Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 067/2020
Título: Sistematização e conservação do museu de anatomia patológica do Setor de Patologia Veterinária (SPV-DMV/UFLA)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Organizar o museu de anatomia patológica com a finalidade de favorecer a exibição das peças e localizar rapidamente o material que o compõe. As atividades incluem realizar um levantamento de todo o conteúdo disponível no acervo separando-o em categorias, identificar e organizar as peças em potes plásticos transparentes, trocar formol de materiais antigos, documentar todo o acervo por meio de fotografia e planilha.Além de conservar esta sistematização para peças adquiridas futuramente.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Hospital Veterinário da UFLA, clínicas veterinárias de Lavras e região, médicos veterinários autônomos, tutores de animais de companhia e animais de produção.
Número Estimado de Participantes: 400
Locais de Realização: Setor de Patologia Veterinária/DMV/UFLA
Data de Início: 01/03/2019
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: o SPV-UFLA realizou mais de 500 necropsias no último ano (2018) e muitas doenças são diagnosticadas durante a realização deste exame. A exibição de peças oriundas de necropsias realizadas em pequenos animais, grandes animais e animais selvagens resgata a história do trabalho realizado por toda a equipe do SPV-UFLA ao longo de sua existência, além de contribuir de forma significativa para o aprendizado. As peças servirão de método didático no ensino sobre doenças em animais para alunos de graduação, pós-graduação, médicos veterinários e visitantes.
Caracterização dos Beneficiários: Beneficiarão-se todos os alunos da Veterinária e outros cursos da UFLA, que terão acesso ao conhecimento e materiais do SPV, bem como a comunidade estudantil em geral que terao a possibilidade de observar a apreender com os materiais principalmente os que participarem do UFLA de Portas Abertas.
Objetivos: Sistematizar o museu para que seja apresentado aos alunos de graduação em aulas práticas da disciplina dePatologia Geral Veterinária – GMV 202, Diagnóstico Post-Mortem– GMV 155 e Estudo Aplicado das Neoplasias em Pequenos Animais – GMV 158, visitantes, médicos veterinários e em eventos de extensão direcionados a alunos do ensino público e privado. As fotografias de peças do museu poderão ser utilizadas em aulas da disciplina Patologia Especial Veterinária – GMV 115, bem como em apresentações de palestras realizadas pelos professores e pós-graduandos. O projeto visa agregar mais material ao acervo, advindos de necropsias realizadas nas dependências do SPV-UFLA e também aquelas realizadas a campo. Desta forma, aproximar a universidade da comunidade por meio das atividades voltadas ao ensino de estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares (UFLA de Portas Abertas). Além disso, o projeto promove informação à população sobre a possibilidade do serviço de necropsia oferecido pelo SPV-UFLA com finalidade diagnóstica e em benefício do ensino e pesquisa em patologia
Metas: sistematização e catalogação de todas as peças arquivadas no SPV-UFLA, para apresentação à comunidade da UFLA e do município
Fundamentação Teórica: A Patologia Geral é um alicerce fundamental entre disciplinas básicas e profissionalizantes na área da saúde. O estudante utilizará em sua prática profissional futura ou como pesquisador, conhecimentos de processos patológicos gerais para diagnosticar enfermidades e promover saúde (CHANDRASOMA; TAYLOR, 1998). Ainda que outros métodos de ensino sejam aplicados atualmente (reconstrução digital, fotografia e filmagens), os museus de peças anatômicas ainda são usados para a formação dos profissionais de saúde.Conceitos e assuntos relacionados à Patologia são mais bem compreendidos quando demonstrados por meio de aulas práticas com uso de peças anatômicas facilitando o aprendizado dos alunos.Segundo o ICOM (Conselho Internacional de Museus), museu pode ser definido como instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa e expõe coleções de objeto de caráter cultural ou científico para fins de estudo, educação ou entretenimento (COSTA, 2006).O projeto “Sistematização e conservação do museu de anatomia patológica do Setor de Patologia Veterinária (SPV-DMV/UFLA)” tem como finalidade promover interação entre o conteúdo teórico ministrado em aula e apresentação de peças anatômicas com diferentes lesões, correlacionando causas e consequências para alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. As aulas práticas com peças servirão para auxiliar os docentes em retomar assuntos já abordados em aulas teóricas, potencializando a capacidade de fixação dos alunos. Assim como outros museus já existentes, principalmente aqueles voltados à morfologia humana, o museu de anatomia patológica animal tem a missão de correlacionar ensino, pesquisa e extensão. O público em geral terá o desenvolvimento de conhecimento científico por meio da observação e explicação sobre as peças que compõe o acervo, despertando compreensão de doenças que afetam os animais e a importância de estudá-las. As atividades desenvolvidas no projeto contarão com a participação de alunos de pós-graduação em Ciências Veterinárias e alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária como forma de treinamento profissional.
Metodologia: Todo o material que compõe o acervo do museu será avaliado individualmente. Os potes que não forem transparentes e identificados apenas com o número da requisição do exame necroscópico serão trocados por potes transparentes e identificados com o diagnóstico final para facilitar a exibição das peças. Além disso, todo o acervo atual será fotografado individualmente. Todas as peças serãoregistradas em planilha do Excel e separadas nas seguintes categorias: a) Neoplásicas; b) Infecciosas; c) Parasitárias; d) Malformações. A documentação permitirá o controle do acervo e facilitará a localização do material. Durante as necropsias, professores e pós-graduandos selecionarão peças possíveis para o museu. Estas serão fotografadas, registradas, armazenadas em potes transparentes preenchidos com formol a 10% e identificadas com o diagnóstico. As fotografias poderão ser utilizadas para aulas teóricas das disciplinas de Patologia Geral Veterinária (GMV 202), Patologia Especial Veterinária (GMV 115), Diagnóstico Post-Mortem (GMV 155) e Estudo Aplicado das Neoplasias em Pequenos Animais (GMV 158). Desenvolver um registro do histórico da doença do animal do qual a peça foi coletada, bem como dados clínicos e epidemiológicos para melhor compreensão da patogenia. As peças ficarão expostas em estante nas dependências do SPV-UFLA para que sejam apresentadas aos alunos de graduação, pós-graduação, médicos veterinários e visitantes. Todos os participantes do projeto terão envolvimento ativo na restauração e construção do museu.
Impactos na Formação Discente: Conceitos e assuntos relacionados à Patologia são mais bem compreendidos quando demonstrados por meio de aulas práticas com uso de peças anatômicas facilitando o aprendizado dos alunos.O projeto “Sistematização e conservação do museu de anatomia patológica do Setor de Patologia Veterinária (SPV-DMV/UFLA)” tem como finalidade promover interação entre o conteúdo teórico ministrado em aula e apresentação de peças anatômicas com diferentes lesões, correlacionando causas e consequências para alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. As aulas práticas com peças servirão para auxiliar os docentes em retomar assuntos já abordados em aulas teóricas, potencializando a capacidade de fixação dos alunos. Assim como outros museus já existentes, principalmente aqueles voltados à morfologia humana, o museu de anatomia patológica animal tem a missão de correlacionar ensino, pesquisa e extensão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: o SPV-UFLA exerce desde 1995 atividades de ensino, pesquisa e extensão. O museu e o laboratório apoiam o ensino por meio da utilização de materiais adquiridos da casuística atendida para realização de atividades teórico-práticas nas disciplinas ofertadas a estudantes de graduação (Patologia Geral Veterinária, Patologia Especial Veterinária, Diagnóstico post-mortem e Estudo Aplicado das Neoplasias em Pequenos Animais) com o envolvimento de professores, pós-graduandos e graduandos que integram a equipe do laboratório. São ofertados a comunidade os serviços de citopatologia, histopatologia e necropsia que em conjunto representam aproximadamente 1000 exames ao ano. Também são realizados quando necessários exames complementares como imunohistoquímica e colorações histológicas especiais. O hospital veterinário da UFLA (pequenos e grandes animais), GEAS (grupo de estudos em animais selvagens), empresas agropecuárias/agroindústrias, clínicas veterinárias, médicos veterinários autônomos, tutores de pequenos animaise propriedades rurais são beneficiados pelo serviço de diagnóstico de enfermidades, bem como servem de apoio para realização de atividades de ensino e pesquisa do SPV-UFLA. As linhas de pesquisa frequentemente surgem de dados obtidos em atividades de extensão, fornecendo subsídios para publicação de trabalhos científicos para pós-graduandos e graduandos com apresentação em eventos.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O público em geral terá o desenvolvimento de conhecimento científico por meio da observação e explicação sobre as peças que compõe o acervo, despertando compreensão de doenças que afetam os animais e a importância de estudá-las.
Resultados Esperados: oportunidade de treinamento profissional a estudantes de pós-graduação e graduação envolvidos no projeto por meio do diagnóstico e seleção de peças para o museu, bem como a documentação e conservação destas. Aprimoramento dos métodos de ensino em aulas práticas e teóricas, por meio da apresentação do acervo. Oportunidade de exemplificar e esclarecer sobre diferentes tipos de doenças que podem acometer os animais para médicos veterinários e visitantes da comunidade, ressaltando a importância da realização da necropsia, bem como a prevenção de doenças.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Materiais (peças) catolagas e arquivadas no SPV-UFLA.
Cronograma: As atividades descritas anteriormente poderão ser realizadas todos os dias do período proposto para o projeto, pois são contínuas. Além disso, há dependência de demanda de novos materiais para composição do acervo
Descrição Resumida:
Organizar o museu de anatomia patológica com a finalidade de favorecer a exibição das peças e localização destas. Atividades: - Realizar levantamento do conteúdo disponível no acervo separando-o em categorias - Identificar e organizar as peças - Documentar todo o acervo Além de conservar esta sistematização para peças adquiridas futuramente. Todas atividades envolvem a participação dos estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e da Residência Médica Veterinária inseridos no Projeto.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DJEISON LUTIER RAYMUNDO
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: djeison.raymundoufla.br
E-mail Alternativo: djraimundogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/06/2020 - 09:49:33
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 02/09/2020 - 08:09:01
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/09/2020 - 11:02:03
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos