UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 8/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Manejo nutricional e melhoramento genético do rebanho leiteiro da UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O manejo nutricional e o melhoramento genético garantem a produtividade e a saúde financeira de rebanhos leiteiros. A alimentação representa o maior item de custo da atividade. O melhoramento genético envolve a uso via inseminação artificial de touros geneticamente provados. O envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA localizado no Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Leiteira (Cepe-Leite) não é recente, e propicia o aprendizado e o bom desempenho zootécnico do rebanho e atividades de ensino, pesquisa e extensão em bovinocultura leiteira.
O projeto de extensão visa: Realizar visitas diárias de bolsistas de extensão à Fazenda Palmital, em Ijaci. Fica sob responsabilidade do projeto a manutenção do registro de genealogia do rebanho em arquivo eletrônico. Bolsistas são responsáveis por implementar os acasalamentos previamente planejados por uso da inseminação artificial. Práticas de manejo zootécnico do rebanho serão executadas pelos bolsistas, inclusive durante finais de semana e feriados. Bolsistas são responsáveis pela condução e manutenção da ordenha robótica. Organização e condução de dia de campo anual realizado na fazenda em parceria com Emater e Epamig (Agrileite) e visitas de produtores e técnicos à fazenda

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Epamig, Emater, Genex

Número Estimado de Participantes: 3

Locais de Realização: Cepe-Leite - Fazenda Palmital da UFLA, Ijaci

Data de Início: 01/01/2023

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa:

Professor orientador e 2 estudantes de graduação devem participar continuamente e de forma mais intensiva no projeto. Cerca de 20 estudantes membros do núcleo de estudos "Grupo do Leite" devem auxiliar nas atividades desenvolvidas. O projeto engloba atividades de ensino e extensão e deve ser importante para a formação de estudantes e difusão de tecnologia na região.
O sistema de produção de leite tem servido como parte fundamental para o ensino de alunos de graduação da UFLA. Os integrantes do Grupo do Leite, alunos dos cursos de agronomia, veterinária e zootecnia com interesse específico em produção de bovinos leiteiros, têm contribuído diretamente para a condução da fazenda a vários anos. Os alunos participam da rotina diária da fazenda, incluindo finais de semana e feriados. Desta forma os alunos ganham experiência prática constante e compromissada, sendo este um dos maiores diferencias para o estudo das ciências agrárias na UFLA nesta área de atuação, comparativamente a outras universidades brasileiras. O Grupo do Leite é o núcleo de estudos mais antigo do departamento de Zootecnia e um dos primeiros da UFLA. O sistema de produção propicia a prática da ciência, da responsabilidade e da liderança, fundamentais para qualquer profissional. A fazenda também é visitada por várias disciplinas de graduação da universidade e por outros núcleos de estudo, ligados às áreas de sanidade animal, criação de bovinos, construções rurais, e práticas de produção de forragens.
A fazenda também tem servido para práticas de extensão ligadas a visitas de grupos de produtores e técnicos. O sistema é referência em qualidade de leite e manejo de vacas de alta produção em sistema de ordenha robótica voluntária. Atualmente somos a única ordenha robótica ativa na região Sul de Minas/Campo das Vertentes. O interesse por esta tecnologia é nova e a fazenda é muito visitada por produtores e técnicos. O dia de campo Agrileite tem sido realizado na fazenda anualmente em parceria com a Emater e a Epamig.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários do projeto serão produtores de leite e técnicos interessados na condução de ordenha robotizada. Esta tecnologia é nova na região e a adoção pioneira da UFLA deve impactar grandemente sua expansão nas regiões Sul de Minas e Campo das Vertentes. Atualmente a UFLA tem a única ordenha robótica destas regiões.

Objetivos: O objetivo é manter o funcionamento da ordenha robótica, das práticas nutricionais e acasalamentos do rebanho e a condução de dia de campo e acompanhamento de visitas de produtores.

Metas:

Ordenhar de forma adequada 60 vacas em ordenha robotizada.
Realizar acasalamentos do rebanho por uso da inseminação artificial.
Organizar 1 dia de campo por ano (Agrileite).

Fundamentação Teórica:

As atividades envolvem as áreas de nutrição animal e melhoramento genético do departamento de zootecnia.
A opção de produção adotada na Fazenda Palmital foi o confinamento total, baseado em silagem de milho como forrageira, e vacas de alta produção. A fazenda dispõe de um “free stall” antiquado tecnicamente e ordenha mecânica convencional e recentemente foi inaugurado um novo “free stall” com ordenha robótica voluntária. O sistema é capaz de abrigar um rebanho ao redor de 60 vacas em lactação, coerente com um rebanho total ao redor de 100 animais.
A opção por esta maneira de produção é de longa data na universidade, que tem feito investimentos em genética de animais da raça Holandesa por pelo menos 40 anos. A genética sendo utilizada no rebanho é oriunda de touros norte-americanos oriundos da Central Genex, parceira da UFLA.

Metodologia: Os bolsistas terão ação diária e contínua na fazenda.

Impactos na Formação Discente: Discentes terão experiência prática com ordenha robótica e práticas de manejo nutricional e reprodutivo e com a organização de atividades de extensão (dia de campo e visitas de produtores)

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A fazenda propicia a oportunidade de praticar o conhecimento teórico e de disseminar tecnologia.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O treinamento de alto nível de estudantes e a difusão de tecnologia em confinamento de vacas leiteiras com ordenha robótica podem ter alto impacto social. A ordenha robótica é normalmente uma tecnologia adotada por pequenos produtores de leite visando flexibilizar o uso da mão-de-obra.

Resultados Esperados: Treinamento de estudantes e difusão de tecnologia.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O resultado maior é o desempenho adequado das vacas ordenhadas.

Cronograma: As atividades serão conduzidas diariamente por 2 bolsistas e pelo orientador

Descrição Resumida: O Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Leiteira (Cepe-Leite) da UFLA propicia o ensino e a difusão de tecnologia. O projeto de extensão visa: Realizar visitas diárias de bolsistas ao Cepe-Leite. Manutenção do registro de genealogia do rebanho em arquivo eletrônico. Implementar os acasalamentos planejados. Condução e manutenção da ordenha robótica. Dia de campo anual realizado na fazenda em parceria com Emater e Epamig (Agrileite) e visitas de produtores e técnicos à fazenda.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • MARCOS NEVES PEREIRA - Início: 20/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCOS NEVES PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: mpereira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: renata_apocalypse[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/12/2023 - 17:10:39

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/12/2023 - 18:23:38

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCOS NEVES PEREIRA: De 20/12/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/12/2023 - 18:23:38Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RILKE TADEU FONSECA DE FREITAS)
01/03/2024 - 12:06:43Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 8/2024 (SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos