UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 107/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Super Agrônomo Podcast

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Visando aumentar a divulgação dos avanços e inovações em ciências agrárias, o Super Agrônomo Podcast tem como objetivo principal facilitar o acesso da sociedade ao conteúdo técnico-científico produzido pela ESAL. Além disso, a proposta visa aumentar as ações de extensão do PPG em Agronomia/Fitotecnia, e sua relação com os egressos que hoje atuam nos diferentes setores do mercado.
Neste sentido, os docentes responsáveis pela disciplina PAG560 - Tópicos Especiais em Fitotecnia se propõem a organizar um canal de divulgação na forma de podcast para popularizar a ciência, aumentar o interesse pelo PPG em Agronomia/Fitotecnia e divulgar o conhecimento gerado na UFLA e suas instituições parceiras para a sociedade civil.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: EMATER, EMBRAPA, Rede Social do Café.

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: Escola de Ciências Agrárias - ESAL/UFLA, Departamento de Agricultura - DAG, Plataforma de Pesquisas Energéticas - PLAPE/UFLA

Data de Início: 30/08/2023

Data de Término: 30/08/2033

Justificativa:

Popularização da ciência (Curricularização da extensão)
Prospectar discentes para PPG em Agronomia/Fitotecnia
Divulgação das ações do PPG em Agronomia/Fitotecnia
Acompanhamento de egressos (quadro egresso de sucesso!)
Tópicos Especiais em Fitotecnia - trazer temas transversais no âmbito da fitotecnia

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica: alunos de graduação pós-graduação dos diversos cursos e programas de ciências agrárias da UFLA, mostrando oportunidades no mercado de trabalho e expandindo o conhecimento para assuntos periféricos à sua área de atuação. Profissionais do setor: Pesquisadores, extensionistas, produtores rurais e egressos da UFLA. Sociedade civil: pessoas interessadas nos avanços das pesquisas realizadas na UFLA.

Objetivos:

Objetivo principal.
- Facilitar o acesso da sociedade ao conteúdo técnico-científico produzido pela ESAL/UFLA e instituições parceiras.
Objetivos específicos:
- Contribuir com o acompanhamento de egressos dos PG e PPG da UFLA.
- Mostrar os rumos que a carreira acadêmica permite por meio de profissionais que se destacam na iniciativa privada, pública, ou no empreendedorismo.
- Capacitar discentes do PPG em Agronomia/Fitotecnia na elaboração de podcasts.
- Divulgar oportunidades do mercado de trabalho para egressos dos PPG em Ciências Agrárias da UFLA.
- Estimular que discentes do curso de Agronomia (Bacharelado) ingressem no PPG em Agronomia/Fitotecnia da UFLA.
- Aumentar as ações do PPG em Agronomia/Fitotecnia que promovam a curricularização da extensão na Pós-Graduação.

Metas:

- Publicar pelo menos 10 (dez) conteúdos de podcast anualmente em plataformas de acesso livre.
- Entrevistar pelo menos 5 (cinco) egressos dos Programas de Graduação e ou Pós-Graduação da UFLA.

Fundamentação Teórica:

Nos últimos 15 anos as formas de conexão com o público em geral mudaram. Antes, para um interlocutor se conectar com outras pessoas em maior escala era necessário escrever artigos menos científicos e de caráter mais popular ou através de palestras e em alguns casos aparecer em programas de rádio ou TV (Shrader & Louw, 2021). Os rápidos avanços tecnológicos melhoraram a qualidade de vida das pessoas e a forma como elas se comunicam, e com as restrições impostas pela pandemia do COVID 19 métodos inovadores de ensino e comunicação ganharam espaços perante aos métodos clássicos (Hogan et al., 2022). Nesse sentido, as universidades precisam se atentar as transformações ligadas a como se produz, informa, ensina, aprende e consome informações de modo que a não adequabilidade a esses novos métodos podem trazer uma obsolescência pedagógica. (Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi & Ferreira, 2022). E nesse sentido surge o podcast como mídia.
A expressão podcast foi cunhada por Adam Curry apresentador do canal americano MTV e é uma junção de iPOd (dispositivo portátil multimídia) e a palavra broadcasting que em tradução livre significa transmissão (Oliveira, 2022). Os podcasts são mídias que fazem parte da atividade diária de várias pessoas. Desde entretenimento diário até métodos de estudo ou formas de se manter informados sobre assuntos dos mais variados temas(Chiu et al., 2023) . Dessa forma os podcasts fornecem formas mais fáceis de disseminação de conhecimento em forma de mídia de áudio através de uso de técnicas narrativas para atrair o público em geral (Hardey & James, 2022).
Assim o uso de podcast por meio de narrativas e diálogos permite que informações produzidas na academia através de pesquisas alcancem o público geral de forma facilitada, e que ocorra a disseminação de conhecimento sem necessariamente que o ouvinte tenha conhecimento profundo de um dado assunto. Esse conhecimento prévio e superficial é necessário para que desperte o interesse do ouvinte de modo que, se for de interesse, ele busque níveis mais profundos de conhecimento dentro de uma determinada área.

Referências Bibliográficas:

Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi, T., & Ferreira, S. H. D. (2022). As possibilidades do uso de podcast no ensino superior. Revista Pesquisa e Debate Em Educação, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36113
Chiu, C. Y., Tseng, M. N., & Chang, K. L. (2023). A hybrid multiple-criteria decision-making model for podcaster selection from the perspective of Taiwanese mattress brands. AIMS Mathematics, 8(3), 6288–6308. https://doi.org/10.3934/math.2023318
Hardey, M., & James, S. J. (2022). Digital seriality and narrative branching: the podcast Serial, Season One. Communication and Critical/ Cultural Studies, 19(1), 74–90. https://doi.org/10.1080/14791420.2022.2029513
Hogan, K. F. E., Fowler, J. A., Barnes, C. D., Ludwig, A. K., Cristiano, D. J., Morales, D., Quiñones, R., Twidwell, D., & Dauer, J. M. (2022). New multimedia resources for ecological resilience education in modern university classrooms. Ecosphere, 13(10). https://doi.org/10.1002/ecs2.4245
Shrader, A. M., & Louw, I. (2021). Using a social media project as a way to get students to communicate conservation messages to the general public. Journal of Biological Education. https://doi.org/10.1080/00219266.2021.1924231

Metodologia:

Semanalmente, durante as aulas ministradas pela disciplina PAG 560 - Tópicos Especiais em Fitotecnia, profissionais de renome serão convidados a compartilhar suas experiências com os docentes e discentes.
Durante as aulas, com autorização do convidadeo, os conteúdos de áudio serão gravados e editados para a publicação no formato de podcast em plataformas de acesso livre.

Impactos na Formação Discente:

- Capacitação de discentes do PPG em Agronomia/Fitotecnia na elaboração de podcasts e difusão de conteúdos e treinamentos em plataformas digitais.
.
- A atualização de discentes nas temáticas da produção vegetal

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A junção do ensino com a pesquisa e a extensão na universidade é fundamental para formar profissionais capacitados e com habilidades em diferentes áreas. O objetivo do projeto é criar uma relação entre a universidade e a sociedade através da difusão de informação via o podcast Super Agrônomo, com ações que possibilitem a troca de conhecimentos e, assim, levar à comunidade os saberes desenvolvidos, prestando auxílio a população.
O projeto, portanto, realiza atividades de extensão focadas em aplicação, compartilhamento e produção de conhecimento em conjunto com diversos setores da sociedade. Todas as áreas de conhecimento englobadas na fitotecnia podem se organizar a partir de ações que ponham o conhecimento em construção conjunta sobre esses temas. Deste modo, além do ensino e pesquisa, a entrada da extensão nesses projetos tem a finalidade de ampliar a formação e, além disso, possibilitar a aprendizagem tanto dos discentes como da sociedade já que é uma competência necessária aos egressos das Universidades relacionar o conhecimento adquirido nos diferentes setores que são impactados por ele. Essa aprendizagem leva o estudante a se envolver com a sociedade e levar o conhecimento acadêmico a mais pessoas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Contribuir com a superação de problemas relacionados à divulgação de informações e transferência de tecnologias e conhecimentos do setor agropecuário gerados no ambiente acadêmico e no setor privado. Orientar o público alvo sobre políticas públicas existentes em sua área de atuação e como acessá-las.

Resultados Esperados:

Espera-se que o programa estabeleça como uma ferramenta para a fixação e difusão dos avanços tecnológicos produzidos pela UFLA, por seus egressos e parceiros.
Este canal de comunicação pretende estreitar as interações entre a universidade e sociedade civil, promovendo:

- Maior interação de egressos da UFLA com a comunidade acadêmica.
- Maior aplicação das tecnologias geradas no ambiente universitário pela sociedade civil.
- Transformar o "Super Agrônomo Podcast" em um canal de ampla divulgação dos avanços na área de Ciências Agrárias.
- Aumentar o número de candidatos nos processos seletivos dos PPG em Ciências Agrárias da UFLA.
- Produzir conteúdos na área de Tópicos Especiais em Fitotecnia para ampla divulgação

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de Reproduções, Streamings por episódio, regiões, faixa etária da audiência, gênero da audiência.

Cronograma: Gravação e ou edição dos conteúdos serão realizadas semanalmente durante as aulas de PAG560 - Tópicos Especiais em Fitotecnia.

Descrição Resumida: O Super Agrônomo Podcast é uma ferramenta de extensão que tem como objetivo facilitar a aplicação de avanços técnico-científicos pela sociedade civil, através do compartilhamento de experiências e da vivência dos profissionais entrevistados.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PEDRO MARANHA PECHE - Início: 30/08/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • FRANKLIN DANIEL INACIO - Tipo: Voluntário - Início: 30/08/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAFAEL PERON CASTRO

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: rafael.peron[em]ufla.br

E-mail Alternativo: yavasques[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/08/2023 - 12:11:12

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/10/2023 - 15:14:47

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAFAEL PERON CASTRO: De 30/08/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/10/2023 - 15:14:47Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA)
21/10/2023 - 21:39:46Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 107/2023 (HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos