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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 54/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UFLA Futsal Feminino

Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA

Resumo da Proposta:

O Futsal Feminino tem enfrentado obstáculos para se firmar na modalidade. Apesar disso, a mulher vem buscando seu espaço, e sua participação têm alcançado uma popularização mundial. Para o estabelecimento dessa modalidade atualmente é essencial a inserção de estudantes na prática cotidiana de esportes de alto rendimento, algo raro nas propostas vigentes das universidades públicas brasileiras. Cabe ressaltar também que a ausência de equipes de alto rendimento nessa modalidade, tradicional no país e na cidade de Lavras, apresenta impactos importantes na inserção de professores de Educação Física no mercado de trabalho, bem como em sua formação acadêmica. A Educação Física é responsável pela formação de profissionais na área esportiva capacitados para o trabalho em alto rendimento. Nesse sentido, a formação acadêmica com esses fins no contexto atual de ausência de oportunidades no alto rendimento se configura como uma importante limitação. A formação de treinadores, preparadores físicos e demais membros de comissões técnicas vem se limitando aos ensinamentos teóricos, muitas vezes em dissonância com a demanda diária de trabalho.
Nesse cenário, o papel da Universidade fica limitado, juntamente com o processo de ensino-aprendizagem da modalidade. Assim, o presente projeto a ser aqui apresentado busca efetivar uma cooperação para viabilização da equipe feminina de Futsal, possibilitando ações de ensino, pesquisa e extensão de extrema relevância para comunidade acadêmica e comunidade externa da UFLA.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Procurando parceiros.

Número Estimado de Participantes: 12

Locais de Realização: Ginásio 2 E Academia do Departamento De Educação Física – UFLA

Data de Início: 25/05/2023

Data de Término: 21/05/2025

Justificativa:

A implementação de um projeto de extensão na modalidade de futsal feminino no âmbito de uma universidade é de suma importância, pois atende a demandas sociais, promove a igualdade de gênero, fortalece a integração comunitária e contribui para o desenvolvimento integral das estudantes. Neste contexto, é fundamental justificar a relevância desse projeto.

Em primeiro lugar, o futsal feminino é uma ferramenta poderosa para promover a igualdade de gênero. Historicamente, o esporte tem sido predominantemente associado aos homens, mas a crescente popularidade do futsal feminino está quebrando essas barreiras. Ao oferecer um projeto de extensão focado no futsal feminino, a universidade está desafiando estereótipos e mostrando que as mulheres também têm espaço e talento no esporte. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, onde todas as pessoas têm a oportunidade de participar e se destacar em suas áreas de interesse.

Além disso, o futsal feminino promove a saúde e o bem-estar das estudantes. A prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Ao oferecer um projeto de extensão na modalidade de futsal feminino, a universidade está incentivando as estudantes a se engajarem em uma atividade física prazerosa, que contribui para o condicionamento cardiovascular, o fortalecimento muscular, o desenvolvimento da coordenação motora e a melhoria da saúde em geral. Dessa forma, o projeto auxilia na formação de indivíduos mais saudáveis e conscientes da importância de cuidar do próprio bem-estar.

Outro aspecto relevante é a integração comunitária proporcionada por um projeto de extensão no futsal feminino. O esporte é uma poderosa ferramenta para a criação de laços sociais e o fortalecimento do senso de pertencimento. Por meio do projeto, as estudantes têm a oportunidade de interagir com colegas, professores, funcionários da universidade e com a comunidade em geral. Esse ambiente de convivência e colaboração favorece a construção de relacionamentos, estimula o respeito às diferenças e promove a troca de experiências. Através do futsal feminino, é possível criar uma rede de apoio e solidariedade, que vai além do esporte e impacta positivamente a vida acadêmica e pessoal das estudantes.

Além disso, o projeto de extensão no futsal feminino pode funcionar como uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e liderança. O esporte oferece oportunidades únicas para o aprendizado de habilidades como trabalho em equipe, disciplina, resiliência, ética de trabalho e superação de desafios. Por meio do futsal, as estudantes podem adquirir competências valiosas que serão fundamentais em suas vidas profissionais e pessoais. Essas habilidades, aliadas aos conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico, as preparam para enfrentar os desafios futuros e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

Caracterização dos Beneficiários: mulheres adultas da comunidade ufla e da comunidade externa.

Objetivos:

Um projeto de extensão na modalidade de futsal feminino tem como objetivo central promover a inclusão, o empoderamento e o desenvolvimento integral das estudantes. Para isso, são estabelecidos diversos objetivos específicos que direcionam as ações do projeto. A seguir, estão listados alguns desses objetivos:

Incentivar a prática esportiva: O projeto busca estimular a participação das estudantes no futsal feminino, incentivando-as a adotar um estilo de vida ativo e saudável. Por meio da prática esportiva, as participantes desenvolvem habilidades físicas, melhoram a saúde e adquirem disciplina.

Promover a igualdade de gênero: O projeto visa combater estereótipos de gênero e promover a igualdade no esporte. Por meio do futsal feminino, busca-se proporcionar às estudantes um ambiente seguro e acolhedor, onde possam desenvolver seu potencial atlético, superar desafios e se destacar.

Desenvolver habilidades técnicas e táticas: O projeto tem como objetivo aprimorar as habilidades das estudantes no futsal feminino, por meio de treinamentos, orientações técnicas e práticas específicas. Busca-se o desenvolvimento de fundamentos como passe, chute, domínio de bola, marcação e posicionamento, visando ao aperfeiçoamento individual e coletivo das participantes.

Estimular o trabalho em equipe e a cooperação: O futsal feminino é um esporte coletivo que exige o trabalho em equipe. O projeto busca promover a cooperação, a comunicação efetiva e a confiança mútua entre as estudantes. Através da prática esportiva, as participantes aprendem a importância de compartilhar responsabilidades, respeitar as diferenças e valorizar as contribuições individuais para o sucesso do grupo.

Promover a formação de lideranças: O projeto visa proporcionar oportunidades para que as estudantes assumam papéis de liderança, tanto dentro quanto fora de quadra. Através do futsal feminino, são criados espaços para o desenvolvimento de habilidades de liderança, como capacidade de tomar decisões, motivar o grupo, resolver conflitos e ser uma referência para as demais participantes.

Fomentar a integração com a comunidade: O projeto busca estabelecer parcerias com outras instituições, como escolas, associações e centros comunitários, para promover a integração entre a universidade e a comunidade local. Isso possibilita que as estudantes compartilhem seu conhecimento e experiência, inspirem outras pessoas e contribuam para o fortalecimento dos laços comunitários

Metas:

criar um grupo de 12 atletas e desenvolvê-las esportivamente.
participar de competições regionais.

Fundamentação Teórica:

O preconceito, a diferença física e uma visão de mundo arcaica fizeram parte desta jornada feminina até chegar aos dias de hoje (BASTOS, V. P; NAVARRO, C, A, 2009). À mulher sempre foi aplicada a imagem de fragilidade, dependência e sensibilidade, enquanto atribui-se aos homens qualidades como força, virilidade e garra. No entanto, a prática esportiva seduzia cada vez mais mulheres que diante de leis e preconceitos mostravam-se indiferentes às convenções morais e sociais. Dessa forma, as mulheres brasileiras foram aos poucos conquistando seu espaço no "mundo público", como trabalhadoras, participantes de movimentos sociais e da vida fora de casa em geral. Contudo concepções normatizadas sobre a feminilidade continuaram exercendo influência muito grande e, consequentemente, contribuindo para a limitação da prática esportiva pelas mulheres (ADELMAN, 2003).
Em relação à participação das mulheres no Futebol de salão, observa-se que o início ocorreu em 1940 no subúrbio do estado do Rio de Janeiro (MOURA 2007 apud SANTOS, J.O; BANDEIRA, L.T, 2009). No Brasil, o futsal é considerado uma das modalidades esportivas com maior número de praticantes, com aproximadamente 11 milhões de adeptos (MILISTETD et al, 2014). Segundo dados oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA apud SANCHES, V.C.; BORIM, J.M, 2010) em 2006 o futsal é praticado em 140 países sendo que no feminino são 55 países praticantes da modalidade. De acordo com a FIFA (2006), o número de praticantes de futsal no gênero feminino é de aproximadamente 175.000 jogadoras, as quais competem regularmente em ligas de futsal ao redor do mundo. No entanto, a inserção das mulheres no futsal apresentou em relação aos demais esportes, maior resistência da sociedade por representar um esporte de contato ligado totalmente ao ideal masculino e fisicamente forte (MOURÃO & MOUREL, 2005). Simões (2003) mostra que, na história do futsal, esse esporte sempre foi dominado pelo gênero masculino, no entanto, há uma cultura esportiva recente sobre participação das mulheres no futsal (SIMÕES, 2003).
Cusin e Navarro (2013) e Menezes e Lopes (2015) relacionam a trajetória do futsal feminino com aspectos históricos e culturais do desenvolvimento do esporte na sociedade, e as influências dos valores de gênero neste processo.
Silva, Silva, Almeida Neto e Salade (2011) já apontavam para a crescente popularidade da modalidade tanto nas categorias masculinas como femininas, indicando a existência de altos níveis de habilidade técnica, tática e demanda por desempenho individual, que precisam cada vez mais de incentivo e divulgação da atividade esportiva.
Feltrin, Lopes, Navarro, Pellegrinotti e Delafiori (2012) sugerem que os aspectos que bloqueiam a divulgação do futsal feminino relaciona-se a falta de tradição, cultura brasileira, estrutura tecnológica, omissão da mídia, falta de patrocinadores e, contrariando a ideia do artigo anterior, a baixa popularidade. Assim apontam como saída a adoção de um mecanismo de incentivo por parte das federações e confederações, além de capacitação dos profissionais que trabalham como o futsal feminino.
Em nossa sociedade, os garotos são elogiados por sua competitividade e agressividade e as meninas por sua submissão e charme. Em competições e eventos esportivos as diferenças entre homens e mulheres são dissipadas pelo desempenho e quebra de recordes reconfigurando a identidade feminina. A prática esportiva oferece um espaço para que as mulheres adquiram respeitabilidade e reconhecimento social, destruindo falsos estereótipos femininos associados à fraqueza física e psicológica (Alonso, 2003).
Silva e Machinski (2010), observaram que as atletas do seu estudo obtiveram nível de motivação significativamente mais elevado que os homens apenas no fator habilidades, porém também demonstraram maior motivação, ainda que não tão significativa, nos fatores status, equipe e amigos, e justificam as diferenças encontradas em virtude da equipe feminina ser mais nova e ter necessidade de ganhar espaço na sociedade, e estas terem mais afeto à equipe.

Metodologia:

As atividades de ensino serão vinculadas ao planejamento e execução dos treinamentos físicos, técnicos e táticos realizados no ginásio do Departamento de Educação Física da UFLA, bem como acompanhamento e avaliação dos jogos da equipe. As equipes serão submetidas a cerca de 2 encontros semanais de treinamento, sendo encontros em quadra (treinamento físico, técnico e tático) e encontros na academia (treinamento físico).
O planejamento dos treinamentos será realizado em conjunto pelos membros da comissão técnica responsáveis por cada parte do treino. Nos dias de jogos em Lavras e nos demais municípios os membros da comissão técnica que não participam das atividades de jogo, dentro da quadra, serão responsáveis pela coleta de dados para análise de desempenho da equipe e dos atletas.

Impactos na Formação Discente:

A presente proposta apresenta caráter de Projeto de Ensino e Extensão predominantemente, embora sejam previstas também atividades de pesquisa. A viabilização deste projeto é vinculada a criação de equipe de Futsal feminino para atividades de ensino, pesquisa e extensão estão descritos a seguir.
O Curso de Educação Física se responsabilizará com a complementação da comissão técnica da equipe, envolvendo discentes como auxiliares técnicos, preparadores físicos e analistas de desempenho alunos vinculados a este projeto. Além disso, a instituição disponibilizará a academia do departamento de Educação Física, Ginásio para treinamentos e materiais esportivos. Destaca-se ainda que a equipe com as atletas serão alunos da UFLA. As atividades acadêmicas também serão desenvolvidas no acompanhamento dos(as) atletas da equipe, bem como ao longo dos jogos em situação de competição.
Por fim, também se configura como uma atividade de ensino o envolvimento de discentes da UFLA enquanto atletas das equipes.
A equipe de Futsal será também configurada como atividade extensionista ao contemplar, os discentes da UFLA, tantos os atletas que pode contar horas complementares em competições como aos discentes frente a comissão técnica contando como conhecimento e vivencia, mas também como atividade complementar ou mesmo num futuro como atividades obrigatórias de estagio.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

Um projeto de futsal Feminino tem o potencial colaborativo em ações educacionais de ensino e pesquisa, propiciando aos discentes envolvidos um espaço ímpar de formação profissional. É de extrema importância a viabilização de um projeto no qual exista treinamento e competição. Em um contexto educacional vinculado a um projeto a relação entre teoria e prática sempre buscada nos processos de ensino-aprendizagem tem maior probabilidade de ser estabelecida. A participação de discentes no planejamento dos treinamentos táticos e físicos e nas análises de desempenho, bem como a vinculação da disciplina Pedagogia em Educação Física e Esportes aos dias de treinamento podem revolucionar a formação dos alunos para essa área de atuação. Além disso, a produção do conhecimento nesse ambiente também pode ser efetivada, vinculando alunos de Programas de Pós-Graduação e de iniciação científica, capazes de identificar perguntas de pesquisas relevantes para o dia a dia de trabalho em um ambiente de alto rendimento.
Destaca-se também que o potencial de ensino, pesquisa e extensão de um projeto de Futsal extrapola os muros do Curso de Educação Física da UFLA e expande o espaço de atuação e formação para demais áreas relacionadas, como a Nutrição, onde será criado um projeto a comunidade Lavrense, com ênfase para meninas da cidade, oportunizando aprendizado para os discentes da UFLA, e incluindo a Cidade de Lavras ao contexto Universitário, buscando o Esporte, a Cultura, Saúde e Lazer.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A viabilização de uma equipe de futsal feminino em nossa comunidade contemplaria uma demanda de esportistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enquanto instituição com fins sociais e educacionais. Enquanto instituição pública, a criação de um projeto de futsal feminino para a comunidade Lavrense além de suas atividades de ensino.

Resultados Esperados:

Na parte de treinamento esportivo, o resultado esperado é ter uma equipe competitiva dentro da universidade, para disputa de competições e melhorar o rendimento e habilidades dos atletas.
Para a comunidade a criação de um projeto social envolvendo meninas da cidade Lavras, levando através do futsal, conhecimento sobre a modalidade e também incentivando a pratica de uma atividade física, promovendo assim a saúde de todas as envolvidas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Reuniões de avaliações semanais sobre o desempenho dos atletas e equipe,reuniões periódicas de avaliação de todos os processos que envolvem a equipe será realizada com todos os discentes envolvidos.

Cronograma: Serão realizadas atividades às terças - feiras no horário de 18h00min as 21h00min e nas quintas – feiras treinos na academia no horário de 19h00min às 20h30min.

Descrição Resumida: Projeto de extensão da modalidade de Futsal feminino para alunas da UFLA e demais membros da comunidade interna, bem como possíveis atletas da comunidade externa, selecionadas a partir das competências e habilidades esportivas, com o objetivo de representar a Universidade em competições regionais, criando um espaço de ensino, pesquisa e extensão.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • JOELMA LEANDRA DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA - Início: 02/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: rubensgurgel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rubensgurgel[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/05/2023 - 16:48:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 21/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 09:17:24Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 54/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos