UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (03/11/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 152/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto Bebedouros: Análise de qualidade da água dos bebedouros da UFLA e de escolas do Município de Lavras

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

A água é um recurso essencial à vida, e sua qualidade microbiológica é fundamental para prevenir doenças de veiculação hídrica, como diarreias (Brasil, 2006; Sperling, 2006). No Brasil, os parâmetros de potabilidade são regulamentados pela Portaria MS nº 888/2021, garantindo segurança para o consumo humano.

O Projeto Bebedouros busca atuar como uma ação de extensão universitária, promovendo saúde, conscientização ambiental e educação comunitária. O projeto envolve monitoramento da qualidade da água em bebedouros da UFLA e de escolas da região, aliado a ações educativas, oficinas e palestras sobre higiene e manutenção dos equipamentos.

Como inovação, o projeto inclui o desenvolvimento de um aplicativo dentro da UFLA, que permitirá registrar condições dos bebedouros, acompanhar resultados em tempo real e divulgar orientações educativas, fortalecendo a participação da comunidade acadêmica e escolar. Dessa forma, o projeto integra ciência, tecnologia e extensão, transformando análises laboratoriais em impacto social e ambiental efetivo.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: As instituições parceiras do Projeto Bebedouros incluem a Universidade Federal de Lavras (UFLA), que disponibilizará o acesso aos bebedouros, infraestrutura laboratorial e suporte acadêmico; as escolas da região de Lavras, que receberão as ações educativas e participarão do monitoramento da água; o laboratório de Microbiologia do Departamento de Engenharia Ambiental da UFLA, responsável pelo apoio técnico nas análises microbiológicas; e o GEDAI – Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial da UFLA, que colaborará no desenvolvimento do aplicativo para registro e acompanhamento das condições dos bebedouros.

Número Estimado de Participantes: 15

Locais de Realização: Pavilhões de aula, cantina, alojamento e escolas do município de Lavras

Data de Início: 01/01/2024

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa:

A água é um recurso natural essencial para todos os organismos, sendo indispensável para a manutenção da vida. Embora a quantidade total de água na Terra se mantenha constante, apenas uma pequena fração é composta por água doce disponível para uso humano, sendo que grande parte encontra-se em geleiras, o que limita a água acessível para consumo e demais atividades (Sperling, 2006). A qualidade microbiológica da água é fundamental para prevenir doenças, como diarreias, que representam grande parte dos casos relacionados ao consumo de água inadequada (Brasil, 2006).

No Brasil, os parâmetros de potabilidade da água são regulamentados pela Portaria MS nº 888/2021, que define os limites máximos aceitáveis para indicadores microbiológicos e físico-químicos, garantindo segurança para o consumo humano (Brasil, 2006; Franklis, 2015).

Considerando a importância da água para a saúde e a limitada disponibilidade de água potável, torna-se essencial o monitoramento contínuo da qualidade da água em bebedouros, aliado à educação e conscientização da comunidade. Nesse contexto, o Projeto Bebedouros busca avaliar a qualidade microbiológica da água em bebedouros da Universidade Federal de Lavras e de escolas da região, promovendo ações educativas, divulgação de resultados e orientação sobre boas práticas de higiene e manutenção. Dessa forma, o projeto contribui para reduzir riscos à saúde, fomentar a responsabilidade ambiental e gerar impacto social positivo junto à comunidade acadêmica e escolar.

Caracterização dos Beneficiários:

O projeto beneficiará diretamente a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras, incluindo estudantes, professores, técnicos administrativos e servidores que utilizam os bebedouros do campus. Além disso, alunos, professores e funcionários de escolas da região serão beneficiados indiretamente, por meio de ações educativas, orientação sobre higiene e manutenção dos bebedouros, e divulgação de resultados do monitoramento da água.

De forma mais ampla, o projeto contribuirá para promover saúde, prevenção de doenças de veiculação hídrica e conscientização ambiental entre os beneficiários, incentivando boas práticas de consumo e preservação da água como recurso essencial.

Objetivos:

Monitorar a qualidade da água dos bebedouros da UFLA e das escolas da região por meio de análises microbiológicas e registro de dados no aplicativo.

Promover educação e conscientização ambiental, divulgando informações sobre higiene, manutenção e consumo seguro da água por meio do aplicativo e de ações presenciais.

Engajar a comunidade acadêmica e escolar, permitindo que usuários registrem observações sobre os bebedouros, recebam orientações e acompanhem os resultados em tempo real através do aplicativo.

Gerar impacto social e ambiental, integrando ciência, tecnologia e educação para prevenção de doenças e incentivo à responsabilidade ambiental.

Metas:

Desenvolver e disponibilizar o aplicativo Bebedouros, com funcionalidades de registro de condições, acompanhamento de resultados das análises e orientações educativas.

Realizar monitoramento periódico da água nos bebedouros da UFLA e das escolas, integrando os dados ao aplicativo.

Divulgar informações educativas sobre higiene, manutenção e consumo seguro da água por meio do aplicativo e de atividades presenciais (palestras, oficinas, painéis informativos).

Estimular a participação da comunidade, incentivando usuários a registrar observações, relatar problemas e acompanhar resultados em tempo real.

Avaliar o impacto do aplicativo e das ações educativas na melhoria da qualidade da água e na conscientização ambiental da comunidade acadêmica e escolar.

Fundamentação Teórica:

A água é um recurso natural essencial à vida, sendo indispensável para todos os organismos. Sua molécula é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, ligados por ligações covalentes (Franklis, 2015). Apesar da quantidade total de água na Terra se manter constante, apenas uma pequena fração corresponde à água doce disponível para consumo humano, já que 1,92% encontra-se em geleiras (Sperling, 2006). Essa limitação torna crucial a garantia da qualidade da água utilizada, especialmente em ambientes coletivos como universidades e escolas.

A qualidade microbiológica da água é fundamental para a saúde pública. Águas que não atendem aos padrões mínimos podem veicular diversas doenças, sendo a diarreia uma das mais frequentes, responsável por cerca de 80% dos casos associados ao consumo de água inadequada (Brasil, 2006). No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pela Portaria MS nº 888/2021, que estabelece limites máximos para indicadores microbiológicos e físico-químicos, garantindo a segurança para o consumo humano (Brasil, 2006; Franklis, 2015).

O monitoramento contínuo da água é uma ferramenta eficaz para prevenção de doenças de veiculação hídrica. Quando aliado a ações educativas, é capaz de transformar dados científicos em impacto social, promovendo hábitos de higiene, manutenção adequada dos bebedouros e conscientização ambiental (Sperling, 2006).

A utilização de tecnologia digital, como aplicativos móveis, potencializa o alcance das ações de extensão, permitindo registro em tempo real das condições dos bebedouros, acompanhamento dos resultados das análises e disseminação de orientações educativas para a comunidade acadêmica e escolar. Estudos em educação ambiental digital indicam que ferramentas tecnológicas aumentam o engajamento, a interação e a responsabilidade social dos usuários, reforçando a aprendizagem e o impacto das ações educativas (Franklis, 2015; Sperling, 2006).

Portanto, o Projeto Bebedouros, ao integrar monitoramento microbiológico, educação ambiental e tecnologia, busca garantir água de qualidade para consumo, prevenir doenças e estimular a responsabilidade ambiental entre os beneficiários da UFLA e das escolas da região.

Metodologia: A metodologia á ser utilizada é a técnica de tubos múltiplos (APHA, 2005). Este é um método quantitativo, que permite pormeio de cálculos estáticos inferir sobre o Número Mais Provável de microrganismos, aodistribuir alíquotas em tubos dispostos em série contendo meios de cultura específico para oorganismo alvo (Marquezi, 2010).Este teste é indicado para microrganismos para indicadores de qualidade de águas, taiscomo coliformes totais, termotolerantes, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa(Marquezi, 2010).O teste para detecção de coliformes totais consiste de duas fases, uma presuntiva eoutra confirmativa. Para a fase presuntiva utiliza-se o Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST), oqual permite o crescimento seletivo de coliformes totais a 35º C por 48 horas, em que os tubosque apresentarem produção de gás no tubo de Durhan indicam positividade. Para a faseconfirmativa o caldo a ser utilizado é o verde brilhante, o qual possui sais biliares, que inibemo crescimento de microrganismos Gram positivos, e lactose, a qual é fermentado por bactériasdesse grupo. Os tubos que apresentarem formação de gás nos tubos de Durhan serão positivos(APHA, 2005).Para o grupo termotolerante o substrato a ser utilizado é o Caldo EC (Escherichiacoli), o qual é seletivo para microrganismos Gram negativos, fermentadores de lactose eprodutores de gases, quando submetidos a uma temperatura mais elevada, 44,5º C por 24horas. O teste é positivo para aqueles tubos que apresentarem a presença de gás no tubo deDurhan (APHA, 2005).Para a análise de bactérias heterotróficas, será utilizado o meio de cultivo R2A, emplacas de Petri, realizando-se a estriagem por esgotamento de uma alíquota das amostras e incubas à 35º C por 48h, e posteriormente será contada as Unidades Formadoras de Colônias(UFC).

Impactos na Formação Discente: O Projeto Bebedouros permitirá que os estudantes da UFLA adquiram experiência prática em monitoramento da qualidade da água, análise microbiológica e desenvolvimento e uso do aplicativo confeccionado, além de desenvolver competências em educação ambiental, comunicação científica e engajamento comunitário. Dessa forma, os alunos aplicam conhecimentos teóricos em ações concretas, integrando ciência, tecnologia e extensão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto é de autoria do Núcleo de Estudos em Microbiologia Aplicada ao Saneamento Ambiental (NEMASA), e prevê, o envolvimento de todos os membros do núcleo, em treinamento microbiológico e pesquisa científica, contemplando ensino e pesquisa e o envolvimento de toda a comunidade da UFLA, caracterizando os três pilares da Universidade Pública e gratuita.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O Projeto Bebedouros atua diretamente junto à comunidade acadêmica da UFLA e às escolas da região, promovendo monitoramento da qualidade da água em bebedouros, ações educativas e divulgação de resultados. Ao transformar dados científicos em informações acessíveis e práticas, o projeto contribui para a prevenção de doenças de veiculação hídrica, promoção de hábitos de higiene e conscientização ambiental. Dessa forma, fortalece a responsabilidade social e ambiental, ampliando o impacto do conhecimento produzido na universidade para a sociedade local.

Resultados Esperados:

Monitoramento efetivo da qualidade da água em bebedouros da UFLA e de escolas da região, com registro sistemático dos resultados.

Desenvolvimento e implementação do aplicativo para registro, acompanhamento e divulgação das condições dos bebedouros.

Maior conscientização da comunidade acadêmica e escolar sobre higiene, manutenção dos bebedouros e consumo seguro de água.

Engajamento discente em atividades práticas, integrando conhecimento técnico, tecnologia e extensão.

Redução de riscos à saúde relacionados ao consumo de água imprópria e fortalecimento da responsabilidade ambiental entre os beneficiários.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de bebedouros monitorados na UFLA e nas escolas da região.

Quantidade de análises microbiológicas realizadas e registros dos resultados no aplicativo.

Número de usuários do aplicativo ativos, registrando observações ou acompanhando resultados.

Número de oficinas, palestras e ações educativas realizadas e participação da comunidade acadêmica e escolar.

Avaliação da melhoria no conhecimento e práticas de higiene e manutenção por meio de questionários antes e depois das ações educativas.

Número de casos de identificação de problemas nos bebedouros e ações corretivas realizadas.

Cronograma: Revisão Bibliográfica - 6 primeiros mesesTreinamento das Metodologias e elaboração dos Meios Líquidos e Sólidos - mês 1 Coleta das Amostras - 6 mesesAnálise por fermentação em tubos múltiplos e bactérias heterotróficas - 6 mesesConfecção de Relatório - 6o mêsDivulgação dos Resultados em Eventos epara a Comunidade Acadêmica - 5 e 6o mês

Descrição Resumida: O Projeto Bebedouros visa monitorar a qualidade microbiológica da água em bebedouros da UFLA e de escolas da região, promovendo ações educativas e de conscientização ambiental. Inclui o desenvolvimento de um aplicativo para registrar condições, acompanhar resultados em tempo real e divulgar orientações à comunidade acadêmica e escolar, integrando ciência, tecnologia e extensão para gerar impacto social e ambiental.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

E-mail Institucional: luciene.batista[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lucieneabatista[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2025 - 16:42:45

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 10/10/2025 - 16:58:18

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI: De 17/05/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/08/2019 - 00:00:00Projeto interessante e importante na área de atuação. Entretanto o foco está concentrado na pesquisa e não na extensão. Sugere-se reorganizar o trabalho e realizar uma nova submissão. No que se refere a no resumo da proposta sugere-se abordar de forma clara qual é a relação do projeto como a extensão, os objetivos precisam dar pistas para ações de extensão, na fundamentação teórica a mesma não foi apresentada, a relação entre ensino, pesquisa e extensão também precisa ser melhorar elaborada, com foco nas ações de extensão (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)
10/10/2025 - 16:58:18Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MATEUS PIMENTEL DE MATOS)
10/10/2025 - 17:25:21Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 152/2025 (ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.96.0

Créditos