Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 2/2022
Título: LITERATURA, LINGUAGEM, TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E FORMAÇÃO DOCENTE (INTERSIGNOS)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O presente projeto de extensão, cujo tema norteia os fenômenos intersemióticos que norteiam a produção de sentidos em suas diferentes perspectivas, configura a dimensão da curricularização de extensão na medida em que dialoga com a comunidade acadêmica e a extra-acadêmica visando a interface entre literatura, arte e cultura, buscando, assim, potencializar a educação dos sentidos no âmbito da relação entre teoria e prática a ser desenvolvida nas escolas municipais, EJA, Ensino Médio e outros espaços não formais de educação, além de espaços artísticos e culturais com os quais o projeto visa dialogar
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: FAGAMMON- Ellen Maira de Alcântara Laudares- Escola Estadual Cinira de Carvalho - Erika Aparecida Vilas Boas - Escola Municipal Álvaro Botelho – Amarilis Pádua, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Mazzochi - Andressa Maria Ferreira de Souza Oliveira e, eventualmente, Casa da Cultura e outros espaços artístico-culturais
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: (público interno à UFLA , escolas municipais e estaduais e espaços não formais de educação).
Data de Início: 01/02/2022
Data de Término: 20/12/2026
Justificativa: A curricularização da extensão implica a atuação protagonista por parte dos estudantes e o presente projeto e ações que dele derivarão seguem nesta direção, pois envolve docentes, discentes e a sociedade, ou seja a interlocução entre universidade e sociedade a partir de eventos contemplando o constante diálogo entre ambas. Nesse sentido, o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do conhecimento acerca dos fenômenos intersemióticos que norteiam a produção de sentidos a partir da interface entre arte, cultura e literatura; possibilitarão o aprimoramento dos conhecimentos sobre os fundamentos epistemológicos e práticas de ensino e aprendizagem de literatura, leitura e escrita em seus diversos contextos, articulados à dimensão artística-cultural , de modo a fomentar reflexões e diálogos com diferentes áreas do conhecimento, valorizando a cultura local, regional e nacional. Desse modo, privilegia a interlocução com diferentes licenciaturas, e, especialmente, os cursos de Pedagogia e de Letras, tendo em vista que ambos lidam com o processo educacional desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, além do EJA, daí a parceria com outras instituições de ensino, de artes, bem como outros espaços nos quais possam ser efetivados estudos, pesquisas e performances. Fomentar reflexões e diálogos com diferentes áreas do conhecimento, leva à compreensão e valorização dos elementos culturais locais, regionais e nacionais, estimulando, também, o despertar da criatividade e do conhecimento dos diferentes contextos socioculturais.
Caracterização dos Beneficiários: O público ao qual o projeto se destina, promoverá o intercâmbio de saberes e conhecimentos, contemplando diversos contextos econômicos, sociais e culturais da comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Objetivos:
Compreender o papel desempenhado pela literatura, leitura, arte e cultura na (re)construção de subjetividades Aprofundar a interlocução com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, notadamente com os cursos de Pedagogia e de Letras, Desenvolver ações no âmbito da educação básica, desde a educação infantil, até o Ensino Médio e a EJA. Possibilitar a imersão crítica na literatura e sua relação com as artes. Estudar os conceitos e práticas da cultura digital Promover minicursos e oficinas envolvendo comunidade acadêmicaa e sociedade em geral.
Metas:
Desenvolver junto à comunidade extra-acadêmica, sobretudo nas escolas municipais, ações voltadas à consolidação da relação teórico-prática a partir de ações como leituras, performances e outras atividades culturais e artísticas. Produzir conteúdos e ações que favoreçam a interação entre a universidade e a sociedade e a efetivação da missão social dessas instituições.
Fundamentação Teórica:
A fundamentação teórica do projeto conta com autores que discutem arte, tradução intersemiótica, filosofia, literatura entre outros. Assim, destacam-se entre os vários autores, Paul Zumthor, , Walter Benjamin, Villém Flusser, Pierre Levy, Omar Akthar, Manuel Castells, Stella Segenreich, Raquel Recuero, John B. Thompson.
Metodologia: A metodologia conta com estudos do campo teórico articulados à pratica mediante a intervenção sistematizada por meio da interlocução com as comunidades acadêmicas e extra acadêmicas visando a promoção de minicursos e desenvolvimento de projetos que envolvam práticas sobre os fenômenos intersemióticos que norteiam produção de sentidos a partir da interface entre arte, cultura e literatura, buscando-se compreender de que forma a interface entre arte, cultura e literatura potencializa a educação estética. Desse modo, a comunidade educativa será convidada a participar de capacitações e outras atividades teórico-práticas, para apropriação dos temas propostos pelo projeto.
Impactos na Formação Discente: Apropriação das diferentes performances de leitura, considerando os variados suportes, inclusive no âmbito digital. Nesse sentido, os discentes poderão, mediante o intercâmbio entre si e entre a comunidade extra-acadêmica, desenvolver ações visando a imersão crítica na literatura em sua relação com artes e cultura, sublinhando seu valor ético e estético, corroborando sua importância para o campo da formação das subjetividades.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Ao inter-relacionar estudantes de um curso superior de uma instituição pública à comunidade educativa extra-acadêmica, tanto da rede pública quanto da privada, tem-se o feedback para a sociedade do investimento realizado por meio dos impostos arrecadados pela União e que vão para os diferentes setores da universidade. Desse modo, a pesquisa relaciona-se com a transmissão do que é trabalhado na universidade. A própria equipe proponente deste projeto é autora de estudos sobre a Interface corpo e tecnologias, performances de leitura e escrita e formação docente, a serem explorados na forma de divulgação científica. Ademais, espera-se que o projeto seja um exemplo ou estímulo a outros projetos com o mesmo tema, sendo divulgado em seus métodos e naquilo que se desenvolver como técnica de sucesso, em congressos de extensão e de pesquisa, publicações científicas, além de apresentação em eventos ligados à proposta do projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A construção de conhecimento, considerando o aspecto interativo mediado pelas ações propostas pelo projeto.
Resultados Esperados: A construção e disseminação de conhecimentos sobre a interface entre literatura, artes e tecnologias, mediante performances de leitura e escrita, na perspectiva da formação docente de modo a propiciar participação em eventos que contemplem a temática do projeto.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
As atividades avaliativas serão desenvolvidas de forma participativa com os integrantes, por meio da elaboração de um memorial que contemplará todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, assim como a elaboração de um Portfólio fotográfico de todo o processo de extensão. Descrição dos possíveis resultados e impactos gerados junto à comunidade, por meio da demonstração de número de ações, atendimentos e questionários de satisfação, entre outros. Relatórios semestral e final do projeto.
Cronograma: Dentro do período proposto, as atividades serão assim distribuídas: Contato com escolas e comunidade extra acadêmica, de acordo com o período letivo: levantamento de informações e de escolas a serem trabalhadas: de acordo com o período letivo. Execução de atividades: período escolar. Relatório de acompanhamento do desenvolvimento das atividades do Projeto de Extensão: bimensal. Entrega de Relatório Parcial e Final do Projeto de Extensão: a cada 6 meses. Avaliação dos resultados obtidos: ao fim de cada período letivo, de acordo com o calendário letivo e considerando o período do projeto. Apresentação de trabalho em eventos: de acordo com calendário de congressos. Produção de artigos e ensaios ao longo do desenvolvimento do projeto.
Descrição Resumida: A partir dos fenômenos intersemióticos e a produção de sentidos dele decorrentes, o projeto visa o diálogo entre a comunidade acadêmica e a extra-acadêmica a partir da interface entre literatura, arte e cultura. São objetivos compreender a relação teórico-prática de tal interface, apresentar, reconhecer e efetivar o diálogo entre artes, cultura, literatura e performances de leitura na (re)construção de subjetividades, valorizando, mediante a criatividade, os diferentes contextos socioculturais.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DALVA DE SOUZA LOBO
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: dalva.loboufla.br
E-mail Alternativo: dalvalobo48gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/01/2022 - 07:57:27
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/02/2022 - 12:47:09
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 01/02/2022 - 15:03:54
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos