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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 50/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Física Descomplicada - Teoria e Prática

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este Programa é uma iniciativa do Departamento de Física da UFLA/ICN, que foi criado com o objetivo de proporcionar a difusão e a disseminação do conhecimento científico em Física para os alunos assistidos pelo Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A transmissão dos saberes em Física será realizada por meio de cursos e palestras ministrados aos estudantes, com o intuito de difundir o método científico, incentivar o interesse pela ciência e pelo ensino superior, além de demonstrar como a educação é uma poderosa ferramenta de transformação social.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento

Número Estimado de Participantes: 15

Locais de Realização: Preferencialmente nas dependências do Departamento de Física

Data de Início: 08/03/2023

Data de Término: 30/06/2025

Justificativa: Para muitos estudantes, a Física pode parecer uma disciplina difícil e complexa, e muitas vezes impossível de ser compreendida. Essa percepção inicial pode ser decorrente do fato de que os conceitos apresentados nas aulas são frequentemente abstratos e as experiências realizadas apenas na imaginação. Nesse sentido, a utilização de práticas durante o ensino se apresenta como uma ferramenta extremamente eficaz para a fixação e compreensão dos conceitos de Ciências, especialmente em Física. É, portanto, de suma importância que essa metodologia seja empregada como instrumento de aprendizagem e de incentivo à Ciência e ao Ensino Superior, sobretudo para alunos da rede pública, que muitas vezes desconhecem a possibilidade de cursar uma “faculdade” de forma gratuita e com excelente qualidade.

Caracterização dos Beneficiários: Os principais beneficiários deste programa serão os estudantes do CEDET, prioritariamente os provenientes da rede pública de ensino, bem como os alunos matriculados nos cursos de Engenharia Física e Licenciatura em Física, assim como estudantes de outras áreas de Engenharia e Ciências Básicas. Durante as atividades, os estudantes do CEDET serão responsáveis pela participação efetiva, enquanto que os discentes da UFLA desempenharão o papel de tutores e monitores, auxiliando os participantes no processo de aprendizado.

Objetivos:

Promover a interação entre os discentes de graduação e os estudantes do CEDET;
Fomentar o interesse pela ciência e tecnologia;
Promover desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes de graduação através do trabalho como tutores e monitores nas atividades propostas;
Promover o interesse pelo ensino superior.

Metas:

realizar a capacitação dos discentes de graduação para atuarem como tutores e monitores;
desenvolver apostilas para auxiliar no desenvolvimento das atividades;
realizar visitas guiadas aos laboratórios do DFI;
Promover bate-papos entre os estudantes do CEDET e os discentes de graduação;
incentivar a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas escolas;

Fundamentação Teórica:

O ensino de ciências e o fomento ao interesse científico são de extrema importância para uma nação por diversas razões. Em primeiro lugar, a ciência é um dos principais motores do progresso humano, pois é através dela que desenvolvemos tecnologias e soluções para os problemas que enfrentamos como sociedade [1,2].
Além disso, a ciência é fundamental para a compreensão do mundo que nos cerca e para a tomada de decisões informadas em diversas áreas, como saúde, meio ambiente, economia, entre outras. O conhecimento científico é também um patrimônio da humanidade, um bem público que deve ser compartilhado e usado para o benefício de todos [3,4].
O ensino de ciências também é importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de entender e questionar as informações que recebem e de participar de debates importantes para a sociedade. A ciência é um campo em constante evolução e o interesse científico permite que as pessoas acompanhem essas mudanças e se mantenham atualizadas sobre as descobertas e avanços da ciência [5].
No contexto atual, em que enfrentamos desafios globais como as mudanças climáticas, a pandemia de COVID-19 e a crescente desigualdade social, é ainda mais importante investir na ciência e na educação científica. Como destaca a UNESCO em seu Relatório de Ciência da UNESCO de 2021, "a ciência é um imperativo ético, social e econômico para alcançar um desenvolvimento humano inclusivo e sustentável" [6].
Em resumo, o ensino de ciências e o fomento ao interesse científico são fundamentais para o desenvolvimento humano, a tomada de decisões informadas, a formação de cidadãos críticos e conscientes e a solução dos desafios globais que enfrentamos. Portanto, é essencial que governos, instituições de ensino e a sociedade em geral invistam na ciência e na educação científica.
[1] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículo de Ciências para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
[2] MARTINS, I. C. B.; TEIXEIRA, R. A educação científica e a formação do cidadão: reflexões sobre o papel da escola e do professor. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 263-284, jan./mar. 2017.
[3] ZANETIC, J. Importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 99, p. 90-97, set./nov. 2013. e CUNHA, D. N. D.; CUNHA, P. M. D.; PEREIRA, C. M. D. S. Iniciação científica: um caminho para a formação do cientista. Cadernos de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 48-53, 2015.
[4] FARIA, L. O.; BARROS, L. A. B. C. O ensino de ciências e a formação do cidadão crítico. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2014.
[5] JACOBUCCI, D. F. A importância da divulgação científica na formação do cidadão. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Franca, v. 4, n. 3, p. 25-34, 2015.
[6] UNESCO. Relatório de Ciência da UNESCO 2021: O caminho para 2030. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377458. Acesso em: 19 abr. 2023.

Metodologia:

O programa será composto por aulas semanais com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, ministradas por docentes e discentes da graduação. As aulas seguirão uma abordagem expositiva, apresentando conceitos e grandezas físicas teoricamente, seguidas de experimentos simples para coletar dados e comprovar os conceitos teóricos apresentados.
Os alunos do CEDET serão incentivados a participar ativamente, realizando questionamentos, ajudando na realização dos experimentos e cálculos matemáticos necessários, além de responderem às perguntas dos docentes.
As atividades serão conduzidas de forma a demonstrar conceitos de maneira prática e a ilustrar como as pesquisas científicas são realizadas. Não se limitarão a experimentos meramente demonstrativos, que poderiam transmitir a impressão equivocada de que a Física é baseada em truques ou ilusionismo.

Impactos na Formação Discente:

A participação em atividades de extensão com alunos do CEDET pode trazer diversos impactos positivos na formação discente, tais quais:

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança: Ao atuar como tutores e monitores em atividades de extensão, os discentes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação e liderança, pois precisam explicar conceitos complexos de maneira clara e objetiva para os alunos do CEDET.

Aprendizagem significativa: A participação em atividades de extensão também pode levar a uma aprendizagem mais significativa, pois os discentes precisam aplicar seus conhecimentos em situações concretas e reais, o que pode ajudar a fixar conceitos e a entender a relevância dos mesmos para a sociedade.

Desenvolvimento de senso crítico: A interação com alunos do CEDET também pode ajudar a desenvolver o senso crítico dos discentes, pois muitas vezes os alunos do CEDET questionam conceitos estabelecidos e trazem novas perspectivas para a discussão.

Contribuição para a formação de novos cientistas: A participação em atividades de extensão pode inspirar e despertar o interesse dos alunos do CEDET pela ciência, o que pode contribuir para a formação de novos cientistas e pesquisadores no futuro.

Fortalecimento da relação entre a universidade e a sociedade: Por fim, a participação em atividades de extensão pode ajudar a fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a democratização do conhecimento e para a promoção da cidadania.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

No contexto acadêmico, a relação entre ensino, pesquisa e extensão é conhecida como tríade universitária. A tríade é considerada uma base fundamental para a formação do discente, uma vez que permite a integração entre teoria e prática, a produção de conhecimento científico e a aproximação da universidade com a sociedade.

No projeto de extensão em questão, a relação entre ensino, pesquisa e extensão pode ocorrer de várias maneiras, algumas delas são:

Ensino e extensão: A partir das atividades desenvolvidas com os estudantes do CEDET, os discentes universitários têm a oportunidade de exercer a prática docente, aplicando na prática os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula. Além disso, os estudantes universitários podem atuar como tutores e monitores, compartilhando conhecimentos com os alunos do CEDET e contribuindo para a sua formação.

Pesquisa e extensão: Durante a execução do projeto de extensão, podem surgir temas e problemas que demandam investigação e análise científica. Assim, os discentes têm a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa a partir das atividades de extensão, ampliando o conhecimento teórico e prático e contribuindo para a produção de conhecimento científico relevante.

Ensino, pesquisa e extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão pode se dar de forma integrada, a partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. Os temas e problemas que surgem na extensão podem ser objeto de análise e investigação científica, contribuindo para a produção de conhecimento relevante e para a formação integral dos discentes.

Essa relação tríplice permite aos discentes desenvolver competências e habilidades que vão além da formação técnica, permitindo o exercício da cidadania e o compromisso com a sociedade. Além disso, a relação entre ensino, pesquisa e extensão é um importante indicador de qualidade da instituição de ensino superior, contribuindo para a sua reputação e reconhecimento no meio acadêmico e na sociedade em geral.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto em questão tem como objetivo disseminar o conhecimento de física para alunos do ensino médio da rede pública, além de fomentar o interesse pela ciência e pelo ensino superior. Dessa forma, o projeto possui uma forte relação com a sociedade, pois busca contribuir para a formação de jovens estudantes que poderão ser futuros profissionais qualificados e capazes de gerar desenvolvimento científico e tecnológico para a sociedade como um todo.

Além disso, o projeto pode ter um impacto social significativo, pois a disseminação do conhecimento de física e do método científico pode contribuir para uma maior compreensão e solução de problemas enfrentados pela sociedade, bem como para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Também é importante destacar que o projeto pode contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades na educação, uma vez que visa atender principalmente alunos da rede pública de ensino.

Resultados Esperados:

Entre os resultados esperados para esse projeto de extensão, destacam-se:

1 - Disseminação do conhecimento de Física para alunos do ensino médio, promovendo o interesse e a compreensão dessa ciência.
2 - Aumento do interesse dos alunos do ensino médio pela ciência e pelo ensino superior.
3 - Aumento do engajamento dos estudantes da UFLA em atividades de extensão, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos mesmos.
4 - Redução das taxas de evasão escolar de alunos do ensino médio e melhoria da qualidade do ensino.
5 - Contribuição para a formação de uma sociedade mais crítica, consciente e engajada em questões científicas e sociais.

Esses resultados poderão ser medidos através da avaliação dos alunos participantes, da análise dos dados de evasão escolar dos alunos envolvidos, do acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes da UFLA envolvidos no projeto e do feedback da comunidade em geral.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Alguns possíveis indicadores de acompanhamento e avaliação para o projeto podem incluir:

Número de estudantes de ensino médio atendidos e taxa de satisfação dos mesmos com as atividades;
Número de monitores voluntários e sua taxa de permanência no projeto;
Número de palestras e cursos realizados e participação dos estudantes;
Taxa de desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio atendidos;
Número de estudantes do ensino médio que ingressaram em cursos superiores relacionados à Física;
Número de publicações e apresentações de trabalhos realizados por estudantes e monitores em eventos acadêmicos;
Avaliação do impacto do projeto na comunidade e na promoção do interesse pela ciência e ensino superior.

Cronograma:

Início das atividades de 1º Semestre com alunos do CEDET - 08/03 a 12/07
Divulgação do Projeto nos canais de comunicação da UFLA –15/05/23 a 26/05/23.
Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no 1º semestre com todos os seus membros – 19/07/23
Início das atividades de 2º Semestre com alunos do CEDET - 02/08 a 06/12/23
Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no ano de 2023 com todos os seus membros – 08/12/23
Planejamento das atividades do ano de 2024 - 24/01/24

Descrição Resumida: Este programa do DFI/ICN visa difundir o conhecimento científico em Física para estudantes do CEDET, através de cursos e palestras. Seu objetivo é promover o método científico, estimular o interesse pela ciência e pelo ensino superior, e demonstrar o poder transformador da educação.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • CARLOS OTAVIO ELEUTERIO DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOAO ENRIQUE MASCARENHAS DE FARIA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA

Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA

E-mail Institucional: jefferson.tsuchida[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jetsuchida[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/05/2023 - 15:11:03

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/05/2023 - 15:27:50

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA: De 17/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/05/2023 - 15:27:50Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (CLEVERSON FILGUEIRAS)
18/05/2023 - 16:28:14Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 50/2023 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos