UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 92/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O INES fornecerá programas de capacitação, mentoria, incubação e pré-aceleração de projetos, além de prover acesso a infraestrutura necessária para a criação de novos negócios sustentáveis. A iniciativa contará com um time permanente, composto por um coordenador, bolsistas de extensão, professores da universidade e profissionais externos que atuarão como palestrantes, mentores, avaliadores e consultores. Semestralmente, serão selecionados até 10 estudantes de graduação e pós-graduação para participar dos programas de capacitação oferecidos pelo INES. Os alunos com desempenho destacado serão convidados a fazer parte de uma rede de empreendedores, fortalecendo o projeto e proporcionando um aprendizado contínuo aos participantes.
O INES contribuirá para formar uma geração de profissionais habilitados em sustentabilidade e empreendedorismo, incentivando a criação de negócios com propósito e gerando impacto positivo na sociedade. Com a implementação do Projeto de Extensão Inovação e Empreendedorismo Sustentável na Universidade Federal de Lavras, espera-se expandir o alcance das ações de sustentabilidade na academia, no setor privado e na comunidade, estabelecendo a universidade como referência em inovação e empreendedorismo sustentável. Este projeto de extensão servirá como um passo inicial para se avaliar a necessidade da criação de um núcleo semelhante.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Serão definidas no futuro

Número Estimado de Participantes: 200

Locais de Realização: Departamento de Ecologia e Conservação

Data de Início: 24/07/2023

Data de Término: 23/07/2025

Justificativa: Este projeto de extensão, proposto pelo INES, representa uma oportunidade única para os alunos se envolverem ativamente na resolução de problemas reais por meio de uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas. Ao integrar o uso de tecnologias avançadas, como IA, e proporcionar experiências práticas e teóricas, o projeto visa equipar os alunos com as habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios atuais. Além disso, promove a criação de uma rede de apoio colaborativa, reforçando o ecossistema empreendedor e sustentável. Essa iniciativa é crucial para preparar os alunos para se tornarem agentes de transformação no mercado e na sociedade.

Caracterização dos Beneficiários: O projeto do INES beneficiará principalmente os estudantes, proporcionando a eles competências empreendedoras e sustentáveis práticas. Professores e pesquisadores ganharão ao colaborar e orientar os projetos. A universidade se destacará como promotora de inovação e sustentabilidade. Por fim, a comunidade se beneficiará das soluções sustentáveis desenvolvidas pelos alunos.

Objetivos: O objetivo do INES é cultivar habilidades empreendedoras e sustentáveis nos estudantes de graduação e pós-graduação, inspirando-se nos melhores programas de empreendedorismo sustentável do mundo. O projeto visa proporcionar uma experiência realista e eficiente, engajando os estudantes em projetos práticos e teóricos voltados para a sustentabilidade e inovação.

Metas:

1. Capacitar de 10 a 20 alunos por semestre no campo do empreendedorismo sustentável, totalizando de 40 a 80 alunos ao final dos dois anos iniciais do projeto.

2. Implementar um método de aprendizado baseado em problemas, que seja integrado em todas as atividades do programa, possibilitando aos alunos a prática e aplicação dos conceitos aprendidos.

3. Incorporar o uso de tecnologias avançadas, como IA, como ferramentas de apoio à análise de dados e tomada de decisões.

4. Garantir que pelo menos 70% dos alunos participantes sejam capazes de desenvolver e apresentar projetos inovadores e sustentáveis ao final de cada semestre.

5. Estabelecer uma forte rede de apoio e colaboração entre alunos, professores e especialistas envolvidos no projeto, que continue ativa mesmo após a conclusão do programa.

6. Fortalecer a reputação da Universidade Federal de Lavras como um centro de excelência em inovação e empreendedorismo sustentável.

7. Incentivar o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional dos participantes, mesmo após a conclusão do programa.

8. Desenvolver um programa eficaz de diversidade e inclusão, garantindo a participação de alunos de diferentes origens e experiências.

Fundamentação Teórica:

A proposição do INES é fundamentada em uma sólida base teórica e prática que busca capacitar os alunos em dois principais eixos: Empreendendo a Vida e Empreendendo na Vida.

Na primeira parte, o foco é no desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecendo a marca pessoal do aluno e desenvolvendo habilidades (soft skills) essenciais no mercado de trabalho e para o empreendedorismo. O programa aborda temáticas como marketing pessoal, construção de identidade profissional, networking, análise SWOT pessoal, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, tomada de decisões, inteligência emocional e o uso estratégico de redes sociais para o reconhecimento profissional.

No segundo eixo, Empreendendo na Vida, o foco se volta para o empreendedorismo sustentável, desenvolvendo habilidades práticas através de reuniões de discussão, workshops e a apresentação de projetos. A estrutura do conteúdo programático engloba desde a introdução ao empreendedorismo sustentável, análise de mercado e oportunidades em sustentabilidade, desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, até a gestão e liderança em negócios sustentáveis.

A metodologia de aprendizado será baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL) e no uso de tecnologias avançadas, como a IA, como ferramentas de apoio à análise de dados e tomada de decisões. Ao final do programa, os participantes terão desenvolvido um projeto prático, utilizando os conhecimentos adquiridos, que será apresentado a uma banca de especialistas.

Dessa forma, o INES se baseia em teorias contemporâneas de aprendizado e desenvolvimento de competências, aliando a prática à teoria, proporcionando aos alunos uma formação robusta e aplicável às demandas do mercado atual, em especial, no campo do empreendedorismo sustentável.

Metodologia:

O projeto de extensão INES será executado por meio de uma metodologia dinâmica e envolvente, dividida em fases distintas mas interligadas para garantir o crescimento contínuo e a aplicabilidade prática do aprendizado.

1. **Fase de Iniciação**: Nessa etapa inicial, o aluno será introduzido aos conceitos fundamentais do empreendedorismo e do desenvolvimento pessoal e profissional, passando por temas como marketing pessoal, construção de identidade profissional, networking e análise SWOT pessoal.

2. **Fase de Desenvolvimento**: Nesta fase, o foco é na aquisição e refinamento de habilidades (soft skills) e na exploração de ferramentas de redes sociais para o reconhecimento profissional. Serão abordados tópicos como comunicação eficaz, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, tomada de decisões, inteligência emocional, entre outros.

3. **Fase de Prática Empreendedora**: Aqui, o aluno será incentivado a aplicar os conhecimentos adquiridos na identificação de oportunidades de empreendedorismo sustentável. Isso incluirá a introdução à análise de mercado, desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, modelagem de negócios e estratégias de marketing para negócios sustentáveis.

4. **Fase de Ideação e Desenvolvimento de Projeto**: Nesta etapa, os alunos irão desenvolver suas propostas de negócios sustentáveis, utilizando metodologias ágeis, Lean Startup, e a elaboração de um plano de negócios. Eles também terão a oportunidade de preparar e apresentar pitches de seus projetos.

5. **Fase de Mentoria e Acompanhamento**: Ao longo de todo o processo, os alunos receberão orientação e feedback de mentores experientes no campo do empreendedorismo sustentável, garantindo que seus projetos sejam robustos e viáveis.

6. **Fase de Avaliação e Encerramento**: Na conclusão do programa, os projetos desenvolvidos serão apresentados a uma banca de especialistas. Este momento será de celebração dos resultados alcançados, mas também uma oportunidade para feedback construtivo e orientações para o futuro dos negócios desenvolvidos pelos alunos.

A metodologia do INES, portanto, é projetada para proporcionar um ambiente de aprendizado interativo e centrado no aluno, favorecendo o desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso no século 21.

Impactos na Formação Discente:

O projeto de extensão INES é projetado para ter um impacto profundo e duradouro na formação dos alunos participantes. Primeiramente, o projeto equipará os alunos com uma gama de habilidades interpessoais e profissionais altamente valorizadas no mercado de trabalho contemporâneo. Estas incluem comunicação eficaz, liderança, resolução de problemas, adaptação às mudanças, e o uso estratégico das redes sociais para reconhecimento profissional.

Em segundo lugar, o INES irá introduzir os alunos ao mundo do empreendedorismo sustentável, proporcionando a eles uma compreensão prática e teórica de como identificar oportunidades de negócio sustentáveis, desenvolver produtos e serviços sustentáveis e modelar negócios sustentáveis.

Finalmente, o projeto oferecerá aos alunos uma experiência prática inestimável na concepção, desenvolvimento e apresentação de suas próprias propostas de negócios. Esta experiência, combinada com a orientação de mentores experientes, ajudará a preparar os alunos para futuras carreiras como empreendedores, líderes empresariais e defensores da sustentabilidade. Ao todo, o INES tem o potencial de transformar os alunos participantes, capacitando-os para serem os agentes de mudança no mundo dos negócios sustentáveis.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O INES foi concebido com uma abordagem holística que se alinha perfeitamente com os três pilares fundamentais de uma universidade: ensino, pesquisa e extensão.

No pilar do ensino, o INES oferece um currículo robusto que aborda uma ampla gama de competências essenciais e conhecimentos específicos. Ele prepara os alunos para o mundo profissional fornecendo experiências práticas e teóricas em temas relacionados à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

Em termos de pesquisa, o INES encoraja a investigação acadêmica, incentivando os alunos a explorar novas ideias, realizar estudos de viabilidade, e contribuir com novos insights na área de negócios sustentáveis. Além disso, a integração com a IA abre oportunidades para a exploração de métodos avançados de análise de dados.

No âmbito da extensão, o INES se destaca por promover uma interação produtiva entre a universidade e a sociedade. Os participantes são incentivados a aplicar seus aprendizados em projetos reais que buscam resolver problemas da comunidade, reforçando o compromisso da universidade com a responsabilidade social.

Portanto, o INES contribui transversalmente para os três pilares, reforçando a missão da universidade de desenvolver os alunos de forma integral, gerar conhecimento valioso e impactar positivamente a sociedade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O INES possui um potencial significativo para gerar impacto social de diversas maneiras.

Primeiramente, o projeto contribui para a formação de uma nova geração de empreendedores com uma mentalidade voltada à sustentabilidade. Essa abordagem reforça a importância de práticas empresariais que respeitem o meio ambiente, promovam a equidade social e contribuam para a prosperidade econômica.

Além disso, ao longo do programa, os alunos são incentivados a desenvolver soluções sustentáveis para desafios reais da sociedade. Isso significa que os projetos oriundos do INES têm potencial para contribuir diretamente para a resolução de problemas sociais e ambientais, promovendo inovação e melhorando a qualidade de vida das comunidades.

Outro ponto é que o INES fomenta a criação de redes de colaboração entre alunos, professores, profissionais e organizações da área, o que pode ampliar o alcance e o impacto das ações realizadas.

Por fim, o INES tem um papel relevante na promoção de conhecimento e sensibilização acerca da importância da sustentabilidade e do empreendedorismo consciente, impactando não apenas os participantes diretos do programa, mas também suas redes de contato e a sociedade em geral.

Dessa forma, o INES contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e resiliente.

Resultados Esperados:

O INES visa produzir resultados benéficos para diversos segmentos envolvidos:

1. **Alunos**: Adquirirão habilidades essenciais de empreendedorismo, liderança, gestão de mudanças, comunicação eficaz, entre outras. Serão expostos a oportunidades práticas de aplicar seus conhecimentos, fomentando o pensamento crítico e a inovação. A longo prazo, essas habilidades e experiências irão prepará-los melhor para o mercado de trabalho e para empreender de forma sustentável.

2. **Universidade**: A instituição se beneficiará com a elevação do seu perfil e reputação através da promoção do empreendedorismo sustentável. O INES reforça o compromisso da universidade com o ensino de qualidade, a pesquisa aplicada e a extensão social.

3. **Comunidade local**: O projeto promove a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico.

4. **Empresas e organizações parceiras**: Terão acesso a talentos emergentes com uma mentalidade empreendedora e consciente da sustentabilidade. A colaboração com o INES pode também proporcionar oportunidades para essas entidades aumentarem sua visibilidade e reforçarem seu compromisso com a responsabilidade social.

5. **Sociedade em geral**: O INES tem o potencial de contribuir para a construção de uma cultura de empreendedorismo sustentável, preparando futuros líderes e influenciadores capazes de abordar os desafios socioambientais de nossa época.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

1. **Participação dos Alunos e Retenção**: Mede o número de alunos que se inscrevem e completam o programa. Este é um indicador direto do interesse e do valor percebido do INES pelos alunos. Uma alta taxa de retenção sugere que os alunos estão encontrando o programa relevante e atraente.

2. **Nível de Competência Adquirido**: Este indicador pode ser medido através de avaliações pré e pós-programa, focando nas habilidades e competências-chave ensinadas pelo INES. O aumento da competência dos alunos em áreas como empreendedorismo, sustentabilidade e habilidades interpessoais indicará o sucesso do programa em alcançar seus objetivos educacionais.

3. **Número de Iniciativas Empreendedoras Lançadas**: Este indicador rastreia quantos projetos sustentáveis os alunos iniciam durante e após o programa. Este é um indicador forte do impacto prático do INES, mostrando que os alunos não só aprenderam as habilidades necessárias, mas também as aplicaram para criar soluções de negócios sustentáveis.

Estes indicadores foram escolhidos porque oferecem uma visão abrangente do sucesso do INES, abordando tanto a eficácia educacional (através da retenção de alunos e competência adquirida) quanto o impacto prático (através das iniciativas empreendedoras lançadas).

Cronograma:

O cronograma abaixo está estruturado para abordar todos os elementos do conteúdo programático do INES durante um semestre, com cada grupo de alunos passando por este processo. As atividades são repetidas a cada semestre ao longo de dois anos, permitindo a participação de até quatro grupos de alunos durante a duração do projeto.

**Cronograma Semestral (Cada Grupo de Alunos):**

1. **Mês 1**: Apresentação do programa, Marketing Pessoal, Networking e Desenvolvimento de Soft Skills
2. **Mês 2**: Uso de Redes Sociais como Ferramentas de Reconhecimento Profissional, Estratégias de Autoridade e Credibilidade, Introdução ao Empreendedorismo Sustentável
3. **Mês 3**: Análise de Mercado e Oportunidades em Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos e Serviços Sustentáveis, Modelagem de Negócios Sustentáveis
4. **Mês 4**: Estratégias de Marketing e Comunicação para Negócios Sustentáveis, Finanças e Indicadores de Desempenho Sustentável, Gestão e Liderança em Negócios Sustentáveis
5. **Mês 5**: Práticas de Empreendedorismo Sustentável em Diferentes Áreas, Ideação e Pitch, Desenvolvimento e MVPs
6. **Mês 6**: Mentoria e Acompanhamento, Avaliação e Encerramento, Apresentação dos Projetos Desenvolvidos

**Cronograma do Projeto de 24 Meses:**

- **1º Semestre**: 1º Grupo de Alunos (Meses 1 a 6)
- **2º Semestre**: 2º Grupo de Alunos (Meses 7 a 12)
- **3º Semestre**: 3º Grupo de Alunos (Meses 13 a 18)
- **4º Semestre**: 4º Grupo de Alunos (Meses 19 a 24)

Este cronograma permite a flexibilidade necessária para acomodar possíveis mudanças ou ajustes necessários durante a execução do programa, enquanto ainda garante que todos os conteúdos programáticos são adequadamente cobertos. Cada grupo de alunos tem a oportunidade de percorrer todo o programa, com tempo suficiente para reflexão, prática e desenvolvimento de seus próprios projetos.

Descrição Resumida: O INES (Inovação e Empreendedorismo Sustentável) é um projeto de extensão universitária que capacita alunos no desenvolvimento de competências para a construção de sua marca pessoal e criação de negócios sustentáveis, contribuindo com a formação acadêmica e gerando impacto social significativo.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • LETÍCIA FIGUEIREDO SOUZA SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ALEX BAGER

Setor: DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

E-mail Institucional: abager[em]ufla.br

E-mail Alternativo: abager[em]ecoestradas.org

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/07/2023 - 09:35:26

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/08/2023 - 09:27:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ALEX BAGER: De 11/07/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
24/08/2023 - 09:27:56Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ALESSANDRA ANGELICA DE PADUA BUENO)
04/09/2023 - 15:16:41Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 92/2023 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos