UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: Não definido

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ginástica na UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A iniciação esportiva é uma etapa que se caracteriza por realizar a prática de exercícios físicos com objetivos educativos e formativos, apresentando atividades variadas para o desenvolvimento global (cognitivo, motor, afetivo, social e moral) e o desenvolvimento de capacidades físicas de crianças e jovens. O projeto de extensão “Ginástica na UFLA” tem como objetivo proporcionar a iniciação esportiva à ginástica para crianças e jovens de Lavras e região, com a realização de exercícios e fundamentos básicos, presentes nas sete modalidades ginásticas. Ainda, o projeto visa detectar e selecionar talentos para a ginástica aeróbica, encaminhando os interessados a se especializarem na modalidade para o projeto de extensão “Ginástica Aeróbica: Equipe de Alto Rendimento”, que possui caráter competitivo. Os integrantes do projeto participarão de aulas no ginásio de ginástica, realizarão apresentações e participarão de eventos organizados na instituição. Destaca-se que os universitários da UFLA também poderão participar das atividades desse projeto de extensão, praticando e conhecendo um pouco mais sobre a modalidade.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Federação Mineira de Ginástica

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Ginásio de Ginástica - Departamento de Educação Física

Data de Início: 17/08/2020

Data de Término: 31/12/2030

Justificativa: A Educação Física é uma área do conhecimento que atua por meio de intervenções sobre as formas de expressão de cultura corporal, através de esportes, danças, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas para todas as pessoas com objetivo de melhor qualidade e condições de vida. Sabendo disso, é discutido o esporte como direito fundamental à vida, os quais são as necessidades básicas para uma vida digna, os direitos a educação, água tratada de qualidade, o direito à vida, entre outros. O esporte se manifesta como Educacional, Recreacional e de Rendimento, sendo que o foco desse projeto está nas áreas educacionais e recreativas. O projeto foi idealizado para a comunidade Lavrense, para que as crianças e jovens tenham esse acesso à pratica esportiva de forma gratuita e de qualidade. Este projeto se justifica pela importância da Universidade oferecer à comunidade atividades esportivas organizadas e orientadas, bem como por se tratar de laboratório de formação para nossos estudantes.

Caracterização dos Beneficiários: O projeto é destinado para crianças e jovens de 5 a 17 anos da comunidade lavrense e entorno. O projeto também viabiliza o contato de universitários estudantes da UFLA com contato da modalidade.

Objetivos: O projeto tem como objetivo geral proporcionar a iniciação esportiva de crianças e adolescentes de Lavras e região, a partir da realização de aulas de ginástica, para que possam experienciar a modalidade e manter regularidade de práticas lúdico-esportivas, promovendo melhorias na saúde e no desenvolvimento cognitivo, motor e biopsicossocial. Como objetivos específicos é possível citar: difundir a prática da Ginástica em Lavras e região; Organizar e promover eventos esportivos em Ginástica; Selecionar praticantes que irão compor a equipe de competição de Ginástica Aeróbica da UFLA.

Metas: Como metas, o projeto visa proporcionar à comunidade a prática das Ginásticas, difundir o conceito de bem estar e qualidade de vida em crianças e jovens e fomentar a consciência da importância da atividade física para os seus praticantes.

Fundamentação Teórica:

A iniciação esportiva é uma etapa que se caracteriza por realizar a prática de exercícios físicos com objetivos educativos e formativos, apresentando atividades variadas para o desenvolvimento global (cognitivo, motor, afetivo, social e moral) e o desenvolvimento de capacidades físicas de crianças e jovens. A iniciação esportiva é um período que abrange desde o momento em que as crianças iniciam-se nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade, por isso, os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças (OLIVEIRA; PAES, 2004).
As Ginásticas compõem uma família de manifestações esportivas com caráter artístico que remetem a períodos remotos do desenvolvimento humano. Nesta família de modalidades são trabalhadas e desenvolvidas todas as capacidades físicas e coordenativas, a fim de desenvolver os indivíduos de forma integral.

Metodologia: As atribuições do discente-monitor no projeto incluem planejar e ministrar aulas de iniciação à ginástica, utilizando do lúdico para envolver os praticantes. Haverá a divisão de turmas de acordo com a faixa etária e nível de conhecimento a cerca da modalidade, com aulas de duração aproximada de 1h, de duas a três vezes por semana.

Impactos na Formação Discente: Laboratório de ensino aprendizagem prático para os monitores bolsistas, voluntários e estudantes dos cursos de Educação Física.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional dos discentes de graduação do curso de Educação Física e demais graduandos e pós-graduandos dos cursos da saúde que interagirem com o projeto. Para isto, a relação ensino, pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar, ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática de ginástica.
O Projeto serve de campo de estudo para o desenvolvimento de pesquisas diversas na área de iniciação esportiva, além de diversos eventos de extensão que são organizados, tais como festivais e campeonatos. No ensino, o projeto é campo de atividades das disciplinas GFD159 e GFD183.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Todas as atividades do projeto são abertas para a comunidade de forma gratuita.

Resultados Esperados: Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1) Desenvolvimento cognitivo, motor e biopsicossocial dos participantes; 2) Promoção de saúde e lazer aos participantes; 3) Publicação de resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos; 4) Participação em eventos; 5) Promoção de eventos; 6) Participação e realização de cursos especializados de formação; 7) Formação de professores; 8) Seleção de atletas para a equipe de competição da UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Apresentações em Festivais;
Seleção de atletas para a equipe de competição;
Apresentação de resumos no Conex pelos monitores;

Cronograma:

As atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: Planejamento e organização das atividades propostas em aula; Realização de aulas semanais de ginástica para diferentes turmas de acordo com a faixa etária; Realização de festivais de encerramento com apresentações a cada semestre; Estudo e formação teórica sobre iniciação à ginástica; Publicação de resultados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos.
As aulas do projeto seguem o cronograma letivo da Educação Básica, durante as férias escolares são desenvolvidas atividades de formação com os monitores.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Amanda Fernandes Augusto - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 30/09/2014 - Término: 17/03/2015 - Vínculo: Inativo
  • Arielle Palácio Prudente - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 12/09/2014 - Término: 31/10/2015 - Vínculo: Inativo
  • Ester Alves de Barros - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE LASMAR DOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 24/07/2013 - Término: 13/03/2014 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE LASMAR DOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 12/09/2014 - Término: 04/04/2016 - Vínculo: Inativo
  • Fernanda Maria Barati Mendonça - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/07/2013 - Término: 04/04/2016 - Vínculo: Inativo
  • HIAGO LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/07/2013 - Término: 31/12/2014 - Vínculo: Inativo
  • Íris Alves Soares - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 23/09/2014 - Término: 19/03/2015 - Vínculo: Inativo
  • Jéssica Rayane da Silva Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/07/2013 - Término: 01/03/2014 - Vínculo: Inativo
  • JOAO PEDRO GUERRA DE SOUSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Júlia de Jesus Souza Resende - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/07/2016 - Término: 30/06/2016 - Vínculo: Inativo
  • Júlia de Jesus Souza Resende - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/08/2017 - Término: 22/09/2017 - Vínculo: Inativo
  • JULIANA CAMILA REZENDE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/07/2013 - Término: 12/02/2014 - Vínculo: Inativo
  • LETICIA BARROS LEMOS DOS SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Lucas Silva Oliveira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 09/01/2017 - Término: 18/09/2017 - Vínculo: Inativo
  • Nara Edreira Alencar - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • Otávio Rodrigues Costa - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/12/2016 - Término: 21/03/2018 - Vínculo: Inativo
  • Wanda Aparecida Mendonça - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/10/2015 - Vínculo: Inativo
  • Wanda Aparecida Mendonça - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/03/2012 - Término: 01/01/1999 - Vínculo: Inativo
  • YURI BRYANN RIBEIRO DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 15/12/2014 - Término: 01/06/2016 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: luizhenrique[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lhrmaciel[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/08/2020 - 16:02:55

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/08/2020 - 09:00:21

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/08/2020 - 16:25:53

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL: De 31/05/2019 a 30/04/2020.
  • LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL: De 08/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/06/2020 - 00:00:00O projeto é muito interessante e pelo que se percebe já acontece há muito tempo na universidade. Contudo, nesse momento de renovação solicitamos que o projeto seja revisto, no sentido de especificar melhor cada um dos aspectos solicitados no SIG. É preciso discutir em profundidade cada um dos tópicos. (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos