UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 034/2013

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Manejo nutricional e melhoramento genético do rebanho leiteiro da UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O manejo nutricional e o melhoramento genético garantem a produtividade e a saúde financeira de rebanhos leiteiros. A alimentação representa o maior item de custo da atividade. O melhoramento genético envolve a uso via inseminação artificial de touros geneticamente provados. O envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA não é recente, e propicia o aprendizado, quanto e o bom desempenho zootécnico do rebanho. O projeto visa realizar visitas diárias à Fazenda Palmital, em Ijaci. Fica sob responsabilidade do projeto a manutenção do status de rebanho registrado, segundo as normas da ACGHMG. O projeto implementará os acasalamentos. Práticas serão executadas pelos alunos. Produtores da mesoregião Campos das Vertentes detêm os maiores indicadores de produtividade por vaca do estado, o que exige que a universidade seja modelo tecnológico avançado, com estrutura adequada ao ensino, pesquisa e extensão.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias/UFLA – Fazenda Palmital – Ijaci, MG através dos acordos de cooperação mútua, tem como parceiros a Associação de Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (005/2014) e a CRI Genética Brasil Ltda (007/2016).

Número Estimado de Participantes: 32

Locais de Realização: Centro de Desenvolvimento e Transferências de Tecnologias – UFLA – Fazenda Palmital – Ijaci - MG

Data de Início: 01/07/2013

Data de Término: 19/12/2025

Justificativa: O acompanhamento dos estudantes universitários da rotina diária da atividade leiteira pode prepara-los de maneira mais real e qualificada para o mercado de trabalho. O projeto possibilita o treinamento do futuro profissional dentro do rebanho leiteiro da universidade frente a situações práticas, mas podendo contar com a supervisão de docentes.A UFLA está localizada em uma mesoregião importante na produção leiteira e qual detêm os maiores índices de produtividade por vaca do estado, exigindo a capacitação profissional dos estudantes dessa instituição de ensino.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA propiciando melhor aprendizado quanto ao bom desempenho zootécnico do rebanho. O projeto visa realizar visitas diárias à Fazenda Palmital, em Ijaci. As práticas englobam a responsabilidade da manutenção do status de rebanho registrado, segundo as normas da ACGHMG; implementação dos acasalamentos; controle dos lotes de alimentação, controle de peso dos animais e outras atividades da rotina leiteira que se façam necessárias. Organização de eventos, tais como Dia de Campo levando temas pertinentes à atividade também são necessários já produtores da mesoregião Campos das Vertentes, onde a UFLA está inserida, detêm os maiores indicadores de produtividade por vaca do estado, o que exige que a universidade seja modelo tecnológico avançado, com estrutura adequada ao ensino, pesquisa e extensão.

Metas: .

Fundamentação Teórica: O Brasil é o quarto maior produtor de leite mundial e Minas Gerais, o primeiro produtor no ranking nacional. Esses números por si só, refletem a importância desse produto na economia brasileira. Diferente do setor de bovinocultura leiteira nos USA, onde ocorreu enorme diminuição no número de fazendas (74%), mas não na produção de leite (Chase et al, 2006), o Brasil apresenta um grande número de agricultores familiares (IBGE, 2006) que carecem de acompanhamento técnico e tecnologia aplicada à sua realidade.Como uma das três importantes missões da universidade, a extensão universitária, por meio de projetos, pode levar ao setor produtivo, os dados obtidos pela pesquisa, (Chase et al., 2005). As universidades americanas realizam a atividade de extensão utilizando equipe interdisciplinar de técnicos e professores, aplicando os processos de resolução de problemas em produtores com os mais diversos níveis de manejo animal (Chase et al, 1994; Peters et al., 1994). Entretanto, esse modelo na qual tem o envolvimento maior de profissionais da área, muitas vezes não tem a participação dos discentes da instituição. O envolvimento dos estudantes nesse processo, desempenhado no ambiente universitário e através da orientação de um docente, possibilita a correção de erros e leva a maior qualificação dos futuros profissionais, preparando-os de uma maneira real para o mercado de trabalho altamente competitivo. O manejo nutricional e o melhoramento genético garantem a produtividade e a saúde financeira de rebanhos leiteiros. A alimentação representa o maior item de custo da atividade. O melhoramento genético envolve o uso via inseminação artificial de touros geneticamente provados. O envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA não é recente, e propicia o aprendizado quanto ao bom desempenho zootécnico do rebanho.Chase, L. E., L. O. Ely, and M. F. Hutjens. 2006. Major advances in extension education programs in dairy production. J. Dairy Sci. 89:1147–1154.

Metodologia: Os alunos deverão acompanhar a rotina diária do setor leiteiro da Fazenda Palmital e efetuar:Acompanhamento semanal dos registros de cobertura, nascimento, palpação ou outras anotações necessárias para a manutenção do status do rebanho leiteiro registrado;Acompanhamento semanal das dietas formuladas e divisões dos lotes;Pesagem mensal dos animais;Atualização semanal da pesagem de leite dos animais de produção;Anotação dos problemas sanitários, cascos, etc;Participação das reuniões semanais do grupo de estudo Grupo do Leite;Participação na organização dos eventos de bovinocultura organizados na Fazenda Palmital, caso ocorram;Reunir os dados de desempenho para apresentação em Congresso.As avaliações anuais dos índices zootécnicos irão auxiliar na tomada de decisões do projeto.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto visa unir os dados de ensino e pesquisa que são fornecidos em sala de aula e validação dos mesmos na rotina do rebanho de gado leiteiro da UFLA alojado no Centro de Desenvolvimento e Transferências de Tecnologias. Os resultados poderão ser apresentados em Congresso de Extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: A formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho atual;Envolvimento dos estudantes na rotina leiteira do rebanho da universidade;Verificação dos índices zootécnicos observados no rebanho leiteiro da UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: O projeto deverá ser desenvolvimento continuamente, ou pelo menos, enquanto existir o rebanho leiteiro da universidade.Entretanto, cada bolsista vinculado ao projeto deverá fazer o acompanhamento das atividades e coleta de dados por um período de um ano, podendo ser estendido este prazo sempre que houver necessidade e disponibilidade de bolsa.

Descrição Resumida: Este projeto visa envolver discentes nas práticas nutricionais e genéticas do rebanho Holandês da UFLA. São funções dos bolsistas de extensão no Centro de Pesquisa em Pecuária Leiteira (CEPE-LEITE), localizado na Fazenda Palmital, em Ijaci: 1) Manter a controle zootécnico do rebanho tanto por escrito quanto no computador. 2) Implementar os acasalamentos pelo uso da inseminação artificial. 3) Executar práticas de manejo sanitário e nutricional. 4) Realizar uma das ordenhas do rebanho diariamente.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Alan Dhan Costa Lima - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/12/2016 - Término: 31/03/2017 - Vínculo: Inativo
  • Augusto Francisco Junior - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 29/07/2013 - Término: 31/01/2016 - Vínculo: Inativo
  • Augusto Francisco Junior - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 31/07/2017 - Término: 01/10/2018 - Vínculo: Inativo
  • Bruno Monteiro da Fonseca - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/01/2015 - Vínculo: Inativo
  • Cecilia Donata Silva de Oliveira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/11/2013 - Término: 31/01/2016 - Vínculo: Inativo
  • DAYANE ANDRADE MARTINS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/07/2013 - Término: 01/06/2014 - Vínculo: Inativo
  • Fernando de Oliveira Scarpa - Tipo: Voluntário - Início: 25/07/2013 - Término: 27/01/2016 - Vínculo: Inativo
  • JULIA DE CASTRO ALVES MORAIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 06/01/2014 - Término: 31/12/2014 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
19/12/202319/12/202520/12/2023 - 14:51:2726/08/2024 - 11:00:20

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCOS NEVES PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: mpereira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: renata_apocalypse[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/06/2013 - 15:18:53

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/06/2013 - 11:41:20

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/07/2013 - 16:49:30

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCOS NEVES PEREIRA: De 02/05/2017 a 31/12/2018.
  • MARCOS NEVES PEREIRA: De 03/06/2022 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos