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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 79/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Prosinhas na Ciência

Programa de Extensão: Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência

Resumo da Proposta: Informações adicionais: Série de vídeos Prosinha com Ciência, para crianças de 4 a 10 anos, dividida em três temporadas de 20 vídeos, com veiculação quinzenal pelas mídias da Universidade Federal de Lavras. Os vídeos buscarão responder, com informações científicas, perguntas que as crianças fazem quando estão explorando e descobrindo o mundo. São questões do tipo: Por que o grilo canta? Por que as formigas andam em fila? Por que sai fumaça do fogo? etc. O diferencial está no fato de que a definição da pauta dos vídeos será feita com base em perguntas realizadas por crianças da comunidade de Lavras e região, que poderão ser enviadas à equipe de produção pelos canais divulgados pela Universidade e também por meio das escolas que forem parceiras do projeto.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Fapemig
Nedi
AAEI
Escolas públicas e filantrópicas de Lavras e região
Pibid Pedagogia

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica/UFLA, Nedi/UFLA, Associação de Apoio à Educação Infantil (AAEI) e outras escolas da cidade.

Data de Início: 19/05/2023

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: O Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990) assegura a esse público o direito à informação, à cultura e a produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Portanto, a produção de conteúdos de ciência voltados para suas especificidades é um passo importante no horizonte dos programas de divulgação científica. Como argumenta Massarani (1999), o gosto pela ciência deve ser estimulado desde cedo.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários diretos são crianças de 4 a 10 anos e professores do ensino básico. O projeto também, com a veiculação de seus produtos, alcançará os pais das crianças, os estudantes de Pedagogia da UFLA (que serão convidados a atuar na contação de histórias dos vídeos), além de todo o público alcançado pelas mídias institucionais da Universidade.

Objetivos: Esse quadro busca contribuir para que se estabeleça, desde a infância, um relacionamento com a ciência e com o método científico. A criança naturalmente interroga fenômenos naturais do seu dia a dia, e é importante não deixá-la sem resposta para que essa curiosidade natural possa ser estimulada, de forma que cresçam sem perder essa busca da explicação sobre o mundo ao seu redor. Indiretamente, o quadro de vídeos alcança os pais e outros adultos, ampliando a divulgação do conhecimento científico. Também contribui para a formação de estudantes da área da Pedagogia, a partir da participação no projeto.

Metas:

Formar rede de parceiros (projetos de extensão, Pibid e outras equipes da comunidade acadêmica) para atuar conjuntamente no estímulo à participação das crianças de 4 a 10 anos em ações de CPCT.
Produzir e publicar nas mídias institucionais 10 vídeos para crianças de 4 a 10 anos por semestre, com temáticas que serão definidas pelas crianças participantes, totalizando 60 vídeos.
Articular a exibição dos vídeos em ambientes escolares.

Fundamentação Teórica:

Recorrendo a Shamos, apresenta a defesa que é importante desenvolver uma base científica no momento em que a curiosidade natural das crianças sobre o mundo está em alta, e elas estão receptivas a novas ideias, tornando possível que essa base permaneça como suporte permanente em sua vida intelectual.

Os materiais produzidos podem ser úteis tanto para a aprendizagem não formal quanto podem ser úteis nas atividades em sala de aula, como já constataram diferentes estudos. Como argumenta Livingstone (2008), é fato que as crianças passam mais tempo na mídia do que na escola ou com qualquer outra influência. Logo, é preciso existir conteúdo on-line de qualidade para esse público, um conteúdo de mídia que permita que as crianças tenham acesso a informações que as incentivem a aprender, criar, se expressar e as mantenham saudáveis. Para o autor, maximizar as oportunidades que as crianças encontram na mídia é uma questão de trabalhar por seus direitos. Outra questão que ele aponta é a necessidade de esses conteúdos afirmarem seu senso de identidade, comunidade e lugar, o que vai ao encontro de produções regionais de divulgação científica para crianças, como propomos neste projeto.

Metodologia:

Concepção inicial do quadro: definição de formato, duração, identidade visual e dinâmica de produção.
Produção de vídeo piloto para exibição em escolas parceiras e avaliação da proposta.
Grupo focal com crianças de instituição parceria para validação do produto.
Contratação/construção de fantoche para representação do personagem do programa;
Estabelecimento de parcerias para a inclusão de crianças do maior número de instituições públicas e filantrópicas.
Programação do lançamento.
Levantamento periódico das curiosidades das crianças.
Busca de pesquisadores para construção da resposta às perguntas.
Redação de roteiro para o quadro.
Revisão do roteiro e agendamento das gravações.
Gravação dos vídeos, com abertura de espaço a estudantes de Pedagogia da UFLA.
Edição dos vídeos e revisão.
Veiculação dos conteúdos nas mídias institucionais.
Veiculação dos vídeos nas escolas envolvidas.

Impactos na Formação Discente: O projeto colabora para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação que são bolsistas na CCS e poderão atuar na produção do quadro, além de colaborar na formação dos estudantes de Pedagogia e dos participantes do Pibid/Pedagogia, convidados a atuar na produção de gravação do quadro.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão estabelece-se da seguinte forma: as fontes para as respostas às crianças serão pesquisadores da UFLA, que fornecem o conteúdo com base na produção científica desenvolvida na Instituição ou fora dela; a adaptação das informações complexas da ciência para que se tornem acessíveis ao público infantil serão feitas em articulação com o ensino, pela participação de equipes da pedagogia, que terão a oportunidade de desenvolver textos de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação para um público específico (crianças), com o suporte dos profissionais da CCS; e a extensão se caracteriza pela inclusão de públicos externos (crianças e seus professores) na dinâmica de pautar os quadros e avaliar os produtos finais, de forma que possam ter acesso de qualidade a conteúdos científicos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Participação direta do público infantil na produção de conteúdos, gerando maior envolvimento deles, de suas famílias e de suas comunidades com os materiais de ciência.
Os conteúdos, destinados a espaços não-formais de educação, poderão também constituir recurso a ser utilizado por professores nos espaços formais de formação.
Ampliação do vínculo das equipes de divulgação científica da UFLA com escolas locais.
Aumento do conhecimento da equipe de Comunicação e Divulgação Científica sobre os hábitos e percepções dos públicos, a partir da interação direta com eles durante as atividades, o que se reverterá em informações importantes para novos planejamentos de CPCT.
Capacitação profissional dos bolsistas envolvidos com o projeto e oferta a estudantes de graduação participantes, incluindo estudantes das licenciaturas, de uma oportunidade de formação profissional e aquisição de experiência na área da divulgação e ensino de ciências.
Estímulo ao interesse pela ciência como recurso para compreensão do mundo e como subsídio para decisões no dia a dia e discussão das deliberações públicas de interesse público, iniciando esse processo já no ensino infantil.

Resultados Esperados:

Divulgação de 60 vídeos com a participação do público infantil, com conteúdos que auxiliem tanto no estímulo à curiosidade das crianças pela ciência, quanto no interesse dos adultos que terão contato com o produto final.
Contribuição para o estímulo ao ensino inovador das ciências nas escolas de Lavras, com reflexos também para as famílias das crianças.
Contribuição com a formação de professores, por meio da inclusão de estudantes de Pedagogia e participantes do Pibid nas atividades do projeto.
Elevação da participação pública nas discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de escolas envolvidas na produção do quadro.
Número de crianças alcançadas (participação direta e indireta).
Número de estudantes de Pedagogia envolvidos na produção do quadro.
Indicadores de engajamento das divulgações nas mídias institucionais.
Avaliações qualitativas apresentadas pelas equipes das escolas sobre a recepção dos quadros entre as crianças.

Cronograma:

Meses 1 a 6 - Redefinição de formato, identidade visual, produção de cenário e acessórios, teste de vídeos piloto em escolas e levantamento das pautas iniciais para os vídeos de gaveta.
Meses 5 a 36 - Produção dos vídeos, incluindo presença nas escolas para levantamento das pautas (perguntas das crianças), apuração com pesquisadores, desenvolvimento de roteiros, gravação dos quadros, edição, revisão, publicações e retorno aos participantes (escolas e crianças). O planejamento é a produção quinzenal de conteúdos.

Descrição Resumida: Projeto de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI) voltado para o público infantil (crianças de 4 a 10 anos), com resultados extensivos a professores, familiares e público adulto seguidor das mídias institucionais da UFLA. Inclui publicação periódica de vídeos de ciência, pautados nas escolas de Lavras e região, pelas crianças.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ISADORA CRISTINA SILVA PADUA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Greicielle dos Santos - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Mayara Mesquita Silva - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Alessandra Freitas de Sousa Reis Evangelista - Início: 19/05/2023 - Término: 25/03/2024 - Vínculo: Inativo
  • Rodrigo de Souza Alves - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Raphaela - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Ivan José Ferreira Silva - Início: 11/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA

Setor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

E-mail Institucional: anaeliza.alvim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: anaeliza.alvim[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 10:23:47

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/07/2023 - 13:35:57

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA: De 19/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 10:32:08Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA)
14/07/2023 - 13:35:57Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: .


Universidade Federal de Lavras - UFLA

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