Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 040/2020
Título: Iniciação esportiva de pessoas com deficiência em Jogos Paralímpicos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Esse projeto de extensão tem como objetivo a inserção de pessoas com deficiência no mundo esportivo, a partir da adaptação das práticas esportivas. As modalidades paralímpicas e os esportes adaptados são desenvolvidos de forma adequada para todos os deficientes. A prática desses esportes visa transmitir valores morais ligados ao olimpismo, para corpos que se encontram fora dos padrões de normalidade (física, fisiológica, comportamental, social) estipulados por determinado grupo social, e que necessitam de superação e compreensão para serem aceitos na sociedade, promovendo assim o movimento de inclusão e diversidade. Os exercícios serão de aquecimento, pré-esportivos, específicos do esporte e de alongamento. Os esportes a serem desenvolvidos serão Golbol, Bocha, Atletismo e Voleibol Sentado, dentre outros. Os participantes do projeto serão convidados para participar de atividades esportivas no Ginásio Poliesportivo (G2) do DEF-UFLA. Também serão desenvolvidas atividades remotas, por meio de um catálogo de exercícios adaptados para o ambiente domiciliar.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ASPAC – Associação de Pais e Amigos dos Surdos e Cegos de Lavras ASSOCIAÇÃO CONQUISTA – Associação Conquista de Pessoas com Deficiência ASSOCIAÇÃO CONTATO – Associação Regional para o Desenvolvimento do Cidadão com Transtorno do Espectro Autista CENAV – Centro de Educação e Apoio As Necessidades Auditivas e Visuais
Número Estimado de Participantes: 120
Locais de Realização: Ginásio Poliesportivo do DEF-UFLA e instituições parceiras
Data de Início: 19/09/2016
Data de Término: 30/04/2030
Justificativa:
A Educação Física é uma área do conhecimento que atua por meio de intervenções sobre as formas de expressão de cultura corporal, através de esportes, danças, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas para todas as pessoas com objetivo de melhor qualidade e condições de vida. Sabendo disso, é discutido o esporte como direito fundamental à vida, os quais são as necessidades básicas para uma vida digna, os direitos a educação, água tratada de qualidade, o direito a vida, entre outros. O esporte se manifesta como Educacional, Recreacional e de Rendimento. Sendo o nosso foco, nas áreas educacionais e recreativas. O esporte no Brasil vive um momento único, pois em 2014 foi sede da Copa do Mundo de Futebol Masculino e em 2016 recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e com estes Megaeventos Esportivos fica a ideia do Legado Olímpico. Pensando neste legado, o projeto foi idealizado para a comunidade com deficiência e necessidades específicas dos municípios do Campo da Vertentes e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), devido às três linhas do Ensino Superior (Ensino, Pesquisa e Extensão).
Caracterização dos Beneficiários: Pessoas com deficiência e com necessidades específicas.
Objetivos: O projeto tem como objetivo geral a inserção de pessoas com deficiência no mundo esportivo, a partir da adaptação das práticas físicas e corporais por meio da recreação, para que a pessoas com deficiência tenha a oportunidade de experienciar e manter a regularidade de práticas lúdico-esportivas de maneira monitorada e consequentemente, promover melhorias na sua saúde pelo desenvolvimento do Movimento Paralímpico.
Metas:
- Inserção de pessoas com deficiência no mundo esportivo, pelo desenvolvimento das modalidades paralímpicas e paradesportos de forma adequada para as pessoas com deficiência; - Criação de laços afetivos e sociais das pessoas com deficiências pelo desenvolvimento das atividades com método recreativo; - Transmissão dos valores ligados ao Movimento Paralímpico, coragem, determinação, inspiração e igualdade, para a promoção da inclusão e respeito à diversidade; - Efetivação do constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes de graduação e pós-graduação (membros-monitores) dos cursos de saúde; - Realização de intercâmbio e colaboração com entidades congêneres, assim como a aproximação entre os membros-monitores através de reuniões de caráter científico e outros eventos que possam contribuir para a melhoria da divulgação dos conhecimentos relacionados ao Movimento Paralímpico, Recreação e Educação Inclusiva.
Fundamentação Teórica:
Para a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito esportivo, foram realizadas adaptações de regras, normas e dimensões dos espaços que acontecem os esportes, possibilitando assim a plena participação desta população no esporte. Para Winnick (2004), os esportes adaptados (ou paradesportos) são desenvolvidos de forma adequadas para pessoas com deficiência e as modalidades paralímpicas atendem diferentes tipos de deficiências, os quais são pessoas com paralisia cerebral, lesão medular e poliomielite, amputados, deficiência visual, deficiência intelectual e “les autres” (aqueles atletas com alguma deficiência de mobilidade não incluída nos grupos acima). No esporte paralímpico, já existem cerca de 23 modalidades esportivas adaptadas das tradicionais (basquete, rúgbi, futebol e outros). Atualmente, as modalidades paralímpicas são: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Canoagem, Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rúgbi em cadeira de rodas, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela e Vôlei sentado. Contudo, o Goalball foi o único esporte criado para atender exclusivamente pessoas com deficiência (deficiência visual), fato que dificulta o seu entendimento e popularidade. A prática desses paradesportos visa transmitir valores morais ligados ao Movimento Paralímpico, como CORAGEM para alcançar o inesperado e se superar; DETERMINAÇÃO para seguir em frente e levar a habilidade física ao limite absoluto, INSPIRAÇÃO para mudar vidas através das histórias e conquistas dos atletas paralímpicos e IGUALDADE através do esporte enquanto quebram-se as barreiras sociais e da discriminação de pessoas com deficiência, promovendo assim a inclusão e respeito à diversidade (MAUERBERG-DE-CASTRO, 2005; CPB RIO 2016). A participação no paradesporto auxilia na formação de um sujeito mais crítico e consciente, estimulando o pleno exercício da cidadania e promovendo a educação inclusiva (DÍAZ et al., 2009).
Metodologia: As atribuições do discente-monitor no projeto incluem, em um primeiro momento, estabelecer vínculo com alguma instituição ou associação parceira de Educação Especial, onde irá exercer intervenções esportivas e de práticas recreativas como forma de compreender as demandas sociais frente à sua atuação profissional. Posteriormente, uma vez atento à realidade que o cerca, o discente estará encarregado de produzir e reproduzir o conhecimento adquirido durante as atuações e reuniões para além da graduação por meio da organização e participação de eventos que abordem tais temáticas, culminando na obtenção de compromisso e autonomia. Esse projeto caracteriza-se como uma pesquisa-ação e participante, pois a equipe de desenvolvimento está ativamente envolvida com a realidade do público do programa; e desta forma, discentes-monitores e participantes estarão em uma relação colaborativa e ao mesmo tempo vivenciando as atividades esportivas do projeto.
Impactos na Formação Discente: É notável o papel fundamental da extensão universitária como facilitadora da obtenção da experiência profissional, através da aproximação do estudante com situações reais de trabalho. Também, cabe ressaltar a importância da valorização de apropriação do conhecimento em longo prazo, para que se tenha a relação frutuosa entre aderência e permanência do conhecimento. Destarte, o presente projeto tem como justificativa proporcionar a prática esportiva para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Lavras e nas demais instituições parceiras, de forma a contemplar as múltiplas dimensões relacionadas ao desenvolvimento integral dos participantes, sejam físico/motores, cognitivos, socioafetivos e socioculturais.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional dos discentes de graduação do curso de Educação Física, e demais graduandos e pós-graduandos dos cursos de saúde, pela transmissão de conhecimentos para o público alvo. Para isto, a relação ensino, pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar, ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática paradesportiva e pelo constante contato com as pessoas com deficiência e inclusão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Os impactos sociais serão percebidos pelo retorno dado pelas pessoas com deficiência durante o desenvolvimento do projeto das mudanças produzidas a partir da socialização, os quais podem ser notados pela universalização do acesso desta população à prática esportiva em seus diversos níveis gerando autonomia e dependência dos sujeitos no cotidiano. Tanto quanto o retorno educacional dos discentes-monitores para a universidade que será percebido pelas inúmeras qualificações e inovações na área. Os impactos culturais promovem o conhecimento da diversidade pelo público alvo do projeto, os quais serão constantemente observados pelo conhecimento das deficiências, assim como na representação do Movimento Paralímpico, buscando a promoção e o desenvolvimento do paradesporto na região. Os impactos econômicos demonstram o retorno financeiro entre universidade e participantes do projeto, mas como o programa é sem ônus, não haverá indicadores desse impacto. Os impactos ambientais atendem o direito de informações da população sobre conscientização do meio ambiente, do corpo e da saúde, os quais serão gerados pela regularidade na participação do projeto em constante contato com a natureza e sensação de bem-estar pela promoção de saúde e importância da prática regular de atividade física pelas pessoas com deficiência.
Resultados Esperados: Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1) Promoção de saúde (biopsicossocial) aos participantes; 2) Confecção de manual específico para atuação do profissional de educação em recreação e esportes adaptados; 3) Publicação de resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos; 4) Participação em eventos científicos; 5) Promoção de eventos da conscientização das deficiências, acessibilidade e inclusão; e 6) Participação e realização de cursos especializados de formação.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Os instrumentos de avaliação das atividades desenvolvidas no projeto serão reuniões administrativas e de estudos, observação em campo e relatórios. A reuniões servem para controle do programa e avaliação das funções e tarefas realizadas além dos estudos acerca das deficiências e necessidade específicas trabalhadas na ações extensionistas. A observação em campo será durante a vivência dos encontros (aulas do projeto) para avaliar a satisfação, participação, compromisso, interação e socialização dos participantes, assim como o desempenho biopsicossocial e esportivo. Os relatórios são parte fundamental do projeto pois, contribuem significativamente como ferramenta de controle para o mesmo. Além disso pode ser utilizado para alçar pontos positivos e negativos em relação aos trabalhos realizados, como bases para ajustes e possível desenvolvimento de pesquisas.
Cronograma:
As atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: 1- Observação das atividades nas instituições parceiras 2- Encontros semanais de práticas paradesportiva 3- Planejamento e organização das atividades do encontro 4- Estudo e formação teórica sobre deficiências e o paradesporto 5- Publicação de resultados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos
Descrição Resumida: O projeto tem como objetivo geral a inserção de pessoas com deficiência no mundo esportivo, a partir da adaptação das práticas físicas e corporais por meio da recreação, para que a pessoas com deficiência tenha a oportunidade de experienciar e manter a regularidade de práticas lúdico-esportivas de maneira monitorada e consequentemente, promover melhorias na sua saúde pelo desenvolvimento do Movimento Paralímpico.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: NATHALIA MARIA RESENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: nathalia.resendeufla.br
E-mail Alternativo: nathy_resendeyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/04/2021 - 15:39:35
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 31/05/2020 - 13:51:51
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 01/06/2020 - 10:26:38
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
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