Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 126/2021
Título: Minuto da Saúde (Fase III)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A proposta de criação do Minuto da Saúde é uma iniciativa da Coordenadoria de Prevenção de Endemias, da Coordenadoria de Saúde e dos Departamentos de Medicina (DME), Medicina Veterinária (DMV), Nutrição (DNU), Educação Física (DEF), Pró Reitoria de Extensão e Cultura e Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Acadêmicos. A UFLA demonstra competência exemplar em seu corpo docente e na condução dos Programas de Pós-Graduação que criou ao longo desses 21 anos como Universidade. Os programas de pós-graduação da instituição possuem conceito quatro ou cinco e dois tem conceito seis na CAPES e todos são recomendados por esse órgão. Além disso, a UFLA busca uma crescente internacionalização estimulando as publicações em revistas internacionais e parcerias com instituições estrangeiras. Neste cenário de instituição de pesquisa consagrada, a presente proposta agrega professores que já possuem produtividade científica internacional e parcerias com instituições do exterior. O minuto da saúde é um projeto de extensão, com interface em pesquisa, que visa divulgar os conhecimentos adquiridos na acadêmia à população em geral, através de vídeos, publicações e vinhetas na rádio universitária.Tem por objetivo trabalhar pelo menos 30 temas de relevância em saúde, no âmbito regional.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Fapemig (projeto possui financiamento pela instituição).Prefeitura Municipal de Lavras.Universidade Federal de Minas Gerais.
Número Estimado de Participantes: 999
Locais de Realização: UFLA, Praça Augusto Silva, Escolas da Rede Pública e Privada de Lavras. Municípios vizinhos. Ambientes variados.
Data de Início: 20/06/2021
Data de Término: 19/06/2025
Justificativa: A partir do desenvolvimento científico e tecnológico decorrente dos avanços na área de tecnologia da informação incluindo as novas formas de comunicação, a ciência e tecnologia passaram a ser fundamentais e determinantes para o desenvolvimento econômico e social de uma região e também de um país. Para isso, a academia deverá ser fonte de progresso e divulgação científica, mas também deverá ouvir mais a sociedade e, por outro lado, a sociedade deverá acompanhar mais esse desenvolvimento, por meio da sua divulgação para um público amplo.Diante da consciência da importância da popularização dos conhecimentos gerados na área de ciência e tecnologia, valorizado em uma perspectiva mundial, a UFLA entende que o processo de democratização dos conhecimentos gerados na academia deve atingir linearmente a sociedade.
Caracterização dos Beneficiários:
Por ser um projeto de comunicação com a sociedade, no mínimo, toda a população lavrense, constituída de 103.000 habitantes será beneficiada. Como o projeto tem veiculação nas mídias sociais, o alcance tem suplantado os limites municipais.
Objetivos: GeralDisseminar e democratizar o conhecimento científico por meio de ferramentas de divulgação em massa, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida da população, com a Popularização da Ciência e da Tecnologia.EspecíficosImplementar o Programa Minuto da Saúde na TV Universitária.Implementar o Programa Minuto da Saúde na Rádio Universitária. Implementar o Programa Minuto da Saúde na Web.Implementar o Programa Minuto da Saúde na Praça.
Metas: Duas ações mensais durante todos os anos de projeto.
Fundamentação Teórica: Para se produzir saúde e não apenas tratar doenças é fundamental a incorporação progressiva de ações de formação e informação da população. Estas são entendidas como um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas que objetivam: a promoção da saúde; a prevenção de riscos, agravos e doenças; a compressão da morbidade; a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações.A popularização da ciência e tecnologia através de atividades de Educação em Saúde não consiste em decidir o que é importante para o indivíduo, mas sim em facilitar as condições para as pessoas encontrarem a melhor forma de se cuidar, tendo atitudes conscientes, decidindo por seu projeto de vida e com isso, tendo o poder de agir de forma esclarecida e responsável.Apesar da elevada morbimortalidade das doenças transmissíveis e não transmissíveis, verifica-se ainda o desconhecimento sobre as medidas profiláticas e terapêuticas mais adequadas.
Metodologia: Como instituição consagrada na área de pesquisa científica, a UFLA possui vários pesquisadores que foram contemplados com financiamento de agências de fomento, e cujos resultados foram divulgados no meio científico. Nesta proposta, pretende-se reformular a apresentação dos resultados adequando-a ao público leigo, a fim de garantir a execução de ações de popularização da ciência e da tecnologia. Neste sentido, o Minuto da Saúde envolverá a comunicação da UFLA com a sociedade através de programas como: Minuto da Saúde na Rádio, Minuto da Saúde na TV, Minuto da Saúde na Web e Minuto da Saúde na Praça com a divulgação de resultados de pesquisa que envolvam: COVID-19, Doenças sexualmente transmissíveis / Uso indiscriminado de anticoncepcional / gravidez na adolescência /Aborto /Ergometria /Bruxismo /Saúde Bucal/ Obesidade/ Hipertensão/ Diabetes/ Ansiedade e depressão / TOC Transtorno Obsessivo compulsivo / Vacinação/ Dengue / Zika/ vírus Chikungunya / Leishmanioses / Raiva / Alimentação saudável / Tabagismo / Primeiros socorros / Câncer de mama / Câncer de colo e HPV / Câncer de pele / Aleitamento materno / HIV / Hepatite / Alcoolismo / Drogas ilícitas / Zoonoses /Hipo e Hipertireoidismo / Sistema Único de Saúde (SUS) MINUTO DA SAÚDE NA TVU: Produção e edição de 35 vídeos de curta duração. MINUTO DA SAÚDE NA RÁDIO: Divulgação de áudios de curta duração. MINUTO DA SAÚDE NA WEB: site/página será alimentado com os vídeos e áudios produzidos pela equipe. O site também será utilizado para dar ampla divulgação a eventos como a SNCT, UFLA de Portas Abertas e Estação Ciência, que são referências na popularização da ciência e tecnologia. MINUTO DA SAÚDE NA PRAÇA: As ações serão realizadas, preferencialmente, nos domingos, em função do grande fluxo de pessoas. No período que coincide com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, a ação terá duração de 7 dias. As tendas serão montadas e permanecerão durante todo o período destinado à SNCT para distribuição de material de divulgação e orientações específicas sobre os temas selecionados.
Impactos na Formação Discente: A participação de discentes da área de saúde na equipe do projeto contribui significativamente para consolidação teórico-prática dos conhecimentos correlatos a formação acadêmica destes.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Projeto Minuto da Saúde tem um foco claro no levantamento de informações, na geração de instrumentos de divulgação e na popularização de conhecimentos na área de ciência e tecnologia. Logo, os resultados esperados do projeto apresentam impactos potenciais na melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que indivíduos informados tem pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o cercam, desenvolvendo assim maior consciência e responsabilidade frente aos problemas de saúde. Considerando que a presente proposta irá integrar a academia aos meios de comunicação, pretende-se atingir um público no âmbito regional. Durante, pelo menos dois anos, que compreende o tempo de execução desta proposta inicial, serão divulgadas informações sobre 32 temas pré-estabelecidos e mais três temas a serem demandados pela população. Estes temas serão divulgados pela Rádio Universitária, que atua em 24 horas diárias de programação ininterruptas, para mais de 50 municípios das regiões Sul, Oeste de Minas e Campo das Vertentes e pela TVU, que atinge cerca de 17 cidades da região, totalizando um universo de 224 mil habitantes.Com as 12 ações de educação em saúde na praça e durante os eventos: SNCT; Estação Ciência e UFLA de Portas Abertas, pretende-se atingir um público de pelo menos 24.000 pessoas.O Programa Minuto da Saúde na Web será um canal de comunicação permanente com a população, para diálogo e esclarecimentos de dúvidas sobre temas relacionados à saúde.Um dos resultados esperados é que a produção deste material possa continuar a ser utilizado pela UFLA mesmo após o término da presente proposta.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao final desde projeto terão sido produzidos diversos materiais de divulgação, com menção explícita ao apoio concedido pela Fapemig, sendo eles:- 35 vídeos de curta duração sobre temas relacionados à área de saúde, veiculados diariamente, ao longo de dois anos, pela TV Universitária;- 35 áudios de curta duração e veiculados diariamente, pela Rádio Universitária; ao longo de dois anos;- um site/página hospedado no domínio provável de: www.minutodasaude.ufla.br;- 35 textos sobre temas relacionados à área de saúde, veiculados no site/página;- 35 artes de folders para download, divulgados no site/página;- 12 ações de educação em saúde na praça;- 24.000 folders impressos, sobre temas relacionados à área de saúde, distribuídos nas ações de educação em saúde e durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ;- 105 banners impressos, sobre temas relacionados à área de saúde, utilizados nas ações de educação em saúde e na SNCT;- 24.000 cartilhas impressas, sobre temas relacionados à área de saúde, utilizados nas ações de educação em saúde e na SNCT;- Um artigo em periódico de divulgação científica- Dez resumos em eventos científicos e/ou de extensão
Resultados Esperados:
Ao final desde projeto terão sido produzidos diversos materiais de divulgação, com menção explícita ao apoio concedido pela Fapemig, sendo eles: - 10 vídeos de curta duração sobre temas relacionados à área de saúde, veiculados diariamente, ao longo de dois anos, pela TV Universitária; - 30 áudios de curta duração e veiculados diariamente, pela Rádio Universitária; ao longo de dois anos;- um site/página hospedado no domínio provável de: www.minutodasaude.ufla.br;- 35 textos sobre temas relacionados à área de saúde, veiculados no site/página;- 35 artes de folders para download, divulgados no site/página;- 12 ações de educação em saúde na praça; - Um artigo em periódico de divulgação científica - Dez resumos em eventos científicos e/ou de extensão
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Cumprimento das ações do projeto, quantificadas nas metas e nos resultados esperados.
Cronograma: Duas ações mensais durante todos os anos de projeto, com temas definidos de acordo com as demandas regionais e institucionais.
Descrição Resumida:
Projeto de extensão realizado de forma multiprofissional, interdepartamental e interinstitucional. Ações relacionadas à área de saúde com impacto regional e nacional, para permitir a comunicação entre academia e sociedade, levando resultados práticos e aplicáveis ao benefício da população.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Nenhum
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA
E-mail Institucional: jozianaufla.br
E-mail Alternativo: jbarcantegmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/06/2021 - 13:36:20
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 04/08/2021 - 17:07:29
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 09/08/2021 - 13:45:13
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos