Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 16/2025
Título: AGRICULTURA GERAL EM FOCO
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto busca levar à comunidade o conhecimento adquirido pelos alunos em sala de aula, de forma prática e acessível. A interação entre universidade e sociedade se dará através da abordagem de temas relevantes para a agricultura local, como manejo do solo, propagação de plantas, conservação de forragens, semeadoras/adubadoras, compostagem e adubação verde. Espera-se a promoção da interação entre a universidade e a sociedade, incentivando a participação da comunidade na discussão de temas relevantes podendo capacitá-la a aplicar os conhecimentos em suas atividades diárias, seja em pequenas propriedades, hortas urbanas ou mesmo no dia a dia. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o que contribuirá para a consolidação do aprendizado e para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Praça Dr. Augusto Silva/Lavras, MG; Canteiro Central da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Setor de Agrotecnologia – Departamento de Agricultura (DAG) – Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL/UFLA).
Data de Início: 19/02/2025
Data de Término: 19/02/2035
Justificativa: A criação do projeto de extensão "Agricultura Geral em Foco" é motivada abrangendo tanto as necessidades da comunidade de Lavras e região quanto o aprimoramento da formação dos alunos da disciplina de Agricultura Geral (GAG-101) da UFLA. Este projeto se fundamenta na premissa de que a interação entre universidade e sociedade é essencial para o progresso. Ao promover essa interação, o projeto possibilita que o conhecimento produzido na academia seja disseminado e aplicado na comunidade, ao mesmo tempo em que as demandas e desafios da sociedade cheguem ao ambiente universitário. Essa troca bidirecional de saberes é fundamental não apenas para o desenvolvimento da agricultura local, impulsionando a inovação e a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável. Adicionalmente, o projeto oferece aos alunos uma oportunidade valiosa de complementar o ensino teórico com a prática da extensão universitária. A interação direta com a comunidade permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, solidificando o aprendizado e desenvolvendo habilidades práticas indispensáveis para sua futura atuação profissional.
Caracterização dos Beneficiários: Os alunos são os principais beneficiários em termos de aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades. Moradores da cidade que possuem hortas em casa, cultivam plantas ou simplesmente se interessam por temas relacionados à agricultura e ao meio ambiente. Mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos com a agricultura podem se beneficiar do projeto, pois este aborda temas como segurança alimentar, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, que são de interesse de toda a população.
Objetivos: O objetivo principal do presente projeto de extensão é promover a interação entre a universidade e a sociedade, disseminando conhecimentos sobre agricultura geral e temas correlatos para a comunidade de Lavras e região, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura local e para a formação de cidadãos mais conscientes.
Metas:
Garantir a participação ativa de todos os alunos da turma nas atividades de planejamento, execução e avaliação do projeto. Estabelecer a produção de materiais educativos sobre os temas abordados. Avaliar o impacto do projeto na formação dos alunos, considerando o desenvolvimento de habilidades, o engajamento social e a preparação para o mercado de trabalho.
Fundamentação Teórica:
A Extensão Universitária, como elo entre a universidade e a sociedade, transcende o ensino teórico ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos junto à comunidade (RODRIGUES, 1999). Essa interação dinâmica promove um aprendizado mais profundo e significativo, capacitando os alunos a desenvolverem habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da comunidade, que passa a ter acesso a soluções e conhecimentos gerados dentro da universidade. Para Carbonari e Pereira (2007), a extensão universitária possui um desafio fundamental: repensar a relação entre ensino e pesquisa, conectando-os diretamente às necessidades da sociedade. Essa conexão visa fortalecer a cidadania e promover uma transformação social genuína. O modelo de extensão, nesse contexto, transcende a mera assistência, configurando-se como um instrumento de transformação que leva à sociedade contribuições para o desenvolvimento integral dos cidadãos. A compreensão dessa intrínseca relação entre extensão e sociedade é fundamental para a qualidade da assistência prestada, possibilitando uma atuação mais eficaz e relevante, capaz de impactar positivamente a vida das pessoas. Portanto, na perspectiva de inovar a extensão universitária, há a necessidade de aprimorar as práticas, de modo que os acadêmicos saem da sua rotina em sala de aula passando a praticar o que foi proposto nesta e se aproximando das pessoas, objetivando assim, em qualidade na assistência prestada. CARBONARI, Maria; PEREIRA, Adriana. A extensão universitária no Brasil, do assistencia-lismo à sustentabilidade. São Paulo, Setembro de 2007. Base de dados do Anhanguera. Disponível em: http://www.sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reduc/article/viewArti-cle/207 RODRIGUES, Marilúcia. Universidade, extensão e mudanças sociais. Uberlândia, 1999. Base de dados do google acadêmico. Disponível em: <http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:2TfjhhhE29cJ:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0
Metodologia:
A metodologia do projeto de extensão "Agricultura Geral em Foco" será baseada em uma abordagem participativa e interdisciplinar, combinando elementos de ensino, pesquisa e extensão. Os discentes do curso de agronomia e engenharia agrícola, matriculados na disciplina GAG-101 (Agricultura Geral), irão expor pôsteres e materiais didáticos referentes a temas abordados durante o período letivo. Sendo assim, cada turma ficará responsável na abordagem de um dos temas a seguir: manejo e conservação do solo, propagação de plantas, conservação de forragens, semeadoras/adubadoras e adubação verde. A estrutura metodológica será dividida em fases, permitindo flexibilidade e adaptação às particularidades de cada turma e tema abordado. As etapas do projeto consistirão: Apresentação do projeto "Agricultura Geral em Foco" aos alunos. Elaboração de um plano de trabalho detalhado, com objetivos específicos, atividades, cronograma, recursos necessários e responsáveis por cada ação. Criação de materiais de divulgação e educativos (cartilhas, folders, maquetes, etc.). Organização logística das atividades. Monitoramento do impacto das atividades na comunidade. É importante ressaltar que a metodologia poderá ser ajustada e aprimorada ao longo do desenvolvimento do projeto, com base na experiência dos alunos.
Impactos na Formação Discente: O projeto oferece aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais, junto à comunidade. Essa aplicação prática é fundamental para a consolidação do aprendizado, permitindo que os alunos compreendam a relevância e a aplicabilidade dos conceitos estudados. Além disso, a participação no projeto exige que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação claras, objetivas e adaptadas ao público-alvo. Ao interagir com a comunidade, os alunos aprendem a transmitir informações técnicas de forma acessível e a dialogar com diferentes atores sociais.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um pilar fundamental para a formação acadêmica completa e para o desenvolvimento da sociedade. No contexto do projeto "Agricultura Geral em Foco", se manifesta de forma integrada, proporcionando benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade. O projeto de extensão complementa o ensino formal da disciplina de Agricultura Geral, oferecendo aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais. Através da interação com agricultores e outros membros da comunidade, os alunos podem vivenciar os desafios e as oportunidades da agricultura local, o que contribui para a consolidação do aprendizado e para a compreensão da relevância social da sua área de estudo. O projeto pode ser um campo fértil para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à agricultura familiar, à agroecologia e a outros temas abordados. Os alunos podem coletar dados, realizar entrevistas e analisar informações relevantes para a produção de trabalhos científicos e para a busca de soluções para os problemas enfrentados pela comunidade. A pesquisa pode, inclusive, surgir a partir das demandas da comunidade, com os alunos buscando soluções para problemas específicos trazidos pelos agricultores. A extensão universitária é a essência do projeto "Agricultura Geral em Foco". Através da interação com a comunidade, os alunos levam o conhecimento gerado na universidade para a sociedade, promovendo a troca de saberes e contribuindo para o desenvolvimento da agricultura local. A extensão permite que a universidade cumpra seu papel social de compartilhar o conhecimento e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O projeto visa promover uma interação entre a universidade e a comunidade de Lavras e região, gerando benefícios mútuos e contribuindo para o desenvolvimento social e agrícola da região. Sendo assim, espera-se: Fortalecimento da agricultura e desenvolvimento local; Democratização do conhecimento; Formação de cidadãos conscientes e transformação social; Aproximação entre a universidade e a sociedade; Promoção da sustentabilidade agrícola; Geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida;
Resultados Esperados: Espera-se com o projeto, contribuir para a formação dos estudantes e da sociedade, ao promover o conhecimento sobre práticas agrícolas sustentáveis, como manejo do solo, compostagem e adubação verde, o projeto almeja contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da produção de alimentos mais saudáveis e da preservação do meio ambiente. Além disso, a promoção da interação entre a universidade e a sociedade, incentivando a participação da comunidade na discussão de temas relevantes para a agricultura local e o desenvolvimento regional.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de estudantes participantes nas atividades; Número de atividades de extensão realizadas; Quantidade de materiais educativos produzidos; Alcance da divulgação do projeto (redes sociais);
Cronograma: Considerando que cada turma da disciplina de Agricultura Geral deve desenvolver o projeto semestralmente, serão desenvolvidas todas as etapas do projeto durante o semestre vigente.
Descrição Resumida: O projeto de extensão "Agricultura Geral em Foco" representa uma oportunidade para os alunos da disciplina de Agricultura Geral (GAG-101) da UFLA vivenciarem a prática da extensão universitária, conectando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com as necessidades da comunidade local.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ALEXANDRE ALVES DE CARVALHO
Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA
E-mail Institucional: alexandre_carvalhoufla.br
E-mail Alternativo: alexandre.uflayahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/02/2025 - 15:17:11
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2025 - 15:18:17
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.87.5
Créditos