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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 66/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos da UFLA (CEBioMInas) como rede de informação da biodiversidade

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto envolve duas vertentes distintas, mas interligadas. Uma primeira se refere à revitalização e manutenção dos acervos no Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, que inclui as atividades de curadoria em geral e equipagem com materiais de segurança e análise de material biológico. A atividade de curadoria inclui identificação e tombamento de amostras biológicas, digitalização dos acervos em plataformas especializadas e disponibilização dos dados para o público em geral. A outra vertente de extensão é a divulgação do conhecimento sobre a biodiversidade em fóruns, ciclo de palestras, exposições e workshops

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Apoio financeiro do CNPq

Número Estimado de Participantes: 25

Locais de Realização: Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos da UFLA, Departamento de Biologia, UFLA

Data de Início: 10/03/2023

Data de Término: 10/03/2027

Justificativa: A biodiversidade e sua crise atual tem sido debatida em diversos fóruns, desde locais a globais, sendo um dos primeiros e mais importantes, a Conferência Rio-92 (MCT 2006). A partir daí formulou-se, no Brasil, o documento gerado durante a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) (MMA 2000) que contemplou diversos temas relevantes para a sociedade. Estes documentos contemplam, de forma incisiva, políticas direcionadas para estimular a delimitação e descrição de espécies, e o gerenciamento e incremento das coleções, ambos os temas fazendo parte da ciência da sistemática. Considerando os reconhecidos níveis de ameaça e pressões sobre a biodiversidade, estudos focando a descrição e compreensão da riqueza e as relações filogenéticas entre as espécies são, em muitos casos, desejáveis, sendo eles a base para a compreensão desta biodiversidade e para subsidiar estudos em outras áreas (para mamíferos, Reeder et al. 2007). Estima-se que apenas 20% de todas as espécies existentes foram descritas (p. ex., Chung & Byrne 2006), em uma estimativa de quase nove milhões segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), mas há projeções ainda mais elevadas para a diversidade (e.g. Erwin 1982). Isto leva ao temor de que muitas das espécies nem descritas serão frente à rapidez da ocupação humana e seus impactos. Considerando que as mudanças e problemas da Sociedade ditam em grande medida as demandas de investimento financeiro e de pessoas que acontecem no meio científico e nas políticas públicas como um todo, democratizar o conhecimento sobre a biodiversidade é urgente. Numa corrida pela manutenção dessa diversidade na natureza, bem como de proteção de seu registro em coleções ex situ, é necessário que não somente pesquisadores e pesquisadoras, mas a sociedade em geral, estejam atentos e atentas ao investimento na área. Atividades de descrição, disseminação e popularização da biodiversidade podem tornar mais perceptível à comunidade em geral a crise sobre esta mesma biodiversidade. Permitir que a popularização seja feita diretamente dos grupos de pesquisa à comunidade por meio de ferramentas acessíveis virtualmente e através de ações no local pode representar uma ressignificação da importância dessas coleções para a conservação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Caracterização dos Beneficiários: São profissionais que já atuam no Centro, os profs pesquisadores-curadores e os estudantes nos diversos níveis, desde graduação a pós-doutoramento. Também estão envolvidos bolsistas de apoio técnico.

Objetivos: Integração das diversas coleções biológicas da UFLA em um único espaço físico, o Centro de Biodiversidade e de Patrimônio Genético (CEBioMinas), Promover a integração dos diversos pesquisadores/curadores e a otimização da forma de gerenciamento dos acervos Democratização das informações sobre a biodiversidade documentada no CEBioMinas) Equipagem das coleções CEBioMinas quanto a segurança e acesso por pesquisadores e comunidade em geral Digitalização das coleções do CEBioMinas) Melhoria do espaço e materiais para exposições temporárias e eventos/cursos do CEBioMinas Criação de site com informações sobre a biodiversidade documentada no CEBioMinas e acessível a comunidade em geral Produção científica com base na análise do acervo do CEBioMinas

Metas:

Efetivar a integração das diversas coleções biológicas da UFLA em um único espaço físico, o Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos (CEBio Minas)
Promover a integração dos(as) diversos(as) pesquisadores(as)/curadores e a otimização da forma de gerenciamento dos acervos
Aparelhamento das coleções do CEBio Minas quanto a segurança e acesso por pesquisadores(as) e comunidade em geral;
Digitalização das coleções do CEBio Minas;
Melhoria do espaço e materiais para exposições temporárias e eventos/cursos do CEBio Minas;
Criação de site com informações sobre a biodiversidade documentada no CEBio Minas e acessível a comunidade em geral
Inclusão do acervo das coleções do CEBio Minas em plataformas digitais para livre acesso da comunidade

Fundamentação Teórica: As coleções biológicas ex situ são a principal forma de documentação e acesso à biodiversidade e fonte de dados para pesquisas que subsidiam ações para a descrição da diversidade e conservação da natureza. Além disso, podem representar meio de conscientização da população em geral quanto à natureza, local, regional e globalmente. O acesso às coleções historicamente dá-se de forma direta, analisando fisicamente os espécimes. Este acesso deve ser feito por pessoas capacitadas para que partes das amostras não sejam danificadas e perdidas. Com o avanço de tecnologias de imagem e informação já é possível acessar essa diversidade a distância e sem a necessidade de capacitação do manuseio. Plataformas digitais de dados democratizam o acesso à diversidade em diferentes grupos de organismos (Canhos et al. 2015). É possível visualizar imagens em alta definição e organizadas de forma didática de espécimes fixados ou imagens de campo obtidas por pesquisadores e pesquisadoras, informações de distribuição e, algumas vezes, ferramentas ou descrições para permitir o reconhecimento dessa diversidade. Não somente cientistas, mas a comunidade em geral se aproxima dessa riqueza natural. A disponibilização de dados biológicos em plataformas pode ser especialmente importante em países megadiversos como o Brasil também para auxiliar na tomada de decisões informadas com relação a questões ambientais (Sousa-Baena et al. 2014). Do ponto de vista da pesquisa, a necessidade de registro por imagem das amostras se torna salutar quando pensamos no investimento oscilante na manutenção destas coleções, com histórias recentes de perdas de coleções inteiras (biológicas, arqueológicas, de linguagem, etc.) devido a problemas de diversas ordens com a manutenção predial. Do ponto de vista da popularização da diversidade local e global, a promoção de ferramentas para o reconhecimento dessa diversidade ao redor aumenta a percepção das pessoas quanto à qualidade do ambiente, quanto à riqueza e composição das espécies que convivem diariamente. Entretanto, essas ferramentas não são igualmente disponibilizadas nas instituições do Brasil e há diferenças quanto a digitalização de coleções entre plantas e animais, por exemplo. É necessário que estas coleções tenham equipamentos para obtenção e tratamento destas imagens de forma padronizada. Treinamento de pessoal e sua permanência contínua para realizar um trabalho que é extenuante (Costello 2014). Espaço virtual para depósito das imagens e dados agregados aos espécimes. Softwares que possam viabilizar o fácil acesso aos dados e gerar informação de interesse a população. Criação e curadoria de site contendo informações e ferramentas da coleção, bem como ações de popularização da ciência presencialmente acontecendo nos espaços planejados para isto dessas coleções.

Metodologia:

A metodologia aplicada à estruturação das coleções serão o trabalho conjunto entre os curadores e bolsistas contratados para o tombamento da coleções e digitalização dos dados em plataforma específica
Disponibilizar este banco de dados em plataformas de acesso amplo (SpeciesLink, por exemplo)
A metodologia de divulgação das atividades em formas de workshops, ciclo de palestras e exposições para o público acadêmico da UFLA e público mais geral da cidade de Lavras e entorno

Impactos na Formação Discente: Haverá o envolvimento de aproximadamente 15 discentes, sendo bolsistas do projeto ou não, nas atividades de extensão (exposições, participação nos ciclos de palestras, etc) e também na atividade de curadoria geral, desde fixação e tombamento de material até sua digitalização. Isto fortalece a formação discente nas áreas de extensão e pesquisa

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Todos os profs. Curadores ministram diversas disciplinas em níveis de graduação e pós-graduação portanto fazendo a ponte entre ensino e a pesquisa que tais profs desenvolvem, particularmente nas áreas de morfologia, sistemática biológica e evolução. E estes resultados serão divulgados em diversos espaços nas diversas metodologias para os diferentes públicos (extensão) mediante este projeto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Por este projeto envolver atividades de divulgação presencial, certamente o impacto para a conscientização sobre a nossa biodiversidade será de grande monta, particularmente para o público da UFLA e Lavras. Em termos de coleções, elas já têm um importante papel no aporte de pesquisa com fornecimento de material para diversos estudos e teses como também desempenha o papel de fiel depositária desta parcela da biodiversidade

Resultados Esperados:

- A construção de um site para a divulgação e maior visibilidade do Centro no primeiro semestre
- Digitalização dos acervos (ao menos parte deles no caso de coleções grandes como de insetos e peixes) em plataforma específica. Este processo é contínuo ao longo de todo o projeto
- Elaboração de um ciclo de palestras para divulgação científica na UFLA
- Elaboração de workshops sobre a biodiversidade
- Elaboração de exposições para o público em geral como UFLA postas abertas

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

As etapas propostas serão avaliadas ao longo do projeto pelos profs. Curadores seguindo o próprio cronograma fornecido para o CNPq.
No caso da digitalização doa cervo, os indicadores serão quantitativos (número de entradas em planilha por unidade de tempo)
No caso de atividades de extensão os indicadores serão quantitativos e qualitativos

Cronograma:

Melhoria da infraestrutura do Centro de Visitantes. Instalação de expositores e equipamentos para recepção de visitantes. A partir agosto/2023.
Montagem de um Comitê Gestor para gerenciamento de tarefas, financeiro. A partir de abril/2023
Aquisição de materiais para análise e preservação dos espécimes. A partir de maio/2023
Inclusão dos acervos CEBio Minas em redes de informação de biodiversidade. A partir de julho/2024
Processamento do banco de dados, digitalização dos exemplares do acervo e disponibilização em redes (specieslink, GBIF, etc). A partir de maio/2023
Organização do acervo e identificação dos exemplares Execução da etapas de curadoria do acervo, tais como triagem, preparação, secagem, sistematização e identificação dos acervos. A partir de abril/2023
Cursos de formação de taxonomistas, sistematas e curadores Realização de cursos direcionados aos professores de ensino fundamental e médio, graduandos, profissionais e taxononomistas amadores interessados. A partir de Agosto/2023
Atividades de Extensão. recebimento do público em geral para exposições e ciclos de palestras. A partir de julho/2023.

Descrição Resumida: O projeto envolve 2 vertentes interligadas. Uma se refere à revitalização e manutenção dos acervos no Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, que inclui as atividades de curadoria em geral e equipagem com materiais de segurança e análise de material biológico. A outra vertente de extensão é a divulgação do conhecimento sobre a biodiversidade em fóruns, ciclo de palestras, exposições e workshops.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RENATO GREGORIN

Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

E-mail Institucional: rgregorin[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rgregorin[em]dbi.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/04/2023 - 14:29:33

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/05/2023 - 16:17:10

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RENATO GREGORIN: De 14/02/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
30/05/2023 - 16:17:10Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (THIAGO ALVES MAGALHAES)
01/06/2023 - 08:36:29Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 66/2023 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos