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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 22/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Inovação em Ciência: Despertando o Interesse pela Física e a Tecnologia

Programa de Extensão: Promoção do desenvolvimento sócio regional por meio da estruturação de ações de extensão em interface com a pesquisa nos cursos

Resumo da Proposta: A pós-graduação em Física está envolvida em duas iniciativas principais: as "Masterclasses", eventos anuais de divulgação científica em Física de Altas Energias em parceria com o CERN, e a criação de atividades complementares para despertar o interesse por inovação e tecnologia entre estudantes, através de parcerias com professores do Ensino Médio. As Masterclasses oferecem aos participantes acesso a dados reais do LHC e já receberam cerca de 1000 estudantes e professores de várias cidades de Minas Gerais. Além disso, surgiu uma rede de colaboração com professores de Ensino Médio, buscando estender o impacto do evento e oferecer conhecimentos de programação com Arduino, eletrônica e o método científico. Esta proposta visa a participação ativa de estudantes e professores de pós-graduação, visando fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade local, além de destacar o papel da educação na transformação social.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET; International Particle Physics Outreach Group (IPPOG); European Organization for Nuclear Research (CERN)

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Preferencialmente nas dependências da UFLA

Data de Início: 02/02/2024

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: O projeto se fundamenta na necessidade de fortalecer a atuação da pós-graduação da UFLA como agente transformador na região. Reconhecendo a tríade universitária, enfatizamos que a extensão, muitas vezes negligenciada, é crucial para conectar o conhecimento acadêmico avançado às demandas da sociedade. Ao integrar a pesquisa à extensão, almejamos não apenas enriquecer a formação dos pós-graduandos, mas também promover soluções inovadoras para desafios regionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida local. Essa iniciativa reforça o compromisso da UFLA com a comunidade e ressalta a importância da ciência como catalisadora de mudanças positivas em âmbito regional.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários serão os estudantes atendidos pelo CEDET de Lavras, assim como os estudantes de ensino médio de Lavras e outras cidades de Minas Gerais, assim como os discentes dos cursos de graduação em Engenharia Física, assim como estudantes dos demais cursos de Engenharia e de ciências básicas, além de discentes do Programa de Pós-Graduação em Física.

Objetivos:

Objetivo Geral

Divulgar a importância da pesquisa em ciência básica como impulsionadora do desenvolvimento tecnológico e social do país, utilizando um tópico científico contemporâneo e atividades que estimulem a criatividade e a inovação.

Objetivos Específicos:

Divulgar uma área ativa da pesquisa contemporânea, a Física de Partículas Elementares;
Mostrar como a pesquisa em Física de partículas elementares tem induzido o aparecimento de algumas das tecnologias mais importantes utilizadas pela sociedade, como a internet e a tecnologia de detectores;
expor os estudantes a atividades que estimulem a criatividade, usando ferramentas de programação, automação e eletrônica;
Dar oportunidade aos estudantes e professores do Ensino Médio de interagir com pesquisadores da área de Física de Partículas Elementares e de instrumentação científica;
Criar uma experiência positiva com a visita dos estudantes e professores do Ensino Médio ao campus da UFLA;
Estimular e atrair estudantes para ingresso na universidade nas áreas de ciência e engenharias;
Promover a integração entre discentes de graduação e pós-graduação;
Envolver discentes de pós-graduação na orientação e supervisão de atividades, compartilhando experiências e conhecimentos avançados;
Incentivar a atuação de mais Docentes da Pós-Graduação em atividades de Extensão.

Esse foco na atuação de discentes e docentes da pós-graduação visa enriquecer a experiência do projeto, proporcionando uma abordagem mais abrangente e conectando os diferentes níveis de aprendizado na universidade.

Metas:

Realizar o tradicional evento “International Masterclasses - Hands on Particle Physics” anualmente na UFLA;
realizar a capacitação dos Professores participantes da rede; realizar a capacitação dos discentes de graduação e pós-graduação para atuarem como tutores e monitores;
desenvolver apostilas para auxiliar no desenvolvimento das atividades;
realizar visitas guiadas aos laboratórios do DFI;
Promover bate-papos entre os estudantes do CEDET e os discentes de graduação;
incentivar a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas escolas;

Fundamentação Teórica:

O projeto fundamenta-se na concepção de que a universidade desempenha um papel vital na integração entre pesquisa, ensino e extensão. Nessa perspectiva, a tríade universitária - ensino, pesquisa e extensão - é reconhecida como um tripé indissociável, cuja integração potencializa o impacto positivo da academia na sociedade.
A proposta está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Extensão Rural e Assistência Técnica, da Política Nacional de Extensão Universitária e com as orientações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Ao buscar práticas dialógicas, a proposta reconhece a importância de um diálogo horizontal e bidirecional entre a academia e a comunidade, valorizando os saberes populares e fomentando uma abordagem colaborativa.
A abordagem interdisciplinar é um pilar essencial, compreendendo que desafios sócio-regionais complexos demandam soluções que transcendem as fronteiras disciplinares. Dessa forma, as metodologias propostas não se limitam à transferência unilateral de conhecimento, mas enfatizam a participação ativa de discentes e docentes de pós-graduação na cocriação de soluções contextualmente relevantes.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa busca transcender a função tradicional da universidade, promovendo não apenas a formação acadêmica avançada, mas também atuando como um agente catalisador para o desenvolvimento sócio-regional sustentável. A integração da ciência avançada com as demandas práticas da comunidade é concebida como um caminho eficaz para consolidar o compromisso da universidade com a transformação social, estimulando inovações, promovendo o acesso ao conhecimento e contribuindo para o progresso e bem-estar local.

Metodologia:

Com relação ao Masterclasses, o trabalho consiste de uma preparação preliminar com os professores e escolas participantes, culminando com a realização do evento na UFLA, onde são realizadas atividades com os estudantes participantes e uma videoconferência internacional com estudantes de outros países. A preparação para o evento na UFLA tem início em novembro, com o agendamento da videoconferência com o CERN e reuniões preliminares com professores. Em fevereiro, iniciamos o treinamento da análise de dados com os professores e visita às escolas participantes - o que vinha sendo muito limitado pela falta de recursos. Em março, os professores iniciam a análise dos dados experimentais em suas escolas. Em cada ano, o desfecho do trabalho ocorre com o evento realizado na UFLA, com a visita dos participantes e a videoconferência internacional, realizada sempre no final de março ou início de abril. Nesse evento, os dados analisados por todos os estudantes são combinados e o resultado apresentado aos estudantes dos outros países e aos pesquisadores no CERN. Em 2024, o evento ocorreu no dia 22 de março, no Campus da UFLA, em Lavras.
Com relação às atividades envolvendo tecnologia e inovação, o cronograma da proposta abrange ações ao longo do ano, divididas em dois módulos semestrais. Cada módulo segue a seguinte estrutura: nos primeiros dois meses ocorrem a organização e a seleção dos discentes para atuarem como tutores; do terceiro ao quinto mês, as atividades são realizadas; e no sexto mês, ocorre a conclusão do módulo. Para o ano de 2024, as atividades terão início na segunda quinzena de janeiro. Durante o período, estão programadas reuniões mensais para avaliação e planejamento conjunto, visando alinhar estratégias e realizar ajustes conforme necessário. O encerramento anual das atividades está previsto para o final do segundo módulo, proporcionando um período de recesso e planejamento entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Impactos na Formação Discente:

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança: A participação em atividades de extensão oferece aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas competências de comunicação e liderança ao assumirem papéis de tutores e monitores. Isso é alcançado através da necessidade de explicar conceitos complexos de maneira clara e concisa aos participantes.
Aprendizagem mais significativa: Engajar-se em atividades de extensão pode promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. Os estudantes são desafiados a aplicar seus conhecimentos em contextos práticos e reais, consolidando assim conceitos e compreendendo sua relevância para a sociedade.
Desenvolvimento do pensamento crítico: A interação com os participantes das atividades pode estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Os questionamentos levantados frequentemente desafiam conceitos estabelecidos, introduzindo novas perspectivas e promovendo discussões reflexivas.
Contribuição para a formação acadêmica: O envolvimento em atividades de extensão pode inspirar e despertar o interesse dos alunos pela ciência, desempenhando um papel crucial na formação de futuros cientistas e pesquisadores.
Fortalecimento da relação entre a universidade e a comunidade: Por último, a participação em atividades de extensão desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos entre a instituição acadêmica e a sociedade. Isso contribui para a disseminação do conhecimento e promove a cidadania ao facilitar o acesso a informações pertinentes e úteis para a comunidade em geral.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A interação entre Ensino, Pesquisa e Extensão no programa é concebida como uma sinergia dinâmica, sendo cada componente vital para o alcance dos objetivos propostos. O Ensino será enriquecido por práticas inovadoras e experiências práticas proporcionadas pelo programa, permitindo que os estudantes de pós-graduação apliquem teorias acadêmicas em contextos reais. Cursos na área de tecnologia serão oferecidos para estudantes do ensino médio, promovendo uma educação inclusiva e acessível.
A Pesquisa desempenha um papel central na identificação de soluções inovadoras para os desafios sócio-regionais. A produção científica resultante desses projetos não apenas contribuirá para o avanço do conhecimento nas respectivas áreas, mas também incentivará a produção de teses, dissertações, TCCs e artigos científicos.
A Extensão, por sua vez, transcende os limites da academia, conectando diretamente a pesquisa e o ensino com as demandas práticas da comunidade. As ações de extensão serão implementadas de forma participativa, envolvendo a comunidade em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e atendam às suas necessidades específicas. Esse enfoque prático da extensão permitirá uma troca contínua de conhecimento entre a universidade e a comunidade, fortalecendo os laços entre ambas.
Em síntese, a inter-relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão no programa é concebida como uma abordagem holística, onde cada componente complementa e potencializa o impacto do outro, culminando em uma iniciativa abrangente que promove o desenvolvimento sócio-regional sustentável.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto estabelece uma conexão profunda com a sociedade, com o objetivo de gerar um impacto social significativo em diversas áreas. A abordagem participativa e dialógica adotada promove uma interação direta com a comunidade, envolvendo-a ativamente no processo de cocriação e implementação das ações propostas.
O impacto social esperado abrange principalmente professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas em Lavras e região. A oferta de cursos de programação e a realização de Masterclasses para estudantes do ensino médio são apenas alguns exemplos das áreas de atuação com potencial impacto.
O projeto busca não apenas atender às demandas imediatas da sociedade, mas também contribuir para uma transformação mais abrangente e sustentável. Ao disseminar conhecimentos, tecnologias e boas práticas, pretende-se fortalecer as capacidades locais, promovendo autonomia e resiliência.
Os resultados do projeto serão divulgados de maneira acessível e difundidos por meio de diferentes canais, como mídias sociais, eventos comunitários e relatórios técnicos.
Em última análise, a relação estabelecida com a sociedade não se restringe a um impacto pontual; busca-se estabelecer uma parceria duradoura, promovendo o desenvolvimento sócio-regional de forma sustentável e equitativa. Através dessas interações, o projeto almeja não apenas resolver desafios específicos, mas também catalisar mudanças positivas e duradouras na qualidade de vida e no progresso da comunidade envolvida.

Resultados Esperados:

Realizar anualmente o Masterclasses e receber na UFLA pelo menos 300 estudantes por ano. Realização da análise dos dados experimentais em diferentes cidades de Minas Gerais;
Atrair uma parte considerável desses alunos para se envolverem nas atividades relacionadas com tecnologia e inovação. O sucesso nesse aspecto depende muito dos recursos disponíveis, o que evidencia a importância do projeto em questão;
Reforçar, expandir e consolidar a rede de professores colaboradores do Ensino Médio, formada a partir da participação no evento, os quais se tornam parceiros ativos na disseminação científica em suas comunidades;
Aumentar o número de participantes. Especificamente, o evento mobiliza escolas em diferentes cidades de Minas Gerais, com novas cidades aderindo a cada ano;
As avaliações realizadas com os professores anualmente evidenciam claramente que o Masterclasses tem um impacto positivo na vida acadêmica dos estudantes, seja pela visita à UFLA, pela exposição a um tema atual ou pela interação com pesquisadores. De acordo com os próprios professores, é notável o aumento da autoestima dos estudantes, especialmente daqueles das cidades menores.
O primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) gerado na UFLA a partir do Masterclasses foi defendido em dezembro de 2023. Pretendemos produzir mais trabalhos com a mesma abordagem, ou seja, fornecer estratégias concretas que auxiliem os professores no ensino de Física de Partículas Elementares e preparação para o evento;
Planejamos publicar pelo menos 1 (um) artigo por ano em revista especializada na área de ensino, baseado nas atividades relacionadas ao Masterclasses e na rede de professores formada a partir dele;
Ao longo dos anos, o Masterclasses tem atraído estudantes para os cursos de Licenciatura em Física, Engenharia Física, entre outros, na UFLA. Esperamos que isso continue ocorrendo por meio das atividades desenvolvidas com os estudantes;
Realizar visitas de divulgação do evento e da ciência em pelo menos 10 cidades.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Participação Comunitária:
Número de membros da comunidade envolvidos nas atividades do programa.
Nível de participação em reuniões, workshops e eventos promovidos pelo programa.

Capacitação e Educação:
Número de participantes em cursos, treinamentos oferecidos.
Taxa de conclusão e avaliação da qualidade dessas capacitações.

Tecnologia e Inovação:
Número de produtores e técnicos capacitados em tecnologias como impressão 3D, automação, e programação.
Implementação de soluções baseadas em automação nos projetos de extensão.


Divulgação Científica:
Participação em eventos de divulgação científica.
Número de estudantes e professores alcançados por atividades do Masterclasses

Esses indicadores serão fundamentais para monitorar o progresso, avaliar a eficácia das ações e direcionar ajustes necessários ao longo da implementação.

Cronograma:

Ano 1:

Quadrimestre 1:

Planejamento e Estruturação:
Definição detalhada dos objetivos do projeto de extensão.
Identificação de recursos necessários.
Estabelecimento de parcerias com instituições locais.

Quadrimestre 2

Capacitação e Formação:
Início de cursos e capacitações para a equipe e membros da comunidade.
Desenvolvimento de materiais educativos.

Quadrimestre 3:

Ações de Extensão:
Oferecimento de cursos de tecnologia, entre outros.
Realização do Masterclasses.


Ano 2:

Quadrimestre 1:

Continuidade das Ações de Extensão:
Realização do Masterclasses.
Consolidação das iniciativas em andamento.
Avaliação contínua dos resultados e ajustes necessários.

Expansão e Replicações:
Identificação de novas áreas de atuação.
Replicação bem-sucedida de iniciativas em outras comunidades.


Quadrimestre 2:

Transferência de Tecnologia:
Realização de workshops e treinamentos práticos.
Desenvolvimento de material educativo para disseminação.

Divulgação Científica e Eventos:
Participação em eventos locais e nacionais de divulgação científica.
Organização de eventos para compartilhar resultados com a comunidade.


Quadrimestre 3:

Avaliação de Impacto Social:
Implementação de pesquisas e indicadores para avaliar o impacto social.
Coleta de feedbacks da comunidade e ajustes finais.

Documentação e Relatórios Finais:
Elaboração de relatórios finais de cada projeto de extensão.
Documentação das melhores práticas e lições aprendidas.


Ano 3:

Continuidade das Ações de Extensão:
Realização do Masterclasses.

Institucionalização e Continuidade:
Identificação de mecanismos para institucionalizar práticas bem-sucedidas.
Garantia da continuidade das iniciativas.

Ações de Fechamento e Celebração:
Evento de encerramento para compartilhar conquistas com a comunidade.
Celebração dos resultados alcançados.

Este cronograma proporciona uma visão geral do planejamento de três anos do projeto. Detalhes específicos, como datas exatas e atividades específicas de cada projeto de extensão, serão elaborados em fases posteriores do planejamento, considerando as características e dinâmicas individuais de cada iniciativa.

Descrição Resumida: Este projeto visa a participação ativa de discentes e docentes de pós-graduação, cujo envolvimento é crucial para a difusão do conhecimento científico e o fortalecimento da conexão entre a universidade e a comunidade local. O papel desses pós-graduandos não apenas contribui para o desenvolvimento acadêmico e científico, mas também representa uma poderosa ferramenta de transformação social, destacando a importância da educação como agente de impacto positivo na sociedade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • LUIZ CLEBER TAVARES DE BRITO - Início: 02/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ADALBERTO MENDES - Início: 02/02/2024 - Término: 03/02/2024 - Vínculo: Inativo
  • ISADORA NASCIMENTO DELLA SAVIA BRAGA - Início: 02/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • LUIZ DAVID COSTA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 02/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOÃO GABRIEL MARQUES DE CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: 02/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Leomar Santos Marques - Início: 02/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA

Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA

E-mail Institucional: jefferson.tsuchida[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jetsuchida[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/05/2024 - 07:27:41

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA: De 24/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
13/05/2024 - 09:08:00Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ELAINE MARIA SELES DORNELES)
17/06/2024 - 14:50:06Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 22/2024 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos