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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 099

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: MUSEOLOGIA NA PRÁTICA: potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem empregando um conjunto de ações continuadas referentes à requalificação de seus espaços museológicos, o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN). O acervo do MBM é formado por cerca de 5.000 objetos, compondo significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, científico-tecnológica, e outras, fortemente relacionada à história do município de Lavras (MG) e da UFLA. Já o acervo do MHN é composto por cerca de 200 itens, tais como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Por serem os principais espaços museológicos dessa região, intensificam-se suas funções sociais, uma vez que se apresentam como veículos de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural museológico local e universitário de Lavras e adjacências. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 4

Locais de Realização: Museu Bi Moreira e Museu de História Natural

Data de Início: 05/10/2017

Data de Término: 31/12/2023

Justificativa: Grandes desafios evidenciam-se na gestão de museus, uma vez que, muitas instituições museológicas são criadas com um vago propósito de preservação da memória, mas sem maiores discussões sobre sua missão, planejamento, sustentabilidade em longo prazo, entre outros fatores e ainda confundindo preservação com acúmulo de objetos e o desenvolvimento de uma função social (Duarte Cândido, 2014, p.69). Essa realidade é comumente observada em museus universitários (Almeida, 2001; Lourenço, 2006), assinalados por dificuldades financeiras; falta de autonomia; abandono das coleções; falta de espaço para armazenamento e para a exposição; carência de profissionais especializados em atividades museológicas; acúmulo de função por parte dos dirigentes entre outros. É justamente nessa conjuntura, que se encontram os museus Bi Moreira e de História Natural da UFLA, caracterizados pela necessidade urgente de fazerem parte de uma política universitária sistêmica e estruturante (Santos, 2006), visando ações de planejamento estratégico e investimento, envolvendo o coletivo dos museus e suas interfaces com comunidade interna e externa.Parte-se da constatação deu que os museus universitários devem contribuir com o processo de dispersão da ciência, cultura e tecnologia por meio de ações e exposições. Desse modo, o presente projeto, ao se focar na prática museológica, visa fortalecer as bases para o desenvolvimento dos Museus da UFLA e contribuir para a efetiva inserção desses espaços no planejamento universitário. Esta construção coletiva dos Museus da UFLA deve incorporar o cotidiano da Universidade, por meio da integração com a comunidade interna (discentes, docentes, TAE’s, funcionários), departamentos, salas de aula dos segmentos responsáveis pela gestão universitária, visando, sobretudo, abri-los para outros segmentos da sociedade, buscando novas alternativas a partir de outros olhares e saberes.

Caracterização dos Beneficiários: XXXXXXXXXXXXXXXXX

Objetivos: Geral: Ampliar pesquisas no campo da museologia e estudos sobre o patrimônio cultural universitário, visando a potencialização de ações voltadas para a valorização e preservação desse patrimônio no âmbito da UFLA. Específicos:Concepção, elaboração e montagem de exposições; Realização de ações educativas; Organização e gestão dos acervos museológicos;

Metas: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fundamentação Teórica: É verificada, ainda hoje, a associação da palavra museu a local para se “guardar coisas velhas, antigas”. Ao mesmo tempo, observam-se outras percepções por parte do público que frequenta museu, tais como, local de lazer e contemplação. Ainda nessa análise, se sobressalta a noção de museu como ambiente de educação e aprendizagem. Diante das diversas associações da palavra museu, no âmbito deste projeto, de acordo com a Lei nº 11.904/2009, que instituiu o Estatuto de Museus: “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” Nessa perspectiva, destaca-se a função social desses espaços, haja vista a relevância do papel atribuído aos museus na educação, na promoção da coesão social, no desenvolvimento sustentável e na economia do turismo e indústrias criativas . Assim, museu é entendido como uma instituição permanente e os discursos museológicos devem acompanhar as transformações sociais e dos campos do conhecimento em voga, incluindo a necessidade recorrente de renovação para manter o interesse do público. Ressalta-se que Museu Universitário é entendido como unidade vinculada à universidade que contempla todas as características definidas pelo Estatuto de Museus . Na museologia, verifica-se que os museus desenvolvem diferentes atividades, tais como: gestão de acervo, conservação e preservação de acervo, exposições, acolhimento ao visitante, gestão de pessoal, ensino, pesquisa. As ações previstas no projeto visam contribuir para as ampliação e fortalecimento dos museus da UFLA, por meio de atividades de organização de acervo, montagens de exposições e ações educativas.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos norteadores do projeto visam garantir o cumprimento dos objetivos traçados, por meio de ações inseridas em quatro frentes, a saber: Concepção, elaboração e montagem de exposições temporárias; Formação de mediadores; Realização de ações educativas; Organização e gestão dos acervos museológicos. Essas frentes de trabalho serão acompanhadas por reuniões entre os participantes do projeto – pesquisadores, técnicos e alunos de graduação – para a organização do trabalho, avaliação das atividades desenvolvidas e reformulação de estratégias de ação sempre que necessário.

Impactos na Formação Discente: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os museus salvaguardam artefatos bi e tridimensionais pressionados pelo tempo, mas que são relevantes portadores de significados e informações intrínsecas e extrínsecas. Esses espaços tem capacidade de agenciar concomitantemente “a memória, a comunicação, a educação e privilegiar aportes relacionados ao patrimônio, à nação, à identidade sem que com isso sua ‘natureza’ seja arranhada” (LOUREIRO, 2008). Por meio dessa noção fica evidente, que os museus são locais articuladores por excelência. Tratando-se dos museus universitários, além de desenvolverem ações nos campos científicos e de ensino, se apresentam como importantes órgãos de extensão, entendida aqui como “um processo interdisciplinar, educativo, científico e político a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2012, p. 29). A UFLA é uma instituição de ensino superior privilegiada por tutelar e gerir os únicos espaços museológicos do município de Lavras e região. Considerando a relevância desses Museus como mediadores culturais, ações pontuais estão sendo gestadas pela Universidade, visando à ampliação do atendimento quali-quantitativas ao público em geral. Estas ações de requalificação dos espaços museológicos integram o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (PDI, 2011-2015), e dizem respeito a: implantação dos planos museológicos dos referidos museus, ampliação da estrutura física (criação da reserva técnica), contratação de profissionais de museu, ampliação do acesso qualitativo do público geral (p.99). Igualmente, destaca-se a criação, em 2012, de uma coordenadoria específica para os museus e do patrimônio cultural da UFLA, a denominada Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFLA. Esta Coordenadoria representa a importância da gestão do patrimônio cultural universitário em consonância com os estudos e legislações vigentes, em uma conjuntura mais ampla, que abarque aspectos teóricos e práticos da museologia, patrimônio, comunicação e educação.Esse projeto contribuirá substancialmente para a formação acadêmica e cidadã dos alunos de graduação e para a continuidade das ações de requalificação dos Museus da UFLA, haja vista que institucionalmente corrobora-se que o museu universitário para não é apenas um museu na universidade, mas sim um organismo de pesquisa, ensino e prestação de serviços à comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: XXXXXXXXXXXXXXXXX

Resultados Esperados: Aumentar o número de exposições museológicas temporárias nos Museus da UFLA;Ampliar as ações educativas nos Museus;Fomentar ações de gestão de acervos museológicos;

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: XXXXXXXXXXXXXXXX

Cronograma: Outubro/ 2017 a Março/ 2018-Levantamento e leitura de material sobre mediação e ações educativas em museus;Outubro/ 2017 a Dezembro/ 2018-Transferir dados das fichas catalográficas em suporte de papel do acervo tridimensional do MBM para plataforma Excel;Janeiro/ 2018 a Dezembro/ 2018-Concepção e montagem de duas exposições temporárias no Museu Bi Moreira;Janeiro/ 2018 a Dezembro/ 2018-Elaboração de ações educativas e mediação relacionada às exposições temporárias;

Descrição Resumida: O projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANDREIZA GOUVEA DOS SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 06/04/2020 - Vínculo: Inativo
  • Caren Siqueira Assumpção - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/10/2020 - Término: 14/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • ELAINE CRISTINE DE OLIVEIRA CRUZ - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 15/03/2018 - Término: 21/09/2018 - Vínculo: Inativo
  • GRAZIELLE RIBEIRO DA SILVA HONORATO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 11/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • GRAZIELLE RIBEIRO DA SILVA HONORATO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • Ingred Hoenes Pimenta - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/11/2017 - Término: 21/09/2018 - Vínculo: Inativo
  • INGRID RODRIGUES SERAFIM - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 25/01/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS DE CARVALHO SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 29/11/2019 - Término: 02/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • MARCELO DA SILVA RODRIGUES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Natália Lopes dos Anjos Morais - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Natália Lopes dos Anjos Morais - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • NICOLE CAMPOS MARCIANO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • Quéren Hapuque Souza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/08/2019 - Vínculo: Inativo
  • Quéren Hapuque Souza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/08/2019 - Vínculo: Inativo
  • SABRINA IRACILDA COELHO FAGUNDES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/04/2020 - Vínculo: Inativo
  • Samara Carolina Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 01/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Samara Carolina Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/06/2018 - Término: 21/09/2018 - Vínculo: Inativo
  • Thuany Silva Martins - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/12/2017 - Término: 01/10/2018 - Vínculo: Inativo
  • Vitoria Alvim da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/11/2019 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Vitoria Alvim da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 24/11/2020 - Término: 20/02/2019 - Vínculo: Inativo
  • Vitoria Alvim da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 13/04/2021 - Término: 29/11/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ELLEN DE LIMA SOUZA - Início: 14/12/2017 - Término: 05/08/2019 - Vínculo: Inativo

Técnicos Administrativos:

  • RENATA KARINA SOARES - Início: 31/01/2020 - Término: 31/05/2020 - Vínculo: Inativo
  • PATRICIA MUNIZ MENDES - Início: 01/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RENATA KARINA SOARES - Início: 01/06/2020 - Término: 16/07/2020 - Vínculo: Inativo
  • IZABELLA BATISTA DE OLIVEIRA - Início: 08/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • MAÍRA AKEMI TOMA - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2017 - Término: 05/08/2018 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

  • a - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
06/08/201931/12/202001/02/2021 - 14:03:3601/02/2021 - 15:23:29
08/11/202431/12/202608/11/2024 - 09:50:5031/03/2025 - 15:42:28

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PATRICIA MUNIZ MENDES

Setor: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA/PROEEC

E-mail Institucional: patricia.mendes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: patriciamunizm[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/04/2021 - 11:50:13

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 26/04/2021 - 08:54:16

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PATRICIA MUNIZ MENDES: De 05/10/2017 a 14/12/2018.
  • RENATA KARINA SOARES: De 03/03/2020 a 06/08/2020.
  • PATRICIA MUNIZ MENDES: De 06/08/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
26/08/2024 - 14:45:16A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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