UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 70/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Gestão de Riscos Aplicada a Ambiente Escolar

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A finalidade da Gestão de Riscos é prevenir todos os fatos negativos que distorcem um processo, impedindo que se cumpra o programado, podendo provocar danos e/ou perdas às pessoas, materiais, instalações, equipamentos e meio ambiente. A gestão de riscos representa um conjunto de ações: identificação, administração, condução e prevenção de riscos ligados a uma determinada atividade. No âmbito escolar, a gestão de riscos está associada ao investimento em ações que interferem diretamente na gestão pedagógica, gestão de recursos humanos, qualidade dos serviços prestados e, até mesmo, no aperfeiçoamento da infraestrutura da escola. Este projeto tem por objetivo levantar e discutir os principais riscos relacionadas a integridade física e saúde dos membros que compõe o ambiente escolar, envolvendo treinamentos como Primeiros Socorros, Proteção e Combate a Incêndios e Pânico, Segurança no Trânsito, Ergonomia, dentre outros.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: Escolas da rede pública de Lavras/MG.

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: O projeto será realizados em ambiente escolar da rede pública da cidade de Lavras/MG.

Data de Início: 08/09/2022

Data de Término: 08/09/2024

Justificativa: Este projeto é de grande importância na gestão escolar pois considera os riscos envolvidos e oferece cursos aos docentes, estudantes e colaboradores em geral.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários envolvidos serão aqueles ligados a ambientes escolares da cidade de Lavras MG. Como serão selecionada, a princípio, apenas escolas da rede pública, os beneficiários diretos são os estudantes, professores e colaboradores do local e, de forma indireta, a sociedade/comunidade como um todo.

Objetivos: Este projeto terá como objetivo levantar e discutir os principais riscos relacionados a integridade física e saúde dos membros que compõem o ambiente escolar.

Metas: Este projeto terá como meta apresentar a gestão de riscos em ambiente escolar a todos envolvidos e propor métodos/formas/treinamentos para reduzir ao máximo a exposição dos envolvidos, protegendo a vida e proporcionando saúde.

Fundamentação Teórica:

É denominado risco, o efeito das influências e fatores internos e externos que produzem as incertezas no indivíduo sobre as metas da organização. Esta incerteza é a deficiência das informações, incluído a sua compreensão, seu conhecimento, sua consequência ou sua probabilidade de ocorrência (ABNT, 2009).
Como afirma o autor Kletz (1984), o método tradicional de identificação dos riscos/perigos no ambiente de trabalho, desde o início da revolução industrial se destaca, pois só se tomava alguma atitude após a ocorrência dos acidentes, assim como ocorre nos dias de hoje. São conhecidas também como ações reativas e não preventivas, visto que são baseadas em fatos ocorridos (acidentes) e sua aceitação como fato inesperado e de causas incontroláveis.
Segundo Ponzetto (2002), o processo de gestão de risco é composto pelas funções identificar perigo, avaliar riscos, comparar com risco tolerado e tratar riscos. Identificação de perigos e avaliação de riscos constituem a análise de riscos. Já a identificação, avaliação e comparação constituem o monitoramento. Monitoramento e intervenção incluem o controle e o tratamento dos riscos se relacionam à intervenção para redução e/ou transferência.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10068: Folha de desenho – Leiaute e dimensões. Rio de Janeiro, 1987.
KLETZ, Trevor A. A eliminação dos riscos oriundos dos processos. Tradução de André Leite Alckmin. São Paulo, 1984.
PONZETTO, Gilberto. Mapa de Riscos Ambientais: Manual Prático. São Paulo:
LTR, 2002.

Metodologia: Ofertar treinamentos/cursos relacionados a gestão de riscos, a saber: Primeiros Socorros, Proteção e Combate a Incêndios e Pânico, Segurança no Trânsito, Ergonomia, dentre outros

Impactos na Formação Discente: Os estudantes envolvidos no projeto poderão, além de receber os treinamentos propostos, em um segundo momento, auxiliar na oferta dos mesmos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A gestão de riscos é uma disciplina relacionada às áreas de Administração e Engenharia (Segurança do Trabalho). A proposta de levar gestão de riscos para as escolas da cidade envolve, além das mencionadas, diversas áreas do conhecimento, pois considera a gestão da qualidade de vida e saúde dos envolvidos no ambiente escolar.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O impacto social do projeto está relacionado a oferta de cursos relacionados a segurança e gestão de riscos em ambiente escolar. Os estudantes, professores e envolvidos poderão ter noção da gestão de riscos e levar este conhecimento as demais membros de sua família e comunidade de forma geral.

Resultados Esperados: Ao final do projeto espera-se obter ambientes escolares mais seguros e participativos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Como forma de indicadores serão aplicados questionários aos gestores das escolas para averiguação do atingimento as metas e satisfação dos envolvidos.

Cronograma: O projeto ocorrerá inicialmente oferecendo treinamentos em Primeiros Socorros, em seguida Noções de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico.

Descrição Resumida: O projeto tem como principal objetivo a Gestão de Riscos em ambiente escolar na cidade de Lavras (MG). As atividades constam de treinamentos oferecidos a estudantes, professores e colaboradores, nas seguintes temáticas: Primeiros Socorros, Proteção e Combate a Incêndios e Pânico, Segurança no Trânsito, Ergonomia, dentre outras.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RAPHAEL NOGUEIRA REZENDE - Início: 08/09/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ALEXANDRE DE SOUSA EVANGELISTA - Início: 08/09/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FLAVIA ALVARENGA FERNANDES BRUZI - Início: 08/09/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUANA ELIS DE RAMOS E PAULA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

E-mail Institucional: luana.paula[em]ufla.br

E-mail Alternativo: luanafloresta[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/09/2022 - 00:26:29

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 26/10/2022 - 09:48:43

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/10/2022 - 14:28:04

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUANA ELIS DE RAMOS E PAULA: De 08/09/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
25/10/2022 - 17:14:46Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (LUIZ ANTONIO LIMA)
26/10/2022 - 09:48:43Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
31/10/2022 - 14:28:04Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

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