UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 60/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PaliAÇÃO - Programa de assistência domiciliar a pacientes que necessitam de Cuidados Paliativos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos – Palliare, por meio das visitas domiciliares, tem o objetivo de oferecer cuidados a pacientes, especialmente, sem possibilidade curativa na Atenção Básica à Saúde em Lavras – MG. Tendo em vista a necessidade de introduzir a cultura de Cuidados Paliativos na Atenção Básica, devido à prevalência de doenças que ameaçam a continuidade da vida e ao envelhecimento progressivo da população, torna-se necessária uma ação contínua e prolongada, que permita, além de uma assistência adequada e digna a esses pacientes, a disseminação do conhecimento sobre essa prática na comunidade. Para atender a essa demanda, o ideal é aliar ensino, pesquisa e extensão, no intuito de estender o conhecimento desenvolvido para a comunidade, que contribuirá com casos reais para o desenvolvimento de mais pesquisas. O principal objetivo do projeto é oferecer assistência adequada, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, identificando, avaliando e tratando sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores e/ou familiares. As reuniões serão realizadas com o intuito de discutir os casos trabalhados através do olhar dos Cuidados Paliativos, visando orientar as equipes de assistência multiprofissional da melhor forma, desenvolvendo pesquisas e construindo um conhecimento sólido sobre o tema. Com o objetivo de proporcionar o conhecimento necessário para a realização das atividades, o projeto será constituído por cursos de capacitação, com o desenvolvimento de cartilhas educativas, além de dinâmicas, aulas e palestras sobre a assistência em Cuidados Paliativos. Assim, o projeto busca, a longo prazo, melhorar a qualidade da assistência em saúde na Atenção Básica.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: As visitas serão realizadas nos domicílios dos pacientes residentes na cidade de Lavras - MG e as reuniões e capacitações ocorrerão no Departamento de Medicina da UFLA.

Data de Início: 27/10/2022

Data de Término: 27/12/2033

Justificativa: De acordo com a Worldwide Palliative Care Alliance (2014), dados da OMS mostram que as principais doenças que requerem cuidados paliativos no contexto dos adultos são doenças cardiovasculares (38%), neoplasias (34%), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC (10%), HIV/Aids (6%), entre outras, como Diabetes Mellitus (5%), doenças renais (2%) e doenças degenerativas do sistema nervoso (2%). Tendo em vista o envelhecimento progressivo da população, bem como a prevalência de tais doenças, que ameaçam a continuidade da vida, os Cuidados Paliativos se fazem cada vez mais necessários, sobretudo na Atenção Básica. Considerando que, segundo os níveis de desenvolvimento em Cuidados Paliativos da Organização Mundial de Saúde, o Brasil mantém apenas a presença de iniciativas isoladas de cuidados paliativos, é de extrema importância aliar a pesquisa realizada pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos – Palliare ao ensino, por meio das capacitações dos integrantes do projeto e à extensão, levando a prática dos Cuidados Paliativos para a comunidade, no intuito de promover a disseminação do conhecimento e a introdução da cultura de Cuidados Paliativos na Atenção Básica, para que futuramente este possa ser oferecido de maneira eficaz e ampla, afim de melhorar a qualidade da assistência em saúde no Brasil.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários deverão residir na cidade de Lavras-MG, sendo usuários do Sistema Único de Saúde. Serão elegíveis os pacientes, juntamente com seus respectivos cuidadores e/ou familiares, que apresentem alguma doença à qual se apliquem os Cuidados Paliativos, dentre elas: doenças cardiovasculares, neoplasias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, HIV/Aids, Diabetes Mellitus, doenças renais e doenças degenerativas do sistema nervoso, entre outras.

Objetivos: Oferecer assistência adequada em Cuidados Paliativos a pacientes que necessitam e não têm acesso a esse tipo de cuidado, desenvolvendo conhecimento acerca do assunto.

Metas: Oferecer assistência, sobretudo aos pacientes sem possibilidade curativa, por meio de visitas domiciliares de uma equipe multidisciplinar formada pelos membros do projeto; Promover a qualidade de vida de pacientes e seus cuidadores e/ou familiares, garantindo a prevenção e o alívio do sofrimento; Desenvolver conhecimento acerca da avaliação e do tratamento de sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais; Promover a capacitação dos membros do projeto afim de melhorar a qualidade da assistência em saúde; Discutir e analisar os casos encontrados, com o propósito de desenvolver conhecimento acerca do assunto e disseminá-lo à comunidade acadêmica.

Fundamentação Teórica: A Organização Mundial da Saúde (2002) define Cuidados Paliativos como a “assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença ou agravo que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais". Os Cuidados Paliativos, de acordo com o manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP (2012), têm como princípios: a promoção do alívio da dor e outros sintomas desagradáveis; a afirmação da a vida, considerando a morte como um processo natural; o compromisso de não acelerar nem adiar a morte; a integração dos aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente; o oferecimento de um sistema de suporte que possibilite o paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte; além de um sistema de suporte para auxiliar os familiares durante a doença do paciente e a enfrentar o luto; a abordagem multiprofissional para focar as necessidades dos pacientes e seus familiares, incluindo acompanhamento no luto; a melhoria da qualidade de vida e influência positiva no curso da doença; e a garantia de ser iniciado o mais precocemente possível, juntamente com outras medidas de prolongamento da vida, como a quimioterapia e a radioterapia e incluir todas as investigações necessárias para melhor compreender e controlar situações clínicas estressantes. O papel do especialista em Cuidados Paliativos, ainda segundo a ANCP, além de prover assistência, é “atuar no desenvolvimento e capacitação do Cuidado Paliativo como abordagem geral para todos os profissionais que cuidam de pacientes com doenças que ameacem a vida”.

Metodologia: As ações do projeto incluem visitas domiciliares a pacientes elegíveis, residentes na cidade de Lavras – MG, os quais serão assistidos por grupos multidisciplinares, que serão responsáveis por ouvir as demandas durante a visita e repassar ao restante do grupo nas reuniões, para que possam ser discutidas, de modo que seja elaborada a melhor orientação para o cuidado desse paciente. Além disso, serão realizadas, regularmente, oficinas para a capacitação dos integrantes e futuros membros, com cartilhas educativas, dinâmicas, aulas e palestras tanto sobre os Cuidados Paliativos, quanto sobre o atendimento na Atenção Básica, realizado nas visitas domiciliares.

Impactos na Formação Discente: Considerando que, segundo os níveis de desenvolvimento em Cuidados Paliativos da Organização Mundial de Saúde, o Brasil mantém apenas a presença de iniciativas isoladas de cuidados paliativos, o projeto impacta a formação discente à medida que agrega a prática ao ensino e à pesquisa, por meio de casos reais, que serão criticamente analisados, visando a construção de um conhecimento sólido sobre o assunto afim de contribuir para a formação de médicos cada vez mais humanizados.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A pesquisa realizada pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos – Palliare se relaciona ao ensino, por meio das capacitações dos integrantes do projeto, no intuito de promover a disseminação do conhecimento e a introdução da cultura de Cuidados Paliativos na Atenção Básica, para que futuramente este possa ser oferecido de maneira eficaz e ampla, afim de melhorar a qualidade da assistência em saúde no Brasil. Considerando que, segundo os níveis de desenvolvimento em Cuidados Paliativos da Organização Mundial de Saúde, o Brasil mantém apenas a presença de iniciativas isoladas de cuidados paliativos, a extensão tem o objetivo de contribuir para o preenchimento dessa lacuna no Sistema de Saúde, levando a prática dos Cuidados Paliativos para a comunidade, ao mesmo tempo em que agrega ao ensino e à pesquisa, contribuindo com casos reais, que serão criticamente analisados, visando a construção de um conhecimento sólido sobre o assunto e a promoção da qualidade de vida dos beneficiários.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto visa oferecer os Cuidados Paliativos, à comunidade que necessita e não tem acesso a esse tipo de cuidado, de forma a melhorar a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus cuidadores e familiares. Além disso, o projeto pretende contribuir para a disseminação do conhecimento sobre Cuidados Paliativos, de modo que ajude a introduzir essa cultura na Atenção Básica à Saúde, tendo como propósito, a longo prazo, a melhoria da assistência em Saúde no Brasil.

Resultados Esperados: Com suas ações, o projeto visa oferecer cuidados adequados e dignos, à comunidade, sobretudo aos pacientes sem possibilidade curativa, de forma a melhorar a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus cuidadores e familiares, desde o diagnóstico até o luto. Por consequência, espera-se disseminar o conhecimento sobre Cuidados Paliativos e introduzir essa cultura na Atenção Básica à Saúde, no intuito de melhorar a assistência em Saúde no Brasil, a longo prazo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Ao final dos cursos de capacitação serão aplicados questionários de avaliação, afim de verificar se os membros estão aptos a iniciarem os atendimentos domiciliares. Além disso, ao concluir os atendimentos de cada paciente, serão aplicados questionários de avaliação de qualidade, afim de avaliar o desempenho de todos os membros durante o andamento do projeto.

Cronograma: As capacitações terão início em outubro de 2022 com duração de 15 dias e as visitas domiciliares iniciarão em novembro de 2022, a serem realizadas, semanalmente, às quintas-feiras às 18h, com reuniões quinzenais às quartas-feiras às 18h.

Descrição Resumida: O projeto PaliAÇÃO tem o objetivo de oferecer assistência adequada, garantindo a prevenção e alívio do sofrimento, identificando, avaliando e tratando sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores. Considerando a necessidade de introduzir a cultura de Cuidados Paliativos na Atenção Básica, o projeto busca, através de suas visitas, reuniões e capacitações, melhorar, a longo prazo, a qualidade da assistência em saúde.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
28/12/202327/12/203307/08/2023 - 14:13:12Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: KATIA POLES

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: katia.poles[em]ufla.br

E-mail Alternativo: kpoles[em]usp.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/08/2022 - 08:56:08

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/09/2022 - 10:09:21

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/09/2022 - 15:08:12

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • KATIA POLES: De 18/08/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/09/2022 - 08:54:09Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ELLEN KRIS FAGUNDES E SOUZA FERREIRA)
05/09/2022 - 10:09:21Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
08/09/2022 - 15:08:12Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos