Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 151/2021
Título: Programa de Intervenção Multidisciplinar nas Escolas: Prevenção da Obesidade e Diabetes Tipo 2 em Crianças de 6 a 8 Anos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto vem sendo desenvolvido desde 2017. O objetivo principal é conscientizar crianças nas escolas de Lavras sobre diabetes e obesidade, com intuito de prevenir essas doenças crônicas e suas complicações, através da mudança do estilo de vida. Além disso, o visa analisar o conhecimento sobre os temas propostos (obesidade e diabetes) com intenção de dimensionar a perspectiva sobre essas doenças.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Secretaria de Educação e Escolas Públicas de Lavras
Número Estimado de Participantes: 35
Locais de Realização:
Ufla e Escolas Públicas de Lavras Desde 2017: Escola Estadual Azarias Ribeiro e Escola Municipal Doutora Dâmina Após aprovação da execução do projeto pela Ufla, o local da escola a ser escolhida, será discutido com a secretária de Educação e a seguir o projeto será apresentado à direção da escola.
Data de Início: 17/06/2021
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: O projeto visa a educação em saúde como uma aprendizado continuado. Dada a importância da educação nutricional, em especial na infância – fase em que a construção de hábitos está sendo realizada – as atividades terão como base a educação como carácter preventivo em relação à obesidade e diabetes, bem como suas co-morbidades.
Caracterização dos Beneficiários: Crianças de 6 a 8 anos devidamente matriculadas e que frequentam regularmente as aulas na escola participante do projeto, conforme explicitado no ítem "Locais de realização".
Objetivos: Promover educação em saúde, pela orientação alimentar e física aos alunos, pais e membros da escola no sentido de reconhecerem a importância da alimentação saudável e da prática de exercício físico para prevenção de patologias como obesidade e diabetes. Desenvolver o senso crítico nas crianças no momento das escolhas alimentares, visando garantir variedade de nutrientes para manutenção da saúde. Conscientizar os riscos associados e as consequências da obesidade e diabetes não tratados. Coletar dados técnico-científicos para análises e estudos posteriores, por meio de questionários aplicados ao início e fim do ano letivo. Propiciar valorização da equipe multidisciplinar na prevenção e tratamento da obesidade e diabetes. Promover educação integral e multidisciplinar, buscando compreender as diversas facetas envolvidas no processo saúde-doença. Promover empatia, amizade e respeito entre as crianças. Reafirmar a importância do ensino superior como forma de inserção social e crescimento pessoal.
Metas: Ao final de um ano, espera-se que as crianças participantes do projeto tenham uma maior habilidade em fazer melhores escolhas alimentares, entendam a importância da atividade física nas mais diversas possibilidades de brincadeiras e os riscos do sedentarismo e das má alimentação. Almeja-se que as crianças sejam multiplicadoras da educação em saúde em suas casas, pelo diálogo com os familiares acerca do que aprendem no projeto.
Fundamentação Teórica: No atual panorama mundial, o aumento rápido e exacerbado dos casos de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes e a hipertensão, têm preocupado os órgãos de saúde. Considera-se que tais condições constituam um grande problema de saúde pública, especialmente pelas características incapacitantes relacionadas às comorbidades associadas, implicando diretamente na qualidade de vida. Aliado a isso, destacam-se os altos investimentos em saúde curativa, comprometendo o orçamento governamental e desviando recursos da saúde preventiva. As mudanças comportamentais induzidas pela globalização modificaram o perfil epidemiológico do diabetes e da obesidade, ou seja, se antes as doenças afetavam majoritariamente o público adulto e idoso, hoje têm se notado aumento na prevalência de obesidade Infantil. Justifica-se, pois, a importância de ações educativas continuadas no público infanto-juvenil. Ademais, destaca-se a importância de cuidado integral e multidisciplinar na educação preventiva. Diante do exposto, o Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes (NEODIA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolve o projeto intitulado “Programa de Intervenção Multidisciplinar nas Escolas: Prevenção da Obesidade e Diabetes Tipo 2 em Crianças de 6 a 8 Anos”. O projeto visa coletar dados técnico-científicos acerca das doenças e, principalmente, promover qualidade de vida e prevenção de diabetes mellitus e obesidade. Nesse sentido, tem-se a escola como o mais eficaz instrumento de educação, por ser uma instituição já consolidada e o local de maior contato com as crianças.O projeto foi desenvolvido em 2017 na Escola Estadual Azarias Ribeiro, em 2018 e 2019 na Escola Municipal Doutora Dâmina. No ano de 2020, devido à pandemia e o fechamento das escolas não foi aplicado
Metodologia:
O grupo que participará do projeto será composto por crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 8 anos. A fim de atingir os objetivos traçados, o NEODIA utilizará materiais e métodos de fácil assimilação pelo público infantil, como banners, teatros e jogos, já testados e validados nos anos anteriores. Espera-se que a utilização de uma metodologia lúdica para educação nutricional e física contribua para qualidade de vida nos âmbitos individual, familiar e na comunidade escolar. A participação no projeto se dará mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos pais e/ou responsáveis. O critério de exclusão é crianças que não estejam frequentando regularmente a escola. A metodologia aplicada será baseada em oficinas e atividades lúdico-pedagógicas a fim de se estabelecer uma linha entre o conhecimento e o lúdico, de forma que estes se comuniquem entre o ensino, o desenvolvimento social e cognitivo. Para a coleta dos resultados, será aplicado um questionário (estruturado e aplicado pela equipe do projeto) às crianças com finalidade de mensurar o impacto do aprendizado e desenvolvimento antes e depois de um ano de atividades. Tal questionário contém dez perguntas envolvendo a importância da dieta, do estilo de vida e dos comportamentos culturais e étnicos na etiologia e prevenção do DM II e da obesidade. As questões foram adaptadas para o público-alvo da pesquisa. Propõe-se ações semanais, com duração estimada em uma hora para cada encontro. As atividades serão realizadas em 12 meses e o cronograma será definido junto à instituição, conforme andamento do semestre letivo da escola. Posteriormente, serão aplicadas atividades educativas, sendo essas pautadas em uma metodologia lúdica e ativa, como intuito de obter melhor participação e aprendizado por parte das crianças. Ao término do período proposto, os dados levantados serão analisados e comparados aos coletados no questionário inicial. Desta forma serão avaliados o processo de educação em saúde e os reflexos das atividades realizadas.
Impactos na Formação Discente: O desenvolvimento do projeto impacta a formação discente de forma significativa. O NEODIA é composto por estudantes de medicina, nutrição, educação física, química e ciências biológicas. É de suma importância a interação entre os estudantes de cursos distintos promovendo valorização, respeito e trabalho em equipe. Além disso, ao conduzir as atividades na escola, o discente tem a oportunidade de treinar a oratória, a escrita e a execução de propostas.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto promoverá ensino e educação em saúde aos estudantes do NEODIA e da escola em que o projeto será executado. Os discentes do NEODIA serão capacitados para desenvolver as atividades na escola com palestras e orientação direcionada pelos professores da escola. Os dados colhidos nos questionários ao início e fim do projeto serão utilizados para elaboração de conteúdo científico a ser apresentado em congressos e revista científica da área. O caráter extensionista está pautado na inserção dos alunos do NEODIA em uma escola pública da comunidade lavrense e desenvolvimento do trabalho de forma contínua e prolongada.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Nas escolas em que o projeto foi desenvolvido, recebemos um resposta muito positiva trazida pelos pais e professores ao encerramento do ano letivo. Relatam que percebem mudanças de hábitos nas crianças e maior interesse pela alimentação saudável. Nas atividades, temos incluído semanas dedicadas ao auto-cuidado e a questões importantes como o blulling, trabalhadas por profissionais convidados pelo NEODIA. Acredita-se que a continuação do trabalho, causará um impacto social importante, além da orientação de melhores escolhas. A execução do projeto vai de encontro ao compromisso social e ético da UFLA com a comunidade, como forma de retribuição à socieedade que acolhe, respeita e mantém financeiramente as atividades da Universidade.
Resultados Esperados: Espera-se que Programa de Intervenção Multidisciplinar nas Escolas para Prevenção da Obesidade e Diabetes Tipo 2 possibilite auxílio na educação em saúde de crianças e consequentemente aos pais e/ou responsáveis e funcionários da instituição a médio e longo prazo. Desta forma, espera-se que as crianças aprendam com prazer a zelar pela própria saúde e passem a ser sujeitos capazes de perpetuar em seu meio social os ensinamentos adquiridos. Por meio das atividades propostas, almeja-se a reafirmação de valores, como amizade, respeito, solidariedade e companheirismo entre os participantes. Por meio do contato com os graduandos de diversos cursos, que as crianças possam perceber que a educação é o caminho para a mudança do quadro social brasileiro.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A coleta de dados durante o projeto possibilitará análise e estudos posteriores, contribuindo para o aprendizado e possibilitando divulgação do trabalho realizado.
Cronograma:
Reuniões prévias à execução do projeto Auxílio na idealização e escrita dos roteiros das atividades Coleta de autorizações: secretaria municipal de Educação, direção da escola, pais e/ou responsáveis. Reuniões semanais de implantação do projeto (na escola) Atividades semanais, respeitando o período letivo da Escola: 1)Orientações Gerais 2)O que é o Diabetes e a Obesidade?3)Matroginástica 4)Diatrinho 5)Dia do Lanche Saudável 6)Educação alimentar: equivalência calórica 7)Vamos às compras? (Dinâmica da Cesta) 8)Demonstração do gasto calórico 9)Dia Livre do Bullying 10) Dia do Homer Simpson 11) Dia da Fruta 12) Batalha de Super Herois e Super Heroínas 13) Dia da Vacinação 14)Reconhecimento de Sinais 15) Como manter meus superpoderes?16) O que eu como? 17) Caça ao tesouro 18)Complete a pirâmide e monte a sua refeição 19) Hospital infantil 20) Bingo das Frutas 21) Piquenique 22) Fechamento e reunião com os pais. Análise dos dados coletados para posterior escrita de material de divulgação científica.
Descrição Resumida: O projeto visa a educação em saúde com foco sobre diabetes e obesidade. Pela composição discente do NEODIA, há a valorização do trabalho em equipe e multidisciplinar. Atividades desenvolvidas: elaboração dos roteiros, coleta de autorizações (secretaria de Educação, direção, pais e/ou responsáveis), reuniões semanais (na escola), respeitando o período letivo da escola, fechamento e reunião com os pais, análise dos dados coletados para posterior escrita de material de divulgação científica.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUCIANA LOPES SILVA PEREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
E-mail Institucional: luciana.pereiraufla.br
E-mail Alternativo: lucianalspyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 23/08/2021 - 17:18:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/10/2021 - 20:56:02
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 27/10/2021 - 09:26:02
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos