UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 7/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Robótica Educacional Inclusiva

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto é uma parceria do Laboratório de Educação Conectada (LEduC) com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), onde educandos do CEDET comparecem semanalmente no LEduC para receberem aulas de robótica com discentes da UFLA, objetivando o desenvolvimento do potencial de crianças com sinais de capacidade superior.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET)

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Laboratório de Educação Conectada (LEduC)

Data de Início: 01/03/2016

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa:

É comum o entendimento de que crianças e jovens com algum tipo de déficit ou obstáculo à aprendizagem precisem de um acompanhamento especial. Mas o que muitas pessoas não imaginam é que as crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média também necessitam de um apoio direcionado para desenvolver suas potencialidades.
Movida por essa constatação, a educadora e psicóloga Zenita Cunha Guenther idealizou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que se tornou realidade em Lavras desde 1990.
Para a condução do projeto, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dá sua contribuição, onde estudantes e servidores dedicam tempo e empenho para ajudar a colocar em prática planos de trabalho individuais e coletivos que buscam conduzir esses jovens na expansão de seus talentos.
A Universidade cede espaço físico para a realização de atividades com os alunos. As áreas pedagógicas contempladas pelo CEDET são “Criatividade, habilidades e expressão”, “Humanidade, comunicação e organização” e “Ciências, investigação e tecnologia”. Os jovens, de acordo com suas aptidões, têm acompanhamento com música, teatro, astronomia, robótica, entre outras.

Caracterização dos Beneficiários: Grande parte dos alunos acompanhados pelo CEDET são oriundos de escolas públicas e, na maioria das vezes, não possuem condições financeiras para investir no desenvolvimento de seu potencial. O CEDET mantém parceria com todas as escolas públicas do município, além de duas particulares. Os professores das escolas recebem uma ficha de avaliação para que possam utilizá-la na observação dos alunos, de forma a identificar aqueles que se destacam por alguma característica. As crianças normalmente são identificadas entre o 4° e 6° ano do ensino fundamental, passam por nova avaliação pela equipe do CEDET e, se incluídas no projeto, são acompanhadas até o fim do ensino médio. Depois desse período, muitos deles se tornam voluntários, auxiliando novos talentos.

Objetivos: Oferecer apoio às ações do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), trabalhando o ensino de robótica para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas.

Metas: Ofertar duas turmas de 10 alunos por semestre para o desenvolvimento de atividades de robótica.

Fundamentação Teórica:

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) segue a metodologia “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento” desenvolvida por Zenita Cunha Guenther, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela South Florida University.
Em Lavras, no início da década de 1990, Dra. Zenita ajudou a criar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição reconhecida pela assistência a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Mas ela não se esqueceu também do outro extremo: crianças e jovens com habilidades diferenciadas. Como a escola não consegue prestar a assistência para o desenvolvimento desses talentos, instituições que possam assumir essa tarefa prestam um serviço à sociedade. São capacidades que, se desenvolvidas e utilizadas para o bem, tendem a beneficiar não só ao indivíduo, como também a seu entorno.
Mantido pela prefeitura de Lavras, o CEDET tem também o suporte da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) que, entre outras contribuições, é responsável pela identificação de voluntários na sociedade, que possam auxiliar a manter a missão de desenvolver potenciais.
O projeto de Robótica Educacional Inclusiva traz sua contribuição para o CEDET desde 2016, recebendo os estudantes desse centro no Laboratório de Educação Conectada, ministrando aulas de robótica.

Metodologia: Preparação de material para ensino de robótica e ministração de aulas semanais ao público atendido.

Impactos na Formação Discente: Esse projeto traz o desenvolvimento das habilidades de ensinar e responsabilidade social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A robótica utilizada para fins educacionais é fonte de pesquisa multidisciplinar nas áreas de mecânica, automação e controle, informática, psicologia e educação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto é um instrumento lúdico para desenvolver competências em conteúdos específicos da educação básica, tais como matemática e física.
Os estudantes atendidos poderão ter a oportunidade de interagir com novas tecnologias no desenvolvimento de competências em crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média.

Resultados Esperados:

A robótica educacional, devido à sua natureza dinâmica, interativa e lúdica, atua como um motivador importante para aprendizagem de conteúdos escolares.
O potencial multi e interdisciplinar da robótica educacional para aprendizagem de conteúdos curriculares estabelece um lócus de possível sinergia entre escolas do ensino fundamental e a universidade para o desenvolvimento do presente projeto.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: atender 2 turmas de 10 alunos por semestre.

Cronograma:

Semestralmente são trabalhadas ações de:
- Preparação de materiais didáticos pelos estudantes da UFLA
- Ministração de aulas de robótica pelos estudantes da UFLA para os estudantes do CEDET;
- Elaboração de Relatórios;
- Competição de robótica entre os participantes.

Descrição Resumida: Projeto em parceria do Laboratório de Educação Conectada (LEduC) com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), onde educandos do CEDET comparecem semanalmente no LEduC para receberem aulas de robótica com discentes da UFLA, objetivando o desenvolvimento do potencial de crianças com sinais de capacidade superior.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DANIELE CARLA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 28/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIEL FONSECA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Gabriel Piovesan Melchiori Peruzza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/05/2022 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • HIGOR SANTIAGO FERREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 12/07/2016 - Término: 01/08/2017 - Vínculo: Inativo
  • HIGOR SANTIAGO FERREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 31/08/2017 - Término: 01/10/2018 - Vínculo: Inativo
  • João Pedro Teodoro Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/08/2017 - Vínculo: Inativo
  • Layse Cristina Silva Garcia - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/06/2021 - Vínculo: Inativo
  • SILAS EDUARDO DOS SANTOS MESQUITA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/08/2017 - Vínculo: Inativo
  • SILAS EDUARDO DOS SANTOS MESQUITA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 03/07/2016 - Término: 31/05/2017 - Vínculo: Inativo
  • SILAS EDUARDO DOS SANTOS MESQUITA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 04/10/2017 - Término: 01/10/2018 - Vínculo: Inativo
  • VANESSA FATIMA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI - Início: 01/03/2016 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - Início: 15/08/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • ROBERTO MACIEL DE OLIVEIRA - Início: 15/08/2022 - Término: 15/08/2022 - Vínculo: Inativo
  • RONEI XIMENES MARTINS - Início: 15/08/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA - Início: 22/06/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Stael Mara Patto Dessimoni Pinto - Início: 01/03/2016 - Término: 31/12/2019 - Vínculo: Inativo
  • Josiane Patrícia Aguiar de Carvalho - Início: 01/03/2016 - Término: 31/12/2019 - Vínculo: Inativo
  • Renata da Silva Chula - Início: 01/08/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/09/201930/07/202430/07/2021 - 09:49:3804/11/2021 - 17:11:18

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA

E-mail Institucional: anapaula[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ana.melchiori[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/07/2021 - 09:50:05

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/02/2022 - 16:03:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/03/2022 - 17:21:30

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI: De 04/08/2017 a 31/07/2017.
  • ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI: De 29/08/2017 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/06/2020 - 00:00:00O projeto é muito interessante e pelo que se percebe já acontece há muito tempo na universidade. Contudo, nesse momento de renovação solicitamos que o projeto seja revisto, no sentido de especificar melhor cada um dos aspectos solicitados no SIG. É preciso discutir em profundidade cada um dos tópicos. (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)
22/02/2022 - 14:57:10Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (JANDERSON RODRIGO DE OLIVEIRA)
22/02/2022 - 16:03:14Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RENATO RAMOS DA SILVA)
07/03/2022 - 17:21:30Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos