Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 179/2012
Título: VIVAVÔLEI
Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA
Resumo da Proposta: O Projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol, a entidade máxima da modalidade no país. Em 2003 a CBV criou o instituto VivaVôlei para gerenciar o Projeto que tem a chancela e o apoio institucional da UNESCO. O VivaVôlei instituiu, para educar e socializar a aprendizagem do voleibol, o "mini-vôlei" como um método de iniciação simplificado, com adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Na UFLA o projeto é realizado no Departamento de Educação Física , em convênio com a CBV e Federação Mineira de Voleibol, atendendo à comunidade lavrense nos períodos da manhã e tarde.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Em Lavras o projeto tem o apadrinhamento dos atletas Marcelle Mendes e André Heller, que viabilizaram junto à Confederação Brasileira de Voleibol e a Federação Mineira de Voleibol a vinda do Viva Vôlei para a cidade.
Número Estimado de Participantes: 150
Locais de Realização: O projeto é realizado no Departamento de Educação Física da UFLA.
Data de Início: 01/03/2012
Data de Término: 31/12/2034
Justificativa: Esse projeto se justifica em ensinar uma modalidade esportiva, ajudar na socialização e educar crianças e adolescentes.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários do atual projeto são crianças e adolescentes com faixa-etária de 10 a 14 anos, dos sexos feminino e masculino, residentes em Lavras/MG, sendo a maioria moradores de bairros carentes.
Objetivos: O objetivo do projeto de extensão é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, coordenativas, psicológicas e técnicas da modalidade para as crianças e adolescentes praticantes de Voleibol residentes na cidade de Lavras/MG.
Metas: O Projeto VivaVôlei, tem como meta educar e socializar através do esporte para ajudar nos aspectos sociais, psicológicos e motores. Possui também como meta a inserção da modalidade Voleibol na vida de crianças e adolescentes, sendo um espaço que promova aprendizado e diversão.
Fundamentação Teórica:
Sem dúvida alguma o Voleibol é um dos esportes mais populares do mundo. Estima-se que aproximadamente 200 milhões de pessoas praticam e são apaixonadas pela modalidade, que pode ser praticada desde a infância até as faixas etárias mais avançadas. (WASSER et al., 2020). Por se tratar de um esporte coletivo, o Voleibol possibilita grandes chances de interação social entre os participantes, além da possibilidade de aprender diversas habilidades e movimentos complexos que fazem parte do jogo. De acordo com o educador Leandro Flores (2020), o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes. Em conformidade com Silva (2011), pode-se afirmar que o fenômeno esportivo concede ocasiões para que as crianças possam vivenciar novas experiências com o ambiente, sejam elas, motoras, afetivas ou cognitivas, o que consequentemente, auxiliará no desenvolvimento e na sua adaptação dentro da sociedade.
Metodologia: O “mini-vôlei” é utilizado como método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de crianças, realizando adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária.
Impactos na Formação Discente:
O projeto auxilia na formação, pois os discentes podem ter a experiência de atuar como Professor/Instrutores (através de monitoria orientada), levando em consideração qual é sua função, qual é a melhor maneira de interagir com os alunos, métodos de iniciação esportiva, aprendendo como se planeja as aulas e outros mais. Tais experiências, muitas vezes, somente as disciplinas do curso, não são capazes de abordar. Além disso, ajuda o discente a entender os problemas sociais que estão sempre presentes na sua vida profissional. O projeto também possibilita a alguns discentes a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o que já ocorreu várias vezes entre os monitores do VivaVôlei.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto abrange o ensino, a pesquisa e a extensão. Pois, dentro do projeto possui discentes de Educação Física que fazem o papel de ensinar para crianças o que foi ensinada para eles. Além disso, dentro do projeto é possível a realização de pesquisas que abrangem a área de iniciação esportiva e por vim a extensão sendo a principal nesse projeto, por conta de ser um projeto direcionado para comunidade lavrense, ou seja, focado na extensão do que é ensinado e pesquisado dentro da Universidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto proporciona para sociedade a inserção das crianças e adolescentes no esporte, e tal inserção promove o desenvolvimento social, motor e cognitivo. O impacto social verificado é que muitas crianças que estão no projeto são crianças que moram em bairros carentes e com altos índices de criminalidade. Desse modo, quando a criança está frequentando o projeto, ela se afasta de tal realidade, além de verificar a importância de uma universidade, pois muitas das vezes não sabem da sua importância. O projeto consegue impactar no futuro das crianças tanto no estímulo para entrar na universidade, como também na utilização da modalidade esportiva como um auxílio para o seu futuro.
Resultados Esperados:
É esperado que de forma gradativa, ocorra um avanço no comportamento, nas relações sociais, nos domínios motores e no desenvolvimento técnico, tático e físico proporcionados pela modalidade esportiva, sendo essa o Voleibol. Espera-se que as crianças entendam e relacione essa atividade com o seu dia-a-dia, auxiliando nos estudos, em casa com seus familiares e no relacionamento com os amigos, interferindo positivamente em suas vidas fora do projeto, sendo na escola, em casa ou em outras relações sociais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Os indicadores observados são a melhoria no comportamento, tanto entre os alunos quanto entre os alunos e os professores/monitores. Além disso, observa-se melhoria no aspecto técnico, tático e físico dos alunos, sobretudo com relação à modalidade do voleibol. As avaliações são através de observações dos discentes e professores envolvidos no projeto, e também são aplicados questionários para se ter os feedbacks dos alunos em vários aspectos.
Cronograma: Em desenvolvimento.
Descrição Resumida: O projeto instituiu, para educar e socializar a aprendizagem do voleibol, tendo como metodologia o "mini-vôlei", que é um método de iniciação simplificada, com adaptações na altura da rede, tamanho da quadra, entre outros. Na UFLA o projeto é realizado no Departamento de Educação Física, em convênio com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Federação Mineira de Voleibol (FMV), atendendo à comunidade lavrense nos períodos da manhã e tarde.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARCELO DE CASTRO TEIXEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: marcelocufla.br
E-mail Alternativo: marceloteixeira581gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/11/2011 - 16:01:40
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/11/2011 - 14:39:34
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 05/03/2012 - 14:53:26
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos