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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 19/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Vem para UFLA- Valorize e Vença

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto de extensão objetiva incentivar os alunos do ensino médio a construírem um projeto de vida que valorize seus talentos proporcionando uma direção para suas ações e escolhas futuras, além de facilitar o processo de tomada de decisões importantes, como a escolha de uma carreira ou a seleção de cursos universitários. Além disso, pretense-se divulgar os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Lavras – UFLA com o foco no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTIN, as ações desenvolvidas, as politicas de assistência estudantil e os processos de seleção para ingresso. O público alvo do projeto são os alunos do Ensino Médio das escolas públicas de São Sebastião do Paraíso e região. Em datas previamente agendadas serão realizadas visitas técnicas com a realização de oficinas nas salas de aula dos estudantes do ensino médio (1°, 2° e 3° anos) com o tema: Vem para UFLA- Valorize e Vença. Nas oficinas serão compartilhados e discutidos os temas: - Conceituação de vida e a importância da valorização da vida; auto- conhecimento; preparação para o futuro por meio de planejamento de vida; a universidade e os cursos de graduação da UFLA, as formas de ingresso (ENEM E PAS) e os programas de assistência estudantil. Os indicadores de acompanhamento e avaliação da extensão utilizados serão os percentuais de alunos das escolas envolvidas participantes do ENEM e no PAS, e a médio prazo o numero de matrículas na UFLA/ICTIN de alunos das escolas participantes do projeto. O projeto pretende contribuir para transformação social regional por meio da educação, e de maneira indireta, contribuir para redução das desigualdades, crescimento econômico e desenvolvimento de comunidades.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização:

E. E. Benedito Ferreira Calafiori
E. E. Clóvis Salgado
E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo
E. E Paula Frassinetti
Escolas particulares de São Sebastião do Paraíso

Data de Início: 29/05/2024

Data de Término: 30/04/2025

Justificativa:

Na UFLA e em outras instituições públicas observa-se a ociosidade no preenchimento das vagas nos cursos de ensino superior, a baixa adesão de jovens brasileiros nas universidade, além da queda no número de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a principal porta de entrada de estudantes no ensino superior (INEP, 2022). Existe uma falta de informação e desconhecimento, por parte dos alunos de ensino médio de escolas públicas da cidade da região de São Sebastião do Paraíso em relação aos processos de seleção para entrada nos cursos de graduação da UFLA/ICTIN. Diante dessa perspectiva, o presente projeto propõe a realização de um trabalho de intervenção com o publico de alunos do Ensino Médio que vá incentivar os alunos a construírem um projeto de vida que valorize seus talentos e favoreçam o ingresso na universidade para construção de uma carreira profissional. Além disso, o presente projeto irá divulgar os cursos de graduação ofertados pela UFLA/ICTIN, assim como as formas de entrada na universidade e os programas assistenciais destinados a alunos carentes a fim de inspirar os alunos a ingressar no ensino superior.
Diante do exposto justifica-se a importância deste projeto de extensão como estratégia parceira das escolas municipais no alcance da formação integral com a preparação dos alunos para a transição para a vida adulta, facilitando e incentivado a continuidades dos estudos pelos mesmos e a inserção no mercado de trabalho. Ademais, ao sensibilizar os estudantes e comunidade escolar sobre a importância de um projeto de vida para atingir os objetivos de forma consciente e estimulá-los a construção de uma carreira profissional, estaremos auxiliando alunos carentes e desmotivados ávidos por informações para acessar a universidade pública com ensino de qualidade, melhorando os indicadores de ensino superior, preenchendo as vagas para os cursos de graduação disponibilizados pelo universidade pública, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Caracterização dos Beneficiários:

Alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de São Sebastião do Paraíso e região.
Os alunos da rede pública de ensino podem vir de diversas origens socioeconômicas, mas geralmente, muitos pertencem a famílias de baixa a média renda. Isso pode influenciar vários fatores, como acesso a materiais educativos, apoio em casa e oportunidades extracurriculares.
De acordo com os relatos dos alunos do Parlamento Jovem em São Sebastião do Paraíso (2024), os alunos relataram nas oficinas que enfrentam desafios como a falta de recursos didáticos e/ou a existência de recursos com qualidade questionável, problemas com carga horária de disciplinas importantes e desmotivação de alunos e docentes.

Objetivos:

Objetivo Geral
Incentivar os alunos do ensino médio a construírem um projeto de vida que valorize seus talentos e favoreça o ingresso na universidade para construção de uma carreira profissional e divulgar a UFLA.
Objetivos Específicos
- Sensibilizar os estudantes e comunidade escolar sobre a importância da Valorização da Vida;
-Favorecer o reconhecimento dos saberes que o jovem já possui a fim de planejar e desenhar os próximos passos;
- Refletir sobre a importância de um plano de vida para atingir os objetivos de forma consciente;
- Motivar os alunos para o ingresso na Universidade;
- Apresentar os cursos de graduação da UFLA, as formas de ingresso e os programas de assistência estudantil;
- Divulgar o Exame Nacional do Ensino Médio;
- Apresentar o Processo de aAvaliação Seriada - PAS da UFLA/ICTIN;
- Auxiliar o processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SISU.

Metas:

A meta deste projeto é fazer a diferença na vida destes jovens e potencializar seu ingresso na universidade.
Aumentar o número de inscrições do ENEM das escolas participantes do projeto;
Aumentar o número de alunos ingressantes no ensino público federal, e mais especificamente, na UFLA.

Impacto direto
Contribuir para a geração de sonhos, planejamentos e ações em prol do ensino superior público, gratuito e de qualidade.
Impacto indireto
A família dos jovens estudantes: favorecer a transformação social por meio de cada estudante.

Fundamentação Teórica:

Fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia é um alvo a ser alcançado por todos envolvidos na educação, sendo uma meta do Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) aumentar o ingresso na educação superior para população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta e expansão para novas matrículas no segmento público (BRASIL, 2014).
A partir da literatura existente e do observado nas escolas públicas de ensino médio, verificamos como o ideal e a realidade estão em lados opostos quando discutimos o acesso ao ensino superior. Seja por questões econômicas, falta de motivação, desconhecimento dos processos de seleção para o acesso à universidade ou por outros motivos, muitos alunos do ensino médio não conseguem acessar as universidades públicas brasileiras. Dados do censo da educação superior de 2022, apontam um crescimento no número de matrículas nos cursos de graduação no Brasil. Foram matriculados em 2022, cerca de 9.443.597 de alunos, 2.076.517 em instituições públicas e 7.367.080 em instituições privadas (INEP, 2022).
De acordo com a Agência O Globo, a partir dos dados do censo da educação superior de 2022 fornecidos pelo INEP menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos acessam o ensino superior no país.
O Inep também constatou que há um grande desafio em preencher as vagas oferecidas, sobretudo nas instituições públicas. Cerca de 25% das vagas estão vagas. Não estamos conseguindo, na rede pública, preencher as vagas oferecidas. Nem em medicina conseguimos preencher todas as vagas, declarou Carlos Moreno Sampaio, diretor do Inep. Foram 4,7 milhões de ingressos na educação superior em 2022, ante 3,8 milhões em 2021. Do total, 4,3 milhões se matricularam na rede privada (Bandeira; Alfano, 2023).
Outros fatores preocupantes são a queda no número de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, a principal porta de entrada de estudantes no ensino superior. O número de inscritos no Enem em 2022 (3.396.587 inscritos) foi o segundo menor desde 2005, quando a prova ainda não tinha o caráter de um vestibular nacional (Fernandes, 2023).
Vários são os fatores que contribuem para o possível desinteresse dos alunos de ensino médio público pela universidade: a começar, por um certo distanciamento da universidade pública em seus objetivos e anseios profisionais, a desmotivação pela concorrência com os estudantes da rede privada de ensino e a falta de informação sobre a existência de universidades públicas gratuitas, dos cursos de graduação oferecidos em suas respectivas instituições e cidades. Observa-se também um desconhecimento dos acerca dos processos de entrada nas universidades, além da falta de conhecimento dos programas assistenciais, de acolhimento social e econômico, oferecidos pelas universidades públicas, com a disponibilização de bolsas e recursos para a permanência de alunos carentes.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular é preciso buscar a formação integral do estudante, ajudando-o a realizar escolhas éticas e sustentáveis em diversos campos, como estudo, trabalho e estilo de vida. Frisa também a importância de valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens para além da condição deles de estudantes, qualificando o processo de construção de suas identidades (BNCC, 2018).
A construção de um projeto de vida ajudará o estudante a escolher o itinerário formativo que ele deseja seguir. Projeto de vida é o planejamento que ele faz para atingir seus sonhos pessoais, profissionais e para a vida em sociedade (BNCC, 2018), contando para isso com todo o suporte pedagógico da escola e das instituições parceiras. Trabalhar um projeto de vida com alunos do ensino médio é essencial por várias razões que contribuem significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.
Ao trabalhar um projeto de vida com os alunos, é possível ajudá-los a definir metas claras e alcançáveis, proporcionando uma direção para suas ações e escolhas futuras, além de facilitar o processo de tomada de decisões importantes, como a escolha de uma carreira ou a seleção de cursos universitários. Além disso, permite que os alunos identifiquem suas paixões, habilidades e áreas de interesse, o que é crucial para a satisfação e sucesso profissional.
Além disso, acredita-se que ao trabalhar concomitanente a elaboração de um projeto de vida, as formas de entrada na universidade e a divulgação dos cursos superiores da UFLA, assim como seus projetos de assistência estudantil potencializará o acesso ao ensino superior para alunos vulneráveis de São Sebastião do Paraíso região. Pretense-se contribuir para a criação de um campo de jogo mais nivelado, onde todos têm a chance de alcançar seu potencial, independentemente de sua origem socioeconômica, pois sabe-se que a educação superior é um dos meios mais eficazes para promover a mobilidade social, permitindo que indivíduos de baixa renda melhorem suas condições de vida e ascendam socialmente.

Metodologia:

Para desenvolver o projeto de extensão, faremos inicialmente um levantamento das escolas públicas de ensino médio da cidade de São Sebastião do Paraíso e região.
Em seguida, serão realizadas visitas técnicas e oficinas nas salas de aula dos estudantes do ensino médio (1°, 2° e 3° anos) com o tema: Vem para UFLA- Valorize e Vença. Nas oficinas serão compartilhados e discutidos os seguintes temas:
- Conceituação de vida e a importância da valorização da vida;
- Auto- conhecimento: qualidades e defeitos;
- Sonho profissional e qual é o objetivo de cada estudante e aonde pretendem chegar;
- Planejamento de vida: auto-diagnóstico e proposição de ações;
- Empoderamento feminino e o papel da mulher no mercado das engenharias;
- Métodos e formas de estudo;
- A universidade: cursos de graduação da UFLA, as formas de ingresso e os programas de assistência estudantil.
O projeto utilizará metodologias ativas de aprendizagem e se valerá das seguintes estratégias: exposição dialogada, problematização, dinâmicas e estudos de casos.
Ao final da aplicação do projeto de extensão, esperamos motivar os alunos a participar do processos de ingresso na universidade como instrumento de transformação social.
A divulgação do projeto será por meio de visitas in loco nas escolas públicas e privadas de ensino médio da cidade de São Sebastião do Paraíso e região, cartazes impressos, mídias eletrônicas como e-mail e WhatsApp, Instagram.

Impactos na Formação Discente:

A ação de extensão é uma importante ferramenta no processo de formação do estudante, pois estimula a autonomia no processo de busca de conhecimento científico para estudo e entendimento dos assuntos abordados. Além disso, irá promover ao estudante o contato com a população externa ao meio universitário, o que proporcionará maior fluidez, clareza e confiança na sua atuação profissional.
O projeto também é uma forma dos estudantes se habituarem ao trabalho em equipe, com pessoas de diferentes vertentes e áreas de atuação, lidando com opiniões diferentes, discussões, prazos e metas, sendo essas habilidades importantes para o mercado de trabalho.
Os acadêmicos além de competências comunicativas e organizacionais, poderão adquirir habilidades na construção de planejamento de vida e carreira, autodiagnóstico, diagnóstico situacional e análise de indicadores sociais, pois terão oportunidade de vivência prática no campo da educação.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A extensão universitária é o processo pelo qual colocamos em prática os processos educativos, culturais e científicos, relacionados ao ensino e a pesquisa de forma indissociável. Através desse processo torna-se viável a relação entre a universidade e a sociedade, provocando desse modo a transformação social. Neste sentido, o projeto permitirá que a comunidade acadêmica tenha contato com a realidade do ensino público de São Sebastião do Paraíso e região, encontrando caminhos para estimular os alunos a construção de um projeto de vida que inclua a educação superior e a edificação de uma carreira profissional. Por outro lado, a interação permitirá que as experiências vividas na realização das oficinas com as escolas municipais também sejam assimiladas, fazendo com que a participação da comunidade também transforme o conhecimento e atuação da universidade.
Ademais, pretende-se em um futuro próximo, realizar pesquisa com os alunos do ensino médio e ingressantes na UFLA para compreender os motivos de escolha da universidade e do curso.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

A interação dialógica ocorrerá antes, durante e depois da realização das oficinas com os alunos nas escolas.
Antes será feito o levantamento de demandas com as autoridades municipais, diretores e comunidade escolar.
No momento das ações os alunos e profissionais da educação participantes manifestaram suas impressões e expectativas quando no ensino superior, assim como os possíveis dificultadores e entraves para o ingresso na universidade.
Após as oficinas o contato com as escolas e alunos participantes continuará por meio de grupos de whatsApp e Instagram que os fornecerão todas as informações para os processos seletivos do ENEM e do Processo de Avaliação Seriada - PAS, assim como informações sobre as inscrições no Sistema de Seleção Unificada – SISU. Ademais, pretende-se criar pontos de inscrição na UFLA e também nas escolas para incentivar os alunos e melhorar a adesão as avaliações.
Essa interação impacta positivamente na formação do estudante extensionista que atuará na prestação de serviço para a sociedade, conhecendo a realidade local, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida dos jovens assistidos.
O objetivo da extensão universitária é produzir transformações de todos os participantes envolvidos, contribuindo para que as desigualdades sociais sejam eliminadas, aproximando a comunidade universitária da solução dos problemas sociais. Desse modo, o projeto visa aumentar a interação entre a UFLA e as escolas públicas da região, motivando os alunos a escolher ingressar em um curso superior via ENEM/PAS. Ademais, o projeto possibilitará a ampliação do conhecimento dos estudantes envolvidos e o empoderamento deles quanto aos seus respectivos sonhos e potencialidades de ingresso na universidade.

Resultados Esperados:

Espera-se com o projeto incentivar os alunos a ingressarem na universidade pública.
Acredita-se que nas escolas participantes haverá um aumento percentual de participantes do ENEM e do PAS.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Percentual de alunos das escolas envolvidas participantes do ENEM;
- Percentual de alunos das escolas envolvidas participantes do PAS;
A longo prazo serão considerados os seguintes indicadores:
- Numero de matrículas na UFLA de alunos de São Sebastião do Paraíso e região.
- Taxa de escolarização líquida dos município enolvidos (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária). Fonte: INEP

Cronograma:

Elaboração do projeto e contato com as escolas- meses de abril e maio/ 2024
Visitas técnicas para divulgação do ENEM- mês de junho/2024
Preparação das oficinas - meses de junho e julho/2024
Contato com as instituições educacionais para pactuação do projeto- meses de julho e agosto/2024
Realização das Oficinas nas escolas- agosto a novembro/2024
Análise e divulgação dos resultados – dezembro/2024 a abril/2025

Descrição Resumida: O projeto “Vem para UFLA- Valorize e Vença” objetiva incentivar os alunos do ensino médio a construírem um projeto de vida que valorize seus talentos proporcionando uma direção para suas escolhas futuras, além de inspirá-los a ingressarem na universidade. Serão realizadas oficinas temáticas abordando os conceitos de vida e sua valorização, auto- conhecimento, planejamento de vida, cursos de graduação, formas de ingresso e programas de assistência estudantil da UFLA.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • INARA FRANCISCA LARA DE PAULA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISADORA BERNARDO REZENDE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MILENA DUARTE COSTA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VANUSA RODRIGUES DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • JOAO RICARDO LOPES - Início: 29/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JULIANA NUNES SANTOS

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: juliananunes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jununessantos[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 29/05/2024 - 17:53:47

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/06/2024 - 17:28:04

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JULIANA NUNES SANTOS: De 29/05/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
03/06/2024 - 09:18:40Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
06/06/2024 - 17:28:04Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 19/2024 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos