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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 168/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (FEMAS): um caminho para elaboração de políticas públicas

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (FEMAS) tem sido realizada semestralmente na UFLA desde o ano de 2015. Esta experiência, que considera o uso de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem tem permitido aos estudantes desenvolver ações práticas, já que se incentiva a elaboração e apresentação de projetos de intervenção social que se colocam como um importante instrumento gerador de políticas públicas no nível local.Em resumo, pretende-se apresentar propostas de marketing social que contemplem questões sociais, econômicas, ambientais, culturais nas mais diversas áreas (saúde, educação, segurança, saneamento, transporte, etc.) objetivando incitar a mudança de hábitos e comportamentos sociais por meio de mídias não convencionais/alternativas.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não possui

Número Estimado de Participantes: 500

Locais de Realização: Praça Dr. Augusto Silva

Data de Início: 30/09/2019

Data de Término: 31/07/2028

Justificativa: Esta experiência, que considera o uso de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem tem permitido aos estudantes desenvolver ações práticas, já que se incentiva a elaboração e apresentação de projetos de intervenção social que se colocam como um importante instrumento gerador de políticas públicas no nível local.

Caracterização dos Beneficiários:

a) Sociedade – as campanhas de marketing social visam a minimizar problemas públicos e são direcionados à população Lavrense;
b) Estudantes da UFLA – construção de um conhecimento prático;
c) Universidade – transferência do conhecimento qualificado;
d) Professores – construção de uma cultura de extensão junto à UFLA

Objetivos: Apresentar projetos de intervenção social que incentivem a mudança de hábitos e comportamentos sociais por meio de mídias não convencionais/alternativas.

Metas:

Em relação à sociedade, pretende, semestralmente, tratar um problema público a partir de campanhas de causas sociais.
Em relação à Universidade, tem-se as metas de popularização do conhecimento, de capacitação dos alunos e das alunas, e de curricularização da extensão.
Em relação ao Projeto, as metas estão relacionadas ao crescimento e busca de fontes de financiamento.

Fundamentação Teórica: A adoção de novos hábitos sociais sustenta o conceito de coprodução do bem público, já que o cidadão se coloca como participe do processo de construção de políticas públicas. Para Kotler e Lee (2008, p.206) o marketing social cumpre esse papel, já que se trata do "uso de princípios e técnicas de marketing para influenciar as pessoas a voluntariamente aceitar, rejeitar, modificar ou abandonar um comportamento em benefício de indivíduos, grupos ou da sociedade como um todo" no sentido de promover qualidade de vida.Para Braga (2015), sobre a importância em se estender ações à sociedade, o que ocorre no interior da universidade, tanto do ponto de vista da construção do conhecimento, quanto no âmbito da pesquisa, como de sua transmissão, no âmbito do ensino, está relacionado, diretamente, com os interesses da sociedade. E na atual conjuntura, fica cada vez mais evidenciado a necessidade de mudanças no contexto social; o cidadão precisa se sentir como responsável pelo processo de transformação, e não mais apenas se conformar com a realidade vivenciada. Segundo Rolim (2011), o marketing social trata-se da gestão estratégica do processo de novidades sociais que se inicia a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e grupais, orientadas por princípios éticos, baseados nos direitos humanos e na igualdade social, ou seja, se apresenta como peça fundamental.Segundo Kotler (1992), o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.Diante disso, Froemming (2002) reitera que nesse contexto, o marketing deixa de ser apenas algo que é feito – um manejo tecnológico – para ser algo que é – um processo social – o marketing em seu enfoque sociológico, adquire um aspecto interativo de processo, do qual devem participar todos os membros da sociedade por ocasião de suas relações de trocas. Embasado na premissa de que a criatividade é uma condição importante para o convencimento social, é também determinante a escolha da utilização de mídias e demais estratégias de comunicação, o que faz relevante a informação sobre o uso de mídias não convencionais/alternativa.

Metodologia:

A FEMAS envolve as seguintes responsabilidades:
- Planejamento de Marketing e Financiamento
- Organização/Operacionalização do evento
- Compilação de propostas de intervenção
- Elaboração de Cartilha

Impactos na Formação Discente:

i) conhecimento da realidade lavrense para busca de soluções;
ii) incentivo à construção de uma cultura de resolução de problemas públicos a partir do diálogo com a população;
iii) experiência em atividades de impacto e transformação social para a comunidade lavrense e seu entorno;
iv) aplicação prática dos conhecimentos de marketing público desenvolvidos no ambiente acadêmico;
v) contato com situações reais permite que os extensionistas se moldem enquanto cidadãos pela práxis social;
vi) incentivo a pesquisa para a resolução do caso concreto que lhes é demandado.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino: intervenção social direta por meio da demonstração prática dos projetosExtensão: possibilidade de aplicação como política públicaPesquisa: instigar busca por conhecimento científico aprimorado por meio do desenvolvimento de TCCs e projetos de investigação

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O objetivo deste projeto é, por meio da FEMAS, aplicar na prática a indução da mudança introspectiva de comportamento do sujeito, por meio de mídias alternativas, com o aporte teórico do conceito de Marketing das Causas Sociais. Isto é, a proposta tem, em sua essência, contribuir para a sociedade com a incidência de valores, visões e ideias positivas, de maneira com que, além de conciliar o pleno exercício da cidadania visando o bem-estar social, este possa também exercer o seu potencial criativo. Sendo assim, semestralmente, propomos reflexões à comunidade lavrense que impactam diretamente em sua qualidade de vida e na convivência harmoniosa em sociedade.

Resultados Esperados: Além da demonstração e possibilidade de criação e implementação de políticas públicas, anseia-se pelo fomento da mudança introspectiva do sujeito que beneficiará a sociedade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Observa-se, semestralmente, como indicadores de sucesso e manutenção do projeto:
- O número de participantes que passam pela Femas;
- A divulgação da Femas nos mais diversos canais de comunicação;
- O alcance das ações de divulgação da Femas;
- Parcerias com empresários e entidades locais.

Cronograma: Todo final de semestre (vinculado à oferta da disciplina de Marketing Social)

Descrição Resumida:

A materialização deste projeto se dá por meio da FEMAS, que busca mudança comportamental da população diante de problemas públicos.
Dessa forma os futuros gestores estarão designados a inferir num determinado ambiente cultural, imbuídos de conhecimento para tal. Além disso, sua ação deverá acontecer através de mídias que fujam dos padrões comerciais e dos modismos já saturados e muitas vezes imperceptíveis pelos usuários ou, pelos cidadãos que aqui passam a ser visto como clientes do Estado.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • CAMILA ESTER DE MORAIS ASSIS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSÉ VÍTOR MACHADO DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 19/03/2025 - Vínculo: Inativo
  • THAINARA ROCHA CRUZ - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • LUIZA AMALIA SOARES FRANKLIN - Início: 01/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/06/202231/05/202422/06/2022 - 13:38:1904/07/2022 - 17:01:45

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZA AMALIA SOARES FRANKLIN

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

E-mail Institucional: luiza.franklin[em]ufla.br

E-mail Alternativo: luizafranklin.ufv[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/09/2019 - 17:16:43

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/09/2019 - 14:12:27

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/09/2019 - 09:36:19

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DENIS RENATO DE OLIVEIRA: De 15/08/2019 a 30/09/2020.
  • DENIS RENATO DE OLIVEIRA: De 23/01/2023 a 12/03/2025.
  • LUIZA AMALIA SOARES FRANKLIN: De 12/03/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/08/2019 - 00:00:00Projeto interessante e importante na área de atuação, além de ter um grande apelo para a extensão. Contudo, sugere-se reorganizar o trabalho e realizar uma nova submissão. Cada umas das caixas disponíveis devem ser rigorosamente desenvolvida. É importante deixar claro por que a feira não é um evento de extensão, mas sim um projeto, da forma como está escrito isso não fica evidenciado. A relação entre ensino, pesquisa e extensão também precisa ser ressaltada. A justificativa precisa ser melhor trabalhada. Com relação a metodologia e os mecanismos de avaliação, ambos precisam ser criteriosamente apresentada, no quesito ensino, pesquisa e extensão - a parte relacionada à extensão precisa ser melhorar elaborada, o cronograma precisa ser apresentando, mesmo que o projeto seja de ação contínua é fundamental estabelecer quais são essas ações e quando as mesmas serão realizadas (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos