Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 200/2019
Título: Desenvolvimento e análise de indicadores de segurança pública
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto "Desenvolvimento e análise de indicadores de segurança pública" é uma iniciativa do Centro de Inteligência em Governos, programa que busca oferecer informações e análises setoriais para governos. Seu objetivo é desenvolver estudos sobre os principais desafios e tendências para consolidação de uma atuação mais estratégica em segurança pública.O CIGov será constituído por docentes e discentes do campo de públicas e terá sede na Universidade Federal de Lavras. A equipe se utilizará de técnicas metodológicas distintas, para o desenvolvimento de pesquisas sobre os temas de estratégia, mudança e inovação. O Centro poderá receber apoio e/ou incentivo financeiro de empresas privadas e poder público preocupados em colaborar com o desenvolvimento das atividades de difusão do conhecimento e transferência das tecnologias geradas.
Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
Instituições Parceiras: Atualmente, o projeto conta com a parceria institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio do Departamento de Administração e Economia (DAE) e do curso de Administração Pública (DAP). Futuramente, pretende-se estabelecer cooperações com órgãos públicos de segurança (Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Ministérios e Prefeituras), bem como instituições de pesquisa voltadas à análise de políticas públicas. Também são considerados potenciais parceiros entidades da sociedade civil e empresas comprometidas com inovação e gestão baseada em evidências (Siqueira & Mendes, 2009).
Número Estimado de Participantes: 1
Locais de Realização: Departamento de Administração e Economia - Sala 115 - Bloco I
Data de Início: 28/02/2021
Data de Término: 01/05/2030
Justificativa: O serviço público, atualmente, possui um alto índice de corrupção institucional, é burocrático e carece de perfis gerenciais comprometidos com resultados, empreendedores e inovadores. É papel das universidades, como centros propulsores de conhecimento e desenvolvimento, auxiliar no processo de profissionalização da gestão pública por meio da formação técnica-política de seus discentes. De acordo com Ribeiro (2005), “o maior papel da universidade é a transformação social”, e cabe a ela, por meio de seus corpo discente/docente, conduzir este processo de mudanças. Nesse sentido o CIGov visa colaborar com os gestores públicos por meio da geração de informações e análises setoriais que respaldem sua atuação e o processo de tomada de decisão, da mesma forma que pretende possibilitar uma melhor formação do discente de Administração Pública por permitir o desenvolvimento de competências práticas no contato com a realidade social e econômica brasileira. Dessa forma, o Centro de Inteligência estará alinhado a concepção do curso de Administração Pública:[...] voltada para a formação de egressos capazes de atuar de forma eficiente e eficaz no contexto da gestão pública, à luz da ética, buscando contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais, de forma que elas atendam às necessidades e ao desenvolvimento da sociedade (UFLA, 2010).
Caracterização dos Beneficiários:
O projeto beneficiará diretamente: - Discentes da UFLA (graduação e pós-graduação nas diversas formações, como Administração, Direito e Administração Pública), por meio do desenvolvimento de competências aplicadas à análise de dados, formulação de indicadores e diagnóstico institucional; - Gestores públicos das esferas municipal e estadual, especialmente os vinculados à área de segurança pública, que terão acesso a produtos de informação e subsídios técnicos para tomada de decisão; - A comunidade acadêmica, com a produção e disseminação de conhecimento científico; - A sociedade em geral, à medida que políticas públicas mais eficazes e baseadas em evidências sejam formuladas a partir dos diagnósticos desenvolvidos (Gaetani, 2004; Cunha & Meirelles, 2010).
Objetivos: Realizar diagnósticos regionais em segurança pública.Identificar desafios e tendências da segurança pública no Brasil;Conduzir pesquisa aplicadas e projetos de intervenção;Transferir tecnologias e difundir o conhecimento;Identificar e criar métodos ou técnicas de gestão;Publicar boletins informativos, releases, relatórios de gestão e produtos científicos; ePropor treinamentos e capacitações.
Metas:
1. Realizar, anualmente, pelo menos 2 diagnósticos regionais sobre segurança pública com base em dados secundários; 2. Publicar semestralmente boletins informativos com análises dos principais indicadores de segurança (Cerqueira et al., 2020); 3. Desenvolver e testar pelo menos 2 metodologias ou técnicas para análise estratégica em segurança pública durante o período do projeto (Siqueira & Mendes, 2009); 4. Promover capacitações e oficinas voltadas a gestores públicos e comunidade acadêmica, com foco em uso de dados e indicadores; 5. Elaborar relatórios e produtos científicos que possam subsidiar políticas públicas e servir de base para novos projetos de intervenção (Ribeiro & Farias, 2012);
Fundamentação Teórica: A modernização dos serviços públicos é um processo contínuo que permeia a discussão sobre inovações e estratégias. A expectativa da modernização é de que a estrutura governamental seja modificada para conseguir atender as demandas sociais de forma mais rápida e qualificada (SIQUEIRA, MENDES, 2009). Para Ribeiro e Farias (2012) o conceito de inovação aplicado ao setor público da Canada School of Public Service considera inovação como “a geração e a aplicação criativa de novas ideias que produzam uma melhoria significativa em um produto, serviço, atividade, iniciativa, estrutura, programa ou política”. Oliveira (2012) defende que os governos precisam objetivar a promoção da inovação, criatividade e empreendedorismo no serviço público, mas considera este um desafio, pois o ambiente do serviço público é desestimulador.Sabendo da dinamicidade do conceito de inovação, é fundamental adotar estratégias que promovam mudança, que alterem o contexto e a cultura das organizações e das pessoas no setor público (QUINN, 2006). Algumas práticas inicialmente utilizadas em empresas privadas tem se mostrado altamente necessárias e aplicáveis, mesmo precisando passar por algumas adaptações. Contudo, o desafio dos gestores públicos desenvolverem as estratégias em suas políticas e projetos, tais como, visão de longo prazo para consistência das ações; capacitação que promova a orientação estratégica aos servidores; adaptação às regras e normas próprias da Administração Pública; e liderança para mobilizar as equipes e promover a mudança comportamental passa por um processo gradual de transformação (LIMA, FEDERICI, 2015), que envolve a difusão do conhecimento e a transferência de tecnologias.Gaetani (2004) reitera, nesse contexto, que as políticas de gestão pública requerem estratégias para serem especificadas, submetidas ao processo decisório e implementadas. Não há fórmulas capazes de assegurar a adequação de uma estratégia a um contexto e a um determinado tipo de conteúdo. Mas alguns contrastes polares podem ser úteis no processo de elaboração de uma estratégia.
Metodologia: O CIGov será constituído por docentes e discentes do campo de públicas e terá sede na Universidade Federal de Lavras. A equipe se utilizará de técnicas metodológicas distintas, para o desenvolvimento de pesquisas sobre os temas de estratégia, mudança e inovação. O Centro poderá receber apoio e/ou incentivo financeiro de empresas privadas e poder público preocupados em colaborar com o desenvolvimento das atividades de difusão do conhecimento e transferência das tecnologias geradas.
Impactos na Formação Discente: A participação dos discentes permitirá o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas relacionadas à análise de dados públicos, formulação de diagnósticos institucionais, redação técnica e metodologias quantitativas e qualitativas de avaliação de políticas. O envolvimento direto com problemas reais da gestão pública também fomentará o pensamento crítico, a responsabilidade cidadã e a formação de um perfil profissional mais completo e aderente às necessidades contemporâneas do serviço público (Lima e Federici, 2015).
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Pesquisa (estudos e análises setoriais)Extensão (projetos de intervenção)Ensino (transferência de tecnologias e difusão do conhecimento)
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto estabelece uma ponte direta entre universidade e sociedade, ao utilizar o conhecimento produzido para gerar impactos concretos na formulação e avaliação de políticas de segurança. Ao produzir diagnósticos acessíveis, oferecer capacitações e propor soluções baseadas em evidências, o Projeto de Extensão dentro do CIGov busca contribuir para a redução das desigualdades sociais, fortalecimento institucional e melhoria da qualidade da segurança pública. Além disso, estimula a transparência e o controle social sobre os serviços prestados pelo Estado (Cunha e Meirelles, 2010).
Resultados Esperados: Espera-se que o CIGov seja um centro de referência em informações estratégicas para governos, sustente pesquisas, análises, projetos de intervenção, programas e políticas públicas que atendam as demandas de segurança pública brasileira.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- Número de diagnósticos regionais elaborados; - Número de publicações (boletins, artigos, relatórios); - Quantidade de oficinas ou capacitações promovidas; - Participação discente ativa (número de bolsistas/voluntários e horas dedicadas); - Parcerias estabelecidas com órgãos públicos ou instituições externas; - Avaliação qualitativa e quantitativa de impacto com gestores públicos beneficiados; - Participação em eventos acadêmicos e extensão.
Cronograma: Estudo sobre os principais desafios e tendências da segurança pública no Brasil.
Descrição Resumida: O projeto visa desenvolver e aplicar indicadores estratégicos para diagnóstico e análise da segurança pública em Minas Gerais. Promovido pelo Centro de Inteligência em Governos (CIGov/UFLA), busca oferecer informações técnicas, capacitações e produtos científicos que subsidiem gestores e a sociedade, fortalecendo a formação prática discente e integrando ensino, pesquisa e extensão.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DARCY RAMOS DA SILVA NETO
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
E-mail Institucional: darcy.netoufla.br
E-mail Alternativo: netodarcy25gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/12/2019 - 15:51:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/12/2019 - 16:08:24
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/12/2019 - 10:20:39
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos