo da proveta, identificada visivelmente por sua aparência esbranquiçada ou transparente. Nela, encontra-se uma solução contendo álcool e cloreto de sódio. A leitura do menisco na interface mencionada anteriormente possibilita encontrar o teor volumétrico de Etanol Anidro Combustível (EAC)

Impactos na Formação Discente: O presente projeto visa impactar diretamente na capacidade de trabalho em equipe, comunicação, liderança, tomada de decisões, gestão de equipes e entrega de resultados dos discentes, uma vez que os mesmos terão oportunidade de ter contato direto com os proprietários e colaboradores de postos de gasolina e, simultaneamente, farão análises e pesquisas em laboratório. O contato com diferentes pessoas com diferentes graus de instrução é importante pois desenvolve e aprimora a fala e comunicação dos membros. Com as análises realizadas, os alunos poderão aprender melhor a fazer divisão de tarefas em equipes, organização do tempo, manuseio de equipamentos, boas práticas de laboratórios, além de aperfeiçoar a escrita científica, na entrega de relatórios e resumos científicos, e terão ainda a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa em eventos científicos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para a realização do projeto, os discentes terão acesso direto com o laboratório, realizando análises de diferentes graus de complexidade, além de aumentarem a frequência na leitura de artigos relacionados com a área de combustíveis e análises de qualidade. Para melhor andamento do projeto, os alunos irão fazer seminários, apresentados entre eles e para os professores orientadores, com temas relacionados, agregando sempre mais conhecimento e incentivando a apresentação de trabalhos orais. Após a finalização da pesquisa, os resultados serão divulgados para a comunidade acadêmica da UFLA e de Lavras, por meio digital e/ou presencial, como por exemplo na participação de eventos na praça (Engenheiros do Amanhã), no UFLA faz extensão, UFLA de Portas Abertas, entre outros.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto será realizado com e para a sociedade, uma vez que contará com os postos de gasolina para a obtenção das amostras que serão analisadas, e os resultados e estatísticas obtidas ao final da pesquisa serão compartilhadas com a sociedade, que terá ciência da qualidade dos combustíveis na cidade de Lavras-MG. Na divulgação, os nomes dos postos não serão exibidos, mas a população terá uma noção, de um modo geral, se os postos estão dentro da faixa exigida ou se a maioria está com combustíveis adulterados, podendo exigir que os próprios postos realizem a análise em frente ao consumidor. Além disso, caso o proprietário do posto queira, pode-se divulgar qual foi o resultado obtido das amostras coletadas naquele local. Realizando a pesquisa anualmente, pode-se obter um controle mais amplo de como anda a qualidade dos combustíveis, se houve um aumento ou diminuição na adulteração dos mesmos, buscando sempre incentivar a melhoria contínua da qualidade.

Resultados Esperados:

A partir da execução deste projeto de extensão são esperados impactos sobre os discentes participantes, assim como para a comunidade acadêmica da universidade e para a população da cidade de Lavras. Com relação ao(s) gestor(es) da equipe é esperado uma boa liderança, sendo motivadora e organizada. Com a divisão de tarefas entre espera-se que a capacidade de trabalho em equipe dos discentes participantes seja aperfeiçoada, assim como a entrega de resultados de excelência nos prazos estipulados seja praticada.
Além disso é almejado que as análises feitas sejam significativas e representativas para que sejam divulgadas para a sociedade e sirvam como indicativo da qualidade dos combustíveis na cidade de Lavras-MG. É esperado que este projeto sirva como uma forma de controle de qualidade e conscientização, tanto para a população lavrense, que terá uma noção se seus direitos de consumidor estão sendo respeitados de acordo com o estabelecido pela ANP, quanto para os proprietários de postos de combustíveis, para que eles prezem pela entrega de um produto de qualidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Serão utilizados os seguintes indicadores para o bom desenvolvimento do projeto:
a) Cumprimento dos prazos estipulados para as coletas de amostras de combustíveis;
b) Organização quanto a identificação e armazenamento das amostras;
c) Cumprimento dos horários laboratoriais de análises dos combustíveis estipulados para cada discente, nas datas que serão pré-determinadas;
d) Análise de toda e qualquer amostra coletada;
e) Elaboração de um relatório final condizente com os resultados encontrados.

Cronograma: Inicialmente, tem-se como intuito dividir as análises em dois anos. O primeiro ano deverá ser inteiramente composto por análises exploratórias de gasolina, visando aprimorar o procedimento de análise e verificar a precisão dos resultados. No segundo ano, serão realizadas coletas periódicas, aleatoriamente, em todos os postos de Lavras/MG, visando monitorar a qualidade da gasolina e manter a população informada sobre o produto que elas estão abastecendo seus carros. Ao final, será confeccionado um relatório final e uma apresentação no CONEX-UFLA.

Descrição Resumida: Monitoramento da qualidade da gasolina nos postos de Lavras/MG e comparação com as especificações estabelecidas pela ANP. Serão avaliados os teores de álcool, sólidos suspensos e aspecto das amostras de gasolina coletadas periodicamente nos postos de Lavras/MG. Os resultados serão divulgados à comunidade para um monitoramento da qualidade dos combustíveis comercializados na cidade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • IRINEU PETRI JUNIOR - Início: 30/11/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: IRINEU PETRI JUNIOR

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

E-mail Institucional: irineu.junior[em]ufla.br

E-mail Alternativo: irineupetri[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 23/06/2022 - 15:08:35

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 29/07/2022 - 09:23:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/08/2022 - 13:57:38

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • IRINEU PETRI JUNIOR: De 23/06/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
28/07/2022 - 11:07:23Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (MAYKMILLER CARVALHO RODRIGUES)
29/07/2022 - 09:23:56Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
10/08/2022 - 13:57:38Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos