UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 104/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CORRIDA NA UFLA: RAIA LIVRE

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A Corrida na UFLA: raia livre, visa disponibilizar a pista Oficial de Atletismo da UFLA para os corredores da comunidade externa da universidade realizarem os seus treinamentos, oportunidade de participação deles na modalidade corrida de rua com fins de melhora da aptidão física, saúde e maximizar seus resultados além de poderem ou não participarem de competições.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 60

Locais de Realização: Complexo esportivo (Pista de Atletismo Alfredo Scheid Lopes) da Universidade Federal de Lavras

Data de Início: 17/10/2023

Data de Término: 17/12/2033

Justificativa: A demanda por projetos de prática de atividade física é crescente no campus da UFLA. Assim a disponibilidade de espaços para a sua prática é importante afim de mobilizar um maior número de praticantes promovendo uma maior aproximação da comunidade com a Universidade, promovendo a eles os benefícios que a Universidade tem a oferecer. Além disso, a oferta de um projeto de corrida permitirá aos estudantes de Educação Física a vivência prática em um dos campos para o futuro exercício da profissão.

Caracterização dos Beneficiários:

Corredores da comunidade externa à Universidade de Lavras

Para participação no projeto, os corredores devem realizar a inscrição no mesmo, no local e data previamente divulgados pelos meios de comunicação.

Para iniciar as atividades, os corredores deverão apresentar o atestado médico liberando para prática dos treinamentos de corrida.

Participarão os corredores que já estejam seguindo uma rotina de treinamento de corrida e tenham seus planejados.

Objetivos: Oportunizar aos corredores da comunidade externa à Universidade Federal de Lavras a prática da corrida na pista de atletismo. O projeto também busca contribuir com a formação dos estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física, por meio da experiência prática no acompanhamento desse tipo de atividade física, bem como permitir, a coleta de dados para pesquisas científicas de projetos aprovados pelo Comitê de ética.

Metas: Fomentar a prática da corrida de rua na Universidade Federal de Lavras e promover a aproximação da comunidade com a Universidade.

Fundamentação Teórica:

As corridas de rua é uma das modalidades esportivas, atualmente, que mais crescem (SALGADO, 2006). A sua popularidade foi observada a partir da década de 70 após o incentivo do médico Kenneth Cooper, com a criação do Teste de Cooper e das teorias relacionadas às corridas, voltadas principalmente para a saúde. Baseado nesse modelo foi criado o jogging boom que contribuiu para a modalidade ganhar um número maior de adeptos no Brasil (SALGADO 2006).
A esse grande número de adeptos nas corridas de rua, podemos destacar como os principais motivos os benefícios relacionados à saúde, o fácil acesso e baixo custo para a prática da modalidade (PAZIN et al., 2008; PALUSCA, 2005). Além disso, outro fator que chama atenção é o fato de em uma mesma prova poderem compartilhar do mesmo local de competições, atletas amadores e profissionais.

PALUSKA SA. An overview of hip injuries in running. Sports Med. 2005; 35(11): 991-1014.

PAZIN J, DUARTE MFS, POETA LS, GOMES MA. Corredores de rua: caracteristicas demograficas, treinamento e prevalência de lesoes. Rev Bras Cineantropom. Desempenho Hum. 2008; 10(3): 277-82.

SALGADO JVV, CHACHON-MIKAHIL MPT. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Conexões. 2006; 4(1): 90-99.

Metodologia:

Serão disponibilizados horários para que os corredores possam realizar os seus treinamentos desde que tenham o acompanhamento de um responsável para abertura e fechamento do espaço, assim como um profissional para planejar os seus treinamentos.
Todos os participantes deverão assinar o termo de compromisso de termo de aceitação das normas de funcionamento e resposta à anamnese. Além disso, deverão apresentar um atestado médico liberando para a prática de atividade física.
Os dias e horários poderão ser alterados de acordo com as atividades que estiverem acontecendo na pista, assim como, da disponibilidade dos monitores e alunos, disponibilizando assim, vagas para matrícula.

Sendo permitida a utilização por apenas participantes inscritos no projeto.

Na primeira parte do projeto serão selecionados um grupo de corredores, que deverão estar dentro dos critérios pré-estabelecidos.
Será criada uma lista de espera, para os corredores que não conseguirem a vaga no primeiro momento, sendo convidados a participarem de acordo com o surgimento de novas vagas.

O profissional responsável pelo projeto será o professor do Departamento de Educação Física da UFLA, Francisco de Assis Manoel que contará com o auxilio de discentes que estarão sob sua orientação.

Importante destacar que nesse primeiro momento o projeto será aberto apenas para quem ja tem um treinador e um programa de treinamento de corrida, pois, será disponibilizado apenas o espaço para que eles possam realizar os treinos.
Os corredores selecionados estarão divididos em 3 grupos realizando seus treinamentos em dias diferentes. Essa divisão é importante para haver um melhor controle e facilitar as orientações
O professor e os monitores estarão a disposição para quaisquer dúvidas sobre o treinos e as características da pista para melhor utilização.
Haverá um lista de chamada que deverá ser assinada por cada corredor no início de cada sessão, cada corredor poderá até no máximo 2 faltas sem justificativa, um número de faltas superior a esse, automaticamente o corredor será desligado do projeto e disponibilizada a vaga para outra pessoa.

Impactos na Formação Discente: Os discentes poderão participar ativamente em todo processo desde a avaliação até a prescrição e monitoramento do treinamento. Já havendo assim uma vivência prática de alguma das áreas de sua formação.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto tem relação com os conteúdos das disciplinas GFD 176, GFD 182, GFD224, GFD 229 permitindo uma vivência dos estudantes com a parte prática.
Os estudantes de Educação Física participarão de atividades de avaliações física prescrição e monitoramento do treinamento. A possibilidade de atividades práticas, que envolvem a participação de pessoas (beneficiários), permite que os estudantes tenham perspectiva de, junto aos docentes, desenvolverem projetos de pesquisa que podem contribuir com suas formações e gerar retorno à comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes envolvidos serão privilegiados com a oportunidade de estar inseridos em uma realidade concreta de prática vivencial atuando também como agentes formadores, aplicando teoria na prática. Dessa forma, os participantes da comunidade terão a oportunidade de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão, na qual toda instituição de ensino deve estar apoiada, através da interdisciplinaridade; a prática do atletismo como atividade de formação e competição pelos praticantes.

Resultados Esperados: Aumento da participação e de corredores de rua da comunidade externa à Universidade, divulgando a modalidade. Oportunizando os potenciais benefícios do exercício físico aos praticantes. Além de, uma maior aproximação da comunidade a Universidade podendo se beneficiar do que a Universidade tem a oferecer.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Quantificação do número de praticantes da modalidade e avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes no decorrer do processo.
Será realizada a chamada antes de cada sessão de treinamento;

No início e ao final de cada período os corredores passarão pelas seguintes avaliação físicas sem custo:

Avaliação antropométrica
Será realizada avaliação antropométrica e de composição corporal envolvendo as medidas de massa corporal, estatura, Índice de Massa Corporal e dobras cutâneas (tricipital, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal e coxa medial em mm) para posterior determinação do percentual de gordura.

Determinação da velocidade pico (Vpico)
O teste incremental para determinação da Vpico será precedido de um aquecimento de três minutos a 8 km/h e depois início a 10 km/h com incrementos de 1 km/h a cada três minutos (Alves, 2013; MACHADO et al., 2013).

Performance de 5 km
Os participantes realizarão um teste de campo para determinação da velocidade média da performance na prova de 5 km. A performance será conduzida em pista oficial de atletismo (400 m) após um período de 10 minutos de aquecimento livre. Durante o teste será computado o tempo de prova para o cálculo da velocidade média.

Cronograma:

Outubro /2023: início do processo de matrícula; avaliações e início das atividades.
Dezembro/2023 a Janeiro/2024: Recesso.
Fevereiro/2024 a junho de 2024: retorno das atividades
Julho/2024: recesso.
De agosto a novembro de 2024: Continuidade das atividades
****** o cronograma se repetirá anualmente podendo sofrer alguma modificação se necessário

Descrição Resumida: A Corrida na UFLA: raia livre visa oferecer aos corredores da comunidade externa da universidade a oportunidade de praticar seus treinamentos na pista oficial de atletismo da UFLA com fins de melhora da aptidão física, saúde e maximizar os seus resultados.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • LUCAS LUÍS DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: franciscomanoel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: manoel-fa[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/10/2023 - 16:59:59

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/10/2023 - 17:37:27

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCISCO DE ASSIS MANOEL: De 17/09/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/09/2023 - 21:13:47Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
03/10/2023 - 13:35:58Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Conforme parecer enviado por e-mail ao Coordenador (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)
05/10/2023 - 17:37:27Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
17/10/2023 - 09:41:47Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 104/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos