Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 193/2019
Título: PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA: MEDICINA VETERINÁRIA NOS NÚCLEOS DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A sanidade animal, ambiental e humana são interdependentes. Neste contexto, o conceito de Saúde Única é de fundamental importância, uma vez que engloba a união indissociável entre estes componentes, bem como a interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento para a promoção as saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal - OIE (2016), 60% das doenças infecciosa humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos. Neste cenário, destacam-se os médicos veterinários, cujos papeis não se restringem a cuidar dos animais. Cada vez mais a preocupação com a saúde pública vem aumentando e pensando em ações que visem a promoção de saúde, prevenção de agravos, assim como diagnóstico, tratamento e reabilitação à enfermidades, surge a Política Nacional de Atenção Básica, sendo o médico veterinário um profissional de importante atuação nesse campo. A proposta objetiva inserir o estudante de medicina veterinária da UFLA em equipes multiprofissionais dos NASFs do município de Lavras – MG integrando comunidade acadêmica e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Departamento de Ciências da Saúde/UFLA e Prefeitura Municipal de Lavras/MG: Unidades de Saúde da Família (USF Vila São Francisco e USF Lavrinhas).
Número Estimado de Participantes: 16
Locais de Realização: As atividades serão desempenhadas em duas Unidades de Saúde da Família (USF Vila São Francisco e USF Lavrinhas), ambas localizadas no município de Lavras.
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 28/02/2028
Justificativa: Cada vez mais a preocupação com a saúde pública vem aumentando e pensando em ações que visem a promoção de saúde, prevenção de agravos, assim como diagnóstico, tratamento e reabilitação à enfermidades, surge a Política Nacional de Atenção Básica, sendo o médico veterinário um profissional de importante atuação nesse campo. Neste sentido, inserir o estudante de medicina veterinária da UFLA em equipes multiprofissionais dos NASFs do município de Lavras – MG permitirá a integração da comunidade acadêmica e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam.
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade de Lavras e região;
Objetivos: Objetiva-se inserir o estudante de medicina veterinária da UFLA em equipes multiprofissionais dos NASFs do município de Lavras – MG integrando comunidade acadêmica e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam.
Metas: ao final do projeto (02/2021) ter confeccionado todos os materiais informativos que serão disponibilizados nas USF; submissão de resumos no CONEX UFLA;
Fundamentação Teórica: A sanidade animal, ambiental e humana são interdependentes; e o conceito de Saúde Única é de fundamental importância, uma vez que engloba a união indissociável entre estes componentes, bem como a interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento para a promoção as saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal - OIE (2016), 60% das doenças infecciosa humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos. Neste cenário, destacam-se os médicos veterinários, cujos papeis não se restringem a cuidar dos animais. A formação acadêmica generalista que esse profissional possui, com bons fundamentos em ecologia, sociologia, epidemiologia e doenças infecciosas, além de capacidade para liderar e coordenar equipes multiprofissionais o credencia a atuar na prevenção, controle e promoção da saúde humana, no desenvolvimento sustentável, na saúde da comunidade e da segurança alimentar, apoiando o equilíbrio do meio ambiente e a interação entre humanos e outros animais. Embora, desde 1998 o Conselho Nacional de Saúde reconhece a Medicina Veterinária como profissão da área da saúde somente em 2011 estes profissionais passaram a compor os Núcleos de Apoio a Saúde da Família – NASFs. Criados em 2008, os NASFs promovem a saúde da população por meio de grupos de trabalho compostos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que prestam apoio às equipes de Saúde da Família e Atenção básica do Sistema Único de Saúde – SUS em territórios e ocasiões especificas. Cada vez mais a preocupação com a saúde pública vem aumentando e pensando em ações que visem a promoção de saúde, prevenção de agravos, assim como diagnóstico, tratamento e reabilitação à enfermidades, surge a Política Nacional de Atenção Básica, sendo o médico veterinário um profissional de importante atuação nesse campo.
Metodologia: As atividades serão desempenhadas em duas Unidades de Saúde da Família (USF Vila São Francisco e USF Lavrinhas), ambas localizadas no município de Lavras.As atividades incluem desenvolvimento de ações educativas e preventivas e sempre de acordo com as demandas de cada USF. Para tanto, o processo de definição dessas ações passarão pelas seguintes etapas:1)Compreensão da realidade local, territorialização e diagnóstico situacional com o intuito de entender a realidade local e quais são as demandas daquela região;2)Planejar as ações de acordo com o resultado do diagnóstico; 3)Executar as ações.As ações a serem executadas serão dentro do território de atuação de cada USF podendo ser nos domicílios ou dentro da unidades de saúde. Estão previstas como ações: - Educação em fila de espera: abordagem da população nas unidades de saúde, enquanto aguardam atendimento, com atividade educativa;- Acompanhamento da equipe de saúde em suas atividades;- Instrução dos agente comunitários de saúde; e- Reuniões com a equipe de saúde. O desempenho e os resultados serão avaliados em reuniões mensais; e ao final do projeto será confeccionado o relatório final, confecção de resumo e apresentação dos resultados no CONEX/UFLA.
Impactos na Formação Discente: a atender às novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de Medicina Veterinária que institui dentre as Competências e Habilidades Específicas do médico veterinário “XXI – participar no planejamento, execução, gerenciamento e avaliação de programas e ações para promoção e preservação da saúde única, no âmbito das estratégias de saúde da família e outros segmentos de atividades relacionadas ao médico veterinário junto à comunidade;
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: No que se refere 1- ao ensino, a proposta visa atender às novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de Medicina Veterinária que institui dentre as Competências e Habilidades Específicas do médico veterinário “XXI – participar no planejamento, execução, gerenciamento e avaliação de programas e ações para promoção e preservação da saúde única, no âmbito das estratégias de saúde da família e outros segmentos de atividades relacionadas ao médico veterinário junto à comunidade;”; 2- à extensão, integrar a comunidade acadêmica da medicina veterinária e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam, no âmbito da saúde pública; e 3- à pesquisa, os dados obtidos dessa experiência poderão ser publicados e servir de referência para outras instituições.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: integrar a comunidade acadêmica da medicina veterinária e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam, no âmbito da saúde pública;
Resultados Esperados: Espera-se que ao final deste projeto tenha-se um maior número de pessoas, tanto da comunidade, como da USF, com maior conhecimento e aprendizado quanto à diversas doenças de caráter zoonótico, que afetam o território da USF em questão, de forma que sejam atendidas as demandas trazidas ao projeto. Também é esperado preparar o aluno de medicina veterinária para os desafios que serão enfrentados nessa área do conhecimento, bem como mostrar a importância do médico veterinário atuante na saúde pública na prevenção e controle de zoonoses.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: por de cadastro de atividades no SIG/UFLA e apresentação de resumos no CONEX/UFLA;
Cronograma: As atividades serão desenvolvidas durante os semestres letivos de 2020 e 2021. As atividades serão semanais e de acordo com o cronograma estabelecido pela Profa. Stela Márcia Pereira do Departamento de Ciências da Saúde e responsável pelas disciplinas Estágio em Práticas de Saúde na Família e Comunidade I e II.
Descrição Resumida: Inserir o estudante de medicina veterinária da UFLA em equipes multiprofissionais dos NASFs do município de Lavras – MG integrando comunidade acadêmica e a população externa em serviços que ofereçam soluções das quais elas necessitam.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SUELY DE FATIMA COSTA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: sfcostaufla.br
E-mail Alternativo: su09costagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/12/2019 - 12:38:06
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/12/2019 - 12:38:51
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/12/2019 - 13:30:26
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos