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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 80/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Revista Ciência em Prosa

Programa de Extensão: Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência

Resumo da Proposta: O projeto envolve a criação e produção continuada de uma revista de jornalismo científico que tenha como pautas principais as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras, além de uma editoria infantil, com produções de ciência voltadas para crianças. A revista tem edição semestral e capas invertidas, de forma que possa ser um instrumento de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI) a alcançar, simultaneamente, as crianças e seus familiares adultos, estimulando o interesse pela ciência de forma compartilhada. Para distribuição das edições, são feitas parcerias com escolas e outras instituições.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Nedi
Fapemig

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Produção: UFLA/ Distribuição: Lavras e região

Data de Início: 19/05/2023

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa:

A revista de jornalismo científico da Universidade Federal de Lavras, embora reúna pautas que podem interessar a públicos geograficamente distantes, busca fortalecer vínculos entre a produção científica do lugar (Lavras, no interior do estado de Minas Gerais) e a comunidade local. Quando uma instituição localizada no interior amplia seu processo de divulgação da ciência, colabora para uma interiorização do acesso ao conhecimento científico, aproximando a ciência das populações que estão distantes dos grandes centros. Nossa defesa é que a interiorização dessas ações pelo Brasil colabora para uma maior proximidade entre ciência e sociedade: é um diferencial o público não especializado saber das ações que os pesquisadores de sua região estão produzindo, o que pode colaborar para que dê atenção aos temas tratados pela ciência. O vínculo com o lugar pode ajudar a despertar atenção para os assuntos de ciência e tecnologia. A conversação do dia a dia precisa do sentido e da motivação causados pela informação do que está próximo, do acontecimento familiar. Peruzzo (2005) diz que as pessoas querem ver temas de suas localidades no noticiário. Se o impacto e a proximidade são valores-notícia do jornalismo, a imprensa e as iniciativas regionais de comunicação assumem, portanto, papel de destaque.
A proposta de uma revista visualmente atraente, com textos em linguagem acessível e que seja distribuída gratuitamente vai ao encontro desse cenário, na busca por estabelecer um contato maior entre Universidade e cidadão, complementando outras iniciativas de comunicação, baseadas em outros veículos. Com o início das atividades do câmpus de São Sebastião do Paraíso, essa atuação regional da CPCTI poderá beneficiar também outra comunidade local.

Caracterização dos Beneficiários: A revista, em capas invertidas, busca alcançar a população jovem e adulta de Lavras e região, bem como crianças de até 12 anos. A distribuição é predominantemente local, feita em espaços públicos, escolas, postos de saúde e outras instituições públicas e empresas. Há também uma versão digital, capaz de alcançar outros espaços geográficos.

Objetivos:

Estimular o interesse da população de Lavras e região por Ciência e Tecnologia;
Compartilhar informações sobre pesquisas desenvolvidas na UFLA com os cidadãos, de forma a democratizar o acesso ao conhecimento;
Chegar a públicos distintos por meio do veículo impresso, que pode se fazer presente em escolas, centros de saúde e outros locais físicos;
Contribuir para o acesso à ciência, de forma que o cidadão possa enriquecer seu acervo de saberes e potencializar sua capacidade argumentativa diante de debates e decisões de interesse público.

Metas:

Publicar 1 edição da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa (ISSN: 2674-6948) em capa invertida, por semestre, contendo conteúdo científico para público infantil (4 a 12 anos), com edições dedicadas a diferentes faixas etárias.

Distribuir, por meio de escolas de Lavras e região, o mínimo de 4 mil exemplares da revista por semestre, alcançando alunos, professores e pais (ambientes formais e não formais

Fundamentação Teórica: Depois de levantar as diversas conceituações para o termo comunicação pública, Koçouski (2013) propôs uma definição que reúne e consolida as demais. Assim, a prática é vista como uma ação direcionada e motivada pelo interesse público, pela qual seu agente assume a responsabilidade de reconhecer o direito do cidadão à informação e participação em tudo que julgue relevante para a vida humana e seu posicionamento em sociedade: “Ela tem como objetivos promover a cidadania e mobilizar o debate de questões afetas à coletividade, buscando alcançar, em estágios mais avançados, negociações e consensos.” (KOÇOUSKY, 2013, p. 54). É uma comunicação, portanto, que se afasta de objetivos mercadológicos.De acordo com Brandão (2006), entre os múltiplos significados da expressão Comunicação Pública, há o ponto comum de que a comunicação pública praticada pelo Estado é um processo comunicativo instaurado entre governo e sociedade, para informar e construir a cidadania. Kunsch (2013) defende que essa comunicação organizacional precisa ter como premissa os interesses da sociedade. No caso da instituição pública governamental, é preciso que seja aberta, interagindo com a sociedade, com os meios de comunicação e com o sistema produtivo. Por meio da abertura de canais, deve abordar os problemas sociais e prestar contas à sociedade que a financia.Koçouski (2013), com base em Zémor, diz que a comunicação pública faz parte do serviço ofertado ao público, ou seja, está incluída no funcionamento da instituição pública. Ao contrário de outros sujeitos que empreendem a comunicação pública, o Estado tem o dever e a obrigação legal de garantir que todas as informações sob sua tutela estejam acessíveis aos cidadãos, sem constrangimentos, de forma transparente.Considerando a citação de Brandão (2006), referente ao crescimento da importância da ciência na opinião pública, tem-se que a divulgação da ciência por meio do jornalismo institucional abarca “a noção de compromisso público e de prestação de contas à população, o que também explica sua identificação com a área de Comunicação Pública” (BRANDÃO, 2006, p. 5). Nesse sentido, os textos produzidos pela assessoria de comunicação de uma universidade estão inseridos na perspectiva da comunicação pública, podem subsidiar as conversações na esfera pública e a busca do entendimento na forma proposta por Habermas (2012).

Metodologia: A cada semestre, a equipe da CCS/CDC, responsável pelas reportagens, se reúne para discussão das pautas que integrarão a edição da revista. O conteúdo, além de trazer reportagens especiais, deve adequar-se às editorias pré-programadas, com atenção aos seguintes pontos na definição das pautas: necessidade de contemplar as diferentes áreas do conhecimento; temas que possam ser trabalhados com imagens interessantes e pesquisas com resultados densos e consistentes. Após apuração das pesquisas e redação dos textos, os jornalistas responsáveis revisam os conteúdos junto aos pesquisadores, encaminham para revisão de língua portuguesa e liberam para diagramação da revista. Após diagramada, a revista passa por nova avaliação da equipe, que libera então o conteúdo para impressão. A distribuição das revistas inclui o público de servidores, estudantes e, principalmente, população externa. Para alcançar esse público, deve ser mantido um esquema de distribuição na cidade, que alcance escolas, creches, centros de saúde, clínicas, academias, além de associações de bairro e outras organizações populares. A programação da distribuição na praça central em um domingo do semestre, juntamente com um estande sobre a pesquisa de capa, é necessária ao alcance dos objetivos.A equipe também ficará responsável por acompanhar as demandas do público que chegarem pelo e-mail da revista e realizará, durante as reuniões de pauta, a avaliação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria identificados na edição anterior.

Impactos na Formação Discente: O projeto colabora com a formação na graduação e na pós-graduação, já que os estudantes que são bolsistas na CCS e CDC atuam na produção da revista. Isso permite que desenvolvam habilidades para a comunicação com a sociedade sobre ciência e sejam multiplicadores dessa prática em seus cursos e grupos de estudos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os três pilares são indissociáveis no projeto, já que as reportagens funcionam como uma ação de extensão para os pesquisadores que são fontes, por meio das quais eles estabelecem uma relação construtiva de saberes entre universidade e sociedade. As pautas da revista são predominantemente baseadas na pesquisa desenvolvida na UFLA, que por sua vez envolve o ensino, pela participação dos estudantes das diferentes áreas em seu desenvolvimento.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Trata-se de democratizar o acesso, pela sociedade, ao conhecimento científico produzido na UFLA. Essa prática propicia o controle social, estimula e capacita os cidadãos para a participação em argumentações que envolvam ciência, e fornece, inclusive, informações práticas úteis às escolhas que o cidadão faz no cotidiano, nas diversas áreas da vida.

Resultados Esperados: Espera-se que a revista contribua para a formação de uma cultura entre os pesquisadores da UFLA de divulgação pública de seu trabalho. A ideia é que ela incentive, assim, a CPC na Universidade e gere no público da região a curiosidade e o hábito de ler sobre ciência. Outro resultado previsto é a maior identificação entre universidade e pesquisa/extensão, já que as enquetes sobre a percepção pública da ciência já realizadas no Brasil mostram que as pessoas associam mais as universidades ao ensino do que à pesquisa. Em longo prazo, a meta é contribuir para o alargamento do acervo cultural dos indivíduos e do conhecimento em circulação na sociedade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de edições publicadas
Número de exemplares distribuídos

Cronograma:

Mês de setembro de cada ano – realização de reunião de pauta para estrutura da edição do primeiro semestre do ano seguinte e avaliação da edição anterior.
Mês de outubro de cada ano – apuração, redação e revisão das matérias e conteúdos das editorias.
Mês de dezembro de cada ano – Processo de diagramação e fechamento da edição para a gráfica.
Mês de janeiro de cada ano – distribuição dos exemplares impressos e disponibilização da versão digital.
Mês de fevereiro de cada ano – realização de evento na Praça para distribuição ampliada dos exemplares.
De janeiro a março – reforço da divulgação das pautas à imprensa e à comunidade, com publicação de textos e vídeos no portal UFLA.
Mês de abril de cada ano – realização de reunião de pauta para estrutura da edição do segundo semestre e avaliação da edição anterior.
Mês de maio de cada ano – apuração, redação e revisão das matérias e conteúdos das editorias.Mês de junho de cada ano – processo de diagramação e fechamento da edição para a gráfica.
Mês de julho de cada ano – distribuição dos exemplares impressos e disponibilização da versão digital.
Mês de agosto de cada ano – realização de evento na Praça para distribuição ampliada dos exemplares.
De julho a setembro – reforço da divulgação das pautas à imprensa e à comunidade, com publicação de textos e vídeos no portal UFLA.

Descrição Resumida: Projeto de divulgação científica produzido a partir de estudos desenvolvidos na UFLA em todas as áreas do conhecimento. Envolve produção da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa (com conteúdo adulto e infantil) e quadros específicos para mídias sociais da Universidade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GLAUCIA DA SILVA MENDES MORAES - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA DE SOUZA CAETANO - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMARA APARECIDA RESENDE AVELAR - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CIBELE MARIA GARCIA DE AGUIAR PEREIRA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HEIDER ALVARENGA DE JESUS - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Greicielle dos Santos - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Claudinei Rezende da Silva - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Mayara Mesquita Silva - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Raphaela - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Alessandra Freitas de Sousa Reis Evangelista - Início: 19/05/2023 - Término: 25/03/2024 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA

Setor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

E-mail Institucional: anaeliza.alvim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: anaeliza.alvim[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 10:23:09

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/07/2023 - 13:36:38

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA: De 19/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 10:31:34Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA)
14/07/2023 - 13:36:38Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: .


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Créditos