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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 103/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Kickboxing UFLA

Programa de Extensão: Escola de Artes Marciais da UFLA

Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo principal promover o kickboxing como uma atividade que enriquece a vida dos estudantes e da comunidade universitária. Busca-se promover a cultura desta arte marcial, proporcionar lazer e bem-estar, melhorar a saúde física e mental, combater o estresse acadêmico, desconstruir preconceitos associados ao kickboxing e promover a inclusão. Além disso, o projeto visa educar, conscientizar e integrar a comunidade, desenvolver habilidades pessoais e apoiar a formação acadêmica, com avaliação contínua para garantir o alcance dos objetivos propostos. O kickboxing será usado como uma ferramenta para o crescimento pessoal e a promoção de valores culturais, esportivos e de saúde.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Sala de lutas do DEF

Data de Início: 27/10/2023

Data de Término: 27/09/2024

Justificativa:

Inclusão e Combate ao Preconceito: As artes marciais muitas vezes enfrentam estereótipos e preconceitos. Este projeto busca desconstruir esses estereótipos, incentivando a participação de pessoas de todas as origens étnicas, culturais e de gênero. A inclusão é um valor fundamental para a comunidade universitária e a sociedade em geral, e o kickboxing pode servir como um veículo para promover a diversidade e a igualdade.

Desenvolvimento Pessoal: Além dos benefícios físicos, o kickboxing promove o desenvolvimento pessoal. A disciplina, a dedicação e o autocontrole exigidos na prática desta arte marcial são habilidades que podem ser aplicadas em várias áreas da vida, incluindo a formação acadêmica e a carreira profissional dos participantes.

Integração e Comunidade: O projeto busca criar um senso de comunidade e integração entre os estudantes e membros da universidade. Através das atividades propostas, os participantes terão a oportunidade de se relacionar, colaborar e aprender uns com os outros, fortalecendo os laços dentro da instituição.

Educação e Cultura: O kickboxing possui uma rica história e cultura que muitas vezes são desconhecidas. Este projeto oferece uma plataforma para educar os participantes sobre as tradições, os valores e a importância cultural desta arte marcial, contribuindo para uma compreensão mais profunda das diferentes culturas em nosso mundo globalizado.

Alinhamento com Valores Universitários: O projeto está alinhado com os valores acadêmicos de promoção do conhecimento, saúde, inclusão e diversidade. Ele reforça o compromisso da universidade com a formação integral de seus estudantes, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e cultural.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade interna e externa da UFLA, homens e mulheres acima de 18 anos, poderão participar de todas as atividades oferecidas pelo projeto, seja nas aulas, eventos ou oficinas.

Objetivos:

O Projeto de Extensão de Kickboxing em uma Universidade Pública tem como objetivo central enriquecer a vida dos estudantes e da comunidade universitária por meio da prática do kickboxing. Isso é alcançado através de diversos aspectos:
1. **Promoção da Cultura:** O projeto busca proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e apreciar a rica história e cultura do kickboxing, incluindo suas tradições, técnicas e estilos, tanto a nível nacional quanto internacional.
2. **Lazer e Bem-Estar:** Oferece um ambiente saudável de lazer e atividades físicas que contribuem para o bem-estar dos participantes. O kickboxing é utilizado como forma eficaz de exercício, melhorando a aptidão física, força, coordenação e flexibilidade.
3. **Melhorias na Saúde:** O projeto visa promover um estilo de vida ativo e saudável, auxiliando na prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo. Isso inclui a promoção da saúde cardiovascular, a redução do estresse e a melhoria da saúde mental.
4. **Combate ao Estresse:** Proporciona uma abordagem construtiva para lidar com o estresse acadêmico e pessoal, ensinando técnicas de relaxamento e controle emocional. Além disso, oferece um ambiente de apoio e comunidade para os participantes.

5. **Combate ao Preconceito:** O projeto trabalha na desconstrução de estereótipos e preconceitos associados ao kickboxing, promovendo a inclusão e a diversidade na prática da arte marcial, incentivando a participação de pessoas de diferentes origens étnicas, culturais e de gênero.
6. **Educação e Conscientização:** Realiza palestras e workshops relacionados ao kickboxing, destacando sua história, valores e benefícios. Além disso, aborda questões de respeito mútuo e ética esportiva.
7. **Integração com a Comunidade:** Estabelece parcerias com organizações locais e outras universidades, promovendo eventos esportivos, seminários e ações de responsabilidade social que envolvem a comunidade em geral.
8. **Desenvolvimento de Habilidades:** Capacita os participantes com habilidades físicas e mentais, incluindo técnicas de autodefesa, que podem ser aplicadas na vida cotidiana, promovendo a confiança e a autossuficiência.
9. **Apoio à Formação Acadêmica:** Integra os princípios do kickboxing, como disciplina e dedicação, aos valores acadêmicos, incentivando o bom desempenho acadêmico dos participantes.

Metas:

Criar um grupo de praticantes entre 10 e 30 pessoas.
Participação Ativa: Aumentar o número de participantes regulares nas atividades do projeto em pelo menos 30% em comparação com o início do projeto.

Diversidade e Inclusão: Garantir a participação de estudantes de diferentes origens étnicas, culturais e de gênero, visando um aumento de pelo menos 20% na diversidade dos participantes.

Melhoria na Saúde: Realizar avaliações de saúde física e mental dos participantes no início e no final do ano e demonstrar uma melhoria significativa na aptidão física e na redução do estresse.

Eventos e Workshops: Realizar pelo menos dois eventos esportivos abertos à comunidade universitária e pelo menos quatro workshops educacionais sobre kickboxing ao longo do ano.

Redução de Estereótipos: Conduzir pesquisas de opinião entre os participantes para avaliar a percepção dos estereótipos relacionados ao kickboxing e alcançar uma redução de pelo menos 25% na crença em estereótipos negativos.

Desenvolvimento Pessoal: Avaliar o desenvolvimento pessoal dos participantes por meio de feedback e observações diretas, buscando um aumento de pelo menos 15% na disciplina, autocontrole e autoconfiança.

Colaborações Externas: Estabelecer parcerias com pelo menos duas organizações locais ou outras universidades para promover eventos conjuntos ou programas de intercâmbio.

Participação Sustentável: Garantir a continuidade do projeto estabelecendo um núcleo de liderança composto por estudantes que assumirão a responsabilidade pela gestão do projeto no próximo ano.

Avaliação de Impacto: Realizar uma avaliação geral do impacto do projeto no final do ano, incluindo pesquisas de satisfação dos participantes e análise do progresso em relação às metas estabelecidas.

Comunicação Efetiva: Aumentar a visibilidade do projeto por meio de pelo menos quatro publicações nas redes sociais, um blog informativo e um evento de encerramento do ano.

Essas metas ajudarão a medir o progresso e o impacto do projeto ao longo de um ano e a garantir que ele esteja cumprindo seus objetivos de promoção da cultura, lazer, saúde, combate ao estresse e preconceito, além de apoiar a formação acadêmica e o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Fundamentação Teórica:

A fundamentação teórica para o projeto de extensão de Kickboxing em uma universidade pública pode se basear em diversas áreas do conhecimento, incluindo esporte, psicologia, educação e sociologia. Essa fundamentação teórica embasa o projeto, fornecendo evidências e referências acadêmicas que sustentam a importância das atividades de kickboxing para a saúde mental, desenvolvimento pessoal, inclusão, cultura e integração na comunidade universitária. Ela também destaca a relevância do projeto em relação às tendências e pesquisas atuais em diversas áreas acadêmicas.

1. **Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental**:
- Estudos como o de Craft & Perna (2004) e Stubbs et al. (2017) destacam os benefícios do exercício físico na redução do estresse, melhoria da saúde mental e no combate à ansiedade e depressão. Essas pesquisas fornecem evidências sólidas para a importância do kickboxing na promoção da saúde mental.

2. **Teoria da Autodeterminação**:
- A Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan, argumenta que a motivação intrínseca e a autonomia são fundamentais para o bem-estar. O projeto pode se basear nessa teoria para promover a motivação intrínseca dos participantes nas atividades de kickboxing, como mencionado por Ryan e Deci (2000).

3. **Educação Física e Desenvolvimento Pessoal**:
- A Educação Física pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento pessoal dos indivíduos. O trabalho de Hellison (2011) sobre a Educação Física Orientada para a Responsabilidade pode fornecer insights sobre como as atividades esportivas, como o kickboxing, podem promover habilidades sociais, autoestima e resiliência.

4. **Inclusão e Diversidade no Esporte**:
- Estudos de Whitley et al. (2019) e Hylton et al. (2014) exploram a importância da inclusão e diversidade no esporte e destacam como as artes marciais podem ser um meio eficaz para promover a igualdade e combater o preconceito.

5. **Comunidade Universitária e Bem-Estar**:
- Pesquisas, como as de Keyes et al. (2010), destacam a relação entre a integração na comunidade universitária e o bem-estar dos estudantes. O projeto pode se basear nesses estudos para demonstrar como as atividades de kickboxing podem fortalecer os laços dentro da universidade.

6. **Impacto da Cultura na Arte Marcial**:
- Estudos que exploram a importância da cultura na prática das artes marciais, como os trabalhos de Kim (2015) e Lewis (2012), podem ser relevantes para destacar como o projeto pode promover a compreensão cultural por meio do kickboxing.

Metodologia: Aulas para qualquer pessoa acima de 18 anos, seja comunidade interna, seja externa a Ufla. As aulas acontecerão na sala de lutas do DEF, conforme consta em item anterior neste mesmo projeto. Os instrutores serão alunos devidamente avaliados pelo docente responsável. Além de ministrar aulas, os participantes do projeto devem colaborar na divulgação e avaliação das aulas. A avaliação será qualitativa e quantitava de acordo com os critérios abaixo elencados em item próprio.

Impactos na Formação Discente:

1. **Desenvolvimento Físico e Saúde**:
2. **Desenvolvimento de Habilidades**: O
3. **Controle do Estresse e Bem-Estar Mental**:
4. **Desenvolvimento de Valores e Ética**:
5. **Inclusão e Diversidade**:
6. **Desenvolvimento de Liderança**.
7. **Compreensão Cultural**:
8. Integração na Comunidade Universitária:

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

1. **Ensino**:
- **Desenvolvimento de Habilidades**: O projeto oferece oportunidades de aprendizado prático, onde os estudantes podem adquirir habilidades técnicas de kickboxing. Isso complementa o ensino acadêmico tradicional, proporcionando uma educação mais abrangente.
- **Educação em Valores**: Além das habilidades físicas, o projeto promove valores como respeito, disciplina e ética, que são essenciais para a formação dos estudantes.
2. **Pesquisa**:
- **Avaliação de Impacto**: O projeto pode incorporar pesquisas acadêmicas para avaliar o impacto das atividades de kickboxing na saúde mental, no desenvolvimento pessoal e na inclusão. Essas pesquisas contribuem para o conhecimento científico na área de psicologia do esporte e educação física.
- **Estudos Culturais**: A exploração da cultura do kickboxing pode servir como base para pesquisas sobre multiculturalismo, identidade cultural e globalização.
3. **Extensão**:
- **Integração com a Comunidade**: A extensão é o pilar central do projeto, pois visa beneficiar não apenas os estudantes da universidade, mas também a comunidade em geral. Isso é alcançado por meio de eventos esportivos abertos à comunidade, workshops educacionais e colaborações com organizações locais.
- **Promoção da Saúde Pública**: Ao incentivar a prática regular de atividades físicas e a redução do estresse, o projeto contribui para a promoção da saúde pública em nível local, um importante aspecto da extensão universitária.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

1. **Promoção da Saúde Pública**:
2. **Redução do Estresse e Saúde Mental**:
3. **Inclusão e Combate ao Preconceito**:
4. **Desenvolvimento de Habilidades e Empoderamento**: O projeto capacita os participantes com habilidades físicas e mentais, aumentando sua autoconfiança e senso de autoeficácia. Isso pode impactar positivamente suas vidas pessoais e profissionais, tornando-os mais resilientes e capazes de superar desafios.
5. **Fomento do Respeito e Ética**: O kickboxing promove valores como respeito, disciplina e ética. Esses valores podem se refletir nas interações cotidianas dos participantes com suas famílias, colegas de trabalho e na sociedade em geral.
6. **Comunidade e Networking**:
7. **Cultura e Conhecimento**:
8. **Oportunidades de Intercâmbio e Colaboração**:
9. **Empoderamento de Mulheres e Grupos Minoritários**:

Resultados Esperados:

1. **Aumento na Participação e Envolvimento dos Estudantes**: Espera-se um aumento na participação dos estudantes nas atividades do projeto, refletindo um maior envolvimento da comunidade universitária.
2. **Melhoria na Saúde Física e Mental**: Os participantes devem demonstrar melhorias em sua saúde física, incluindo aptidão cardiovascular e muscular, bem como redução do estresse e melhoria da saúde mental.

3. **Inclusão e Diversidade**: O projeto deve contribuir para uma maior inclusão e diversidade na participação, com estudantes de diferentes origens étnicas, culturais e de gênero se envolvendo ativamente.
4. **Desenvolvimento de Habilidades e Competências**: Os participantes devem adquirir e aprimorar habilidades técnicas de kickboxing, bem como habilidades sociais, como disciplina, respeito e autocontrole.
5. **Redução de Estereótipos e Preconceito**: Espera-se uma redução na crença em estereótipos negativos relacionados ao kickboxing e uma maior compreensão da cultura da arte marcial.

6. **Comunidade e Networking**: A criação de uma comunidade em torno do projeto deve resultar em redes de networking mais amplas e oportunidades sociais.

7. **Desenvolvimento de Liderança**: Espera-se que alguns estudantes envolvidos no projeto desenvolvam habilidades de liderança e assumam papéis de responsabilidade na organização das atividades.

8. **Promoção da Cultura e Conhecimento**: O projeto deve promover uma compreensão mais profunda da cultura do kickboxing e suas tradições, enriquecendo o conhecimento cultural dos participantes.

9. **Integração com a Comunidade**: Espera-se que o projeto se integre efetivamente com a comunidade local por meio de eventos abertos à participação externa e colaborações com organizações locais.

10. **Promoção da Saúde Pública**: O projeto deve contribuir para a promoção da saúde pública, incentivando a prática regular de atividades físicas e a redução do sedentarismo.
11. **Empoderamento de Grupos Minoritários**: Pode haver um aumento no empoderamento de grupos minoritários, como mulheres e minorias étnicas, que se destacam na prática do kickboxing.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

1. **Número de Participantes Inscritos:**
2. **Taxa de Retenção de Participantes:**
3. **Participação de Grupos Minoritários:**
**Indicadores de Desenvolvimento Físico e Saúde:**
4. **Melhoria na Aptidão Física:**
5. **Redução do Estresse:**
**Indicadores de Desenvolvimento de Habilidades e Competências:**
6. **Aquisição de Técnicas de Kickboxing:**
7. **Autoavaliação de Valores e Ética:** Pesquisa de opinião para avaliar a internalização dos valores éticos promovidos pelo projeto.
**Indicadores de Inclusão e Diversidade:**
8. **Diversidade de Participação:** Avaliação da representação de diferentes origens étnicas, culturais e de gênero entre os participantes.

9. **Redução de Estereótipos:** Avaliação da mudança na percepção de estereótipos relacionados ao kickboxing por parte dos participantes.

**Indicadores de Desenvolvimento de Liderança:**

10. **Participação em Papéis de Liderança:** Número de estudantes que assumiram papéis de liderança na organização de eventos ou atividades do projeto.

**Indicadores de Integração com a Comunidade:**

11. **Participação Externa:** Número de membros da comunidade externa que participaram de eventos abertos à participação externa.

12. **Colaborações Externas:** Número de colaborações estabelecidas com organizações locais ou outras universidades.

**Indicadores de Promoção da Saúde Pública:**

13. **Frequência de Prática Física:** Avaliação da frequência com que os participantes praticam atividades físicas fora das aulas do projeto.

**Indicadores de Empoderamento de Grupos Minoritários:**

14. **Participação e Realização de Grupos Minoritários:** Número de mulheres e membros de grupos minoritários que se destacaram na prática do kickboxing.

**Indicadores de Fortalecimento dos Valores Éticos:**

15. **Aplicação dos Valores na Vida Cotidiana:** Avaliação da aplicação dos valores éticos promovidos pelo projeto nas interações diárias dos participantes.

**Indicadores de Pesquisas e Avaliações:**

16. **Resultados das Pesquisas:**

Cronograma:

Implantação da primeira turma até o fim de 2023.
Crescimento, continuidade e finalização durante 2024.

Descrição Resumida: Este projeto de extensão visa promover a saúde física e mental, desconstruir estereótipos e promover a inclusão por meio do kickboxing. Oferecemos aulas, eventos e workshops que integram estudantes e a comunidade, desenvolvem habilidades pessoais e culturais, e fortalecem a formação acadêmica. Junte-se a nós para uma jornada de bem-estar, respeito e diversidade. As aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 18h às 19h30 na sala de lutas do DEF.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: rubensgurgel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rubensgurgel[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/10/2023 - 06:48:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 27/09/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
03/10/2023 - 14:01:02Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Conforme parecer enviado por e-mail ao Coordenador. (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)
04/10/2023 - 14:51:19Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 103/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos