UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 63/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Mapeamento da diversidade religiosa na cidade de Lavras-MG

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O mapa divulgado pelo Data World Atlas (2020) mostra que a diversidade religiosa é uma realidade no mundo, visto que inexiste a presença de apenas um grupo religioso em cada país. Os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para esta diversidade no Brasil e para uma mudança na paisagem religiosa com o crescimento dos evangélicos. Existe no país pesquisas e projetos de extensão com o objetivo de mapear a diversidade religiosa em cidades e bairros, mas não há uma base de dados unificada destes mapeamentos. Além disso, destaca-se que apenas o mapeamento que está sendo realizado na cidade de Juiz de Fora foi instituído pelo governo municipal (Decreto nº 15.695, 2023). Neste sentido, este projeto de extensão visa mapear a diversidade religiosa na cidade de Lavras-MG, que consiste em identificar e georreferenciar os locais de culto e os locais com vínculo religioso. O projeto faz parte da pesquisa de doutorado em Administração sobre Governança da Diversidade Religiosa na cidade de Lavras-MG, financiada pela CAPES.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aliança Municipal Espírita (AME) de Lavras

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: Cidade de Lavras-MG.

Data de Início: 30/05/2023

Data de Término: 30/05/2026

Justificativa:

A cidade de Lavras, conhecido pelo lema “Lavras, cidade dos ipês e das escolas”, completou em 2020, 300 anos de povoamento. Em comemoração à data, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras, lançou a primeira edição da Revista do Patrimônio Cultural de Lavras, com diversos artigos relacionados ao patrimônio material e imaterial, as políticas de preservação do patrimônio, a história, a memória etc. (Revista do Patrimônio Cultural de Lavras, 2020). Entre esses textos, há alguns destacando a presença da religião em diversos momentos como, a transferência da sede paroquial do arraial de Carrancas, em 1760, foi importante para elevação à categoria de freguesia (em 1813), obtenção da condição de vila (em 1831) e cidade (em 1868). Todavia, notou-se que as religiões em destaque na Revista e em outros registros da história da cidade é a cristã (católica e protestante).
O Censo do IBGE de 2010 indicou a presença de uma diversidade religiosa na cidade, visto que dentro da categoria de religião havia 17 tipos religiões, os sem religião e os que não souberam responder, distribuídas entre 92.200 habitantes (IBGE, 2021). Considerando a estimativa populacional do IBGE de 105.756 habitantes no ano de 2021, há indicativos de mudanças nesse aspecto. No Mapa Organizações da Sociedade Civil (OSCs), gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), consta 420 OSCs cadastradas na cidade de Lavras, sendo 49 com natureza jurídica de organizações religiosas, e 78 com atividade econômica de atividades de organizações religiosas.
No projeto de extensão intitulado “Mapeamento Cultural do Município de Lavras”, foi mapeado atividades culturais desenvolvidas por grupos, coletivos, movimentos, associações e artistas, em que foram identificadas algumas atividades relacionadas a religião afro-brasileira e católica. Apesar das contribuições do mapeamento, nota-se que este não abarcou a diversidade religiosa presente na cidade.
Nesse sentido, este Projeto de Extensão visa fornecer informações paralelas as que são divulgadas pelo Censo do IBGE, quais sejam, a identificação e localização georreferenciada dos locais de culto e dos locais com vínculo religioso da cidade de Lavras. Isso possibilitará uma análise socioespacial da diversidade religiosa da cidade, utilizando os dados do mapeamento e do Censo do IBGE.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários será a população de Lavras-MG. De acordo do IBGE, a população estimada da cidade é de 105.756 para o ano de 2021. No que concerne ao trabalho e rendimento, em 2020, as pessoas ocupadas em relação à população total era de 26.6% e o salário médio mensal era de 2,4 salários mínimos. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, indicou que o índice da cidade em relação aos anos iniciais do ensino fundamental foi de 5,9 e dos anos finais foi de 5,1. Em relação a filiação religiosa da população, foi identificado 17 categorias de religiões, os sem religião e os que não souberam responder.

Objetivos:

Objetivo geral: Elaborar um mapa da diversidade religiosa na cidade de Lavras-MG.
Objetivo específicos: a) Identificar os locais de culto e os locais com vínculo religioso na cidade de Lavras; b) Classificar por filiação religiosa os locais de culto e locais com vínculo religioso; c) Elaborar um mapa georreferenciado da diversidade religiosa na cidade de Lavras.

Metas: A principal meta é ao final do Projeto divulgar o mapa da diversidade religiosa na cidade de Lavras-MG, no qual constará a identificação georreferenciada dos locais de culto e dos locais com vínculo religioso.

Fundamentação Teórica:

O Data Atlas of the World divulgou um mapa infográfico das principais religiões do mundo com base nos dados censitários de 2010, os quais foram compilados pela World Religions Database. Em termos proporcionais as religiões ficaram classificadas na seguinte ordem: cristã 32,8%; muçulmana 22,5%; hindu 13,8%; ateia/agnóstica 11,8%; outras 11,8%; budista 7,2%; e judia 0,2%. O mapa também possibilitou visualizar que há um predomínio da religião cristã em quatro continentes e da mulçumana em um continente. Evidenciou-se que em termos de descrição da variedade de credos e ofertas religiosas, há uma diversidade religiosa em todos os países, visto que, inexiste uma única religião em cada um (Data World Atlas, 2020). Essa diversidade religiosa não é um fenômeno recente, pois, além de diversos livros relatarem que havia uma pluralidade de crenças em territórios, nações e países, a “persistência de visões excessivamente católicas-cêntricas [...] impedem a compreensão adequada à extensão e à relevância da diversidade religiosa (Frigerio, 2018, p. 75).
Conviver com e respeitar isto tem sido algo complexo e desafiador na história da sociedade (Cecchetti et al., 2013). Dentre as razões para tal, tem-se nos séculos XVI e XVII, a oposição entre católicos e protestantes na França como um dos elementos e vetores que repercutiram nas guerras de religião e em outros conflitos (Giumbelli, 2001; d’Amaral, 2008), bem como colonização, escravidão, mortes etc., em que um dos motivos era a religião.
Nesse período, deu-se início a reflexões embrionárias sobre tolerância com filósofos humanistas renascentistas (Souza, 2006) e com partidos que iam surgindo, como, o politiques (d’Amaral, 2008), que culminaram nas concepções de tolerância de Pierre Bayle (1647-1706), John Locke (1632-1704) e de Voltaire (1694-1778). Posteriormente, o conceito de tolerância é ressignificado a partir dos conceitos de igualdade, liberdade e diferença, bem como com a contribuição de pensadores, como, Karl Popper e Norberto Bobbio (Souza, 2006).
No século XVIII, com o advento do Estado Liberal e seus fundamentos de direito civis, o Estado Absolutista perdeu suas forças. Devido uma ruptura, tem-se a transição para o Estado Liberal-Democrático voltado à garantia dos direitos civis e políticos, e em seguida, para o Estado Socialdemocrático com vistas aos direitos sociais. Mas, as crises concernentes ao Estado Socialdemocrático, a criação dos sistemas globais e surgimento dos direitos republicanos, culminam no Estado Social-Liberal e no Estado Republicano (Bresser-Pereira, 2009; Cançado, Pereira & Tenório, 2019).
As transformações relacionadas ao conceito de tolerância e as formas de Estados, ensejaram nas concepções de laicidade, que ganhou força com as experiencias históricas paradigmáticas da França e dos Estados Unidos da América (Camurça, Silveira & Andrade Júnior, 2020), e de direitos humanos, rigorosamente, a partir de 1945, com a criação de uma série de tratados internacionais e outros instrumentos, como a Carta Internacional dos Direitos Humanos (ONU, 1948; 1966a; 1966b). Em relação a liberdade religiosa, no Art. 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ficou estabelecido a garantia a todas pessoas a liberdade de pensamento, consciência e religião, defendendo inclusive seu culto.
No Brasil, com o regime republicano de 1889, as constituições de 1891 e 1934 garantiram a separação do Estado e da Igreja (catolicismo) e a liberdade religiosa. No entanto, havia a limitação da presença de algumas religiões que eram consideradas “mágicas”. A partir da Constituição de 1988 que foi instituído como direito fundamental a liberdade de consciência e crença e culto, visando garantir e proteger os cultos religiosos e os locais de culto e liturgias (Montero, Sales & Teixeira, 2017). Entretanto, a laicidade brasileira tem sido questionada (Mariano, 2011), inclusive, no que tange a liberdade religiosa dos cidadãos. Um dos fatores que agravaram isso foi o crescimento da representação de políticos evangélicos no Congresso Nacional, iniciado em 1990, e a eleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2018, que trouxeram novos contornos à relação entre política e religião (Camurça, 2020; Camurça, Silveira & Andrade Júnior, 2020). No Brasil, apesar dos dados censitários apontarem que o país é marcado pela diversidade religiosa (IBGE, 2021), da intolerância religiosa ter sido instituída como crime (Lei nº 7.716, 1989; Lei nº 9.459, 1997; Lei nº 14.532, 2023) e do dia 21 de janeiro de 2007 ser o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (Lei nº 11.635, 2007), as denúncias de intolerância religiosa cresceram 56% em 2019 (Souza, 2020). Em 2021, as denúncias recebidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), tiveram um aumento de 141% em relação ao ano anterior (Holanda, 2022). Vale destacar, que em decorrência da maioria dos casos serem contra as religiões afro-brasileiras, surgiu a noção de racismo religioso (Camurça & Rodrigues, 2022).

Metodologia:

No decorrer da execução do projeto, haverá atividades de estudos visando o aprofundamento em temas das diversas áreas que se relacionam com o projeto, como, mapeamento religioso, cidades e religião, espaço público, laicidade, (in)tolerância religiosa, entre outros.
A pesquisa será de abordagem qualitativa e adotará como método a etnografia.
Os dados serão coletados a partir dos seguintes instrumentos: pesquisa documental, pesquisa de campo, diário de campo, registro fotográfico e observação participante.
Na pesquisa documental, será coletado as informações dos locais de culto e/ou com vínculo religioso no Google Maps, sites e mídias sociais, pois algumas organizações religiosas adicionaram um marcado de localização no Google Maps e/ou criaram um site ou conta em mídias socias. Na pesquisa de campo, será feita a coleta e/ou validação in loco dos locais de culto e/ou com vínculo religioso. Menciona-se que visando acessibilidade aos locais, adotar-se-á a técnica “bola de neve”, atentando-se para as precauções relatadas por Godoi e Mattos (2010, p. 310).
No diário de campo serão feitas as anotações em detalhes do decorrer da pesquisa. No registro fotográfico serão captadas imagens dos locais de culto e/ou com vínculo religioso, bem como de situações ou momentos que se relacionem com a pesquisa. A observação participante possibilitará aprofundamento e interação com as dinâmicas religiosas da cidade.
A classificação da filiação religiosa dos locais de culto e dos locais com vínculo religioso, seguirá a metodologia de Lacerda Jorge, Pereira Brandão e Cunha (2019).
Após isso, será elaborado o mapa utilizando os softwares Google My Maps e QGIS, utilizando informações geográficas do IBGE e a imagem do Google Earth.

Impactos na Formação Discente:

Visando o impacto na formação cientifica, profissional e cidadã dos discentes participantes do projeto, serão realizadas as seguintes atividades:
- No decorrer do projeto, principalmente no início, serão realizados encontros para leitura e estudo da bibliografia relacionadas aos temas, o método e os instrumentos de coleta de dados concernentes ao projeto. Paralelamente, ocorrerão cursos, oficinas, seminários e palestras com pesquisadores especialistas nesses assuntos.
- Nas etapas de coleta de dados e de escrita dos trabalhos oriundos do projeto, os discentes terão oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, de utilização de softwares para construção de mapas, de como se portar no processo de coleta de dados em campo, de escrita acadêmica, de apresentação de trabalhos em eventos, entre outros.
- No decorrer de todo o processo de execução do projeto, serão incentivadas atitudes imprescindíveis para a formação cidadã, como, por exemplo, ética pessoal e na pesquisa, empatia, respeito e tolerância religiosa, entre outras.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A execução deste Projeto de Extensão possibilitará aos integrantes a proximidade com a comunidade lavrense, devido ao processo de imersão no campo de pesquisa para coleta dos dados. Ressalta-se a imprescindibilidade da dialogicidade nesse processo. No que concerne a Pesquisa, os integrantes do projeto participarão de atividades de capacitação metodológica, irão elaborar trabalhos acadêmicos concernentes ao projeto e apresentá-los em eventos acadêmicos ou submeter a revista científicas. Já em relação ao Ensino, os responsáveis pelo projeto manterão o diálogo com docentes de disciplinas dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, especialmente os cursos de Administração e Administração Pública, no intuito de incluírem temáticas, como, organizações religiosas, laicidade, direito de liberdade de crença e culto, entre outras.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A execução do projeto terá uma relação direta com a sociedade lavrense, principalmente na etapa de pesquisa de campo, que proporcionará aos participantes uma interação tanto com pessoas quanto com organizações religiosas. No que tange aos impactos sociais, pretende-se que o projeto contribuía para formulação e implementação de políticas públicas no âmbito da cultura, educação, direitos humanos, combate ao racismo e intolerância religiosa

Resultados Esperados:

Divulgar o mapeamento da diversidade religiosa com as informações e fotos coletados.
Apresentar mapas da ocupação espacial da diversidade religiosa em conjunto com os Dados Censitários do IBGE, no intuito de compreender a dinâmica socioespacial religiosa da cidade de Lavras.
Apresentar o desenho dos trajetos das caminhadas da pesquisa de campo na cidade.
Promover atividades em parceria com outros pesquisadores ou grupos que realizaram ou estão realizando o mapeamento da diversidade religiosa.
Elaborar uma cartilha de “Circuito religioso” da cidade, em diálogo com o governo local e as organizações religiosas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de eventos realizados sobre a divulgação e mapeamento da diversidade religiosa com as informações e fotos coletados.
Número de mapas apresentados sobre a ocupação espacial da diversidade religiosa em conjunto com os Dados Censitários do IBGE, no intuito de compreender a dinâmica socioespacial religiosa da cidade de Lavras.
Finalização de desenho dos trajetos das caminhadas da pesquisa de campo na cidade.
Número de atividades realizadas em parceria com outros pesquisadores ou grupos que realizaram ou estão realizando o mapeamento da diversidade religiosa para as principais designações e grupos religiosos de Lavras/MG.
Finalização de uma cartilha de “Circuito religioso” da cidade, em diálogo com o governo local e as organizações religiosas.

Cronograma: Etapas: Processo seletivo de discentes 2023.1 e 2024.2; recepção de discentes selecionados 2023.1 e 2024.2; Definição de atividades 2023.1, 2023.2, 2024.2 e 2025.1; estudos de textos bibliográficos em todos os semestres de vigência do Projeto; Cursos, oficinas, seminários e palestras em todos os semestres de vigência do Projeto; Processo de orientação do projeto em todos os semestres de vigência do Projeto; elaboração de trabalhos em 2023.2, 2024.1, 2025.1 e 2025.2; entrega do relatório em 2023.2, 2024.1, 2025.1 e 2025.2; elaboração dos mapas em todos os semestres de vigência do Projeto e; Atividades com pesquisadores ou grupos de pesquisa em 2023.2, 2024.1, 2024.2, 2025.1 e 2025.2.

Descrição Resumida: Este projeto visa elaborar um mapa da diversidade religiosa na cidade de Lavras-MG, no qual constará a identificação georreferenciada dos locais de culto e dos locais com vínculo religioso. Para tanto, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa e adotará como método a etnografia, cujo os dados serão coletados a partir dos seguintes instrumentos: pesquisa documental, questionário, pesquisa de campo, diário de campo, registro fotográfico e observação participante.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Tamara Vitória Pedroso - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • RAFAEL RODRIGUES DE CASTRO - Tipo: Voluntário - Início: 30/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KELLY IAPUQUE RODRIGUES DE SOUSA - Tipo: Voluntário - Início: 30/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

E-mail Institucional: jose.valadao[em]ufla.br

E-mail Alternativo: arimateiavaladao[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/05/2023 - 16:07:21

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/05/2023 - 16:28:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO: De 30/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
30/05/2023 - 16:28:22Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (JULIA MORETTO AMANCIO)
30/05/2023 - 16:31:04Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 63/2023 (JULIA MORETTO AMANCIO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos