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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 100/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PEC-G/ PEC-PLE: Programa de Estudantes Convênio-Graduação - Português como Língua Estrangeira

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

PEC-G é o Programa de Estudantes Convênio-Graduação, cujo principal objetivo é oferecer a possibilidade de o aluno estrangeiro, previamente selecionado, cursar gratuitamente a graduação no Brasil. Em consequência, o PEC-G contribui para o fortalecimento da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação e, portanto, para a Política de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas.
O Programa PEC-G é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), através da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação (MEC), em parcerias com IES de todo o país.
Dentro do Programa PEC-G encontra-se o Programa PEC - PLE (Português como Língua Estrangeira) direcionado, exclusivamente, à oferta de cursos de PLE aos alunos estrangeiros que desejam cursar graduação no Brasil.
De acordo com a Portaria Interministerial, que regulamenta a operacionalização do Programa PEC-G, no âmbito da Graduação, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) é considerado o exame de proficiência em língua portuguesa de referência para ingresso no PEC-G. Apenas os candidatos estrangeiros, oriundos de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão dispensados de comprovar proficiência intermediária em Língua Portuguesa.
A participação nos cursos PEC-PLE, portanto, torna-se obrigatória aos candidatos Pré- PEC-G que não participam da CPLP e também aos que, porventura, não apresentarem certificado de proficiência em Língua Portuguesa, até a data estipulada em edital anual de seleção.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Ministério da Educação (MEC)

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) e Centro de Idiomas.

Data de Início: 01/08/2023

Data de Término: 01/12/2033

Justificativa:

Em 15 de maio de 2003, a UFLA aderiu ao PEC-PLE comprometendo-se a oferecer vagas anuais para o Curso de Português preparatório para o exame CELPE-BRAS. A carga horária total do Curso de 640 horas será dividida em módulos, a serem ministrados entre abril e novembro de 2024. Os candidatos selecionados para participar do PEC-PLE na UFLA precisarão cumprir 20 horas de atividades semanais. Inicialmente, pretende-se atender dez alunos estrangeiros. Futuramente, as turmas serão ampliadas, de acordo com as línguas maternas dos discentes.
Em 22 de agosto de 2022, a UFLA tornou-se centro aplicador do exame CELPE-BRAS, de acordo com a Portaria da Reitoria Nº. 762. O fato de a UFLA ter se tornado posto aplicador do exame CELPE-BRAS e aderido ao PEC-PLE vai ao encontro das ações desenvolvidas no âmbito da Política de Internacionalização institucional. Dentre os quatro eixos que compõem esta Política destacam-se os Eixos 1 e 4. O Eixo 1 trata, especificamente, da qualificação e do apoio aos discentes e docentes internacionais, através da instrumentalização da Língua Portuguesa. Já o Eixo 4 tem como proposta implementar a visibilidade internacional da UFLA. Destarte, o PEC-PLE, através do PEC-G, contribui diretamente para o desenvolvimento, o fortalecimento e a visibilidade das ações inerentes à Política de Internacionalização institucional, impactando todos os envolvidos.
As ações que envolvem a oferta de cursos de Português como Língua Estrangeira, dentro do PEC-PLE, justificam-se à luz da Política de Internacionalização da UFLA, mais notadamente de seus Eixos 1 e 4.

Caracterização dos Beneficiários:

Espera-se que cerca de 10 alunos internacionais, com ensino médio concluído, se beneficiem do PEC-PLE/ UFLA no primeiro ano. Nos próximos anos, o número de vagas deverá ser ampliado.
De 3 a 5 bolsistas, discentes de graduação em Letras, deverão atuar na formação dos alunos internacionais, anualmente.

Objetivos: Capacitar discentes de graduação em Letras para atuarem, a partir de abril de 2024, no PEC-PLE. A formação de discentes para colaborarem com a aplicação do exame CELPE-BRAS, na UFLA, bem como para atuarem no Centro de Idiomas, são ações prévias, de caráter formativo, preparatórias para a atuação no PEC-PLE. O PEC-PLE -UFLA será oferecido em fluxo contínuo, anualmente, a partir de 2024.

Metas: Assegurar, através de formação discente continuada, a oferta contínua de cursos PEC-PLE na UFLA.

Fundamentação Teórica:

A fundamentação teórica do PEC-G/ PEC- PLE vai ao encontro do constructo teórico do exame de proficiência CELPE-BRAS. Nele, a língua portuguesa é concebida como "prática social" e é mobilizada "por meio de tarefas que privilegiam a integração das práticas de linguagem"; já que o conceito de proficiência que perpassa o exame é "entendido [...] como a capacidade do aprendiz de usar adequadamente a língua para desempenhar ações no mundo, em diferentes contextos, e sempre com um propósito social [...). O agir no mundo, por meio da língua, portanto, pressupõe a mobilização de variadas capacidades que envolvem a compreensão das situações, dos códigos sociolinguísticos e dos contextos sócio-históricos nos quais se dão as interações. Assim, ao aprender uma língua, aprende-se também um modo de ser e de viver, que é marcado culturalmente, uma vez que ela passa a ser um vetor de interpretação do mundo para o sujeito que a aprende." (BRASIL, 2020, p. 29).

Referência: BRASIL. Documento-base do Exame CELPE-Bras. Inep. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/documento_base_do_exame_celpe_bras.pdf Acesso em: 10 maio 2023.

Metodologia:

Metodologias ativas de aprendizagem serão utilizadas durante o processo formativo, à luz das especificidades das tarefas propostas no exame CELPE-BRAS, considerando-se suas duas partes: oral e escrita, e de acordo com os critérios estabelecidos para a oferta dos cursos PEC-PLE.
É obrigatória a participação nos cursos de capacitação para o CELPE-BRAS, sejam os ofertados pela UFLA, sejam os disponibilizados pelo INEP, com aprovação nos respectivos cursos;
Participação, de caráter obrigatório, nos encontros semanais de formação PEC-PLE, a partir de agosto de 2023, até novembro de 2024;
Realização de todas as atividades propostas, dentro do cronograma estabelecido;
Avaliação individual e/ou coletiva das atividades propostas (preparação de planos de ensino, materiais didáticos, provas, etc.);
Avaliação de desempenho, por metas e resultados, através da observação e acompanhamento das aulas ministradas;
Participação, com apresentação de trabalho, em eventos internos e externos da área de PLE;
Participação, obrigatória, em eventos promovidos pelo PEC-G/PEC-PLE;
Participação em eventos promovidos pelo IsF-PLE (Idiomas sem Fronteiras-PLE);
Ministração, obrigatória, de cursos de extensão e participação no evento "UFLA Faz Extensão";
Participação, obrigatória, no evento "UFLA de Portas Abertas";
Feedback dos alunos estrangeiros;
Autoavaliação.

Impactos na Formação Discente: O impacto direto na formação dos alunos de Letras decorre da capacitação específica, voltada para o entendimento do constructo teórico-metodológico dos cursos PEC-PLE. Ademais, os bolsistas terão a oportunidade de participar de eventos remotos, de formação, oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O PEC-PLE constitui uma das linhas de pesquisa, ensino e extensão, contempladas pela área de Português Língua Estrangeira. Portanto, este percurso formativo pode contribuir para ampliar a formação dos discentes de Letras, expandindo horizontes e oportunidades, relacionados não só à extensão, ao ensino, mas também à pesquisa, seja em âmbito local, nacional ou internacional.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Ao oferecer cursos de PLE, no âmbito do PEC-PLE, a UFLA contribui para ampliar as possibilidades de mobilidade acadêmica dos alunos estrangeiros que desejam realizar a graduação no Brasil. A proficiência linguística, decorrente da participação nos cursos de Português como Língua Estrangeira, e comprovada através do exame CELPE-BRAS, possibilita a efetiva inserção do aluno estrangeiro na sociedade brasileira. O domínio linguístico do Português abre novas oportunidades acadêmicas e profissionais, a começar pela realização de um curso de graduação em uma IES brasileira. Ademais, o fato de a UFLA ser posto aplicador do CELPE-BRAS, além de ser um facilitador para os alunos Pré-PEC-G, também beneficia estrangeiros, vinculados ou não à UFLA, moradores de Lavras ou da região, que desejam realizar o exame; seja por questões acadêmicas, profissionais ou pessoais, já que a certificação em Português Língua Estrangeira é obrigatória para os que desejam obter a naturalização brasileira.
Para os discentes de Letras, a formação de especialistas na área de PLE amplia as possibilidades acadêmicas e profissionais, para além da instituição e do país.

Resultados Esperados: Espera-se consolidar a oferta de cursos PEC-PLE na UFLA, garantindo sua continuidade, através da formação discente continuada e da ampliação do número de vagas para alunos internacionais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Geração de dados, através de formulários, gráficos e tabelas, mapeando o desempenho dos alunos internacionais e também a atuação dos bolsistas.

Cronograma:

AGOSTO E SETEMBRO DE 2023: participar dos cursos de capacitação para a aplicação do exame CELPE-BRAS na UFLA.

SETEMBRO E OUTUBRO DE 2023: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP e colaborar com a aplicação do exame CELPE-BRAS, entre os dias 24 e 26 de outubro, na UFLA.

AGOSTO A DEZEMBRO: preparar e ofertar cursos de PLE no Centro de Idiomas. Participar dos encontros de formação semanais.

JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO DE 2024: preparar e ofertar cursos de PLE no Centro de Idiomas. Preparar os cursos PEC-PLE. Participar dos encontros, semanais, de formação.

ABRIL de 2024: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP para a aplicação do exame CELPE-BRAS. Aplicar o exame CELPE-BRAS na UFLA.

ABRIL A NOVEMBRO DE 2024: preparar e ofertar cursos PEC-PLE. Participar dos encontros de formação semanais.

OUTUBRO DE 2024: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP para a aplicação do exame CELPE-BRAS. Aplicar o exame CELPE-BRAS na UFLA.

Descrição Resumida: PEC-G / PEC - PLE é o Programa de Estudantes Convênio-Graduação, cujo principal objetivo é oferecer a possibilidade de o aluno estrangeiro, previamente selecionado, cursar gratuitamente a graduação no Brasil. Em consequência, o PEC-G / PEC- PLE contribui para o fortalecimento da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação e, portanto, para a Política de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DEBORA RACY SOARES

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: debora.soares[em]ufla.br

E-mail Alternativo: debora_racy[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/07/2023 - 18:37:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/07/2023 - 18:59:31

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DEBORA RACY SOARES: De 12/07/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/07/2023 - 18:59:31Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RODRIGO GARCIA BARBOSA)
28/09/2023 - 16:24:06Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 100/2023 (PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos