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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 42/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Espaços de aprender, brincar, jogar e contar histórias: pedagogia UFLA e a educação das relações étnico-raciais

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Este projeto, desenvolvido pelos cursos de Pedagogia (Presencial e EaD) da UFLA, tem como foco a promoção da educação das relações étnico-raciais em escolas. Suas principais ações incluem:
- Capacitação Antirracista: Proporcionar formação aos participantes sobre legislações antirracistas, com destaque para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o - - Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Diálogo com a Educação Básica: Estabelecer parcerias com educadores que atuam nas escolas, certificando-os e promovendo um diálogo efetivo entre universidade e chão da escola.
- Propostas Educativas Criativas: Desenvolver projetos que envolvam jogos, brincadeiras e contação de histórias, todos alinhados à perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
- Desenvolvimento dos Projetos: Realizar atividades aos sábados nas escolas, visando a implementação prática das propostas.
A formação/capacitação se destina a todos/as envolvidos/as no projeto, sejam estudantes extensionistas ou educadores, compreendidos como escola parceira. A proposta de jogos, brincadeiras e contação de história visa incentivar o uso de materiais didático-pedagógico na perspectiva da ERER. A premissa central é de que a universidade não deve produzir para as escolas, mas com a escola, ou seja, em diálogo com cada um dos sujeitos compõe a escola para que as proposições sejam feitas a partir de demandas e contextos educativos reais.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial.
Escolas municipais e estaduais de Lavras e região
CAp/ Nedi-UFLA

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Escolas municipais e estaduais de Lavras e região e CAp/NEDI/UFLA

Data de Início: 08/07/2024

Data de Término: 30/11/2024

Justificativa:

Considerando a missão institucional da UFLA, que visa manter e promover a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, produzindo e disseminando conhecimento científico e tecnológico de alta qualidade na sociedade, o Projeto de Extensão “Espaços de aprender, brincar, jogar e contar histórias: pedagogia UFLA e a diversidade étnico- racial” tem por objetivo ampliar a discussão sobre educação das relações étnico-raciais promovendo diálogos entre Universidade e Educação Básica, fortalecendo o compromisso da instituição na construção de uma sociedade mais justa.
O projeto está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (2021-2025), que prioriza projetos e programas capazes de combater a desigualdade social, a pobreza, a exclusão social e a discriminação política e cidadã.
As concepções extensionistas estão conforme o Art. 6º do RN CNE no 7/2018, que estrutura as Diretrizes da Extensão na Educação Superior, ao promover iniciativa em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação das relações étnico-raciais (ERER).
A ERER é entendida como a formação de indivíduos para o reconhecimento e valorização das diferentes visões de mundo, da multiplicidade de experiências históricas e das valiosas contribuições dos diferentes povos que compõem nossa nação (SILVA, 2007).
Desta forma, o projeto traz caminhos para o cumprimento das Leis 10.639 de 2003 e 11.645/2008, referentes à obrigatoriedade da educação das relações étnico-raciais. A proposta formativa e a construção e execução dos projetos educativos estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004) com orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação de tal temática nos espaços escolares.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da graduação presencial e EaD da UFLA; educadores das escolas parceiras; estudantes do nível básico e comunidade escolar.

Objetivos:

Objetivo Geral:
- Desenvolver ações em parceria com escolas para promover a conscientização e valorização da diversidade étnico-racial. Essas ações serão realizadas por meio da elaboração e implementação de projetos envolvendo jogos, brincadeiras e contação de histórias. Além disso, esses projetos estarão alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Objetivos Específicos:
- Fortalecer os diálogos e trocas de saberes entre a Universidade e Escolas de Educação Básica;
- Fomentar o debate sobre relações étnico-raciais;
- Elaborar e desenvolver práticas educativas por meio de jogos, brincadeiras e contação de história, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
- Produzir materiais reflexivos a partir das experiências e vivências;
- Divulgar a ação como forma de incentivo e conscientização da Educação das Relações Étnico-raciais.

Metas:

ETAPA 1 - ESTUDOS INICIAIS
- Estudo de materiais voltados para a educação das relações étnico-raciais e construção de texto reflexivo;
ETAPA 2 - CONHECENDO A ESCOLA E PLANEJANDO A ATIVIDADE
- Estudo da realidade escolar e mapeamento das demandas a partir do público-alvo
- Planejamento das ações educativas a serem desenvolvidas nas escolas
ETAPA 3 - SÁBADO NA ESCOLA
- Desenvolvimento das ações educativas planejadas
ETAPA 4 - AVALIAÇÃO
- Construção de memórias (portfólio e material a ser disponibilizado para as escolas parceiras)
- Levantamento das percepções (questionário)

Fundamentação Teórica:

As manifestações da colonialidade têm impacto direto no ambiente escolar, especialmente na ausência ou insuficiência de imagens, modelos e representações positivas para grupos que não pertencem às categorias dominantes. Estudantes negros e indígenas são frequentemente privados do acesso a perspectivas epistemológicas que valorizam a história e a cultura de seus povos, dificultando a construção positiva de suas identidades étnico-raciais.
Nilma Lino Gomes (2021, p. 2) aponta que “a reivindicação por uma educação democrática, como uma das estratégias de combate ao racismo, sempre foi um dos temas centrais das lutas do movimento negro do passado e do presente”.
Embora tenha ocorrido tardiamente, as reivindicações do movimento foram atendidas por meio da implementação da Lei n.º 10.639 em 2003. A partir desta lei se altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96) incluindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. No ano seguinte, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 03/2004 e a Resolução CNE/CP 01/2004, que regulamentam e instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCN - ERER).
Além disso, em 2008, atendendo principalmente às reivindicações do movimento indígena, foi aprovada a Lei 11.645, que incluiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Indígena.
O currículo, as metodologias e os conteúdos devem considerar, incluir e valorizar a pluralidade cultural da sociedade brasileira. Trata-se de um fazer educativo no qual a construção do conhecimento ocorre fora da hierarquia de saberes, considerando igualmente as contribuições de povos africanos, indígenas e europeus. Para garantir o cumprimento dessas legislações, é essencial investir na formação inicial e continuada dos educadores em todos os níveis de ensino.
De forma particular, os cursos de formação de professores/as são instâncias-chave de formação de sujeitos que estarão diretamente implicados no processo de educar-se “nas” e “para” as relações étnico-raciais. No que diz respeito ao processo de formação de professores/as, as Diretrizes orientam que além de uma qualificação para suas áreas de conhecimento, os/as docentes “[...] devem receber formação para lidar com as tensas relações produzidas pelo racismo e discriminações, a fim de se tornarem capazes de conduzir a reeducação das relações entre diferentes grupos étnico-raciais” (BRASIL, 2004, p. 12).
Partindo desta necessidade em se formar os/as professores/as para uma prática educativa crítica, atrelada à complexidade dos processos históricos do Brasil, o presente Projeto de Extensão se fundamenta na articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e visa contribuir para a área de educação das relações étnico-raciais e de Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Trata-se de uma ação conjunta entre estudantes da Pedagogia da UFLA e professores/as atuantes na Rede Pública de Ensino de Lavras–MG, por meio de estudos, planejamento e execução de práticas educativas que envolvem jogos, brincadeiras e contação de história, na perspectiva das DCN-ERER.

Metodologia:

Este projeto será desenvolvido no âmbito de uma disciplina e um componente curricular responsáveis por parte da carga horária da curricularização da extensão nos cursos de Pedagogia da UFLA (EaD e presencial). Sendo assim, o foco da proposta segue dois vieses.
O primeiro objetiva a formação dos discentes no que se refere ao desenvolvimento de projetos de extensão e à atenção às demandas da comunidade escolar. Por isso, a proposta será desenvolvida em quatro etapas complementares: estudos iniciais; conhecimento da escola e planejamento; ação e avaliação. Os discentes participarão ativamente de todas as fases, refletindo tanto sobre a temática geral do projeto como sobre as especificidades do contexto onde a ação irá acontecer. Cada etapa terá um encontro formativo para discussão e desenvolvimento da ação coletivamente. Haverá interações online e presenciais.
O segundo viés está na ação de formação continuada da equipe das escolas parceiras. As educadoras das escolas parceiras serão convidadas a participar dos encontros formativos, bem como das discussões nas salas de aula virtual. Esses profissionais serão responsáveis pelo compartilhamento da realidade da escola com os discentes participantes do projeto, além de terem a oportunidade de problematizar coletivamente as questões referentes a educação das relações étnico-raciais do e em seu contexto escolar.
Ao integrar a formação acadêmica com a prática extensionista, este projeto contribuirá para a formação de pedagogos mais conscientes do contexto e demandas reais da escola.

Impactos na Formação Discente: Este projeto integra a formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia com a prática extensionista na realidade escolar, evidenciando a importância de diálogos e das trocas de saberes entre docentes em processo de formação inicial e aqueles em formação continuada. Trata-se de ações que contribuem para o processo formativo nas e para as relações étnico-raciais, fortalecendo as práticas educativas antirracistas nos espaços escolares, principalmente por meio de jogos, brincadeiras e contação de história

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto oferece aos participantes uma oportunidade de aprendizado prático, incentivando sua participação em todas as etapas do desenvolvimento de projetos de extensão e tendo a oportunidade de vivenciar os conhecimentos teóricos construídos em sala de aula. A participação ativa em todas as fases do projeto, desde a sondagem das demandas da comunidade até a avaliação dos resultados, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de pedagogos/as em processo de formação inicial e continuada. Além disso, a interação com a escola pode proporcionar aprendizados práticos que farão parte do seu futuro profissional.
A pesquisa desempenha um papel fundamental no projeto, permeando todas as suas etapas. A sondagem das demandas da comunidade escolar, a análise do contexto de atuação e a avaliação dos resultados do projeto geram dados relevantes para a compreensão da realidade educacional e para a formulação de novas propostas de intervenção.
A extensão é o eixo central do projeto, promovendo a interação entre a universidade e a comunidade escolar. Por meio da realização de projetos que atendam às demandas da comunidade, contribuímos para a melhoria da qualidade da educação e para a transformação social. A participação de representantes das escolas parceiras nos encontros formativos e nas discussões online fortalece a parceria entre universidade e escola, promovendo a construção de saberes e experiências.
Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, este projeto contribui significativamente para a formação de pedagogos/as e para um processo reflexivo sobre os desafios da educação de crianças e jovens.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação com a sociedade se dá por meio do diálogo entre universidade e escolas públicas de ensino básico, produzindo diálogos entre os saberes da formação inicial e formação continuada de docentes. O impacto social está relacionado com a proposta de implementação das DCN ERER e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

Resultados Esperados:

- Reflexão teórica e prática das questões relacionadas a ERER
- Interação efetiva com as demandas da escola e necessidades formativas dos estudantes
- Disponibilização dos planos para possíveis ofertas futuras (parte equipe pedagógica)
- Ampliação do debate sobre educação das relações étnico-raciais e aplicabilidade das legislações relativas ao tema

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Produção de texto narrativo reflexivo que aprofunda os debates sobre educação das relações étnico-raciais;
- Levantamento de dados sobre a realidade escolar, permitindo mapear a realidade;
- Construção de plano de atividade para os espaços formativos;
- Produção de portfólio com registro das participações e reflexões teórico-práticas sobre as experiências;
- Avaliação das atividades junto aos estudantes e equipe escolar.

Cronograma:

Julho - Etapa 1
Agosto - Etapa 2
Setembro - Etapas 3 e 4
Agosto - Novembro - Manutenção do grupo de estudo e preparação para a segunda oferta do projeto.

ETAPA 1 - ESTUDOS INICIAIS
Sobre o projeto de extensão
Estudo do projeto (Link para o projeto cadastrado no SIG)
Sobre a Educação das relações étnico-raciais
Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Encontro Síncrono - Estudo coletivo Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

ETAPA 2 - CONHECENDO A ESCOLA E PLANEJANDO A ATIVIDADE
Sobre a escola parceira
Estudo do Projeto Político Pedagógico da escola;
Encontro Síncrono - Conversa com a equipe escolar para conhecer a realidade e as demandas da escola.

Sobre projetos de ação a partir de jogos, brincadeiras e contação de história na perspectiva da ERER
Estudo do Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, literaturas na perspectiva de ERER e/ou outros materiais;
Elaboração de projeto de ação - considerando as demandas e possibilidades da escola
Encontro Presencial na escola (Estudantes e escola parceira)
Apresentação dos projetos e exploração do espaço escolar para organização da atividade
Construção e seleção dos materiais necessários.

ETAPA 3 - SÁBADO NA ESCOLA
Sobre o desenvolvimento dos projetos de ação
Desenvolvimento das atividades planejadas;
Construção e compartilhamento de memórias - criar materiais de registro que atuem como instrumentos informativos e educativos dos temas discutidos

ETAPA 4 - AVALIAÇÃO
Sobre a avaliação das ações extensionistas
Registro e finalização e entrega do portfólio
Resposta do formulário online de avaliação do projeto de extensão.

Descrição Resumida: O Projeto de Extensão “Espaços de aprender, brincar, jogar e contar histórias: pedagogia UFLA e a diversidade étnico- racial” tem por objetivo ampliar a discussão sobre educação das relações étnico-raciais num diálogo entre Universidade e Educação Básica, fortalecendo o compromisso da instituição na construção de uma sociedade mais justa.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ERICA ALVES BARBOSA - Início: 08/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAYONARA RIBEIRO MARCELINO CRUZ - Início: 08/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 15/07/2024 - Término: 01/09/2024 - Vínculo: Inativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 15/07/2024 - Término: 01/09/2024 - Vínculo: Inativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 15/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Patricia Bernardes da Silva - Início: 08/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Marcos Roberto Amorim - Início: 08/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Ana Carolina Samia Faria Souza - Início: 08/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Geovânia Maria Cunha - Início: 09/07/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CAMILA SIMOES ROSA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

E-mail Institucional: camila.rosa[em]ufla.br

E-mail Alternativo: srosa.camila[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/07/2024 - 18:14:43

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/07/2024 - 10:59:39

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CAMILA SIMOES ROSA: De 08/07/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/07/2024 - 10:59:39Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARCIO MAGALHAES DA SILVA)
29/08/2024 - 10:44:16Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 42/2024 (VANDERLEI BARBOSA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos