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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 36/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Interação com escolas para divulgação, treinamento e execução em ciência e tecnologia

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

A aproximação das instituições universidade-escola consegue promover divulgação da ciência, conhecimentos e experiências, assim como validar conhecimentos adquiridos pelos graduandos em atividades ou projetos desenvolvidos em conjunto com os discentes das escolas. Neste contexto, este projeto visa:
- Realizar eventos para divulgação da ciência e tecnologia, como das atividades realizadas na universidade;
- Desenvolver projetos em função de demandas das instituições ou sociais, com participação em conjunto dos discentes das instituições: aplicações de ciência e tecnologia para resoluções de problemas, gestões ambientais, planejamento, segurança, dentre outros.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Instituições de ensino infantil, fundamental e médio

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização:

- Instalações da UFLA: para atividades de extensão vinculadas em disciplinas;
- Instalações das Escolas: para reuniões, desenvolvimento de atividades e divulgações

Data de Início: 15/07/2024

Data de Término: 31/12/2028

Justificativa: A interação entre a universidade e instituições de ensino infantil, fundamental e médio terá a aproximação das instituições, como dos indivíduos envolvidos, trazendo um conceito de integração das instituições serem inseridas/pertencentes a mesma sociedade, da qual as instituições fazem parte e se complementam uma a outras. Levará para as escolas, conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação: assim os graduandos conseguem certificar, aplicar e divulgar conhecimentos adquiridos. Teremos conhecimentos e experiências trocadas entre indivíduos com idade mais próximas, dando maior confiança entre eles. E irá estimular a busca pelo conhecimento, estudo, ciências e tecnologias por todos, como irá corroborar e direcionar mais alunos das escolas e colégios para uma formação superior, o que trará retorno a longo prazo para a sociedade.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos de graduação e alunos das escolas

Objetivos:

O objetivo geral busca a interação entre escola e universidade. Como objetivos específicos:
- Promover eventos para divulgação de ciência, tecnologia e gestão pelos alunos de graduação para alunos das escolas;
- Desenvolver projetos de cunho científico, tecnológico, de gestão e ambiental. E assim, validar, desenvolver e praticar conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação

Metas:

- Elaboração de pelo menos 1 evento por ano, de divulgação e/ou oficina na escola parceira (ou em local de acesso público, mas com efetiva participação da universidade e escola);
- Desenvolvimento de pelo menos 01 (um) projeto por ano, envolvendo alunos de ambas as instituições, com foco em ciência, tecnologia ou gestão;
- Acompanhamento do alcance deste projeto, através de relatórios quantitativos e qualitativos e do número de apoiadores e envolvidos por semestre

Fundamentação Teórica:

Fraga (2020) alega que nos momentos nos quais se discute a legitimidade e deficiência orçamentária das universidades, além de exibir para a sociedade em geral, as atividades desenvolvidas pela universidade, precisa-se ampliar as relações entre universidade e outras instituições. E assim a sociedade terá uma maior compreensão da importância da universidade, e da dependência para evolução social, com desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Conforme Tauchen et al. (2014), ao se obter estabelecer uma interação entre escola e universidade, consegue-se transferir saberes práticos, articular ações com discursos, e a escola e universidade envolvidas, colaboram com a renovação dos conhecimentos de ambas, e traz de volta para a sociedade, a formação do conhecimento, a diferença entre ciência e senso comum, a validade do saber científico, resolução de problemas de maneira ágil, prática, com visão em soluções.
A extensão universitária, na visão dos estudantes universitários, entrelaça conhecimento teórico acadêmico com as experiências obtidas ao desenvolver atividades com a sociedade. Os discentes da graduação, além de obterem conhecimentos através da experiência, ao se ter uma meta demandada proposta, consegue absorver demandas, conhecimentos, e indagações de indivíduos de fora da sua instituição e com outro nível de formação e capacitação. Os alunos de graduação também podem na interação informar e corrigir distorções e desconhecimentos de ciência e tecnologia (trazendo uma democratização do conhecimento para todos), além de participar de atividades e adquirir conhecimentos e experiências, que a instituição universitária sozinha, não conseguiria trazer para seus discentes (Santos Jr, 2015).

Referências:
FRAGA, Lais Silveira. As relações entre universidade e sociedade a partir da extensão ou por que não é suficiente ir às praças mostrar o que a universidade faz. Revista do EDICC-ISSN 2317-3815, v. 6, 2020.
SANTOS JUNIOR, Alcides Leão. A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. 2015. tese UFBA
TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 369-393, 2014.

Metodologia: Durante a execução deste projeto alunos de graduação irão desenvolver eventos para divulgação de projetos e atividades desenvolvidas na universidade, para alunos de escolas. Uma escola estabeleceu contato para, além da divulgação citada anteriormente, a possibilidade de desenvolver projetos em conjunto, na área de polímeros, gestão de resíduos e reciclagem: Os docentes envolvidos neste projeto irão direcionar atividades de extensão nas disciplinas, linhas de pesquisa, núcleos de extensão e atuações diversas (das quais já participam nas linhas demandadas pelas instituições de ensino infantil, fundamental e médio), para os discentes atuarem em demandas reais.

Impactos na Formação Discente:

- Aproximar e interagir com a sociedade
- Formar equipe de estudantes de graduação multidisciplinares e criativos, capazes de aplicar conhecimentos teóricos na resolução de demandas reais e desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança
- Contribuir para humanizar a formação dos engenheiros para serem capazes de resolver problemas sociais, ambientais e éticos

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto contribui com temas abordados em disciplinas dos cursos de engenharia como materiais poliméricos, reciclagem dos materiais, gestão dos resíduos sólidos, etc. Soluções tecnológicas para os resíduos sólidos urbanos são desenvolvidas em diversas linhas e grupos de pesquisa do departamento de engenharia como o Grupo Interdisciplinar de Polímeros (GIP).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Principalmente, estabelecer parcerias de desenvolvimento de projetos para a sociedade, nas linhas de materiais poliméricos, reciclagem dos materiais e gestão dos resíduos sólidos, como ter um canal a mais para divulgação de ciência, tecnologia, gestão, e outras atividades desenvolvidas, ressaltando que se trata de um público em formação e prováveis futuros alunos da UFLa.

Resultados Esperados:

Dentre os resultados esperados desta atividade de extensão, integrado com a sociedade, teremos um compartilhamento e divulgação da ciência e tecnologia, como das atividades realizadas pela UFLA para a sociedade: profissionais e discentes de instituições de ensino infantil, fundamental e médio, principalmente.
Os discentes da UFLa estarão desenvolvendo interações com a sociedade. Mas como teremos também o desenvolvimento de projetos demandadas pelas instituições de ensino infantil, fundamental e médio, os discentes da UFLa terão a experiência e desenvolvimento de habilidades ao aplicar conhecimentos adquiridos em situações reais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Listas dos participantes;
- eventos realizados
- projetos em andamento e concluídos
- Relatórios quantitativos e qualitativos das atividades
- Postagens nas mídias sociais, com registros de número de seguidores e número de visualizações das publicações realizadas

Cronograma:

1º trimestre:
- definição de data para eventos para o primeiro ano;
- definição de projetos a serem executados para o primeiro e próximos anos;

2º, 3° e 4° trimestres:
- realização de evento;
- direcionamento e execução do primeiro projeto
- postagens das atividades

5° trimestre
- definição de data para eventos para o próximo ano;
- definição de projetos a serem executados para o próximo ano;

6°, 7° e 8° trimestres:
- realização de evento;
- direcionamento e execução dos projetos
- postagens das atividades;
- Relatório.

O planejamento se repetirá trimestralmente até a finalização do projeto

Descrição Resumida: Estabelecer interações e integração entre alunos de graduação da UFLa com alunos e profissionais de instituições de ensino infantil, fundamental e médio, na divulgação de ciência e tecnologia, como desenvolver projetos e resoluções de demandas das instituições.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • BRENO ROCHA BARRIONI - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA SILVA BREY GIL - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANO ELVIS DE OLIVEIRA - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

E-mail Institucional: alfredo.neto[em]ufla.br

E-mail Alternativo: arsenaneto[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/06/2024 - 17:30:08

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 25/06/2024 - 15:45:45

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO: De 18/06/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
25/06/2024 - 15:45:45Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
07/08/2024 - 09:11:31Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 36/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos