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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 5/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Incubação da Associação de Mulheres Agricultoras de Perdões - AMAGRI

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais de extensão voltadas para as atividades de incubação do empreendimento de economia solidária da associação de mulheres agricultoras de perdões - AMAGRI.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: FAPEMIG, PREFEITURA MUNICIPAL DE PERDÕES, MG.

Número Estimado de Participantes: 25

Locais de Realização: O projeto será desenvolvido na cidade de Perdões, cidade localizada no interior do Estado de Minas Gerais. O município está localizado na microrregião de Campo Belo, a oeste do estado de Minas Gerais, possuindo como região intermediária Varginha e região imediata, Lavras. A cidade está localizada no km 677 da rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, dista à 176,502 km da capital mineira Belo Horizonte em linha reta e a 213,0 km de distância por estrada da capital do estado e dista 28 km de estrada do município de Lavras.

Data de Início: 27/12/2023

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP foi criada no ano de 2005 e tem como função gerenciar e executar projetos de incubação, pós-incubação, consultoria e assessoria de grupo de pessoas, de empreendimentos econômicos solidários como associações, cooperativas populares, entre outras organizações. A INCUBACOOP é integrante da Rede Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) e seu objetivo é auxiliar grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social, de trabalho precarizado, com baixa renda e desempregados a gerarem trabalho e renda.

Caracterização dos Beneficiários: A AMAGRI foi criada em maio de 2017 com o objetivo de unir as mulheres agricultoras do município de Perdões (MG) e facilitar as oportunidades de venda por meio do fornecimento de alimentos para a feira livre do município e também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No PAA, a Conab compra os alimentos das agricultoras e a Secretaria Municipal de Assistência Social distribui para as entidades filantrópicas da cidade mineira. Em 2020, as associadas da Amagri também passaram a fornecer seus alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os quais são destinados aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública de Perdões. As agricultoras familiares que participam desses programas têm a garantia de venda dos alimentos que produzem e também do recebimento mensal, o que contribui para a renda e a qualidade de vida da família. A partir de 2021 as associadas passaram a investir e participar das atividades municipais relacionadas a projetos de turismo, especificamente de turismo rural. Com este projeto se pretende potencializar as ações da AMAGRI para o seu desenvolvimento sustentável de longo prazo melhorando as condições de vida e trabalho das envolvidas e de seus familiares.

Objetivos:

1.Manter o processo de incubação da AMAGRI, no município de Lavras visando potencializar o trabalho de educação ambiental,
2.Construir conhecimentos e práticas em torno da economia solidária;
3.Articular teorias e metodologias com as práticas dos empreendimentos da economia solidária;

Metas:

1. Mobilizar o coletivo de mulheres para preparar a reunião do DRPE
2. Aplicar o DRPE e entregar o diagnóstico situacional à associação
3. Revisar o estatuto social
4. Elaborar um planejamento de gestão

Fundamentação Teórica: Com base no modelo de gestão social e em metodologias participativas será realizado o planejamento participativo e o plano de negócios para garantir o futuro da associação e da geração de trabalho e renda para melhor organização interna da associação. O modelo de gestão social é adequado para o desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para o processo de incubação e de pós-incubação, tendo em vista que este tipo de gestão é caracterizado por uma ação gerencial dialógica que envolve um conjunto de atores sociais em interação com objetivos convergentes. Segundo Tenório (2008a, 2008b), a Gestão Social poderia ser considerada como uma “linha de fuga” em relação à hegemonia da tradição positivista centrada na racionalidade utilitária do pensamento administrativo. O autor, baseado em Guerreiro Ramos e na Escola de Frankfurt (Horkheimer, Marcuse, Adorno) e, posteriormente, na “segunda geração” com Jürgen Habermas, constrói seu conceito de Gestão Social. A construção do conceito acontece, inicialmente, pela análise dos pares de palavras Estado-sociedade e capital-trabalho, que são invertidas na sua ordem para sociedade-Estado e trabalho- capital, ressaltando a importância da sociedade e do trabalho como protagonistas dessas relações. Ampliando a discussão, insere-se o par de palavras sociedade-mercado, que representa o processo de interação da sociedade civil organizada com o mercado, no qual a sociedade deve ser também protagonista (TENÓRIO, 2008a; 2008b).Além disso, esse autor propõe que a cidadania deliberativa deve intermediar a relação entre esses pares de palavras, ou seja, “[...] cidadania deliberativa significa, em linhas gerais, que a legitimidade das decisões deve ter origem em processos de discussão orientados pelos princípios da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e do bem comum” (TENÓRIO, 2008a, p. 160). A cidadania deliberativa “[...] faz jus à multiplicidade de formas de comunicação [...]” e “[...] une os cidadãos em torno de um autoentendimento ético” (TENÓRIO, 2008b, p. 167).Sob essa perspectiva, a esfera pública seria o espaço de intermediação entre Estado, sociedade e mercado, bem como a cidadania deliberativa seria o processo participativo de deliberação baseado essencialmente no entendimento (e não no convencimento ou negociação) entre as partes (TENÓRIO, 2008a; 2008b) e “[...] o procedimento da prática da cidadania deliberativa na Esfera Pública é a participação” (TENÓRIO, 2008b, p. 171).

Metodologia:

O processo metodológico do DRPE, à semelhança do processo circular da pesquisa qualitativa, é formado por uma conjugação de técnicas coletivas com técnicas individuais sequenciais articuladas entre si, de modo a coletar cumulativamente informações em curto espaço de tempo. O tempo de duração da realização do DRPE em campo é de três a cinco dias. O processo metodológico de intervenção do DRPE a ser realizado neste projeto é formado pelas seguintes etapas: Formação e preparação da equipe interdisciplinar; Coleta e sistematização de informações secundárias sobre a coletividade em foco e seu contexto histórico e da região onde atua; Contato direto com os atores participantes ou com a coletividade e comunicação da realização do trabalho; Elaboração de um roteiro de entrevistas semi-estruturadas; Elaboração do quadro de referência dos temas-geradores com um roteiro de aplicação das técnicas que vão compor o DRPE; Mobilização dos atores sociais e da coletividade; Distribuição das tarefas para cada membro da equipe interdisciplinar; As técnicas que compõem o DRPE são aquelas que permitem, através de uma amostragem intencional, levantar informações de difícil obtenção por meio de métodos formais de pesquisa. Essas técnicas se enquadram nos princípios da proposta emancipadora, quando a dimensão político-social é estimulada na troca de visões de mundo e análise dos significados dos conceitos e valores dominados pelos participantes.
Em sequência, é utilizado o Método Altadir de Planificação Popular (MAPP) em razão de ser método de planejamento participativo convergente aos pressupostos da gestão social.

Impactos na Formação Discente: Os discentes desenvolvem capacidades de planejamento e gestão de conflitos, além disso têm a possibilidade de conhecer a realidade do trabalho na agricultura familiar e as dificuldades de mercado existentes aos pequenos empreendimentos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A abordagem metodológica da incubadora e de incubação dos empreendimentos coletivos está fundamentada no processo de educação dialógica, no sentido da transformação social. Por um lado, procura-se problematizar a realidade dos estudantes, professores e funcionários no âmbito acadêmico e da sociedade englobante. Por outro lado, procura-se problematizar a realidade dos trabalhadores desempregados, que trabalham de forma precarizada ou que estão excluídos do mundo do emprego formal. São dois mundos, duas realidades distintas, mas que se propõem a se encontrar por meio das ações educativas no âmbito da INCUBACOOP/UFLA. Ambas as partes passam a ser, simultaneamente, educadores/educandos, transformam e são transformados.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: As associadas melhoraram a capacidade de gestão de conflito, há a geração de trabalho e renda com o fortalecimento da economia local. Além disso, o processo circular de articulação entre as políticas públicas e a economia solidária e social fomenta os princípios de solidariedade e de colaboração essenciais à promoção da justiça social.

Resultados Esperados: Fortalecimento da associação, realização do planejamento estratégico e plano de negócios da AMAGRI.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Entrega do diagnóstico
Entrega do planejamento de gestão

Cronograma: dez 2023 a dez 2024

Descrição Resumida: O presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais de extensão voltadas para as atividades de incubação do empreendimento de economia solidária da associação de mulheres agricultoras de perdões - AMAGRI.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • FERNANDA SILVA VIANA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GIULIANA SAILLER MONTEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO HENRIQUE ABADE ALMEIDA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • JOSE ROBERTO PEREIRA - Início: 06/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: STEFANIA BECATTINI VACCARO

Setor: DEPARTAMENTO DE DIREITO

E-mail Institucional: stefania.vaccaro[em]ufla.br

E-mail Alternativo: becattinivaccaro.stefania[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/12/2023 - 09:13:34

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/02/2024 - 12:03:35

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • STEFANIA BECATTINI VACCARO: De 27/12/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/02/2024 - 12:03:35Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (GUSTAVO PEREIRA LEITE RIBEIRO)
05/02/2024 - 20:13:28Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 5/2024 (STEFANIA BECATTINI VACCARO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos