UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 23/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Indicadores Econômicos Para o Agronegócio Da Região Sul de Minas Gerais - ÍNDICE DE PREÇOS RECEBIDOS (IPR)

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Busca-se operacionalizar um banco de dados de Índice de Preços do setor agropecuário na UFLA. Especificamente, pretende-se estimar os Índices de Preços Recebidos (IPR) pelos produtores rurais na região e divulgá-los mensalmente e realizar análises destes com outros índices da economia regional e nacional. Este estudo tem seu referencial teórico baseado na teoria de índices de preços com suporte nos custos de produção agrícola, apoiado pela teoria pertinente. O cálculo do índice será ponderado pela quantidade produzida na região sul de Minas Gerais, com base em informações coletadas mensalmente em instituições do agronegócio e produtores rurais das mais diversas cadeias agrícolas produtivas. A opção pelo índice de Laspeyres está na simplificação do levantamento mensal de dados em que se basta apenas a coleta de preços, visto as quantidades para a ponderação se referirem apenas ao período base. Para cada atividade será estabelecida uma amostra de informantes."

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: UFLA

Número Estimado de Participantes: 2

Locais de Realização: Cidades do Sul de Minas Gerais.

Data de Início: 16/03/2023

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: Um banco de dados objetiva fornecer informações que auxiliem atividades de produção e pesquisa, proporcionem maior eficiência na utilização dos recursos produtivos, aumentando a rentabilidade e oferta de produtos à sociedade como um todo. Para isto é necessário que os dados sejam coletados e armazenados com critérios pré-estabelecidos, de tal forma que o usuário conheça sua origem e possa compará-los no tempo e entre regiões.Em relação ao Índice de Preços dos Produtos Agrícolas, os dados são importantes por refletirem o comportamento regional do mercado dos produtos agrícolas, os preços das commodities agropecuárias e as variações sazonais, cujos indicadores econômicos facilitam ainda mais o processo de tomada de decisão do administrador rural.

Caracterização dos Beneficiários: Agentes econômicos que trabalham com o agronegócio.

Objetivos: Por meio deste trabalho, busca-se operacionalizar e gerenciar um banco de dados de Índices de Preços do setor agropecuário na Universidade Federal de Lavras (UFLA).Especificamente, pretende-se:Estimar os Índices de Preços Recebidos (IPR) pelos produtores rurais na região e divulgá-los mensalmente; Realizar análises comparativas desses índices de preços agrícolas entre si e destes com outros índices da economia regional e nacional.Desenvolver relatórios de divulgação mensal destes índices para a sociedade interessada nestas informações."

Metas: Desenvolvimento de modelos de coleta de dados, tratamento de dados e confecção de relatórios.

Fundamentação Teórica: Para conhecer melhor o desempenho de uma atividade econômica é preciso desenvolver um levantamento sistemático dos processos envolvidos na estrutura de produção, de tal forma que se permitam análises comparativas de período para período. Além disto, seria extremamente útil a comparação entre unidades de produção com características diferentes.As estatísticas existentes no Brasil apresentam dados de produção, produtividade, preços e índices de comportamento de produção e preços, em níveis gerais, dos estados e do País. Estas informações se encontram em publicações da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Federações da Agricultura dos Estados Brasileiros, Ministério da Agricultura e Reforma Agrária (MARA), Secretarias de Estado da Agricultura, Empresas Estaduais de Pesquisa, entre outras.Nos últimos anos vêm surgindo no Brasil instituições preocupadas em buscar e divulgar dados sobre aspectos econômicos do processo de produção. Nestes casos, a preocupação maior está centrada nos custos de produção agrícola. Dentre estas instituições, destacam-se a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e mais recentemente a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da ESALQ/USP, que desenvolvem processos de acompanhamento do sistema de produção regional, estadual e nacional. A construção de um banco de dados contínuo, permanente e constantemente atualizado, que reúna estatísticas agrícolas de produção, produtividade, preços, índices e custos de âmbito regional são de grande utilidade no planejamento agropecuário e agroindustrial dos produtores locais e regionais, bem como no processo de tomada de decisão do administrador rural.

Metodologia: A especificação dos fatores de produção, bem como o procedimento de cálculo do custo de produção, baseia-se na sugestão de especialistas ligados ao setor agrícola. Assim, o modelo de custos inclui as variáveis ligadas ao capital fixo e ao variável das atividades a serem analisadas. Percebe-se que a fórmula de Laspeyres adota uma base fixa de ponderação. Os fatores de ponderação são os valores totais no período base, isto é, ponderado para os diversos insumos (produtos). O único fator que se altera é preços , ou seja , o preço do insumo (produto) comprado (produzido) no período para qual está se calculando o índice. Este é o dado que deve ser sistematicamente levantado.

Impactos na Formação Discente: Desenvolve a capacidade de escrita científica, como a coleta de dados e propicia uma vivencia prática atrelada ao conhecimento teórico.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Departamento de Gestão do Agronegócio - DGA - da UFLA já desenvolve uma série de pesquisas, trabalhos e atividades na área do agronegócio, demandando uma elevada busca por informações e consultorias, seja no setor público ou privado.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Produção de conhecimento e sua difusão através de relatório e mídias sociais.

Resultados Esperados: Relatórios e Banco de Dados para pesquisas

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Analise da qualidade dos relatórios confeccionados.

Cronograma: Coleta de Dados na terceira semana do mês e relatório na primeira semana do mês seguinte. Repetindo atividade mensalmente durante o ano.

Descrição Resumida: Busca-se operacionalizar um banco de dados de Índice de Preços do setor agropecuário na UFLA. Especificamente, pretende-se estimar os Índices de Preços Recebidos (IPR) pelos produtores rurais na região e divulgá-los mensalmente e realizar análises destes com outros índices da economia regional e nacional. Este estudo tem seu referencial teórico baseado na teoria de índices de preços com suporte nos custos de produção agrícola, apoiado pela teoria pertinente.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RENATO ELIAS FONTES

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÂO DO AGRONEGÓCIO

E-mail Institucional: refontes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: refontes74[em]icloud.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/03/2023 - 10:43:08

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/03/2023 - 16:08:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RENATO ELIAS FONTES: De 16/03/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/03/2023 - 16:08:56Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (JAQUELINE SEVERINO DA COSTA)
28/03/2023 - 11:47:24Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 23/2023 (HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos