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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 59/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto de Extensão "Cinema com Vida"

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O registro desta proposta pretende recuperar o cadastramento do projeto Cinema com Vida que vem sendo realizado na UFLA desde 2008. Apesar de tal projeto ter sido recadastrado diversas vezes com um periodo de interrupção por conta da pandemia de COVID-19 e as mudanças nos procedimentos PROEC provocaram seu encerramento no sistema, o que fora identificado por seus coordenadores. Sendo assim, com vistas a evitar descontinuidades na oficialização de um trabalho que vem lutando justamente pela sua durabilidade, seus coordenadores reapresentam o projeto obedecendo ao detalhamento que passou a ser requerido pela PROEC após aquele cadastramento. O projeto de extensão "Cinema com Vida" visa a contribuir com a formação estética de professores por meio da arte cinematográfica. É constituído pela organização e realização de mostras semestrais de filmes que comumente não são distribuídos pela grande indústria cinematográfica, assim como também não tem sido trabalhados dentro dos cursos de formação de professores. Tais mostras abrangem encontros semanais tanto para o estudo de textos históricos e críticos de arte, de cinema e de formação estética de professores, quanto para a exibição e debate de filmes. Em cada uma dessas mostras, podem participar professores de diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, bem como estudantes dos cursos de licenciaturas e de pós graduação da UFLA e outros estudantes que se preocupam com a dimensão estética e ética da sua própria formação. Um dos principais argumentos defendidos dentro do projeto é de que o percurso de formação de professores não se fortalece quando se estrutura apenas sobre relacionamentos curtos e velozes com os materiais pedagógicos, mas depende de relações duradouras, que possibilitam o demorar-se sobre as coisas e a reflexão cuidadosa sobre elas, o que permite reconhecer inclusive quais os desdobramentos de uma relação desta natureza para a relação entre professores, licenciandos e suas práticas pedagógicas. Por fim, juntamente com o trabalho já descrito, professores, mestrandos e licenciandos tem escrito e publicado artigos baseados na experiência formativa proporcionada dentro do projeto, o que pretendem continuar fazendo.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Há expectativa de parceria com a Secretaria Estadual e Municipal de Educação para liberação de professores da rede pública para participação no projeto "Cinema com Vida"

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização:

Museu de História Natural no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras
Salas de aulas virtuais

Data de Início: 04/08/2022

Data de Término: 04/08/2025

Justificativa: Apesar de em 2014 ter sido instituída a lei federal 13006/2014 que torna obrigatório o cinema brasileiro nas escolas, os cursos de formação de professores ainda não dispõem de momentos específicos nos seus currículos que preparem os professores a lidar com a linguagem cinematográfica e principalmente, que proporcionem ocasiões em que eles/elas possam conhecer filmes que se distanciem dos esquemas perceptivos promovidos pela grande indústria cinematográfica ultra comprometida com a reprodução de um mundo baseado no consumo e no produtivismo compulsivo e alienado. Além dos esforços que precisam ser movidos para a aplicação dessa lei, é fundamental reconhecer que cada vez mais pessoas das mais diversas profissões se entregam sem resistências ao consumo das imagens audiovisuais pelas telas de seus aparelhos eletrônicos. Telas que inclusive mediam as relações que as pessoas estabelecem umas com outras, afastando-as de uma interação corpo a corpo, mais demorada, mais comprometedora, mas também mais desafiante, exigente e empolgante. Com isso, deixam de exercitar o ver junto, o prestar atenção em algo comum, o debater respeitosamente este algo comum com outras pessoas, assim como deixam também de ampliar o olhar para além dos esquemas habituais. O projeto em questão se justifica por visar a promoção do diálogo entre professores de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento e estudantes de gradução e pós-gradução que se tornarão professores sobre o modo com que as imagens audiovisuais tem afetado a experiência das pessoas se relacionarem umas com as outras como seres humanos e não como máquinas. O que pressupõe aprender a olhar mais devagar, prestar atenção, ter paciência, considerar que aprender é também ensaiar diferentes possibilidades, e portanto, recuar aos automatismos, reconhecê-los como práticas que ignoram o exercício humano de poder repensar, de sentir mais devagar e com consciência os processos de ensino e aprendizagem. Assim, além de ser um espaço para o trabalho com produções artísticas e culturais que não tem outro espaço social para serem conhecidas e apropriadas, como é o caso dos assim chamados cinemas novos, o projeto é um espaço em que estudos feitos em diferentes disciplinas dentro da UFLA podem receber contribuições da comunidade externa, assim como podem ser a ela estendidos.

Caracterização dos Beneficiários:

Estudantes das licenciaturas e demais cursos da UFLA;
Professores e professoras da rede de ensino em Lavras;
Participantes e publico geral interessados nas obras a serem exibidas;

Objetivos:

Objetivo geral: Compreender as potencialidades formativas das estéticas dos Cinemas Novos na formação de professores.
Objetivos Específicos: Conhecer aspectos que caracterizam o cinema convencional, identificando como se produz o que Ismail Xavier chamou de efeito janela; Perceber algumas das características expressivas e estéticas do Cinema Novo; Discutir e estudar em um grupo de estudiosos de áreas de conhecimento e níveis de ensino diversificados algumas das especificidades dos filmes exibidos e debatidos.

Metas: Espera-se alcançar um público amplo com as exibições regulares que junto à comunidade universitária possa assistir e debater cada uma das obras, bem como a produção de resenhas críticas e a publicação de comunicações em eventos.

Fundamentação Teórica: O presente projeto é uma parceria entre o Departamento de Educação e Educação Física que foi aprovado no edital universal da FAPEMIG. Seu escopo está fundamentado no pensamento de autores da assim chamada Teoria Crítica da Sociedade, em especial de T. Adorno, M. Horkheimer e C. Türcke. Como filósofos que buscam compreender a realidade como uma produção histórica e social, reunindo tanto a tradição filosófica expressa por Marx e Engels como a manifesta por Sigmund Freud, Adorno e Horkheimer construíram as bases para o pensamento crítico de C. Türcke e oferecem subsídios para analisar e interpretar como a experiência estética pode na sociedade contemporânea contribuir para conscientização de mecanismos subjetivos reproduzidos nos cursos de formação de professores e que reproduzem a lógica concorrencial e destrutiva do modo de produção capitalista. Junto com a leitura dos textos de Türcke, que atualizam a tradição de pensamento crítico de de Marx e Engels, este trabalho também se fundamenta nos estudos do crítico de cinema brasileiro Ismail Xavier, que discorre sobre a estética cinematográfica naturalista, suas origens históricas bem como sobre a estética dos assim chamados cinemas novos. Com esses autores busca-se observar atentamente estéticas que se distanciam daquela prevalecente no cotidiano, nas quais o que se destaca são os efeitos técnicos especiais.

Metodologia: O projeto compreende um momento de planejamento, outro de execução e ainda outro de autoavaliação crítica de mostras de cinema. Este percurso envolve a seleção de filmes e textos que discutem estéticas distintas das que são oferecidas pela grande indústria cinematográfica e pelos cursos iniciais de formação de professores. Por isso, antes de iniciar cada nova mostra, a equipe juntamente com os participantes interessados avalia o trabalho desenvolvido na mostra anterior para definir e planejar a mostra seguinte, tendo em vista que apenas na prática, na relação com os filmes e no trabalho de estudo uns com os outros torna-se possível efetivamente desfazer esquemas de percepção já consolidados e desenvolver novas possibilidades de perceber, pensar o real, ensinar e aprender. Nesse sentido, quando o próprio grupo que se coloca diante das dificuldades do próprio material cinematográfico define que é preciso mais tempo para dele se apropriar, ou seleciona mais filmes do mesmo cineasta ou mais filmes do mesmo movimento cinematográfico anteriormente selecionado, permitindo-se mais tempo de estudo e de reflexão sobre determinada estética cinematográfica. Nestes termos, apenas com o exercício reflexivo e critico da práxis o projeto vislumbra a possibilidade de definir quais serão exatamente os cineastas e/ou movimentos cinematográficos a serem estudados. Nesta dinâmica, cada docente que compõe a equipe técnica assume a responsabilidade por no mínimo um filme e um texto a ser estudado dentro do grupo, disponibiliza os referidos materiais no blog do Projeto, prepara as condições para o encontro de estudos e produz ensaios que também serão disponibilizados no mencionado Blog. Além dos textos específicos dos filmes a serem debatidos, serão lidos textos sobre as características históricas e estéticas do cinema convencional e do cinema novo em encontros que entremeam a exibição e debate dos filmes.

Impactos na Formação Discente: Como um projeto de pesquisa em interface com a extensão, os participantes serão beneficiados com as análises individuais e coletivas sobre cada uma das obras cinematográficas exibidas, bem como conhecerão a linguagem cinematográfica como parte da educação audiovisual.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto reúne licenciandos, mestrandos, professores já formados e outros profissionais interessados na arte cinematográfica, e sua perspectiva é a de que todos os participantes sejam ao mesmo tempo atores e espectadores do processo de construção e expressão dos conhecimentos. Nesse sentido, o olhar investigativo, próprio da pesquisa conduzirá as perguntas que serão feitas em meio as leituras dos textos e dos filmes, as quais tendem a formar o corpus de futuras dissertações, projetos de pesquisa e elaboração de artigos e resenhas, que serão publicadas no blog do projeto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A escassez de experiências formativas que ultrapassam a configuração da sala de aula, que permitam aos professores e a universidade se experimentarem como aqueles que aprendem e aos alunos e escolas como aqueles que ensinam, que permitam o desenvolvimento de leituras e escritas em grupo, de ouvir o outro, de se voltar com apreço ao que ele diz, com a disposição de estabelecer nexos entre o que outros dizem e o que o eu diz.

Resultados Esperados: Espera-se que os participantes do projeto consigam se desfazer dos rígidos esquemas de percepção do mundo produzidos com os filmes distribuídos pela grande indústria cinematográfica e que trazem em si um modo de relacionamento entre as pessoas que valoriza o consumo, a descartabilidade, o prazer instantâneo e fugaz, o imediatismo, a pressa, a desqualificação, a indiferenciação dos processos de ensino e aprendizagem e principalmente, a indiferença entre seres humanos. Assim como ao conhecer diferentes estéticas, espera-se que os participantes desenvolvam resistências para conter o consumo de imagens audiovisuais e para valorizar o exercício de produzir imagens mentais. Por fim, também se espera que o projeto estimule a criação de espaços sociais que permitam à população lavrense conhecer estéticas cinematográficas diferenciadas, bem como incentive a produção de pesquisas, artigos e dissertações de Mestrado em Educação que versem sobre experiência estética, cinema e formação de professores.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Divulgação e participação do participantes no projeto "Cinema com Vida";
Produção de trabalhos acadêmicos a serem divulgados em eventos;
Elaboração de Relatório final com os resultados obtidos ao longo da execução do projeto de pesquisa com interface em extensão

Cronograma: Como a previsão é de seis mostras de filmes ao longo de três anos, sendo uma a cada semestre, para cada uma haverá um mês de planejamento e divulgação, dois meses para exibição/ debate dos filmes e estudo de textos de fundamentação e o último mês para avaliação do trabalho e elaboração de resenhas para serem publicadas no blog do Projeto.

Descrição Resumida: O pressuposto de que a formação cultural requer um processo contínuo e de longo prazo tem feito com que o projeto insista em realizar exibições semanais de filmes na universidade, cultivando um espaço de encontro, em que a leitura do filme como uma obra de arte busca ir além da percepção individual, apoiando-se no olhar do outro presente nas exibições e nos textos filosóficos e educacionais

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DANIELA URBANO CARLOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES - Início: 04/08/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • JOSE SEBASTIAO ANDRADE DE MELO - Início: 04/08/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCIO NORBERTO FARIAS

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: marxio[em]ufla.br

E-mail Alternativo: marxio[em]def.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/08/2022 - 16:48:29

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/09/2022 - 14:47:11

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/09/2022 - 15:07:09

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCIO NORBERTO FARIAS: De 04/08/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/09/2022 - 14:38:24Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (GUSTAVO PUGGINA ROGATTO)
01/09/2022 - 14:47:11Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
08/09/2022 - 15:07:09Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

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