UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 16/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Mariarte

Programa de Extensão: ENACTUS UFLA: CONSTRUINDO FUTUROS

Resumo da Proposta: O foco do projeto Mariarte são mulheres moradoras de um bairro periférico, na cidade de Lavras (MG), que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Elas têm entre 40 a 60 anos e, em sua maioria, encontram-se desempregadas e sem nenhuma fonte de renda. É importante destacar que, por este motivo, muitas estão em condição de dependência financeira de terceiros. Além disso, muitas relatam ter no Mariarte, um apoio emocional que contribui para que mantenham seus níveis de saúde mental.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: Prefeitura Municipal, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS COHAB)

Número Estimado de Participantes: 12

Locais de Realização: CRAS COHAB

Data de Início: 20/03/2018

Data de Término: 31/07/2025

Justificativa: O Mariarte atua na intenção de resolver a situação de vulnerabilidade socioeconômica decorrente da alta taxa de mulheres desempregadas acima de 40-50 anos no município de Lavras MG. Enquanto as taxas de desemprego de homens foi de 9%, quase 14% das mulheres estão fora do mercado de trabalho formal (IBGE, 2022). Por meio do artesanato, acreditamos que as impactadas podem ser protagonistas de sua própria história, ao obter apoio social e empreendedor.

Caracterização dos Beneficiários: mulheres moradoras de um bairro periférico, na cidade de Lavras (MG), que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Objetivos:

1) desenvolvimento social, com o intuito de promover bem-estar às impactadas e,
2) ser uma alternativa de geração de renda por meio da produção e venda de artesanatos.

Metas:

Meta 1: Investir na execução de novas formas de atividades e produtos às Marias.

Meta 2: Estimular a participação das impactadas em eventos externos, que lhe garantem novas experiências e aprendizados e aumente a relevância e alcance de seus trabalhos. Possibilitando novas oportunidades e o deslocamento necessário.

Meta 3: Possibilitar produtos de ainda maior qualidade e variedade.

Fundamentação Teórica: Vulnerabilidade social; Constituição de grupo formal ou informal; gênero.

Metodologia: Firmar parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com o CRAS para que as mulheres possam usar o espaço do CRAS COHAB para participarem de oficinas de artesanato e empreendedorismo. As peças produzidas serão comercializadas e 30% do valor arrecado será reinvestido no projeto e o restante, direcionado para a Maria que produziu. Para tanto, é fundamental que se construa um ambiente acolhedor e engrandecedor às “Marias”. Para tanto, propõe-se a realização de oficinas de artesanato e momentos de integração, por meio da exibição de filmes, cafés temáticos, reuniões com finalidade de ouvi-las e dinâmicas de grupos. Em relação à geração de renda, é necessário o desenvolvimento de capacitações relacionadas ao empreendedorismo, educação financeira e temas afins, aplicados à realidade das impactadas, com foco na atividade artesanal, além de auxílio para realização da venda dos produtos por elas produzidos.

Impactos na Formação Discente: Os e as discentes envolvidas no projeto terão a oportunidade de contribuir, de forma teórica e prática, com a minimização dos efeitos de um problema social grave: a desigualdade social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os e as estudantes envolvidas com o projeto poderão aplicar os aspectos teóricos discutidos em sala de aula em relação à gestão do projeto em si, na conexão com os parceiros externos e nos momentos de convivência durante as oficinas de artesanato.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto Mariarte tem como objetivo central apoiar mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ele atua como um importante recurso de suporte para essas mulheres, que frequentemente estão desempregadas e sem fonte de renda própria. projeto trabalha para capacitar essas mulheres por meio de atividades relacionadas à arte e artesanato, permitindo que elas desenvolvam habilidades e gerem uma fonte de renda própria. Isso contribui para quebrar o ciclo de dependência financeira de terceiros. Além do aspecto econômico, o Mariarte desempenha um papel significativo no apoio emocional e na promoção da saúde mental dessas mulheres. Ele oferece um espaço seguro e acolhedor onde elas podem se reunir, compartilhar experiências e expressar suas emoções por meio da arte. Isso contribui para a melhoria do seu bem-estar psicológico. Ao ensinar habilidades artísticas e artesanais, o Mariarte contribui para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras nas participantes. Isso pode resultar na criação de pequenos negócios locais, gerando impactos econômicos adicionais na comunidade.

Resultados Esperados: Potencializar a jornada empreendedora das Marias. Aumentar sua renda. Geração de mais e maiores oportunidades de aprendizado e vivência empreendedora a elas. Estimular o engajamento, satisfação e assiduidade das Marias em oficinas com instrumentos novos e matéria prima de qualidade e variada. Aumento da sua eficiência produtiva. Desenvolver vínculos ainda mais fortes de confiança e cooperação entre as impactadas, e também, delas com os membros do projeto.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Aumento em 30% na renda mensal das Marias.
75% de frequência nas capacitações em relação ao n° total de capacitações
Aumento para 90% de satisfação dos consumidores dos produtos Mariarte

Cronograma:

Realização de oficinas semanais de artesanato.
Realização de oficinas de formação gerencial/empreendedora.
Feiras de venda de produtos.
Criação de uma loja virtual.

Descrição Resumida: O foco do projeto Mariarte são mulheres moradoras de um bairro periférico, na cidade de Lavras (MG), que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir do artesanato, potencializam sua renda familiar e constroem redes de apoio, o que contribui para que mantenham seus níveis de saúde mental.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: nathalia.joaquim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: nathaliafjoaquim[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 23/04/2024 - 09:44:38

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/05/2024 - 11:21:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM: De 17/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/04/2024 - 09:43:35Projeto de Extensão reprovado pelo Coordenador do Programa De Extensão. Motivo: Rever área do projeto (NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM)
23/04/2024 - 09:45:00Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM)
09/05/2024 - 11:21:56Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
16/05/2024 - 07:01:55Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 16/2024 (STEFANIA BECATTINI VACCARO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos