UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 33/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Máquinas históricas: Caracterização, preservação e identificação das máquinas e implementos expostos no campus da UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A valorização do histórico das máquinas agrícolas é de relevante importância para a sociedade, pois permite conhecer a trajetória e evolução da mecanização agrícola nacional. No campus da UFLA existem máquinas históricas expostas nos canteiros e jardins departamentais. O objetivo do presente projeto de extensão é identificar e realizar a manutenção do estado físico das máquinas, mantendo-as em bom estado de conservação e apresentação. As máquinas históricas são referência para a comunidade local, visitantes do campus, egressos, professores e alunos, inclusive servindo como elementos de embelezamento local e cenário para registros fotográficos e lembranças registradas na universidade. A manutenção destas máquinas em bom estado de conservação, limpeza e organização contribui para a boa imagem da universidade perante a sociedade e favorece o embelezamento do campus. No projeto de extensão intitulado “Máquinas históricas: Caracterização, preservação e identificação das máquinas e implementos expostos no campus da UFLA” os alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, matriculados na disciplina GEA128 – Máquinas e Mecanização Agrícola, atuam, como parte integrante da carga horária da disciplina, na identificação e preservação das máquinas do campus. O projeto contribui para a formação discente, promovendo a interação dos alunos com a sociedade e administrando o projeto de manutenção internamente no contexto de cada turma. Em cada semestre letivo, as turmas escolhem uma máquina exposta no campus e realizam a pesquisa referente ao histórico de fabricação da máquina, modelo, fabricante e chegada (aplicação) no contexto histórico da universidade, realizando, se necessário, intervenções e manutenções para a boa apresentação dos equipamentos. Espera-se com o projeto, contribuir para a valorização do contexto histórico da mecanização agrícola na UFLA, promover a formação profissional e integração entre estudantes e comunidade, aproximar a sociedade através do embelezamento do campus e contextualização histórica das máquinas em exposição.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras:

Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanização (GEMMA)
Em cada semestre serão efetuadas parcerias com diferentes empresas locais e instituições para angariar doações de tintas e materiais de consumo utilizados na preservação e manutenção das máquinas históricas.

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Campus Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Campus principal

Data de Início: 04/03/2024

Data de Término: 15/12/2028

Justificativa: As máquinas históricas do campus UFLA são referência para a comunidade local, visitantes do campus, egressos, professores e alunos, inclusive servindo como elementos de embelezamento local e cenário para registros fotográficos na universidade. A manutenção destas máquinas em bom estado de conservação, limpeza e organização, contribui para a boa imagem da universidade perante a sociedade e favorece o embelezamento do campus. Além disso, a pesquisa e interação entre estudantes na manutenção destes equipamentos, contribui para a formação social e profissional destes, promovendo a integração com a comunidade local.

Caracterização dos Beneficiários: Beneficiam-se com o projeto toda a comunidade acadêmica da UFLA, além de visitantes e comunidade local.

Objetivos: O objetivo do presente projeto de extensão é identificar e realizar a manutenção do estado físico das máquinas históricas do campus UFLA, mantendo-as em bom estado de conservação e apresentação. Especificamente, as máquinas serão identificadas através de placas padronizadas, contendo o contexto histórico da máquina e sua aplicação e/ou utilização no campus.

Metas:

Em cada semestre letivo a meta será identificar e restaurar no mínimo 1 máquina ou implemento agrícola presente no campus UFLA.
Ao final do período de projeto, com no mínimo 10 máquinas restauradas, a meta é criar um museu ao ar livre, ou museu a céu aberto, com espaço de convivência contemplando as máquinas restauradas e espaços de descanso (bancos e mesas) no Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA.

Fundamentação Teórica:

A valorização do histórico das máquinas agrícolas é de relevante importância para a sociedade, pois permite conhecer a trajetória e evolução da mecanização agrícola nacional. No campus da UFLA existem máquinas históricas expostas nos canteiros e jardins departamentais e essas máquinas necessitam ser adequadamente identificadas e preservadas.
Algumas máquinas e equipamentos foram utilizadas no passado histórico da antiga ESAL e permanecem como referência histórica no campus. O projeto busca resgatar o histórico destas máquinas e aprimorar a identificação e compreensão do contexto em que se inserem na mecanização nacional.
Conhecer o passado é fundamental para traçarmos os passos futuros. Espera-se com o projeto, contribuir para a valorização do contexto histórico da mecanização agrícola na UFLA, promover a formação profissional e integração entre estudantes e comunidade, aproximar a sociedade através do embelezamento do campus e contextualização histórica das máquinas em exposição.

Metodologia: Serão realizadas pesquisas em bases históricas a respeito das máquinas e equipamentos através de acesso à internet e contato com funcionários, museus e departamentos de ensino da Universidade Federal de Lavras. Após a identificação e caracterização, serão confeccionadas placas em modelo padrão para fixação nas respectivas máquinas, com informações relevantes a respeito do contexto histórico em que os equipamentos se inserem.

Impactos na Formação Discente: O projeto contribui para a formação discente e profissional, promovendo a interação dos alunos com a sociedade e administrando o projeto de manutenção internamente no contexto de cada turma. Os alunos realizam a gestão das atividades e interagem na distribuição de tarefas e execução de metas e direcionamentos do projeto. O processo avaliativo e de participação contempla carga horária superior a 10% da carga total da disciplina e a avaliação do projeto 25% da nota final, portanto, toda a gestão de atividades e avaliações é realizada pelos alunos, que ficam responsáveis por gerir o projeto e avaliar os membros do grupo.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As relações ensino, pesquisa e extensão são completamente atingidas neste projeto, pois a disciplina “GEA128 Máquinas e Mecanização agrícola” aborda de forma técnica e científica o funcionamento e operação de máquinas agrícolas, que vão desde o preparo do solo até a colheita. O projeto de restauração e caracterização das máquinas históricas estimula os alunos à pesquisa referente ao funcionamento e aplicação das máquinas no seu contexto evolutivo e, o pilar de extensão, ocorre quando estas máquinas são devidamente identificadas e preservadas, embelezando o campus, valorizando o contexto histórico e revelando informações relevantes sobre cada equipamento, dessa forma, o processo de extensão retroalimenta o ensino e a pesquisa.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O impacto social relaciona-se com a valorização do contexto histórico das máquinas e equipamentos e, com a aproximação da sociedade para a temática da mecanização agrícola. As máquinas históricas são referência para a comunidade local, visitantes do campus, egressos, professores e alunos, inclusive servindo como elementos de embelezamento local e cenário para registros fotográficos e lembranças da universidade. A manutenção destas máquinas em bom estado de conservação, limpeza e organização contribui para a boa imagem da universidade perante a sociedade e permeia a aproximação desta com o campus universitário.

Resultados Esperados: Espera-se com o projeto, contribuir para a valorização do contexto histórico da mecanização agrícola na UFLA, promover a formação profissional e integração entre estudantes e comunidade, aproximar a sociedade através do embelezamento do campus e contextualização histórica das máquinas em exposição.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A cada semestre serão realizadas apresentações pelos alunos descrevendo o “antes e depois” de cada máquina restaurada. Como indicador de acompanhamento e avaliação serão avaliados os registros fotográficos e a confecção e instalação das placas padronizadas. O acompanhamento das atividades será realizado pelos docentes da disciplina e alunos do Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanização (GEMMA)

Cronograma:

Etapa 1: ano 2023 - finalizada (trator case 1930 e avião Ipanema 1970) + (Arado, Subsoladores e Motoniveladoras anos 80)
Etapa 2: ano 2024 - em andamento (Colhedora Massey Fergusson 1980)
Etapa 3: ano 2025 - Máquina a definir
Etapa 4: ano 2026 - Máquina a definir
Etapa 5: ano 2027 - Máquina a definir
Etapa 6: ano 2028 - Máquina a definir

Descrição Resumida: A valorização da mecanização agrícola nacional começa com a preservação de sua história. O objetivo deste projeto é identificar e preservar máquinas históricas em exposição no campus da UFLA. Discentes de Agronomia e Zootecnia, matriculados na disciplina GEA128 – Máquinas e Mecanização Agrícola, atuam na identificação e preservação de máquinas históricas, aprimorando sua formação profissional em interação com a sociedade, através da caracterização e embelezamento do campus universitário.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RAFAEL DE OLIVEIRA FARIA - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JACKSON ANTONIO BARBOSA - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIEL ARAUJO E SILVA FERRAZ - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIZ GONSAGA DE CARVALHO - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALDIR CARPES MARQUES FILHO - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • MARCIO TADEU DE LIMA - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO SEVERO DA SILVA - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ALDIR CARPES MARQUES FILHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: aldir[em]ufla.br

E-mail Alternativo: aldir.marques[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 29/05/2024 - 14:40:44

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/07/2024 - 15:29:49

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ALDIR CARPES MARQUES FILHO: De 29/05/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
30/07/2024 - 15:29:49Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LUIZ GONSAGA DE CARVALHO)
31/07/2024 - 09:32:09Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 33/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos