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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 105/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Jiu-jítsu UFLA

Programa de Extensão: Escola de Artes Marciais da UFLA

Resumo da Proposta: O projeto de extensão universitária de Jiu-Jítsu visa disseminar a cultura desta arte marcial, promovendo a integração social e incentivando a prática de atividade física para melhorar a saúde e proporcionar momentos de lazer. Através de aulas acessíveis a todos, busca-se criar um ambiente inclusivo e educativo, contribuindo para o bem-estar físico e mental da comunidade acadêmica e local.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 50

Locais de Realização: Sala de lutas do DEF

Data de Início: 27/10/2023

Data de Término: 27/09/2026

Justificativa: A justificativa para a existência desse projeto de extensão universitária de Jiu-Jítsu reside na importância de atender às necessidades variadas da comunidade acadêmica e local. O Jiu-Jítsu não apenas oferece uma forma eficaz de atividade física e lazer, mas também promove valores como disciplina, respeito e superação de desafios. Além disso, ao disseminar a cultura do Jiu-Jítsu, o projeto contribui para a diversificação das atividades extracurriculares oferecidas pela universidade, aumentando a integração social e fortalecendo os laços entre estudantes, professores e moradores da região. Assim, o projeto se justifica como uma iniciativa que promove tanto a saúde física quanto o bem-estar psicológico, além de enriquecer o ambiente acadêmico com valores culturais e sociais positivos.

Caracterização dos Beneficiários: comunidade interna e externa da Ufla, homens e mulheres acima de 16 anos.

Objetivos:

Promoção da Saúde Física e Mental.
Integração Social.
Disseminação da Cultura do Jiu-Jítsu.
Acessibilidade.
Desenvolvimento de Liderança e Ensino.
Fomento à Atividade Física e Bem-Estar.
Aprimoramento da Segurança Pessoal.
Avaliação e Melhoria Contínua.

Metas:

Atingir um número específico de participantes.
Realizar aulas regulares.
Organizar eventos de integração.
Promover workshops culturais.
Garantir a acessibilidade para todos.
Formar instrutores internos.
Manter a consistência nas aulas.
Coletar feedback regularmente.
Expandir para outros públicos-alvo.
Medir o impacto na saúde e bem-estar.

Fundamentação Teórica:

Atividade Física e Saúde no Brasil:

Segundo o estudo "Vigitel Brasil 2020", do Ministério da Saúde, a atividade física regular está diretamente associada à redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes, que são preocupações de saúde pública no Brasil.
Integração Social e Bem-Estar:

Pesquisas como a realizada por Lima et al. (2017) na Universidade de São Paulo destacam que atividades esportivas, como o Jiu-Jítsu, podem promover a integração social, fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para o bem-estar emocional dos participantes.
Cultura do Jiu-Jítsu no Brasil:

O Brasil é conhecido como berço do Jiu-Jítsu, e o livro "A História do Jiu-Jítsu no Brasil", de José Roberto Sadek, oferece uma visão abrangente sobre a importância cultural desta arte marcial no país, ressaltando seus valores tradicionais e influência na sociedade brasileira.
Inclusão Social e Diversidade:

Estudos como o de Pereira et al. (2020) na Universidade Federal de Minas Gerais enfatizam a importância da acessibilidade e inclusão social em programas esportivos, ressaltando a necessidade de projetos que atendam a diversos públicos.
Avaliação de Projetos de Extensão:

Para avaliação e melhoria contínua do projeto, pode-se basear em modelos de avaliação de extensão universitária propostos por instituições como a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que incentivam a coleta de feedback e a mensuração de impacto social.

Metodologia:

A metodologia para as aulas do projeto de extensão universitária de Jiu-Jítsu é baseada em princípios que visam proporcionar uma experiência educativa, inclusiva e segura para os participantes. A seguir, os principais aspectos da metodologia:
Avaliação Inicial: Realizar uma avaliação inicial da condição física e conhecimento prévio dos participantes, incluindo histórico de lesões ou limitações.
Planejamento de Aulas: Estruturar aulas semanais, com duração pré-determinada, que incluam aquecimento, técnicas de Jiu-Jítsu, prática supervisionada e alongamento.
Adaptação ao Público-Alvo: Personalizar as aulas de acordo com o nível de experiência e habilidades dos participantes, oferecendo aulas para iniciantes e avançados, quando necessário.

Inclusão e Acessibilidade: Garantir que o ambiente e os exercícios sejam acessíveis a todos, considerando diferentes idades, gêneros e capacidades físicas.
Conteúdo das Aulas: Ensinar técnicas de Jiu-Jítsu progressivamente, começando com movimentos básicos e avançando para técnicas mais complexas.
Equipe técnica: docente e eventuais monitores bolsistas.

Impactos na Formação Discente:

Desenvolvimento Físico e Saúde: Os estudantes que participam das aulas têm a oportunidade de melhorar sua saúde física por meio do exercício regular, aumentando a resistência, força e flexibilidade.

Autodisciplina e Controle Emocional: O Jiu-Jítsu enfatiza a disciplina, o controle emocional e a perseverança, aspectos que podem ser aplicados na vida acadêmica e profissional dos estudantes.

Aprendizado Multifacetado: O Jiu-Jítsu combina aspectos físicos, técnicos e estratégicos, o que desafia a mente dos participantes e estimula o pensamento crítico.

Trabalho em Equipe: Participar de aulas e treinamentos promove habilidades de trabalho em equipe, já que muitas técnicas requerem parceria e colaboração.

Gestão do Tempo: Equilibrar as demandas acadêmicas com a participação no projeto ensina os estudantes a gerenciar melhor o tempo e a priorizar atividades.

Respeito e Tolerância: O ambiente do Jiu-Jítsu promove respeito mútuo, tolerância e empatia, ajudando os estudantes a interagir de maneira mais saudável com colegas e pessoas de diferentes origens.

Liderança e Ensino: Alguns estudantes podem se tornar instrutores internos, o que desenvolve habilidades de liderança, comunicação e ensino.

Maturidade Emocional: Lidar com desafios físicos e emocionais durante os treinos ajuda os estudantes a desenvolver maior maturidade emocional.

Cultura e Tradição: A exploração da cultura do Jiu-Jítsu amplia a compreensão dos estudantes sobre valores tradicionais e história, proporcionando uma perspectiva cultural enriquecedora.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

Ensino:

O ensino é o componente central do projeto, onde os participantes aprendem técnicas de Jiu-Jítsu, princípios de autodefesa, valores culturais e filosofia associados à arte marcial. As aulas são estruturadas e ministradas por instrutores experientes.

Os estudantes universitários que atuam como instrutores internos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos e práticos em uma situação de ensino real. Isso desenvolve suas habilidades pedagógicas, de comunicação e de liderança.

Pesquisa:

A pesquisa pode ser incorporada ao projeto de várias maneiras. Por exemplo, os estudantes ou instrutores podem conduzir estudos sobre os benefícios da prática de Jiu-Jítsu na saúde física e mental, o impacto social do projeto na comunidade local ou até mesmo pesquisas relacionadas à história e à filosofia do Jiu-Jítsu.

Os resultados dessas pesquisas podem ser compartilhados com a comunidade acadêmica por meio de apresentações, relatórios ou publicações, contribuindo para o conhecimento científico e acadêmico.

Extensão:

O projeto de extensão em si é uma forma de extensão universitária, já que se conecta diretamente com a comunidade local, oferecendo acesso à prática de Jiu-Jítsu e promovendo valores culturais e sociais.

Além disso, o projeto pode promover eventos de extensão, como workshops culturais abertos ao público, palestras sobre saúde e bem-estar, ou atividades de conscientização sobre segurança pessoal, ampliando seu alcance e impacto.

A extensão também pode incluir ações sociais, como arrecadação de fundos para instituições de caridade locais ou a promoção de iniciativas que beneficiem a comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto de extensão universitária de Jiu-Jítsu está intrinsecamente ligado à sociedade, gerando impactos sociais significativos. Ele promove a saúde física e mental, fortalece a comunidade acadêmica, transmite valores e ética, melhora a segurança pessoal, promove a inclusão e a diversidade, e dissemina a cultura do Jiu-Jítsu. Além disso, tem impacto positivo na comunidade local, estimula a liderança, a participação cívica e a responsabilidade social, e melhora o ambiente de aprendizado. Isso demonstra como a extensão universitária pode enriquecer a vida dos participantes e contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo.

Resultados Esperados:

Melhoria na Saúde Física e Mental: Espera-se que os participantes experimentem melhorias na saúde física, incluindo aumento da aptidão cardiovascular, força e flexibilidade. Além disso, a prática regular do Jiu-Jítsu pode contribuir para a redução do estresse, melhora da saúde mental e aumento da autoestima.

Desenvolvimento de Habilidades Técnicas: Os participantes devem adquirir conhecimento e habilidades técnicas em Jiu-Jítsu, progredindo de movimentos básicos para técnicas mais avançadas. Isso inclui a compreensão das técnicas de defesa pessoal e a capacidade de aplicá-las efetivamente.

Cultura e Valores do Jiu-Jítsu: Espera-se que os participantes desenvolvam um entendimento mais profundo da cultura e dos valores do Jiu-Jítsu, como respeito, disciplina, humildade e superação. Isso pode influenciar positivamente seu comportamento e atitudes em outras áreas da vida.

Integração Social: O projeto busca promover a integração social entre estudantes, professores e membros da comunidade local. Os resultados esperados incluem a formação de laços sociais mais fortes e uma sensação de pertencimento à comunidade acadêmica.

Inclusão e Diversidade: O projeto visa criar um ambiente inclusivo, onde pessoas de diferentes idades, gêneros e níveis de condicionamento físico se sintam bem-vindas e capazes de participar. O resultado esperado é a promoção da diversidade e igualdade de oportunidades.

Segurança Pessoal: Espera-se que os participantes adquiram conhecimentos de autodefesa que possam ser aplicados em situações de risco. Isso pode aumentar sua sensação de segurança pessoal e confiança em situações cotidianas.

Desenvolvimento de Liderança: Para os estudantes que atuam como instrutores internos, os resultados esperados incluem o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e ensino. Isso pode prepará-los para assumir papéis de liderança em suas futuras carreiras.

Impacto na Comunidade Local: O projeto visa impactar positivamente a comunidade local, oferecendo oportunidades de participação em aulas, workshops e eventos relacionados ao Jiu-Jítsu. O resultado esperado é a integração e a criação de um ambiente mais seguro e saudável na comunidade.

Promoção da Educação Cultural: Espera-se que a disseminação da cultura do Jiu-Jítsu enriqueça a compreensão dos participantes sobre essa arte marcial, sua história e valores. Isso contribui para a educação cultural da comunidade acadêmica e local.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de Participantes
Frequência das Aulas
Progresso Técnico dos Participantes
Nível de Satisfação dos Participantes
Taxa de Retenção de Alunos
Participação em Eventos Sociais
Desenvolvimento de Instrutores Internos
Impacto na Comunidade Local
Feedback sobre Valores e Ética
Melhoria na Saúde Física e Mental
Índice de Inclusão e Diversidade
Resultados de Pesquisas Acadêmicas
Participação em Ações Sociais
Qualidade do Ambiente de Aprendizado
Evolução na Prática de Jiu-Jítsu
Integração Social e Comunicação
Sensação de Segurança Pessoal
Impacto na Formação Discente
Participação em Atividades Culturais
Avaliação de Liderança e Ensino

Cronograma:

2023 - criação de um grupo inicial
2024/25/26 - estabelecimento e crescimento do grupo

Descrição Resumida: O projeto de extensão universitária de Jiu-Jítsu é uma iniciativa que visa promover a saúde física e mental, a cultura, a integração social e a educação em valores por meio da prática da arte marcial do Jiu-Jítsu. Este projeto oferece aulas semanais no DEF estruturadas, adaptadas a diferentes níveis de experiência, enfatizando a inclusão e a acessibilidade. Além disso, promove a cultura e os valores do Jiu-Jítsu, contribuindo para a formação discente e o desenvolvimento de liderança.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • TEOTONIO SOARES DE CARVALHO - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • MIGUEL CARVALHO NASCIMENTO - Tipo: Voluntário - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BEATRIZ FLEXA RIBEIRO PROENÇA GOMES DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GLÁUBER HENRIQUE BARBOSA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 27/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: rubensgurgel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rubensgurgel[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/10/2023 - 06:43:45

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 27/09/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/10/2023 - 14:01:16Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 105/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos